MENSAGEM ao LEITOR
CONHEÇA QUEM ESCREVE

BEM-vindo ao Fatos & Fotos de Viagens, um blog sem jabá e não vulgar

        EXISTE no viajar e no escrever relatos de viagens um terreno fértil para demonstrações de arrogância. É algo simplesmente disseminado. Tanto no mundo virtual quanto na literatura. Mas o que o maravihoso mundo da viagens precisa é de mais viajantes humildes, não de "especialistas" caga-regras que determinam de tudo: desde como arrumar sua mala ao único tipo que você deve comprar, do lugar que você tem que ir, caso contrário sua viagem será uma merda. Nunca tão maravilhosa como a dele. As classificações dos lugares também. Tem sobrado superficialidade a egocentrismo. Autores assim não percebem que tudo é muito subjetivo e pessoal, que a experiência e o prazer de alguém não será necessariamente igual ao de outro.  Sobretudo as necessidades.

      A blogosfera "profissional e "monetizada" vulgarizou-se e tornou-se banal. Carecemos de gente que escreva para motivar e inspirar, para alargar horizontes, de viajantes que "mostrem" os lugares em vez de "ensinarem" a viajar. Moderadamente, ponderadamente, sem afetação típica de deslumbrados que viajam pela primeira vez em classe executiva e precisam espalhar para o mundo em resenhas risíveis. Ao contrário, a blogosfera

       ESTE blog, ao contrário, não fez concessões à vulgarização dos blogs depois da "profissionalização" e da monetização de alguns. Ao contrário, este é um blog singelo, simples, pequeno, inexpressivo na blogosfera, não despesperado por audiência nem seu autor se dedica mais à sua divulgação nas redes sociais do que à escrita. Tento dar graça à leitura e consolidar algo que prezo muito: confiabilidade, credibilidade.

        COMECEI a viajar tarde, você sabe. Por falta de dinheiro. Até que um dia viajei pela primeira vez ao exterior. Eu tinha 35 anos. Fui assim apresentado ao então desconhecido mas fabuloso mundo das viagens. Jamais, todavia, pensaria visitar mais de 60 países, alguns muito improváveis à época. Irã, Uzbequistão, Myanmar, Etiópia, Quirguistão entre eles. Mas foi recentemente que compreendi que as viagens ficam pra sempre, não as coisas. E que é por esse mundo ser tão diverso, por cada país ser tão diferente, que me parece tão atraente e divertido.

       NÃO sou escritor profissional. Tampouco jornalista. Mas invejo esses profissionais por dominarem o idioma, a gramática e as palavras.  Ainda assim, faço meu melhor, meu caro, estimado, raro e precioso leitor. Então, peço-lhe que considere algo: que mesmo escrevendo com sensibilidade e responsabilidade, incorro em erros. Se quiser, aponte-os. Tanto gramaticais quanto de digitação. Como tenho revisor profissional, antes de publicar dou curso a incansáveis revisões. E também submeto-os ao crivo de minha esposa. Ainda assim, alguns nos escapam.

      SOU brasileiro, empresário e casado com a Emília do blog "A Turista Acidental" e desde que a conheci (e antes mesmo de nos casarmos), tornou-se a "mais-que-perfeita" companheira de vida, de idéias, de projetos e ideais, sobretudo encantadora, adorável e inspiradora companhia de viagens e de aventuras. Com ela compreendi o que significa "prazer de viajar". Foi (e continua sendo) minha melhor fonte de inspirações e de motivações. Tanto que qualifico minhas viagens como "antes e depois" da Emília e "antes e depois" da Índia. Foi com ela que percebi o que quis dizer Érico Veríssimo com "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado certamente chegará mais longe." Somos pais de gêmeos - uma menina e um menino - nascidos em julho de 2015, e de um filho de 34 anos do meu primeiro casamento, em quem o gosto pelas viagens pareceincorporado. Não sou avô, mas as coisas estão bem encaminhadas neste sentido.

       HOJE com 64 anos (boa parte deles dedicados à família e ao trabalho), foi apenas aos 35 que pude começar a viajar internacionalmente. Desde então visitei 61 países, entre os quais alguns dos mais fascinantes e com os sítios mais admiráveis do planeta. Felizmente, para alguns deles ainda a salvo do turismo de massa, cujos excessos arruinam qualquer lugar. Em março de 2006, quando iniciei este blog, o fiz como meio de comunicação com a família e amigos. Anos mais tarde eu descobri o poder de contar histórias em textos e fotografias, e logo ele tomou outro rumo, provavelmente porque os leitores gostavam dos textos e das fotos, ou então porque na época havia pouquíssimos blogs.

       FIZ cerca de 90 viagens internacionais, voei por 40 cias. aéreas diferentes (algumas extintas) em 391 vôos para fora do Brasil e dentro de outros países e em todas as classes possíveis. Segundo Haroldo Castro - jornalista-fotógrafo-escritor que já esteve em 160 países -, o maior viajante que conheço, em seu teste "Viajologia" que se pode fazer em seu site, que considera não apenas a quantidade de países visitados, mas lugares, monumentos e patrimônios, além de transportes, experiências e situações difícieis porque passam os viajantes, alcancei "Mestrado em Viajologia". Mas isso não é nada diante de gente que lá já "graduou-se" em pós-doutorado.

