CONHEÇA O AUTOR

          

         Depois de estabelecer-se na Internet desde 1999 escrevendo relatos de viagens em sites relacionados com o tema, em 2006 ter fundado o blog Fatos & Fotos de Viagens - um dos pioneiros da blogosfera de viagens - foi convidado a colaborar com matérias na Revista Viagem & Turismo (Editora Abril). Agora, Arnaldo prepara o lançamento de seu primeiro livro - "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" - ingressando na literatura com um livro encantador que, segundo o autor, é o primeiro de uma série.

Assim o autor define esta sua nova fase:

             "Livro é coisa séria. O que o leitor encontrará em "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" é diferente do que lê aqui neste blog. Da narrativa ao estilo. Em vez de uma conversa baseada na informalidade, o livro mistura traços de coloquialidade e informalidade com uma escrita literária. Sobretudo com profundo respeito à arte de escrever. Passo a ser um escritor, mas é apenas uma outra maneira de me expressar sobre viagens, transmitir sem fantasias o mundo que vejo, isto é, como ele é, não como o imagino. A leitura revelará, todavia, aqui e ali, discrepâncias entre minhas expectativas e a realidade confirmada no destino. Segundo o poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro". Então, a partir deste meu primeiro, considero ter ingressado numa nova, deliciosa fase da minha vida.

Gente que escreve e encanta, fala sobre o autor:

Haroldo Castro:

            "Arnaldo Trindade Affonso é um dos viajantes equilibrados e sensatos que se lança escritor, o que, num Brasil de pouca leitura e onde a Literatura de Viagem não chega a ocupar meia estante nas livrarias, conta histórias que servirão de grande subsídio para qualquer leitor, além de ajudar a romper os preconceitos de que a África só oferece guerras, doenças e fome. Infelizmente, a riqueza cultural e natural do continente é quase sempre tão abafadas por notícias negativas que considero este livro um raio de luz na região."

Jornalista, fotógrafo, autor de “Luzes da África”, indicado para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagens

Ronize Aline:

            "Minha opinião sobre o autor está refletida na resenha que escrevi de seu livro "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia": ele escreve com o coração e demonstra respeito por tudo o que viu. Este livro, mais do que o relato de uma viagem à Etiópia, é uma viagem rumo a uma experiência de imersão e contemplação do outro. É como olhar para o diferente sem estranhamento ou indiferença."

Escritora, tradutora, jornalista, professora universitária e crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro

Rachel Verano

             "Neste livro, Arnaldo tem o poder de nos transportar a um dos cantos mais fascinantes e ainda intocados do planeta. Mas de maneira ao mesmo tempo delicada e profunda, pessoal, criando intimidade com os personagens, deixando o leitor perceber cheiros, sabores e sentir as emoções de suas descobertas. Do peso do ar à alegria de dobrar a esquina, o autor consegue transmitir todo seu fascínio de estar diante de algo realmente novo."

 Jornalista passou pelas redações das revistas Viagem & Turismo, Veja, VejaSP, Glamour, TAM e Vamos/LATAM

Davi Carneiro

             "Há uma frase atribuída ao grande viajante do século 14, talvez o maior escritor-viajante de todos os tempos, Ibn Battuta: “Viajar, primeiro te deixa sem palavras, depois te transforma num contador de histórias.” Suspeito, caro leito, ser este o caso do Arnaldo, um autêntico viajante que vem se mostrando, cada vez mais, um talentoso contador de histórias. Conheço-o e o sigo desde 1996, através do seu blog, aquele que, na minha opinião, é um dos melhores de viagens da internet brasileira, tanto pela excelência fotográfica quanto pela qualidade dos textos. Com um currículo andarilho de respeito (mais de 60 países, entre eles Quirguistão, Miamar, Irã e Uzbesquistão), Arnaldo tem o mérito de ir na contramão da blogosfera profissional e monetizada: de maneira simples, autêntica e independente, preza, principalmente, a credibilidade e a confiança de seu leitor." 

 Escritor, jornalista e colaborador de diversas revistas nacionais e estrangeiras

COMENTÁRIOS
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Havaí: O Hula Dancing | Main | Havaí: Os Luaus »
Quinta-feira
Dez072006

Havaí: Quando ir?

Clima e Temporadas

Hawaii Clima 00.jpg

Aeroporto de planadores em Mokuleia, Nort Shore, Oahu - muito sol e nuvens densas, pouca chuva.

