CONHEÇA O AUTOR

          

         Depois de estabelecer-se na Internet desde 1999 escrevendo relatos de viagens em sites relacionados com o tema, em 2006 ter fundado o blog Fatos & Fotos de Viagens - um dos pioneiros da blogosfera de viagens - foi convidado a colaborar com matérias na Revista Viagem & Turismo (Editora Abril). Agora, Arnaldo prepara o lançamento de seu primeiro livro - "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" - ingressando na literatura com um livro encantador que, segundo o autor, é o primeiro de uma série.

Assim o autor define esta sua nova fase:

             "Livro é coisa séria. O que o leitor encontrará em "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" é diferente do que lê aqui neste blog. Da narrativa ao estilo. Em vez de uma conversa baseada na informalidade, o livro mistura traços de coloquialidade e informalidade com uma escrita literária. Sobretudo com profundo respeito à arte de escrever. Passo a ser um escritor, mas é apenas uma outra maneira de me expressar sobre viagens, transmitir sem fantasias o mundo que vejo, isto é, como ele é, não como o imagino. A leitura revelará, todavia, aqui e ali, discrepâncias entre minhas expectativas e a realidade confirmada no destino. Segundo o poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro". Então, a partir deste meu primeiro, considero ter ingressado numa nova, deliciosa fase da minha vida.

Gente que escreve e encanta, fala sobre o autor:

Haroldo Castro:

            "Arnaldo Trindade Affonso é um dos viajantes equilibrados e sensatos que se lança escritor, o que, num Brasil de pouca leitura e onde a Literatura de Viagem não chega a ocupar meia estante nas livrarias, conta histórias que servirão de grande subsídio para qualquer leitor, além de ajudar a romper os preconceitos de que a África só oferece guerras, doenças e fome. Infelizmente, a riqueza cultural e natural do continente é quase sempre tão abafadas por notícias negativas que considero este livro um raio de luz na região."

Jornalista, fotógrafo, autor de “Luzes da África”, indicado para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagens

Ronize Aline:

            "Minha opinião sobre o autor está refletida na resenha que escrevi de seu livro "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia": ele escreve com o coração e demonstra respeito por tudo o que viu. Este livro, mais do que o relato de uma viagem à Etiópia, é uma viagem rumo a uma experiência de imersão e contemplação do outro. É como olhar para o diferente sem estranhamento ou indiferença."

Escritora, tradutora, jornalista, professora universitária e crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro

Rachel Verano

             "Neste livro, Arnaldo tem o poder de nos transportar a um dos cantos mais fascinantes e ainda intocados do planeta. Mas de maneira ao mesmo tempo delicada e profunda, pessoal, criando intimidade com os personagens, deixando o leitor perceber cheiros, sabores e sentir as emoções de suas descobertas. Do peso do ar à alegria de dobrar a esquina, o autor consegue transmitir todo seu fascínio de estar diante de algo realmente novo."

 Jornalista passou pelas redações das revistas Viagem & Turismo, Veja, VejaSP, Glamour, TAM e Vamos/LATAM

Davi Carneiro

             "Há uma frase atribuída ao grande viajante do século 14, talvez o maior escritor-viajante de todos os tempos, Ibn Battuta: “Viajar, primeiro te deixa sem palavras, depois te transforma num contador de histórias.” Suspeito, caro leito, ser este o caso do Arnaldo, um autêntico viajante que vem se mostrando, cada vez mais, um talentoso contador de histórias. Conheço-o e o sigo desde 1996, através do seu blog, aquele que, na minha opinião, é um dos melhores de viagens da internet brasileira, tanto pela excelência fotográfica quanto pela qualidade dos textos. Com um currículo andarilho de respeito (mais de 60 países, entre eles Quirguistão, Miamar, Irã e Uzbesquistão), Arnaldo tem o mérito de ir na contramão da blogosfera profissional e monetizada: de maneira simples, autêntica e independente, preza, principalmente, a credibilidade e a confiança de seu leitor." 

 Escritor, jornalista e colaborador de diversas revistas nacionais e estrangeiras

COMENTÁRIOS
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Marrakech, cidade vermelha | Main | Atravessando o Estreito de Gibraltar »
Sábado
Abr012006

Viajando de TREM pela EUROPA

TUDO o que você PRECISA saber sobre viagens de trem pela Europa.

Depois de ler tudo, consulte a Seção

LINKS - Utilitários de Viagens - Trens e Ferrovias (e Metrôs)

(Tudo relacionado a viagens de trem e de Metrô)

 

A malha ferroviária da Europa proporciona amplas possibilidades de viajar entre cidades e países com segurança e conforto, seja em agradáveis passeios em trens panorâmicos ou em rápidas viagens em trens expressos.

Os vagões são modernos e as poltronas confortáveis, são relativamente silenciosos e possume vagões restaurante e bar. Alguns trens possuem compartimentos separados e isolados para fumantes e não fumantes, carros-leito, e equipe de atendimento a bordo.

 Na Europa viajar de trem é uma boa opção, além da possibilidde se se fazerem percursos com paisagens bonitas em todas as épocas do ano. É um meio de transporte democrático, ou seja, para mochileiros e descolados, sofisticados e exigentes.

São mais de 80.000 partidas diárias entre capitais e cidades e todos os trens são extremamente pontuais.
Existem diversos tipos de passes de trem, Eurailpass, Europass, Britrailpass e German Rail, que possibilitam uma infinidade de coenxões e destinos.

O QUE SÃO OS PASSES DE TREM?

São como "passaportes" que permitem que faça viagens de trem dentro de um período segundo determinadas regras, sem que haja necessidade de comprar tickets a cada viagem.

COMO ESCOLHER O MELHOR PASSE?

A primeira etapa é definir seu roteiro, ainda que preliminarmente. Na realidade, poucas pessoas mantém o roteiro original, a maioria vai alterando no meio do caminho.Com o roteiro definido, você poderá escolher melhor o tipo de passe.

Além disso, em cada uma das opções citadas anteriormente, ainda há a opção de 1a. classe (mais cara), 2a. classe (mais barata) e o Saverpass, que serve para quando há 2 ou mais pessoas viajando juntas (é mais barato que a 1a.classe mas mais caro que a 2a.classe). Atenção pois a 2a.classe só pode ser utilizada por menores de 26 anos na data da validação.

Tenha em mente que também é possível comprar tickets avulsos durante sua viagem. Às vezes compensa, você compra um passe mais barato e comprar passagens avulsas.

Os passes específicos para um país ou um conjunto deles, são interessantes quando deseja-se viajar especificamente para uma região.

ONDE COMPRÁ-LOS?

O passe deverá ser comprado no país de origem. NÃO é possível, de maneira nenhuma, comprar o passe na Europa. Entretanto, se você estiver morando na Europa por mais de 6 meses, você NÃO poderá usar os EURAIL passes, terá que comprar o Interail, que é mais barato. Mas infelizmente o Interail só vale para cidadãos europeus ou residentes por mais de 6 meses.

Existe uma taxa de emissão para todos os passes de USD 29,00. Os preços são tabelados e iguais para todos os países do mundo.

COMO UTILIZÁ-LOS?

Você perceberá logo de cara que não existe controle, não existem catracas, fiscais, verificações para entrar no trem. Qualquer pessoa pode entrar neles livremente. Mas não se iluda! A fiscalização é feita com o trem em trânsito.

