MENSAGEM ao LEITOR
BIO

BEM-vindo!

Sou brasileiro, casado com a doce Emília, do blog "A Turista Acidental". Estamos grávidos de gêmeos, que nascerão em julho próximo, e embora isso nada tenha a ver com um blog de viagens, tem muito com o futuro deste aqui.

Sou empresário, tenho 62 anos e boa parte deles dediquei à família e ao trabalho. Aos 35 comecei a viajar internacionalmente, e desde então visitei 60 países. Entre eles alguns dos mais fascinantes do planeta que abrigam cada qual alguns dos sítios mais admiráveis e encantadores que se podem imaginar. Felizmente, para alguns quando ainda estavam a salvo dos excessos do turismo, o de massa, que arruina qualquer lugar.

Para alguns países retornei tantas vezes que acabei tornando-me íntimo. Já fiz cerca de 90 viagens internacionais, voei por 40 cias. aéreas diferentes (algumas extintas) em 391 vôos para fora do Brasil e dentro de outros países.

Segundo o Haroldo Castro - jornalista-fotógrafo que já esteve em 160 países -, fazendo o teste "Viajologia" em seu site, que considera não só países visitados, mas lugares, monumentos e patrimônios, além de transportes, experiências e situações em viagens, alcancei "Mestrado em Viajologia". Mas isso não é nada. Ou quase nada diante de gente que tem pós-doutorado em viagens. Se eu conseguisse resumir definindo o que esses quase trinta anos viajanto significaram em termos de aprendizado, diria que foi perceber que quanto maior a flexibilidade de adaptação aos ambientes, mais e melhor consigo extrair deles, melhores tornam-se minhas viagens. Muitas, incontáveis marcas as viagens me deixaram. A simpatia e a humildade legítima dos birmaneses e dos uzbeques estão entre as mais inesquecíveis.

Ainda que nada me pareça mais excitante que viajar, também fotografar e escrever tenho gosto desde a infância. Então, fazê-los sobre viagens tornou-se natural. Publicar o que fotografo e escrevo, todavia, foi bem mais recente, desde março de 2006, quando inaugurei o Fatos & Fotos de Viagens. Lá se vão quase nove anos. Quem diria que duraria tanto!

Muito obrigado pela visita e comentários.

COMENTÁRIOS
RSS - Quer subscrever?
AddThis Feed Button

Share/Bookmark

VIAJE neste blog

Fotos de viagens
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Primavera "EM" Praga | Main | Da Itália à República Tcheca: um CHOQUE! »
Segunda-feira
Mai222006

Praga não é 'APENAS' mais uma linda capital!

Staromestske Namesti (Praça da Cidade Antiga) 

aa praga blog  1.jpg

Praga pode até parecer, à primeira vista, mais uma linda capital européia entre tantas outras.

Relógio Astronômico da Prefeitura (Staromestska radnice)

aa praga blog 2.jpg

Definitivamente, não é. Praga é muito mais. Não se trata de uma cidade apenas atraente, é uma belíssima cidade, entre as três mais bonitas cidades européias.

Prasna Brana (Torre da Pólvora)

aa praga blog 3.jpg

Antes era quase inexistente o turismo, era muito difícil entrar no país, quase impossível. E essa é a razão porque o mundo descobriu Praga e todos resolveram vir conhecê-la de uma vez.

Em 96  a cidade ainda tinha um forte “ranço” comunista. Mas dez anos depois vejo que o mundo que descrobriu Praga enviou uma horda de turistas (entre eles, eu), de mochileiros a abastados, de bermuda colorida e câmera no pescoço a japoneses e sul-americanos. Em comum a todos, o encantamento.

Obecni dum (Casa Municipal), um dos melhores exemplos de Arte Nova em Praga

aa praga blog  5.jpg

A República Tcheca é um país bem pequeno, dividido em duas regiões: a Boêmia e Morávia. Além da capital é um país com pequenas e lindas cidades e inúmeros castelos medievais daqueles mais autênticos.

“Pérola do Oriente”, “Paris do Leste” , "Jóia de Pedra"...

aa praga blog  6.jpg

Jornalistas, articulistas e escritores costumam apelidar Praga como “Jóia rara”, um entre os jargões meio bregas que eu até compreendo o entusiasmo de quem os criou (até porque sou mais um encantado com essa cidade), mas que detesto. Mas, se assim for, se eu tiver que inventar um, acho que Praga é muito mais que uma jóia rara, é uma caixa cheia delas! Os outros apelidos inventados pra promover a cidade são “Pérola do Oriente” (argh!) e “Paris do Leste” (que, sinceramente, a diminui). Para Goethe, era a "jóia de pedra". Eu gosto é do que disse Franz Kafka, o escritor tcheco mais famoso: "Praga não deixa a gente ir embora, esta velha tem garras". E que velha sedutora essa!

aa praga blog  8.jpg

Nos horizontes de Praga, cúpulas, torres e domus...