As temperaturas médias e a quantidade de horas de sol por dia têm variações mínimas durante o ano. O índice pluviométrico é que tem variações significativas: junho a setembro são os meses menos chuvosos; janeiro, março e dezembro, os mais.

Hawaii Clima 01.jpg

Entardecer no  'Japanese Cemetery ' do Byodo-in Temple - Kaneohe, Oahu

Nessa região do pacífico as temperturas não mudam tanto de uma estação para outra. De Junho a Outubro é o período mais quente, enquanto as fortes chuvas ocorrem entre Dezembro e Março. Os preços dos hotéis são mais baixos de Abril até o meio de Dezembro.

Hawaii Clima 02.jpg

Vista aérea de Kaneohe (de helicóptero) - entardecer típico em novembro

A melhor época depende de SUAS possibilidadades e disponibilidade. Pois saiba que o Havaí é bom em qualquer época do ano. A que EU prefiro é justamente no inverno, de Dezembro a Fevereiro, porque as temperaturas são quentes sem serem esturricantes. Você anda tranquilamente de bermudas e camiseta. Fora isso, é a temprada de ondas, que, é claro, para a esmagadora maioria, podem apenas ser observadas e admiradas.

Hawaii Clima 03.jpg

Em novembro é comum o tempo fechar e chover ocasionalmente

Ao contrário de muitos destinos, a época de maior fluxo de turistas é justamente durante o inverno, quando eles fogem do frio dos Estados Unidos e do Japão e vão em busca do sol do Pacífico, fugindo em massa do frio inverno do hemisfério norte.

Hawaii Clima 05.jpg

Em novembro as ondas ainda estão pequenas, especialmente em  Waimanalo Beach Park

Previsão do Tempo

http://www.wunderground.com/US/HI/Honolulu.html

Hora Certa

http://www.timeanddate.com/worldclock/city.html?n=103

Web Câmera (ao vivo) ( Waikiki – Duke Kahanamoku )

http://www.co.honolulu.hi.us/cameras/waikiki_beach/waikiki.htm

Web Câmera (ao vivo) ( Kuhio Beach )

http://www.co.honolulu.hi.us/multimed/wme.asp

Hawaii Clima 04.jpg

Novembro ainda não é a época das "big waves", mas elas começam a aparecer... (Foto Flickr)

 

Reader Comments (29)

Eu fui em fevereiro, e perdi as big waves por 1 semana! Ouvi vários comentários sobre as ondas de quase 30 pés em Sunset e Pipeline, mas só vi "ondinhas" como as nossas - que frustração!!!
7:53 | Unregistered CommenterCarla

Arnaldo,
Gostaria de uma dica. Vou para Oahu no final de agosto. Li em alguns sites que há temporada de furacões no pacífico de maio ate novembro, mas nunca ouvi falar de algum furacão catastrofico em honolulu. É de fato comum a ocorrência de furacões em Oahu? É arriscado fazer essa viagem? Pela sua experiencia, vc me aconselha a ir nesse período ou seria melhor mudar a data?

Obrigada e parabéns pelo blog

23:02 | Unregistered Commenterleila

LEILA, não há ocorrência de furações como no Caribe em Oahu. Fique tranquila.

Gostaria de saber sobre o clima em novembro, pois estou de viagem marcada para 20 de novembro, e vou estar por la ate 29.
Grande Abraco
Parabens

oi, gostaria de saber se corre o risco de passar frio na virada do ano no havaí, pois li em alguns lugares q a temperatura já chegou em janeiro em 11 graus. é verdade?

12:32 | Unregistered CommenterCaroline

Me encantaría ir a ese maravilloso lugar porque el clima es de lo mejor, yo he escuchado que se van a estar rifando boletos para las personas que tengan más visitas en esto ve a ser perfecto porque yo suelo navegar en esa página, tal ves y me lo gano.

12:40 | Unregistered CommenterVi maran

Pretendo fazer uma viagem de 15 a 18 dias de duração, O roteiro inclui a California( San Francisco, Carmel, Los Angeles, Santa Monica eoutras cidades que vcache interessantes conhecer) e depois ir para o Havaí.
O que vc sugere?

Oi Quero ir em Lua de Mel para Maui, no final de Março. Corro o risco de pegar muita chuva??
A temperatura pelo que li estará muito boa, mas cada site fala uma coisa sobre as chuvas - não queria ter que ficar me escondendo o tempo todo - vcs podem me ajudar?
Obrigada!!