Vai acontecer algumas vezes do fiscal nem passar por você, ou nem pedir seu passe, mas não vale a pena arriscar!

Faça tudo o que você deve fazer com o passe para não ter que pagar as pesadas multas aplicadas a quem não está de acordo com o que deve ser feito! E a multa é cobrada na hora, se você não tiver o dinheiro em mãos, os inspetores levam você até um caixa eletrônico!

Na primeira utilização do passe, é necessária a efetivação da "validação" do ticket, dirigindo-se a qualquer guichê e pedindo para o atendente carimbar o passe com a data corrente, indicando o primeiro dia de utilização do passe. A validade do ticket terá como data base o carimbo. Isso é gratuito. A validação deve ser feita em até 6 meses da data da emissão do passe.

No caso do Eurailpass (ilimitado), essa providência já é suficiente e basta para o restante das viagens, podendo você viajar de trem sem maiores burocracias ou providências. Obviamente, o único requisito é estar de posse dele durante suas viagens, além de um documento de identificação.

Nos casos do Eurailpass Flexi e Eurailpass Selectpass, além da validação, você deverá anotar no ticket os dias em que você utiliza o passe. Essa é a maneira pela qual pode-se controlar o número de viagens efetuadas. Aqui cabem duas observações:

Caso a viagem seja noturna e "atravesse" meia noite, isso provavelmente contará como 1 dia somente (Vale a regra das 19 horas, explicada adiante).

No dia que você marca o passe, você pode viajar quantas vezes quiser.

O que é fundamental conhecer antes de se “aventurar” por viagens de trem no exterior você verá aqui, desde de como estar na estação certa, plataforma correta, poltrona escolhida e a embarcar no vagão que o leve ao destino que você escolheu. Saiba, é possivel entrar num trem cujos vagões irão a destinos diferentes, ainda que saiam da estação inicial numa mesma composição.

REGRA DAS 19 HORAS

Se a viagem começa com um trem noturno direto saindo após 19:00 e termina no dia seguinte, a data do próximo dia deverá ser anotada no passe. As viagens entre 19:00 e 24:00 no dia de saída serão, então, incluídas.

Atenção, pois não são todos os passes que adotam essa regra. Consultar atentamente as regras do seu passe após a compra!

RESERVAS

Note que o fato de possuir o passe não lhe dá garantia de vaga no trem. Isto é, para garantir uma vaga no trem você deve fazer uma reserva (Mas não significa que seja obrigatória). Há dois inconvenientes da reserva: Primeiro, para fazê-la você deve ir à estação de trem. Segundo, há um custo, que varia de 5 a 15 euros por reserva.

Mas é realmente necessária a reserva? A resposta é depende. Você deverá começar a ter o seu próprio sentimento de quando ela será necessária. Por exemplo, num mês de abril (mês que não é férias escolares em lugar nenhum do mundo) num trem às 14:00, terça feira, de uma cidade desconhecida para outra também desconhecida, com certeza não precisará de reserva - logo não gastará dinheiro, tempo e bastará adentrar o trem.

Por outro lado, se você estiver em Agosto (verão e férias), numa sexta à noite, indo de Madrid à Barcelona, muito provavelmente haverá muita gente indo à praia, logo seria prudente fazer reserva.

Caso não tenha feito a reserva, você corre o risco de viajar de pé. Antes disso, entre no trem e procure por assentos que não estejam marcados (com uma etiqueta dentro de uma plaquinha de plástico). Se houver um assento não reservado livre, sente e relaxe! Se você tiver assento marcado, obviamente basta procurar seu assento.

TRENS NOTURNOS

São viagens que atravessam a noite, e normalmente tem compartimentos para dormir com várias classificações. A mais em conta é a couchette. Caso deseje dormir numa couchette, você deve pagar um extra (que acaba funcionando também como reserva). O custo é de 10 a 20 euros, mas muitas vezes vale a pena - afinal de contas, você estará economizando um dia de albergue :-) O pagamento não é obrigatório, você pode optar por ir num assento e não pagar extra. Mas você deve considerar as opções, seu tempo de viagem, duração, seu cansaço, etc.

Além de trens, os passes valem também para alguns ferries (por exemplo, travessia de Brindisi, Itália para Patras, Grécia, ferries no lago da Suíça) além de diversos descontos em outras modalidades, incluindo na travessia de trem sob o canal da Mancha. Fique atento!

Os trens rápidos não são cobertos pelo Eurailpass, embora haja um bom desconto. Não são muito baratos, mas vale a pena andar pelo menos uma vez neles para saber como é estar num trem a 250km/h. Neles é obrigatória a reserva.

Caso seu destino não seja o destino final da viagem, atento à hora! Informe-se com o pessoal a bordo que horas o trem vai passar na cidade em que você vai saltar. E de olho no relógio! A precisão dos trens europeus chega a ser irritante, então se ele fala que vai parar 2:34 na cidade ele pára a essa hora, no exato minuto!

Cuidado ao embarcar, há casos de trens que se separam (alguns vagões seguem um destino diferente dos demais) e isso pode causar confusão!

Principalmente nos trens noturnos, o inspetor pode ficar com seu passaporte e eurailpass. Não se desespere! Eles cuidam direitinho de seus documentos. O que acontece é que para não ficar importunando à noite as pessoas, eles passam recolhendo tudo para verificar na sala deles, depois eles passam devolvendo tudo a todos. Relaxe!

Mas não relaxe com seus pertences nos trens! Carteira, dinheiro, cartões de crédito, máquinas fotográficas, tudo pertinho de você. Tranque sua mala com um cadeado e garanta sua tranquilidade!

Se o trem vai passar por países onde o passe não tem cobertura, ainda que não vá desembarcar, terá que comprar passe relativo ao trecho descoberto! Isso também vale para a questão de vistos, você tem que ter visto mesmo que esteja somente de passagem!

Para ter o reembolso do Eurailpass em caso de desistência, o original deverá ser devolvido sem ter sido utilizado ou validado, no prazo máximo de 1 ano da data de emissão. Uma multa de 30% será aplicada, e não há devolução de taxas. Não haverá reembolso em caso de perdas ou roubo. E se o ticket já tiver sido validado, não há possibilidade de reembolso.

Onde comprar

http://www.passesdetrem.com.br/

Site europeu

http://www.raileurope.com/us/index.htm


O objetivo aqui é fazer com que você conheça as particularidades de uma viagem de trem pela Europa e desfrute do melhor que elas podem proporcionar, evitando contratempos e aborrecimentos.


Por exemplo: malas e trens não combinam! Se você viaja com mais de duas malas, vai achar o trem algo complicado e estressante. A maior parte das estações - com exceção das grandes capitais - não tem escadas rolantes ou elevadores e muito menos carregadores de malas.


Se estiver carregado de malas poderá encontrar dificuldade de acesso às plataformas, pois eventualmente terá que subir e descer escadas. Além disso, as cabines dos trens não privilegiam espaço para bagagem grande e pesada, sendo possível que sua bagagem tenha que ir no corredor do trem, o que não o deixará tranquilo e seguro durante toda a viagem.

Os principais trens internacionais europeus de alta velocidade são o TGV (França), ICE (Alemanha), AVE (Espanha) e ETR 500 (Itália).

As estações ferroviárias na Europa ficam sempre muito bem localizadas no centro das cidades e possuem um sistema integrado de atendimento e serviços ao turista, desde transporte público e táxi, a serviços de informações turísticas e casas de câmbio e reservas de hotéis.