Aliás, uma pequena pausa . Quem leu a introdução a essa viagem, na qual eu explico os motivos de ter resolvido escrever neste blog, conheceu alguns textos de gente legal, que viaja legal, compartilha legal suas idéias e viagens. Gente como Amir Kink, Tito Rosemberg, entre outros.

Praga, uma "Velha Senhora"

aa praga blog  9.jpg

Eu aqui em Praga ouvindo Mozart em meu Ipod enquanto escrevo essas mal traçadas linhas me recordei de um texto logo de quem?, Franz Kafka!, a respeito justamente de viajar. Fui nos meus alfarrábios eletrônicos (Meus Documentos no notebook) e “pesquei” algo que eu tinha guardado:

"Estar sentado num vagão de trem, esquecer disso e viver como se estivesse em casa. Mas de repente lembrar de onde se está, sentir a força do trem que nos transporta, transformar-se em viajante, tirar da mala um boné, tratar o companheiro de viagem com mais liberdade, deixar-se levar até a nossa meta sem esforço, sentir isso tudo como uma criança, tornar-se o favorito das mulheres, sentir-se incessantemente atraído pela janela, colocar ao menos uma das mãos no peitoril. A mesma situação, mais precisamente delineada: esquecer que se esqueceu, transformar-se num instante em uma criança que viaja sozinha num trem expresso, e em redor de quem o vagão, fremente de impaciência, se materializa em pormenores fascinantes, como se surgisse das mãos de um mágico." ( FRANZ KAFKA Diários de Viagem, 31/07/1917 )

aa praga blog  025 kafka.jpg

Reader Comments (34)

a rep tcheca eh dividida em boêmia, moravia e silesia
praga eh foda
23:40 | Unregistered CommenterMArcus
Ai Meu Deus!!! Cada vez que leio mais esse teu blog me dá mais vontade de chegar o dia de amanha, quando viajo com meu marido pra essa tal de Praga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lindo, lindo,lindo...vou me detonar por lá.
Arnaldo, eu li sobre Praga, mas não vi dica de hotel. Vc pode me passar? O IBIS será bem localizado?
Obrigado
Marcos
18:11 | Unregistered CommenterMarcos


Marcos, o hotel que recomendo é o K+K Hotel Central

http://www.kkhotels.com/index.asp?ID=282

O Ibis é bemlocalizado,ainda que não espetacular.
Bem, na verdade são 14 regiões sub-divididas admistrativamente: Boémia Central, Boémia do Sul, Karlovy Vary, Pilsen, Liberec, Ústí nad Labem, Hradec Králové, Olomouc, Pardubice, Morávia-Silésia, Morávia do Sul, Zlin, Vysocina e a capital Praga.

E quanto a Hotel, são meio carinhos, é preferível ficar em algum Hostel a duas outrês estações de metro do centro. Tentem o Spus Hostel, estive hospedado nele durante uma semana e apesar de pequeno é bem legal, com aquecimento interno, cozinha colectiva e internet disponível gratuitamente. A diária fica por 16 euros.
Oi! duas perguntas: saindo da Itália ( esperando carta de soggiorno aqui, com passaporte brasileiro com visto de 1 ano ) para Praga é preciso fazer alguma coisa? É preciso trocar euros pelas Coroas?
obrigada
16:52 | Unregistered CommenterDaniela
Sim, é preciso trocar euros, ou qualquer outra moeda, por coroas tchecas. Fazer alguma coisa o que?
Fiquei com meu marido 5 belos dias lá ..andamos por tudo. Foi maravilhoso. Comemos muito bem e barato e o Hotel que escolhemos ficava um tantinho de nada longe do centrao, mas em uma regiao de restaurantes muito boa.O Hotel bem familiar ( de uns suecos), com um super cafe da manha, banheira, tv, internet e cofre no quarto por 57 euros a diaria. Nao foi luxo,mas valeu! Apesar de falarem que Praga é uma cidade para casais mais velhos, digo com todas as letras que é pura mentira.Somos um casal jovem e amamos Praga!Povo muiiito gente boa. Valeu!!
Se puderem me dar uma dica de um albergue barato em praga, agradeço muito. Abraços
16:34 | Unregistered CommenterElisson
Cara Renata , gostariamos de saber o nome do hotel que voce ficou em Praga com o custo de 57 Euros... hotel dos suecos.
Gratos
Marcelo e Martha
Oi,

Gostaria de dicas de hoteis bem localizados e com bom preco, como o da Renata!
Agradeço!
Bjs,
Ale
13:16 | Unregistered Commenteralessandra
Arnaldo, por curiosidade: "entre as três mais bonitas cidades européias" : quais são as outras duas? Abraços, Kaori.
13:42 | Unregistered CommenterKaori
KAORI, entre as TRÊS mais bonitas cidades da Europa, sob o MEU ponto-de-vista, é claro (e gosto NÃO se discute, repeitam-se todos) são: PARIS, PRAGA e BARCELONA.