11:42 | Unregistered CommenterNatasha

Natasha, as chances são de 40% de tempo ruim, 60% de tempo bom, resumidamente falando. as temperaturas ficam em torno dos 25 graus, na média.

Março, abril e maio é Primavera em Maui. Ela é curta, característica pelo aumento dos ventos ao longo dos meses. O clima é geralmente muito suave e agradável, e realmente não há tempo ruim para visitar. O tempo pode ser chuvoso e molhado dos últimos meses do ano até março, mas a chuva não é suficientemente drástica para acabar com o dia dos turistas. Se chover, será em locais específicos e também rapidamente. Os locais específicos são os lados da ilha que incluem a estrada para Hana. Há também possibilidades de vento e chuva em torno da extremidade noroeste de Maui.

Arnaldo,

Estou programando uma viagem com meu irmão para o Hawai, no mês de Fevereiro de 2013.
Gostaria de saber sobre o clima neste mês, é possível aproveitar o mar neste periodo??
Quais são as praias mais bonitas???

Desde já muito obrigado.

Daniel Lourenço da Silva.

Daniel, o clima é ótimo, mas não se encontram mais as ¨big waves¨. Todas as praias são bonitas, e cada uma agrada mais ou menos, segundo o gosto pessoal de cada pessoa. Tudo depende de seu perfil (se gosta de praias calmas, com ondas, para boby board, surf ou mergulho. Eu - por exemplo - gosto muito de observar de cima a Hanauma Bay, mas detesto frequentá-la. Acho que vc deve ir parando em todas e selecionando a sua predileta.

Olá Arnaldo!

Estou planejando ir ao Hawai em novembro. Gostaria de saber como é o clima de lá nessa época do ano. Ficaria muito frustrada se tivesse que encarar chuva!!!

Agradeço desde já...
=)

13:16 | Unregistered CommenterTallita

OLÁ ARNALDO;
ESTOU ADORAAAANDO O SEU BLOG!
VAMOS PARA A INDIA AGORA EM MARÇO( CONVIDADOS PARA UM CASAMENTO!!!QUE EMOÇAO!) E ME DELICIO NOS SEUS POSTS!
MAS PRETENDO PASSAR NATAL E ANO NOVO A BORDO DO GRAND PRINCESS COM MEU MARIDO E FILHAS 12 E 15 ANOS; E GOSTARÍA DE SABER SE É POSSÍVEL DESFRUTAR DO HAWAÍ.
PORQUE SABEMOS QUE VIAGEM DE NAVIO É PARA RELAXAR E DAR UMA "PINCELADA" NO PAÍS ;PQ PARA CONHECER MESMO...ADORAMOS VIAJAR DE CARRO,SEM HORA,SEM GUIAS,SÓ CURTINDO.MAS TAMBÉM ADORAMOS A VIDA BOA DOS CRUZEIROS! POR ISSO QUERO SABER SE DÁ PARA ASSISTIR UM SHOW DE HULA (VERDADEIRO E DE QUALIDADE);UM LUAL;CONHECER UM POUCO DAS TRADIÇÕES E MAGIA HAVAIANAS.O QUE ME DIZ?!
OBRIGADA DESDE JÁ;
VANESSA

10:37 | Unregistered CommenterVANESSA

VANESSA, eu só poderia dizer algo sabendo o roteiro do cruzeiro e quantos dias de permanência em cada porto.

OLÁ ARNALDO;
ENTÃO...O ROTEIRO DO GRAND PRINCESS:

Please note that cruise itineraries may change.
Be sure to verify your cruise itinerary as listed on the final review step.
Day Port Arrive Depart
1 San Francisco, California
4:00 pm
2 At Sea

3 Ensenada, Mexico 7:00 am 2:00 pm
4 At Sea

5 At Sea

6 At Sea

7 At Sea

8 Honolulu, Hawaii 7:00 am 11:00 pm
9 Kauai(Nawiliwili), Hawaii 8:00 am 5:00 pm
10 Hilo, Hawaii 9:00 am 6:00 pm
11 Maui (Lahaina) 7:00 am 6:00 pm
12 At Sea

13 At Sea

14 At Sea

15 At Sea

16 San Francisco, California 7:00 am
Number of Nights: 15
OBRIGADA!
VANESSA

20:17 | Unregistered CommenterVANESSA

VANESSA, vc pode alugar um carro e dar a volta na Ilha de Oahu, saindo e chegando a Honolulu. Não dá pra ver tudo, mas dá pra etr uma boa idéia. Creo que saindo umas nove da manhã e retornando umas sete da noite vc aproveitará bem a ilha.