O Eurailpass e o Europass não podem ser vendidos na Europa, apenas no exterior. Por isso, informe-se antes de viajar e adquira-os ainda no Brasil.

Os trens europeus servem a todo o continente e possibilitam centenas de alternativas de composição de roteiros entre 28 países e milhares de destinos.

Tipos de Passes

Dias Corridos ou Dias Flexíveis:

O passe de dias corridos é aquele em que os dias são contados consecutivamente a partir do primeiro dia de uso dos trens. O passe de dias flexíveis é aquele que só serão contados os dias efetivos de viagem e que levam a palavra Flexi no nome.

Primeira ou Segunda Classe:

Os passes estão divididos em duas classes de serviço, a primeira é destinada a maiores ou menores de 26 anos e a segunda somente a menores de 26 anos.

AUSTRIAN RAIL PASS

§ Válido nas ferrovias da Áustria.

§ Validade máxima: 8 dias (até dias adicionais).

BALKAN FLEXIPASS

§ Disponível apenas para primeira classe.

§ Youth: exclusivo para menores de 26 anos.

§ Válido na Grécia, Turquia, Bulgária, Antiga Iugoslávia (República de Macedônia), Iugoslávia (Sérvia e Montenegro) e Romênia.

BENELUX TOURRAIL PASS

§ Validade: 5 dias dentro do período de 1 mês.

§ Válido nas ferrovias da Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

EUROPEAN EAST PASS

§ Válido na Áustria, Eslováquia, República Tcheca, Hungria, Polônia.

§ Validade máxima: 10 dias (5 adicionais).

BRITRAIL PASS

§ Dias consecutivos.

§ Cada adulto ou senior (pagando tarifa cheia) pode levar uma CHD grátis.

§ A segunda CHD viajando com adulto ou senior paga metade da tarifa de adulto.

§ Válido nas ferrovias da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales).

§ Terceiro e quarto passageiro têm desconto emitindo Britail Party Pass (ADT + Senior).

§ CHD: de 5 a 15 anos.

§ Sênior: acima de 60 anos.

§ Youth: até 25 anos.

BRITRAIL PARTY PASS

§ Dias consecutivos.

§ Este bilhete está ligado a 2 passageiros portadores de Britrail Pass.

§ Preços para terceiro e quarto passageiros viajando em grupo sempre juntos.

§ Não dá direito a desconto para CHD.

§ Válido nas ferrovias da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales).

BRITRAIL FLEXI PASS

§ Dias alternados.

§ Cada adulto ou senior (pagando tarifa cheia) pode levar uma CHD grátis.

§ Válido nas ferrovias da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales).

§ CHD: 5 a 15 anos.

§ Senior: acima de 60 anos.

§ A segunda CHD viajando com adulto ou senior paga metade da tarifa do adulto.

§ Youth: até 25 anos.

§ Terceiro e quarto passageiro têm desconto emitindo Britrail Party Pass (ADT + Senior).

BRITRAIL FLEXI PARTY PASS

§ Dias alternados.

§ Este bilhete está ligado a 2 passageiros portadores de Britrail Flexi Pass.

§ Preços por pessoa para terceiro e quarto passageiros viajando em grupo sempre juntos.

§ Não dá direito a desconto para CHD.

§ Válido nas ferrovias da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales).

BRITRAIL PASS + IRELAND

§ Dias alternados.

§ Cada adulto ou senior pode levar uma CHD grátis.

§ A segunda CHD viajando com adulto ou senior paga metade da tarifa de adulto.

§ CHD: 5 a 15 anos.

§ Válido nas ferrovias da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda.

§ Taxa de emissão por passageiro: US$29.00

BRITRAIL FREEDOM OF SCOTLAND

§ Dias alternados.

§ Válido nas rotas da Scotrail, Virgin e GreatNorth Eastern Railway dentro da Escócia.

§ CHD: 5 a 15 anos.

BRITRAIL SOUTH EAST PASS

§ Dias alternados.

§ Válido para toda a área sudeste da Inglaterra, a partir de Londres.

§ CHD: de 5 a 15 anos.

§ Youth: até 25 anos.

EURAILPASS

§ Válido na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França. Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Irlanda, Espanha, Suécia e Suíça.

§ CHD: de 4 a 11 anos - metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

§ 40% de desconto p/ passageiros nascidos em 1959.

EURAIL SAVERPASS

§ Válido na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Irlanda, Espanha, Suécia e Suíça.

§ Válido para grupos de 2 a 5 pessoas viajando sempre juntas.

§ CHD de 4 a 11 anos: metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

§ 40% de desconto para passageiros nascidos em 1959.

EURAIL FLEXIPASS

§ Dias alternados.

§ Válido na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Irlanda, Espanha, Suécia e Suíça.

§ CHD de 4 a 11 anos: metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

§ 40% de desconto para passageiros nascidos em 1959.

EURAIL SAVER FLEXIPASS

§ Dias alternados.

§ Válido na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Irlanda, Espanha, Suécia e Suíça.

§ Válido para grupos de 2 a 5 pessoas viajando sempre juntas.

§ CHD de 4 a 11 anos: metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

§ 40% de desconto para passageiros nascidos em 1959.

EURAIL YOUTHPASS

§ Válido na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Irlanda, Espanha, Suécia e Suíça.

§ Exclusivo para menores de 26 anos.

EURAIL YOUTH FLEXIPASS

§ Dias alternados.

§ Válido na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo Noruega, Portugal, Irlanda, Espanha, Suécia e Suíça.

§ Exclusivo para menores de 26 anos.

EUROPASS

§ Dias alternados.

§ Válido na França, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça.

§ CHD de 4 a 11 anos: metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

EUROPASS + ASSOCIADOS

§ Dias alternados.

§ Válido na França, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça.

§ Países associados: Áustria/Hungria, Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), Portugal e Grécia.

§ No máximo podem ser escolhidos 02 países associados.

§ CHD de 4 a 11 anos: metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

EUROPASS SAVERPASS

§ Dias Alternados.

§ Preço individual para grupos de 02 a 05 pessoas viajando juntas o tempo todo.

§ Válido na França, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça.

§ CHD de 4 a 11 anos: metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

EUROPASS SAVERPASS + ASSOCIADOS

§ Dias alternados.

§ Preço individual para grupos de 02 a 05 pessoas viajando juntas o tempo todo.

§ Válido na França, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça.

§ Países associados: Áustria/Hungria, Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), Portugal e Grécia.

§ No máximo podem ser escolhidos 02 países associados.

§ CHD de 4 a 11 anos: metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

EUROPASS YOUTH

§ Dias alternados.

§ Válido na França, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça.

§ Exclusivo para menores de 26 anos.

EUROPASS YOUTH + ASSOCIADOS

§ Dias alternados.

§ Válido na França, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça.

§ Países associados: Áustria/Hungria, Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), Portugal e Grécia

§ No máximo podem ser escolhidos 2 países associados.

§ Exclusivo para menores de 26 anos.

EUROSTAR

Liga a Inglaterra e o continente europeu em 3 horas, percorrendo o trajeto a 300 Km/h. Imagine sair do centro de Londres e chegar ao centro de Paris em 3 horas, evitando o mau tempo, trânsito e burocracia de um embarque aéreo.

§ Londres - Paris ou Bruxelas

§ Tarifa sujeitas a restrições especiais para reembolso.