Parabéns

O seu site foi um grande presente.

Arnaldo

Estive em Praga e em outras capitais da Europa e na minha opinião, Praga é sem dúvida a mais bela cidade que já vi. Simplesmente encantadora, estou até "tentando" aprender tcheco para em breve retornar a tão amada Praga.

E eles ADORAM os brasileiros! Dizem que nós temos a "felicidade" no rosto e, para minha surpresa, alguns até falam português.

16:05 | Unregistered CommenterLuciana

Olà,
Visitei o seu blog por acaso, estava em busca de informaçoes sobre Pompeii e me foi fornecido no google o seu blog para pesquisa.
Moro na Itàlia hà 5 meses, mas estou retornando ao Brasil em Dezembro, 08. Meu noivo trabalha atè o dia 27 de Novembro. Antes de voltar à minha terra, gostaria de visitar um paìs que me fixasse ainda mais essas lembranças maravilhosas que tenho da Europa. Nao sei quando terei a oportunidade de viajar novamente, pois tenho uma filha pequena, de dois anos. Por favor, voce poderia me sugerir algo? Tenho pensado em locais como : Lisboa, Amsterdan, Praga, Grècia ou Edimburgo, na Escòcia. Claro, deve-se levar em conta as condiçoes climàticas (o inverno de Dezembro), e os custos financeiros, visto que somos jovens de 21 e 22 anos, recèm formados.

Muito Obrigada e meus parabèns pela pàgina na internet, è muitissimo interessante!

8:38 | Unregistered Commenterjoyce

JOYCE, obrigado pela visita e pelos comentários. Mas indicar um destino é algo complexo, ou melhor, DEFINIR onde você deve ir, por você, é algo que não gosto de fazer, porque cada um tem seu gosto pessoal. O que posso lhe dizer é que as cidades que EU mais gosto no mundo são: Praga, Paris e Barcelona. Os países que mais gosto, na Europa, para fazer turismo são: Espanha e França. Não conheço a Escócia, não gosto muito da Grécia, Amsterdam é uma cidade apenas "interesssante" mas não figura nem em décimo lugar das que prefiro no Velho Mundo, Lisboa é muito interessante, asism como Portugal, assim como as cidades que estão próximas a Lisboa. Enfim, pesquise, leia, veja fotos e tome vc mesma sua decisão segundo os seus interesses, gostos, preferências e condições. Desejo BOA VIAGEM!

Arnaldo, estou indo para zurique no final de novembro e estava pensando em visitar praga ou viena, gostaria da sua opiniao, to querendo ir para praga mas to com medo do clima... vc sabe como e o inverno de praga?? Muita chuva?? meu e-mail é marixmelo@ig.com.br.
OBRIGADA!!!

22:29 | Unregistered CommenterMariana

DEZEMBRO é o mês mais frio e seco em Praga. As temperaturas médias ficam entre –3 e +2. Zurich e Viena têm quase o mesmo clima e temperaturas de Praga, ambas com as mesmas temperaturas e índices pluviométricos de Praga. Ah, não respondemos consultas por e mail. De nada.

oi gostaria de saber se é frio em Praga em Fevereiro pois estou organizando uma viagem para la no proximo, mas estou com medo de nao ser tao legal por estar frio na Europa nessa epoca. obrigada

Oi..sera q vc conhece algum cafe 24 horas em Praga?

22:07 | Unregistered CommenterJuliana

ola Arnaldo, somos um jovem casal e estamos a pensar passar o ano novo em praga, vamos estar por lá sete dias presumo que seja suficiente. Será que me pode passar algumas dicas visto que é altura de muito frio e neve. Existem zonas proximas que devemos visitar?

Adorei o seu blog, sou australiana, viajo imenso e o seu bolg é sem duvida o meu favorito!!

Obrigada.

10:23 | Unregistered CommenterLiliana

LILIANA, sim, 7 dias são MUITO mais do que suficientes e poderão até ter dois dias para passeios de um dia, ida e volta, a partir de Praga, como ao Castelo Karlstein e a Kuta Hora.

Praga é uam cidade fácil de conhecer e os bairros turísticos são alcançáveis tanto a pé (os que ficam próximos entre si) quanto de bonde (elétrico) e metrô, ou taxi.

Sim, é frio, extremamente frio, mas bem preparados dá pra conhecer bem a cidade. Eu sugiro comprarem um Lonely Planet de Praga e seguirem as dicas e sugestões, mapas e roteiros da cidade.

Boa viagem.