Escrevo este blog sob uma perspectiva lúcida e sem concessões à monetização sem critérios

        Eliminei o contador de visitas deste blog quando marcava mais de 6 milhões. Audiência hoje em blog é decadente. Viajar, escrever e publicar algo que inspire e icentive o leitor é o que mais me motiva. NUNCA como blogueiro interventor nas viagens alheias, ou caga-regras dizendo como alguém deve viajar e que tipo de mala usar e essas chatices que definem as pessoas homogeneamente.Parece ser o que traz os leitores até aqui. Ou porque gostem de fotografia, para além da leitura odepórica, como eu. E por este blog não ter captulado à ambição e vaidade que levou tantos autores de blogs à monetização sem critérios, sobretudo enganando leitores, cada dia torna-se menorzinho e menos importante. Se continuarem assim, os blogs precisarão ser reinventados. Este aqui nasceu livre e assim será até morrer. Por enquanto estou sempre por aqui. Nem que seja em pensamento. Só não sei até quando.

         Agradeço a visita e os comentários e desejo boa viagem aos leitores.

Em tempo: este blog não integra nenhuma associação disfarçada de incentivos à monetização. Mas se um dia fundarem a ABBLI (Associação Brasileira de Blogs Livres e Independentes), por favor, me convidem!

#blogsemjaba

COMENTÁRIOS
RSS - Quer subscrever?
AddThis Feed Button

Share/Bookmark

VIAJE neste blog

Fotos de viagens
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Compras? Las vegas é o paraíso. | Main | “Las Vegas Strip” »
Segunda-feira
Mar132006

Las Vegas não é APENAS jogatina!

casinos slots 00.jpg

Tá certo, Las Vegas é MESMO a cidade do jogo, eu não posso negar. Mal você desembarca no aeroporto McCarran, já se espalham denzenas de "slot machines" e anúncios de casinos. Tá cheio daquelas velhinhas viciadas tentando a “sorte” antes de partirem de volta pra casa, depois do fim-de-semana na jogatina.

casinos slots 01.jpg

Pelos menos nisso ela é autêntica. Afinal, Las Vegas sempre foi do jogo, portanto, nada daquele olhar hipócrita e censurador, preconceituoso de quem NÃO conhece Las Vegas e NÃO gosta de lá sem nunca ter ido, só por causa do jogo.

Las Vegas, decididamente, não é apenas jogo. Em breve deixará de ser o jogo sua atração principal. Vegas é diversão em larga escala, mega cidade-cenário que recebe 30 milhões de visitantes por ano !, onde tudo é de proporções sempre exageradas.

Veja só os números: só o MGM Grand Hotel e Casino , tem 5.000 quartos (!), 93 elevadores, 18.000 portas, 7.778 camas, uma arena de shows para 17.157 pessoas, dois teatros, 30 lojas, um complexo de piscinas, um parque de diversões interno com montanha russa e tudo, um viveiro de leões verdadeiros com direito a foto com filhotes e muito mais.

Eu juro, você pode ver e tocar nos leõzinhos! (claro, vc. está nos Estados Unidos, vai ter que pagar por isso). Besteira passar a mão num filhote de leão? Vc. já passou? Se não fez isso, pode crer, é uma experiência bem legal, misto de medo e admiração.

Reader Comments (3)

Estou planejando viajar pra Las vegas em agosto de 2010. Minha intensão é ficar ou no Mirage ou no Bellagio. Queria saber se é necessário alugar carro. É possível conhecer todos os principais cassinos da Strip a pé? Eu planejo passar 5 dias, mas será suficiente pra aproveitar bem a cidade?

21:13 | Unregistered CommenterOracle

Se vc ainda não foi pra vegas. Uma dica: Eu ficaria no BEllagio é mto mais bonito, bem cuidado e chique do que o Mirage. Este é mais popular.Se vc gosta de andar é possível conhecer os principais cassinos a pé sim. 5 dias dá pra aproveitar e conhecer bastante coisa se vc não optar por passar as manhas ou tardes nas piscinas.Eu e meu marido ficamos no Wynn e andamos ate o madalay bay . Entravamos nos hoteis q nos interessavamos, batia fotos dos halls de entradas q geralmente sao lindos, piscinas, cassinos. Passeavamos pelas lojas e a noite sempre iamos a algum show, q vale mto a pena.E experimentavamos um restaurante diferente pra jantar a cada dia.O Buffet de cafe da manha do Wynn é fantastico!

0:48 | Unregistered Commenterjuliana

Oi... Qual show vc indicaria? Acredito que iremos a uns 2 shows, pois, pelo que já li, os valores são meio salgados... rsrs. Iremos tb a Orlando - dentro do complexo Disney (10 dias) e Miami (3 dias). vcs já foram para Orlando e Miami? Acham que a quantidade de dias para cada cidade está bom? Acha tb que vale à pena ficar em Orlando uns 2 dias para ir nos outlets ou é melhor ir direto para Miami e aproveitar as comprinhas por lá? Obrigada pelas dicas e parabéns pelo site.

20:09 | Unregistered CommenterMaria

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.