§ Portadores de Passe: Eurailpass, Europass, France Railpass, Benelux ou Britrail Pass.

§ Reserva obrigatória.

§ Taxa de comunicação: US$10.00 pelo grupo.

§ Tarifas sujeitas a alteração sem aviso prévio.

§ Primeira classe inclui refeição.

EUROSTAR

§ Lille/Calais - Londres/Ashford

EUROSTAR - DISNEY

§ Marne La Valle (Disney) - Londres

§ Tarifas sujeitas a restrições especiais para reembolso.

§ Portadores de Passe: Eurailpass, Europass, France Railpass, Benelux ou Britrail Pass.

§ Reserva obrigatória.

§ Taxa de comunicação: US$10.00 pelo grupo.

§ Tarifas sujeitas a alteração sem prévio aviso.

§ Primeira classe inclui refeição.

Os TGVs - trens de grande velocidade - de cores azul e laranja, representam o que há de mais moderno e prático no território francês. Eles oferecem conexões para mais de 149 destinos na França, unindo todo o território a uma velocidade de 300 Km/h. A cor define qual a região da França coberta pelo trem.

O grande diferencial dos TGVs é a possibilidade de realizar qualquer trecho com a maior facilidade. Graças às malhas que constituem a SNCF, o TGV é o melhor meio de transporte para uma viagem pelo território francês: prático, rápido e fácil.

FRANCE RAILPASS

§ 03 dias em 1 mês.

§ Dias alternados.

§ Passe válido para toda a França.

§ Validade máxima de 09 dias em 1 mês .

§ CHD de 4 a 11 anos: metade da tarifa (cheia) de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

§ Desconto do segundo passageiro não é válido para dias adicionais.

FRANCE RAILPASS

§ Exclusivo para menores de 26 anos.

§ Validade máxima de 10 dias em 2 meses.

SCANRAIL PASS

§ Dias alternados, ou consecutivos.

§ Passe válido para a Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia.

GREEK FLEXIPASS

§ Dias alternados.

§ Válidos para toda a Grécia.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

GREEK RAIL 'N FLY

§ Dias alternados.

§ Válido para toda a Grécia, inclusive Ilhas Gregas.

§ Inclui um cupom (ida) ou dois cupons (ida e volta) para vôos domésticos pela Olimpic Airways, dependendo do passe adquirido.

§ Os cupons devem ser trocados em Atenas pela passagem aérea.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis nos trens, sem direito a assento, mas o cupom aéreo deverá ser pago à partir de 2 anos.

§ Taxas de aeroporto não estão inclusas.

SWISS FLEXIPASS

§ Dias alternados.

§ CHD de 6 a 15 anos: metade da tarifa de adulto (tarifa cheia).

§ CHD com menos de 6 anos viajam sem direito a assento.

§ Tarifa promocional (preço individual quando 2 adultos viajam juntos).

IBERIC RAILPASS

§ Dias alternados.

§ Válido para toda a Espanha e Portugal.

§ CHD de 4 a 11 anos pagam metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam sem direito a assento.

SPAIN FLEXIPASS

§ Dias alternados.

§ Válido para todos os trens da Espanha.

§ Deverá ser pago suplemento nos trens de alta velocidade Talgo 200, AVE, Euromed e trens internacionais.

§ CHD de 4 a 11 anos: metade da tarifa de adulto.

§ CHD com menos de 4 anos viajam grátis sem direito a assento.

§ Taxa de emissão por passageiro: US$29.00.

TALGO

§ Gran Class: acomodação SGL ou DBL com chuveiro dentro da cabine e café da manhã incluso.

§ First Class: acomodação SGL ou DBL sem chuveiro, com café da manhã incluso.

§ Standard Class: acomodação em cabine para 4 pessoas ou sleeperettes reclináveis, sem refeição inclusa.

§ Passholder: portadores de Eurailpass ou Europass, portadores de France Railpass/Spain, Flexipass/Iberic, Flexipass nos trechos Madrid-Paris/Barcelona-Paris, portadores de Spain Flexipass/Iberic Flexipass ou Swisspass no trecho Barcelona-Zurich, portadores de Spain Flexipass/Iberic Flexipass no trecho Barcelona-Milão.

* Sujeito a multa para reembolso de 15 a 50% do valor do bilhete após a solicitação da reserva.
* Reembolso só poderá ser solicitado até 2 meses após data de partida do trem.
* Tarifas sujeitas a alteração sem aviso prévio.
* CHD: de 4 a 11 anos.

AVE

Os trens espanhóis AVE (Alta Velocidad Española) operam dentro das novas rotas de alta velocidade que partem de Madrid a Cordoba e Sevilha.

O AVE representa um novo conceito em viagens de alta velocidade dentro da Espanha.

Oferecem o mesmo standart e conforto que um TGV francês.

§ Tarifas Normal/Off Peak dentro do mesmo dia existem tarifas diferentes de acordo com o horário de utilização do trem.

§ Todas as tarifas estão sujeitas a multas em caso de reembolso. Multas de 15% a 100%, após solicitação de reserva.

§ Tarifas sujeitas a alteração sem prévio aviso.

§ Tarifas válidas para portadores de passes : Eurailpass, Europass, Spain Flexipass e Iberic Flexipass, utilizando dia de passe.

§ CHD: de 4 a 11 anos.

§ Taxa de comunicação: US$10.00

§ Taxa de emissão por passageiro: US$29.00

THALYS

O Thalys liga a França à Bélgica, Holanda e Alemanha. Percorrendo importantes cidades desses países, realiza uma união entre potências econômicas e turísticas da Europa, pontos obrigatórios para qualquer visitante.

A cada duas horas parte um trem Thalys, fazendo o percurso Paris-Bruxelas em 1h e 25 min, e Paris-Amsterdam em 4h e 15 min.

O Thalys é um dos trens mais modernos do mundo. Sua classificação Confort (Serviço de bordo sempre à disposição) e Confort II reúnem os elementos necessários para uma boa viagem.

§ Tarifas Youth: exclusiva para menores de 26 anos.

§ CHD: de 4 a 11 anos.

§ Senior: a partir de 60 anos.

§ Weekend tarifa de fim-de-semana.

§ Portadores de Passe: Eurailpass, Europass incluindo Benelux e Eurailticket cobrindo todo o percurso.

§ Reserva obrigatória.

§ Taxa de emissão por passageiro

PASSES RAIL´N DRIVE

Os passes Rail´n Drive permitem ao passageiro combinar um número de viagens de trem e um aluguel de carro com milhagem ilimitada na Europa para o período indicado no passe.

A C.W.T. oferece a seu passageiro a qualidade dos serviços ferroviários European Railways e a garantia de uma locação de automóvel junto a AVIS. Um produto com as seguintes particularidades:

§ Todas as vantagens dos passes regulares European Railways.

§ O passe pode ser utilizado de acordo com o itinerário do passageiro.

§ O passageiro pode adicionar dias para uso dos trens e um número ilimitado de diárias adicionadas para locações de carro.

§ Milhagem ilimitada.

§ A locação do carro é pelo período de 24 horas.

§ O dia de trem é contado de meia-noite à meia-noite.

§ As taxas de seguros, governamentais e de devolução não estão inclusas.

§ As reservas para trechos de trens são pagas (sejam assentos, couchettes, leitos).

§ Os carros deverão ser utilizados dentro dos países cobertos por cada tipo de passe.