8:12 | Unregistered CommenterArnaldo

Olá Arnaldo, também somos um jovem casal pensando em passar o Ano Novo em Praga, e gostaríamos de saber se você teria alguma sugestão sobre eventos que acontecem na data. Soube que existe uma "festa" na praça principal, é bacana? Ficaríamos entre o dia 29/12 e 2/01 por lá, e buscamos informações sobre se nesta época a neve é comum. Obrigada, Fernanda

13:25 | Unregistered CommenterFernanda

FERNANDA, eu nunca passei inverno em Praga, portanto, não conheço as atividades relacionadas com a passagem de ano por lá, mas posos lhe dizer que sim, há ocorrência de neve e, dizem, a cidade fica linda coberta assim de branco.

Pesquisei para você e encontrei as seguintes referências acerca dos festejos do Reveillon em Praga (New Year's Eve in Prague):

http://www.pragueexperience.com/events/new_years_eve.asp

http://www.pubclub.com/newyear/index.htm

Oi, acabo de chegar da Holanda( só estive em Amesterdan) , Alemanha , onde visitei cidades como Colonia,Berlin,Dresden,Rottemburg... e Rep.Theca , Praga.

Praga é uma cidade maravilhosa,com monumentos espetaculares.Muitos estão em fase de limpeza e conservação
Não podemos compará-la a nenhuma outra cidade.Ela é unica, especialmente unica.
Ainda precisa de um tempo maior para se tornar amadurecida e eficiente no tocante a turismo..

Olá, Arnaldo! Parabéns pelo blog, adorei!
Tb já estive lendo bastante os excelentes: "Conexão-Paris"(qdo fomos a Paris em outubro passado) e o "viaje na viagem"(agora que voltaremos à Europa, eu e meu marido, no final de abril). Iremos a Paris novamente, à Áustria e a Praga, que já quero conhecer há bastante tempo. O seu blog tá sendo super importante nesse processo.
Valeu!

1:03 | Unregistered CommenterAna

MUITO BOM SEU BLOG, COMO É A NOITE EM PRAGA? RESTAURANTES. BARES, O QUE DEVEMOS CONHECER??IREMOS EM JUNHO, NA PRIMEIRA QUINZENA, ABRÇO , PAULA

23:22 | Unregistered CommenterPAULA

Olá Arnaldo,
estou indo p/ Paris no dia 2 de agosto de 2010 e tenho a reserva de hotel até o dia 07, desde dia até o dia 14 preciso decidir o meu roteiro. Estava pensando em ir p/ Amsterdã, Praga e talvez Budapeste.Gostaria de saber se vc tem dicas sobre estes lugares, bem como o melhor meio de locomoção de uma cidade p/ a outra e dicas de hoteis.
Obrigada e parabéns !
Gabriela

14:06 | Unregistered CommenterGabriela

oi Arnaldo,
estou me deliciando com a cidade de Praga. Parabéns pelo site. Vou ficar hospedada 10 dias em Praga, pois acompanho meu marido a trabalho. Gostaria de dicas de passeios de um dia que possa fazer partido de Praga, já que durante o dia estarei sozinha. Desde já agradeço.
Cristina

Oi Arnaldo, preciosas suas dicas e sempre lindas as suas fotos, estou sonhando com minha próxima viagem à Europa, quando finalmente conhecerei Praga!! Já que não tenho objeção aos Ibis, gostaria de saber qual deles vc acha melhor localizado. Achei que o melhor seria o Old Town, mas confesso que estou meio perdida. Parece que estar próximo à Ponte Carlos é interessante, não é? Desde já grata!

16:50 | Unregistered CommenterClaudia

Claudia estar próxima à Ponte Carlos, na Cidade Velha, é absolutamente estar no melhor lugar de Praga para quem está em viagem de turismo.
`
Recomendo vivamente sua escolha, dsejo-lhe uma excepcional viagem ao Velho Mundo e me coloco ao seu dispôr para outras dúvidas que eventualmente tenha.

Grande abraço e retorne para contar como fio a bela viagem.

Olá, estou amando as dicas! Vou para praga em julho e gostaria de uma indicação do hotel proximo a uma estação de trem ou metro, de preferencia no centro, com preço bom, limpo e barato.... gostaria de confirmar....um amigo me disse que praga e perigosa, pois há um risco grande de assalto....e verdade? Da para andar a noite pelas ruas de praga? Obrigada!

21:12 | Unregistered CommenterIve

IVE, eu não tenho hotel para indicar onde pediu, mas sugiro pesquisar os hotéis comentados e avaliados por viajantes independentes no TRIPADVISOR.

Ficar próximo a estações de trem sempre é hospedar-se num lugar menos bom. Em Praga, menos bom ainda. Eu sei de relatos de pessoas que não se sentiram seguras, mas eu não andei tarde da noite e em direção ao bairro da estação.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.