Oi. Eu e meu marido passaremos uma semana em Oahu em maio, já conhecemos o Hawaii e optamos por voltar por termos nos apaixonado pelo arquipélago . Queremos ficar em uma das cidades pitorescas de Oahu , talvez em um bangalô , algo bem pé na areia. Tem alguma dica , ???gostariamos de ficar bem perto de uma praia tipo Lanikai..obrigada

11:18 | Unregistered CommenterAna Paula

Ana Paula, a idéia é muito boa, e eu mesmo tenho vontade de colocá-la em prática quando retornar a Oahu. Provavelmente eu estudaria a possibilidade de ficar em Waimanalo, na "windward cost" de Oahu, a 25 minutos de carro do aeroporto. É uma pequena cidade, com uma praia de 8 quilômetros. O lugar é bem mais sereno do que Waikiki, que é extremamente turístico. A pacata cidade fica ao longo de um trecho de cumes verdejantes e de uma costa pitoresca.

Haleiwa e Kailua são bem mais distantes, mas ainda mais pitorescas. É o lugar dos surfistas e das hospedagens econômicas. Ko Olina também é uma opção (http://www.koolina.com/), assim como Lanikai, que vc mencionou, e que acho um dos lugares mais bonitos de toda a ilha.

Mas sugiro que vc pesquise bem, inclusive no Tripadvisor http://tripadvisor.com/, todas as outras opções de hospedagem fora de Waikiki.

Oi Arnaldo, queria saber se na segunda quinzena de agosto costuma chover porque só posso ir nesta data.
E não queria correr o risco de sair de tão longe pra pegar muita chuva.

22:00 | Unregistered CommenterGABI

A resposta está no primeiro parágrafo do texto

Queria fazer a meia maratona em Maui em janeiro. Estarei em Miami. Qual o melhor jeito de ir dividindo as horas de voo?
obrigada

De Miami (FL) a Los Angeles CA), e de Lá a Honolulu (HW), depois a Maui.

Por nada

Olá, pretendo passar o final do ano no Hawaii com minha família. Devemos chegar no dia 27/12 e voltar dia 10/01. Gostaria de dicas de roteiro (quais ilhas visitar e quantos dias ficar) e saber sobre o campeonato de surf (em qual ilha acontece?). E o clima vai estar bom? Chove muito nessa época? Também queria uma dica de empresa pra mergulhar. Tenho certificado Padi. Aguardo contato! Abcs

15:49 | Unregistered CommenterBibiana

Caro Arnaldo,

Primeiramente, parabéns pelo blog.

Feito o registro, indago: março é um mês complicado para quem deseja viajar e pegar praia? Temo as praias terem apenas grandes ondas, prejudicando minha ideia de ficar à toa na praia, no máximo pegando um "jacarezinho"...

15:00 | Unregistered CommenterDaniel

Não se preocupe, Daniel. Mesmo com ondas grandes vc encontrará praias tranquilas em Oahu, indo para a costa norte. E poderá ficar à toa pegando jacarés. A época das big waves e dos torneios é em Dezembro, não em Março. Lá estive três veses em Dezembro e peguei praias bem como vc quer. Boa viagem. Obrigado pela visita e comentário. Se form, volte para contar suas impressões, compartilahr suas dicas e escrever o que quiser.

Arnaldo, estou querendo ir para Waikiki em novembro. Vai chover?

0:11 | Unregistered CommenterJuliana

Olá Arnaldo!
Gostei muito do seu blog e gostaria de algumas dicas!
Vou em marco com minha esposa e gostaria de uma dica de hospedagem com bom preco , fora um pouco de waikiki na direcao de northshore . Tenho 55 e já estive em el salvador
abraco
Fernando

0:08 | Unregistered CommenterFernando

Fernando, faz muito tempo que não vou, estou desatualizado. Sugiro pesquisar no Booking, Hotéis.com e Tripadvisor, onde poderá ver diversas opiniões e depoimentos, locaização, preços atualizados e tudo mais.
Boa viagem e aproveite!

Olá
Muito bacana o blog, tenho interesse em viajar para o Havaí para lua de mel, o que me indica, gostaria de ficar uns dias
para conhecer a Ilha, alugar carro e ver de perto as big waves, lembrando que viajaremosno mês de dezembro depois do dia 11/12.
Gostaria também de fazer um cruzeiro saindo e voltando do Havaí, conhece algum?

Obrigado, abraços

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.