§ As categorias de carro variam de país para país.

§ Se o passageiro decidir fazer sua reserva de carro na Europa, esta deverá ser feita pessoalmente.

Total liberdade para seu passageiro: flexibilidade entre dois meios de transporte e flexibilidade na duração da viagem. Oferece o que há de melhor e mais novo na Europa.

Eurail Drive

6 dias alternados (4 de trem e 2 de carro) dentro do período de 2 meses.

Até 5 dias adicionais de trem e dias adicionais ilimitados de carro.

§ Válido na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Irlanda, Espanha e Suíça.

§ Preços por pessoa para dois passageiros viajando sempre juntos.

§ Dias adicionais de trem (máximo 5 dias adicionais): preço por dia por passageiro.

§ Dias adicionais de locação de carro (ilimitados): preço por dia.

§ Taxa de emissão por passageiro: US$29.00

§ Verificar condições na página Passes Rail 'n Drive

EUROPASS DRIVE

5 dias alternados (3 de trem e 2 de carro) dentro do período de 2 meses.

Até 7 dias adicionais ilimitados de carro.

§ Válido na França, Espanha, Suíça, Alemanha e Itália.

§ Taxa de emissão por passageiro: US$29.00.

§ Verificar condições na página Passes Rail'n Drive.

*Preços por pessoa para dois passageiros viajando sempre juntos.
**Dias adicionais de trem (máx. 7 dias adicionais): preço por dia por passageiro.
***Dias adicionais de locação de carro (ilimitados): preço por dia.

FRANCE RAIL and DRIVE

5 dias alternados (3 de treme 2 de carro) dentro do período de 1 mês.

Até 6 dias adicionais de trem e dias adicionais ilimitados de carro.

§ Válido na França.

§ Preços por pessoa para dois passageiros viajando sempre juntos.

§ Dias adicionais de locação de carro: preço por dia.

§ Terceiro e quarto passageiros compartilhando o mesmo carro devem adquirir somente o France Railpass regular.

§ Taxa de emissão por passageiro: US$29.00

§ Verificar condições na página Passes Rail'n Drive.

Acomodações

Couchettes

As couchettes são cabines não privativas de acomodação nas quais o seu passageiro poderá ir deitado, economizando uma noite de hotel.

Existem em primeira classe (4 pax por cabine) e segunda classe (6 pax por cabine). Somente existente em trens noturnos e a maioria dos trens possuem somente couchettes em segunda classe.

Na mesma cabine poderão estar juntos passageiros de ambos os sexos. Não existem couchettes com lavabos ou toillets dentro da cabine e sim ao final de cada vagão.

Será cobrada uma taxa adicional de US$29.00 por cada passageiro em cada trecho de couchette que reservar.

Cabines Leito

Serão encontradas em trens noturnos em primeira ou segunda classe dependendo do percurso e período do ano.

São cabines privativas.

Em primeira classe podemos encontrar cabines single ou double e em segunda classe teremos cabines double ou triple.

Possuem lavabo dentro da cabine mas a toillet somente no final de cada vagão.

Os suplementos de cabine leito são cobrados por pessoa e os valores variam em função do percurso, período do ano, tipo e classe.

Condições Gerais

Os passes Eurail, Britrail, Austrian, Balkan, Benelux, Europass, France, Greek, Iberic, Spain, Scanrail, European East, Swiss, Eurail Drive, Europass Drive, e France Drve deverão ser validados antes de iniciar a primeira viagem.

Será exigido pagamento de reserva obrigatória ou suplementos para diversos trens que fazem parte da malha ferroviária coberta pelos passes.

Os bilhetes Eurailticket são válidos até 6 meses após a data de emissão.

Será cobrado US$29.00 de taxa de emissão por passageiro, independentemente do número e tipo de bilhetes adquiridos pelo mesmo passageiro.

Será cobrada taxa de US$29.00 pelas cotizações de trecho a trecho (Eurailticket). Esta taxa poderá ser deduzida posteriormente do valor da compra dos passes.

Os passes são estritamente pessoais e intransferíveis, sendo válidos apenas acompanhados de um passaporte.

Na Europa, é obrigatória a apresentação deste documento sempre que lhe for solicitado pelo controlador de tráfego, nos transportes ferroviários e marítmos.

Os passes não poderão ser adquiridos, emitidos ou utilizados por pessoas domiciliadas na Europa, Federação Russa, Turquia, Marrocos, Argélia ou Tunísia.

Os passes não serão válidos até que o primeiro e o último dia de validade e o número do passaporte sejam registrados por uma agência da companhia ferroviária, antes do início da viagem. A sua utilização deverá iniciar-se dentro do prazo máximo de 3 meses (Eurailpass/Europass/Scanrail/Eurail Drive/Europass Drive) e os outros passes 6 meses a contar da data de emissão. Não é permitida a validação dos passes pelos seus próprios titulares.

O portador do passe poderá viajar em qualquer data desde que dentro do período de validade.

A viagem deverá terminar, o mais tardar, à meia-noite do último dia de validade. Enquanto o passe se encontrar dentro do prazo de validade, o seu portador terá o direito a vários bônus relativos a transporte, como por exemplo, os concedidos nos barcos de passagem, nos navios e ônibus (que poderão ser totalmente grátis ou oferecer um desconto).

Neste caso o passageiro deverá marcar em seu passe um dia de utilização. Os passes não garantem um lugar no trem ou uma passagem num barco, exceto no caso de as reservas asseguradas com antecedência. As reservas deverão ser pagas pelo passageiro.

Em determinados trens e navios é obrigatório fazer a reserva. Para isso o passageiro deverá informar-se, antes de viajar, junto à agência emissora ou na Europa.

Na Europa, deverá mostrar o seu passe ao fazer as reservas para o trem, ou outro tipo de transporte.

Para poder viajar na primeira classe com um passe indicando segunda classe terá que pagar a tarifa equivalente ao total da diferença entre a primeira classe e a segunda classe, conforme o itinerário que seguir.

Se o passageiro não apresentar, quando isso lhe for solicitado, um passaporte válido, acompanhado do seu passe, o pessoal controlador local está autorizado a, além da tarifa total, lhe cobrar o pagamento de uma multa de acordo com os regulamentos da companhia ferroviária em questão, devendo ambas ser liquidadas em moeda local.

A utilização de um passe nas seguintes circunstâncias: no qual as condições tenham sido alteradas ou forjadas, que seja falsificado, por outra pessoa que não o seu titular, fora do prazo de validade, um passe não validado no caso de dias flexíveis que não forem marcados, confere poderes ao pessoal controlador de tráfego para confiscar o passe e para exigir o pagamento da tarifa normal acrescida de uma multa no valor máximo de US$100.00, o qual deverá ser efetuado utilizando a moeda local.

Nos casos em que os passes tenham sido extraviados ou roubados, não haverá possibilidades de substituição nem a restituição do mesmo.

Tarifas sujeitas a reajuste sem aviso prévio.

Comer no trem custa caro. É por isso que tanta gente passa antes no supermercado e se abastece de lanches e bebidas. Por outro lado, há quem não abra mão de almoçar ou jantar romanticamente em um trem, enquanto acompanha a mudança da paisagem pela janela. Dependendo do trajeto, há desde carrinhos para comprar salgados e doces até vagão-restaurante que serve lagosta e vinhos da melhor qualidade. Em algumas linhas, a refeição está incluída no bilhete da primeira classe. E, por mais que os europeus torçam o nariz para os fast-food, Big Macs e McChickens já invadiram os trilhos. Há vagões McDonald's instalados em trens como o que faz a rota de Genebra a Zurique!

Use passes em viagens longas


Se você fizer mais de quatro trechos e se os destinos forem bem distantes uns dos outros, os passes de trem compensam. A economia pode chegar a 20% sobre o preço do bilhete unitário. Um exemplo? A rota Berlim-Amsterdã-Bruxelas-Paris-Madri, que custa US$ 557 quando se adquirem os trechos avulsos, e US$ 486 com o Europass. Mas, atenção! O raciocínio inverso é igualmente válido: se fizer poucas viagens de trem, ou se elas forem muito curtas, compre as passagens separadamente para cada trecho. Há outras vantagens importantes para quem compra esses bilhetes especiais. Eles garantem, por exemplo, descontos em hotéis, ônibus, metrô, travessias marítimas e city-tours. Com o Eurailpass você ganha bônus de 60% no ônibus que faz a Rota Romântica, na Alemanha; de até 30% nas diárias dos hotéis da Rede Hilton; de 30% no preço da travessia de barco entre a Itália e a Grécia e tarifas especiais para aluguel de carros da Hertz.

Acerte na escolha dos passes


Em geral, há dois tipos de passe: um que permite o acesso ilimitado durante um período determinado (que pode variar de quinze dias a três meses); e outro que libera apenas um número específico de viagens por um certo tempo. Para quem não pretende ficar entrando e saindo das locomotivas todos os dias, a última opção é mais vantajosa. Tome, por exemplo, dois passes válidos por dois meses na Europa: enquanto o que pode ser usado ilimitadamente custa US$ 1 260, o outro, válido apenas para dez viagens, sai por US$ 654. Quase metade do preço, não é bom?

Fique de olho pregado em suas malas


Estatísticas mostram que a possibilidade de ocorrer um acidente sobre os trilhos é 42,4% menor do que nas rodovias. Dentro dos vagões, porém, os incidentes acontecem com maior freqüência. São basicamente casos de furto. Como o entra-e-sai é constante, não descuide de seu dinheiro e de seus documentos. Ao dormir com estranhos, mantenha a bagagem por perto. Existem seguros que dão cobertura exclusivamente durante a viagem de trem e custam a partir de US$ 5. Informações na Cit (Tel.: 11/ 257-0099).

Durma a bordo para economizar tempo, mas não DINHEIRO


Ao contrário do que todo mundo pensa, dormir no trem não significa poupar dinheiro. Mesmo que você use um passe, sempre é cobrado um adicional para passar a noite a bordo - em média, US$ 11, em poltronas; US$ 20, nos vagões-dormitórios (preço da diária num albergue); e US$ 80 nas cabines privativas (quase o valor da diária de um hotel três-estrelas!). A grande vantagem de dormir no trem, porém, é poupar tempo. Enquanto você sonha, avança algumas centenas de quilômetros e chega descansado para curtir o dia seguinte.

Cheque a hora para não perder o trem


Quanto mais desenvolvido o lugar, maior a pontualidade do sistema ferroviário. Em países como Índia, Tailândia e China, há boa probabilidade de atraso. Mas na Europa, os trens são extremamente pontuais, adotando horários quebrados e cumprindo-os à risca. Nem as condições climáticas impedem o compromisso. Por isso, é bom chegar à estação com vinte minutos de antecedência e não bobear durante as paradas nas estações - até porque, quando se perde o trem, não há devolução do valor da reserva, cobrada principalmente nas composições de alta velocidade. A publicitária Adriana de Freitas, por exemplo, perdeu o último trem de Toulouse para Lisboa e dormiu na própria estação, mal acomodada em uma cadeira. "Na manhã seguinte, cansada, fiz uma confusão e peguei o trem errado", conta. "O controlador disse que eu era a primeira pessoa que tinha um acesso de choro ao descobrir que estava indo para Paris."

Não dá pra lhe dizer se você deve ou não optar por trem, carro, ônibos ou avião. Há vantagens e desvantagens em cada uma delas, além de diferenças substanciais de preços entre elas.

Viajar de trem pode ser vantajoso ou não, dependendo do seu roteiro.

O que pretendo é dar dicas e sugestõss para facilitar sua viagem de trem pela Europa.

O EuroCity é um sistema rápido, confortável, limpo e seguro para viagens na Europa.

Como identificar, de fora, se um vagão é de Primeira ou Segunda Classe? Os vagões de primeira classe têm uma faixa amarela acima das janelas ou um símbolo com o número 1 na porta de entrada do vagão. Identifique ANTES de estrar.

Bagagem: os trens chegam na estação e na plataforma pouco antes de sua partida, por isso não é necessário chegar duas horas antes, como nos vôos. Todavia, quanto mais cedo puder entrar no seu vagão, melhor. Ainda que os assentos sejam marcados, os lugares disponíveis para bagagens maiores são muito limitados. Há uns racks metálicos pra vc botar sua bagagem, em geral nas duas extremidades de cada vagão e eu recomendo que vc fique atento para

Trens noturnos: esteja certo e atento de que vc. pegou o vagão certo no seu trem, para o seu destino. Você pode terminar sua viagem em Milão, embora pretendesse ir para Amsterdã!

Identificação dos trens: a maior parte dos trens na Europa são identificados por uma placa ao lado de cada vagão. Muitos trens se dividem em diferentes rotas e é fundamental verificar qual a sua, ou seja, entrar no vagão que o levará ao seu destino.

Reserva. É preciso fazer? Para os trens leitos é necessário. E é recomendável fazê-la com a maior antecedência possível. Se vc tem um Eurailpass lembre-se de que o que tem efetivamente é uma permissão para viajar de trem por um determinado período. Nenhuma reserva ou destino está garantido. Sempre vá à estação adquirir o bilhete, arpesentando sua carteira do Eurail Pass. Na maioria dos trens europeus as reservas de lugares em poltronas são mais flexíveis e é possível viajar sem reservas, mas se vc não adquiriu o bilhete antes, eventualmente poderá não encontrar lugar.

Mas, lembre-se, a reserva só não é exigida no caso de viajar no mesmo país. Se for um percurso para fora do país, é obrigatória a reserva antecipada de lugar (é claro que a reserva pode ser feita no momento em que vc vai viajar, ou seja, na hora em que for adquirir o bilhete, mas pode correr o risco de não encontrar lugar naquele trem/horário escolhido). Como as estações ferroviárias ficam sempre bem localizadas no centro das cidades, convém passar dois dias antes e resolver o assunto do que deixar para o dia da viagem.

 

Reader Comments (82)

Dear Sirs

This is a nicely well clarifying information service. Although it helped me a lot, I dare suggest you to include distance time between cities in it. This is a question that haunts
most of the first time visitors to Europe. Sincerely yours
Suely
QUAL É O TEMPO GASTO NAS
VIAGENS DE TREM PELA EUROPA NOS TRECHOS:
ROMA (ITÁLIA) / MADRI (ESPANHA)
MADRI (ESPANHA) / LISBOA (PORTUGAL)
LISBOA (PORTUGAL) / ROMA (ITÁLIA)
PARIS (FRANÇA) / ROMA (ITÁLIA)
PARIS (FRANÇA) / MADRI (ESPANHA)

0:33 | Unregistered CommenterIARA
I´m 23 years-old and I would like to buy your packge from "BritRail Low Season Fare" for 4 days. I would also like to know how I can buy an Europass from Roma to Firenze. I would like to know how long does it take from Roma to Firenze and how much it costs. I´m going to be travelling during December-January.

I´m 23 years-old and I would like to buy your packge from "BritRail Low Season Fare" for 4 days. I would also like to know how I can buy an Europass from Roma to Firenze. I would like to know how long does it take from Roma to Firenze and how much it costs. I´m going to be travelling during December-January.

Olá Arnaldo primeiramente gostaria de te parabenizar, pois o site é muito informativo e importante e gostaria de saber se o Eurail selectpass realmente vale a pena num trecho por exemplo de Espanha,França e Holanda (no caso Benelux)
Obrigada
1:40 | Unregistered CommenterDaniele
Parabéns, gostei muito das dicas. Estou indo do Brasil para Veneza, saírei dia 22 de novembro para estar em Veneza no dia 29 de novembro. Dará tempo para fazer este passeio, e quanto gastarei em hospedagem e transporte?
Gostaria de saber preço de passagem de trem com saída de Portugal(Lisboa) para Espanha (Madrid; Barcelona) depois para a Italia (Roma; subindo até Veneza) viagem com duração de 7 dias no total. Tempo de duração entre uma cidade e outra nos respectivos países.
Agradeço sua atenção e aguardo noticias.
Obrigada Ana Maria
Não sei lhe informar preço de passagem de trem de Portugal à Espanha. Com relação à duração,acho muito pouco para tantas cidades importantes.
Gostaria de saber a distância (em horas) de Amsterdan até a capital da Lithuania e, se vale a pena passarmos em Berlim no meio do trajeto para conhecermos a Alemanha. A nossa intenção é fazermos este roteiro em um dia já que estaremos hospedados em Amsterdan e nosso vôo de retorno partirá de lá no dia seguinte.

Camila.
Olá, estou de viagem marcada para outubro para Europa, pretendo fazer todos os percursos de avião, mas no trecho Veneza - Paris, pretendo pegar o trem norturno! Gostaria de saber, se o amigo tem a seguinte informação: Pretendo comprar o ticket na estação, em veneza no mesmo dia da viagem (21/10 - domingo), pois é quando estarei chegando pela manhã vindo de Roma. Seria muito difícil encontrar vaga no trem nesse período?
20:53 | Unregistered CommenterAndre
Armando

Estou indo de Evora (Portugal) para Mérida (Espanha)em Fevereiro de 2008. Saberia me dizer se é possível fazer a viagem de trem ou ônibus ou tenho que alugar um carro? Já busquei as companhias de trem mas não conseguir achar um schedule com esse trecho.

Em tempo: Muitas de suas dicas irão me ajudar na viagem ! Parabéns pelo site!
Eu também não consegui encontrar uma solução na Internet para seu pedido, Adeli, sinto muito.
Qual o tempo da viagem entre Lisboa à França e Lisboa à Madri
17:13 | Unregistered CommenterKeyde
Vou viajar em janeiro 2008 de Zurich para Londres. Eu, minha esposa e filha de 3 anos. Qual a melhor opcao? Obrigado.
15:39 | Unregistered CommenterDener
DENER, Qual melhor opcao de que?
Prezado Arnaldo,
Pretendo ir à Londres em Janeiro de 2008, juntamente com minha esposa e uma filha de 23 anos. Depois pretendemos ir à Zurich (Suíça). Qual é o melhor roteiro de trem? Qual o custo dos bilhetes? Nossas passagens de volta ao Brasil já estão compradas partindo dessa cidade.
JULIÃO, não há trem direto de Londres a Zurich, até onde eu sei. O melhor roteiro é Londres-Paris-Zurich. Londres-Paris leva 2:22 h e Paris-Zurich mais 4:35 h. Em todo o percurso vc gastará o equivalente a entre 175 e 642 US$, dependendo da classe do bilhete que comprar (econômica, primeira ou eurailpass)

Dê uma consultada nos endereços a seguir e faça você mesmo suas simulações:

http://www.raileurope.com/us/index.htm
http://meleterc.com/Page523.html#Timetables


Antes de defirnir-se por comprar um passe verifique o custo de fazer o mesmo trecho em avião, pode compensar a via aérea.

Você pode comprar em agências de viagem no Brasil (no Rio de Janeiro os representantes são a Carlson Wagonlit, http://www.cwt-turismo.com.br (21.2508.4820) e a Eurovips, http://www.eurovips.com.br (21) 2220.9304).


BOA VIAGEM e volte rpa contar sua experiência e dividir com outros viajantes e leitores.
olá arnaldo!!

Estou na bélgica e gostaria de conhecer londres....Acha que a melhor opção seria a Eurostar? Qt tempo dura o percurso da viagem? e horários mais tranquilos seriam pela noite ou nos finais de semana?
muito obrigada
saudações
Larissa
10:49 | Unregistered CommenterLarissa

entao gostoria de algumas dicas... estou indo pra itália, mas precisamente em firenze... gostaria de ir pra suiça, alemanha, espanha, frança e voltar para itália... oq vcs me aconselahriam a fazer?? comprar os passes ou ir comprando avulso mesmo?!?

responda por favor no meu email raphael_pedroso@hotmail.com

OBRIGADO!!!
obs.:SAIREI DE FIRENZE EM 12/12 e volto pra lá em 4/1

1:14 | Unregistered Commenterraphael

Comprar um passe deve ser mais econômico.

BOA TARDE, ESTOU INDO COM MINHA FAMÍLIA PARA PORTUGAL E GOSTARIA DE IR ATÉ A ESPANHA, PASSANDO POR SEVILHA. GOSTARIA DE SABER QUAL TREM PODERIA PEGAR COM ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGAL PARA CONHECER MELHOR A MESMA E DEPOIS IR A MADRID?


GRATA,

KELLER VERUSCHKA

TAMBÉM GOSTARIA DE SABER COMO COMPRAR AS PASSAGENS???

KELLER< desculpe, mas confesso que não entendi sua pergunta "QUAL TREM PODERIA PEGAR COM ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGAL PARA CONHECER MELHOR A MESMA"....

Tem como viajar de paris a roma de trem, precisa de visto. quanto tempo leva. no vagão tem como se comunicar em portugues

tem como viajar de paris a roma de trem demora muito, tem como se comunicar em portugues por lá.

REGINA BOTTINO, é uma afirmação ou uma pergunta? 'Se for uma pergunta, por favor o que? obrigado o que?

OLá, estarei indo para Itália e gostaria de saber se devo comprar passes antes de ir p/ lá,como os compro e o custo,já que quero conhecer cidades da Itália e também diversos países como Alemanha,França entre outros, claro que do modo mais barato que creio que seja de trem, viajarei quase smepre nos finais de semana de sexta a domingo. meu e-mail: danielebrisotto@hotmail.com
Obrigada

16:07 | Unregistered CommenterDaniele

Bom , Queria pedir uma sugestão eu moro no Japão alguns anos
agora estou voltando para o Brasil , comprei uma passagem para o Brasil
numa rota via Frankfurt , com a passagem aberta em 1 mes nesse periodo
queria conhcer Londres , Paris , Madri , Milano e Zurick e preciso estar de volta a Frankfurt para poder embarcar para o Brasil , vc acha que eu cosigo fazer essa viagem ou o tempo é muito curto ???qual dessa passagens seria o ideal para mim ??poderei compra-lo em Frankfurt mesmo ????bom se poder me ajudar fico muito grato

VALDEI NODA, o melhor lugar apra você fazr essa pergunta é no blog Viaje na Viage, do Ricardo Freire, que tem uma grande comunidade de viajantes experients que sem dúvidas poderão esclarecer melhor a você.

obrigado vou ler o blog dele !!!

Pretendo fazer viagem a Escandinávia em setembro Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Serão apenas 15 dias... qual a diferença do eurail saver flexipass e o eurail flexpass? Eu nasci em 1959 .. oba! terei desconto...

15:20 | Unregistered CommenterSilvana

SILVANA, eu não saberia responder a vc com precisão, pois essas regras podem mudar. Sugiro ir ao Viaje na Viagem, do Ricardo Freire e formular a mesma pergunta. Certamente haverá respostas mais próximas do que vc precisa saber.

Dá um pulo no http://www.viajenaviagem.com/

ola, estou em lisboa e quero ir para madrid de trem, mas o problema eh que tenho que esperar meu passaporte sair, a segunda via, no qual foi roubado aqui em lisboa, estou com a ocorrencia policial, sera que precisarei de meu passaporte no desembarque do trem la em madrid...
agradeço.

15:37 | Unregistered Commentersandro

Ola.

O site eh mto bom, parabens.
Tenho uma duvida... moro em dublin desde o dia 8 de abril deste ano, ok? Pretendo comecar minha viagem de trem dia 4 de outubro, ou seja, 4 dias antes de completar 6 meses de europa... Mas o trem para quem eh residente na europa eh 170 euros mais barato do que para nao residentes. Qual sua sugestao?
Existe fiscalizacao com relacao a data q eu cheguei na europa? eles tem como saber isso?
E se por exemplo, ja estou no dia 15 de outubro (ou seja, dentro do periodo de 6 meses), porem alguem pode me falar "vc comecou a suar seu bilhete antes dos 6 meses, isso ta errado", pode acontecer???

Nao sei se fui clara.. mas enfim.. gostaria de uma ajuda

obrigada
Bruna

17:15 | Unregistered CommenterBruna

BRUNA, eu não sei responder às suas perguntas. O que sugiro é visitar o Viaje na Viagem, do Ricardo Freire, procurar matérias sobre viagens de trem pela Europa (o Ricardo é especialista no assunto) e efetuar suas perguntas que alguns comentaristas também lhe ajudarão.

Espero que possa obter respostas às suas dúvidas e aqui estou à sua disposição.

8:02 | Unregistered CommenterArnaldo

Olá , gostaria de saber se o : EURAILPASS

§ Válido na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França. Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Irlanda, Espanha, Suécia e Suíça.

tem muitos paises né ? Se ele tem a opção de ser ilimitado? se for , eu posso pegar qualquer trem a qualquer hora ? para qualquer um dos paises ?

16:48 | Unregistered Commenterandré

Olá,
primeiro parabens pelo site, é realmente ótimo e cheio de informaçoes.
porem, fiquei com uma duvida.

eu vou morar na Espanha ano que vem e pretendo fazer mochilao depois, e tudo isso com o passaporte espanhol.

vc diz que pessoas que tem cidadania europeia nao podem usar o EurailPass, só o Interrail Pass.
Onde posso comprar esse Interrail pass?

grata desde já.
Olívia
oliviarmartin@hotmail.com

0:05 | Unregistered CommenterOlívia

Parabéns! Excelente o site !!!

23:51 | Unregistered CommenterMarlene

Eu e minha mulher estaremos na Europa entre 21/09 e 19/10/10. Visitaremos varios paises e estamos com duvida quanto ao seguinte: Pretendemos viajar de trem de Viena (Austria) para Veneza (Italia), porem de modo direto, isto é, sem troca de trem, ISTO É POSSIVEL????
Grato pela atenção.

Ola , eu no final do ano (desembro de 2010) vou viajar para a casa da minha tia que fica na inglaterra ! gostaria de saber, como fasso para adquirir passagens de trem para Paris, ... gostaria de saber se minha tia pode comprar para mim , se fica mais barato ? ou eu tenho que comprar aqui?

Muito obrigada !

Olá!
Adorei o site! Pretendo fazer o Leste Europeu de trem, mas ainda tenho algumas dúvidas!
Eu preciso comprar o passe e fazer a reserva? São 02 valores diferentes? A reserva pode ser feita na Europa ou preciso fazer aqui no Brasil?

20:50 | Unregistered CommenterLuciana

Estou indo para Paris de 04/12/2010 à 19/12/2010 e gostaria de ir para Espanha, Portugal, Holanda, Itália e Grécia apenas para conhecer de passagem, quero saber se através do Eurotrem consigo ir em todos em lugares?

Andrews.

Estou indo para Paris de 04/12/2010 à 19/12/2010 e gostaria de ir para Espanha, Portugal, Holanda, Itália e Grécia apenas para conhecer de passagem, quero saber se através do Eurotrem consigo ir em todos esse lugares equanto tempo leva e um País a outro?

Andrews.

Parabéns, excelente, esclareceu muito.

9:51 | Unregistered CommenterAdemir

Vale a pena ver a dicas e as regras para não fazer confusão. Parabéns

9:54 | Unregistered CommenterÓtimo

Inicialmente Parabéns pelo Blog

Estou planejando um roteiro e gostaria de sua sugestão, uma vez que sou marinheiro de primeira viajem.

Roteiro: Portugal\Espanha\França\Italia período de 21 dias.

Gostaria de usar o EURAIL SAVERPASS.

Quais as dúvidas?
Vale a pena usar este passe;
Gostaria de aproveitar o tempo e dormir no trem, é o ideal;
Preciso de visto entre as viagens;

Agradeço a ajuda.

Ronaldo

9:52 | Unregistered CommenterRonaldo

Boa tarde!!
Gostaria de saber como ir de trem de Porto até Madrid!

16:44 | Unregistered CommenterJoana

JOANA, dê uma olhada na página oficial da cia de trens portuguesa, no endereço abaixo:

http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=96fed5abe2a74010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD

Arnaldo

Olá, td bem? gostei bastante das dicas, entretanto ainda estou insegura com qual seria a melhor opção para a minha viagem (na qual preciso economizar).Vou para Paris em fevereiro (para um congresso) e de lá pensei em pegar um voo para Italia e de la visitar Roma, Firenze, napoles, Venez, genova, Milao e cidadelas proximas e belas. Gostaria de fazer tudo de trem curtindo o visual, o que vc acha que compensa, o passe de trem ou os bilhetes separados?
Grata, bru

10:49 | Unregistered Commenterbrunella

Boa Noite,
Gostaria de saber a melhor opção para viagem de trem nos seguintes trechos: Barcelona-Paris-Viena-Budapeste-Praga. Será que viajar de avião ou carro teriam mais vantagens? sairemos (3 pessoas) no dia 22 de abril e ficaremos 20 dias viajando.
Desde já agradeço
Assucena

Oi Arnaldo...
Vou para Portugal em junho de 2011, gostaria de saber se consigo ir para Espanha, França, Italia de trem, e quanto vou gastar nas passagens de trem.
Vou ter 30 dias disponiveis para estes passeios.
Obrigada.

16:23 | Unregistered CommenterRoberta

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.