MENSAGEM ao LEITOR
CONHEÇA QUEM ESCREVE

BEM-vindo ao Fatos & Fotos de Viagens, um blog sem jabá e não vulgar

        EXISTE no viajar e no escrever relatos de viagens um terreno fértil para demonstrações de arrogância. É algo simplesmente disseminado. Tanto no mundo virtual quanto na literatura. Mas o que o maravihoso mundo da viagens precisa é de mais viajantes humildes, não de "especialistas" caga-regras que determinam de tudo: desde como arrumar sua mala ao único tipo que você deve comprar, do lugar que você tem que ir, caso contrário sua viagem será uma merda. Nunca tão maravilhosa como a dele. As classificações dos lugares também. Tem sobrado superficialidade a egocentrismo. Autores assim não percebem que tudo é muito subjetivo e pessoal, que a experiência e o prazer de alguém não será necessariamente igual ao de outro.  Sobretudo as necessidades.

      A blogosfera "profissional e "monetizada" vulgarizou-se e tornou-se banal. Carecemos de gente que escreva para motivar e inspirar, para alargar horizontes, de viajantes que "mostrem" os lugares em vez de "ensinarem" a viajar. Moderadamente, ponderadamente, sem afetação típica de deslumbrados que viajam pela primeira vez em classe executiva e precisam espalhar para o mundo em resenhas risíveis. Ao contrário, a blogosfera

       ESTE blog, ao contrário, não fez concessões à vulgarização dos blogs depois da "profissionalização" e da monetização de alguns. Ao contrário, este é um blog singelo, simples, pequeno, inexpressivo na blogosfera, não despesperado por audiência nem seu autor se dedica mais à sua divulgação nas redes sociais do que à escrita. Tento dar graça à leitura e consolidar algo que prezo muito: confiabilidade, credibilidade.

        COMECEI a viajar tarde, você sabe. Por falta de dinheiro. Até que um dia viajei pela primeira vez ao exterior. Eu tinha 35 anos. Fui assim apresentado ao então desconhecido mas fabuloso mundo das viagens. Jamais, todavia, pensaria visitar mais de 60 países, alguns muito improváveis à época. Irã, Uzbequistão, Myanmar, Etiópia, Quirguistão entre eles. Mas foi recentemente que compreendi que as viagens ficam pra sempre, não as coisas. E que é por esse mundo ser tão diverso, por cada país ser tão diferente, que me parece tão atraente e divertido.

       NÃO sou escritor profissional. Tampouco jornalista. Mas invejo esses profissionais por dominarem o idioma, a gramática e as palavras.  Ainda assim, faço meu melhor, meu caro, estimado, raro e precioso leitor. Então, peço-lhe que considere algo: que mesmo escrevendo com sensibilidade e responsabilidade, incorro em erros. Se quiser, aponte-os. Tanto gramaticais quanto de digitação. Como tenho revisor profissional, antes de publicar dou curso a incansáveis revisões. E também submeto-os ao crivo de minha esposa. Ainda assim, alguns nos escapam.

      SOU brasileiro, empresário e casado com a Emília do blog "A Turista Acidental" e desde que a conheci (e antes mesmo de nos casarmos), tornou-se a "mais-que-perfeita" companheira de vida, de idéias, de projetos e ideais, sobretudo encantadora, adorável e inspiradora companhia de viagens e de aventuras. Com ela compreendi o que significa "prazer de viajar". Foi (e continua sendo) minha melhor fonte de inspirações e de motivações. Tanto que qualifico minhas viagens como "antes e depois" da Emília e "antes e depois" da Índia. Foi com ela que percebi o que quis dizer Érico Veríssimo com "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado certamente chegará mais longe." Somos pais de gêmeos - uma menina e um menino - nascidos em julho de 2015, e de um filho de 34 anos do meu primeiro casamento, em quem o gosto pelas viagens pareceincorporado. Não sou avô, mas as coisas estão bem encaminhadas neste sentido.

       HOJE com 64 anos (boa parte deles dedicados à família e ao trabalho), foi apenas aos 35 que pude começar a viajar internacionalmente. Desde então visitei 61 países, entre os quais alguns dos mais fascinantes e com os sítios mais admiráveis do planeta. Felizmente, para alguns deles ainda a salvo do turismo de massa, cujos excessos arruinam qualquer lugar. Em março de 2006, quando iniciei este blog, o fiz como meio de comunicação com a família e amigos. Anos mais tarde eu descobri o poder de contar histórias em textos e fotografias, e logo ele tomou outro rumo, provavelmente porque os leitores gostavam dos textos e das fotos, ou então porque na época havia pouquíssimos blogs.

       FIZ cerca de 90 viagens internacionais, voei por 40 cias. aéreas diferentes (algumas extintas) em 391 vôos para fora do Brasil e dentro de outros países e em todas as classes possíveis. Segundo Haroldo Castro - jornalista-fotógrafo-escritor que já esteve em 160 países -, o maior viajante que conheço, em seu teste "Viajologia" que se pode fazer em seu site, que considera não apenas a quantidade de países visitados, mas lugares, monumentos e patrimônios, além de transportes, experiências e situações difícieis porque passam os viajantes, alcancei "Mestrado em Viajologia". Mas isso não é nada diante de gente que lá já "graduou-se" em pós-doutorado.

Escrevo este blog sob uma perspectiva lúcida e sem concessões à monetização sem critérios

        Eliminei o contador de visitas deste blog quando marcava mais de 6 milhões. Audiência hoje em blog é decadente. Viajar, escrever e publicar algo que inspire e icentive o leitor é o que mais me motiva. NUNCA como blogueiro interventor nas viagens alheias, ou caga-regras dizendo como alguém deve viajar e que tipo de mala usar e essas chatices que definem as pessoas homogeneamente.Parece ser o que traz os leitores até aqui. Ou porque gostem de fotografia, para além da leitura odepórica, como eu. E por este blog não ter captulado à ambição e vaidade que levou tantos autores de blogs à monetização sem critérios, sobretudo enganando leitores, cada dia torna-se menorzinho e menos importante. Se continuarem assim, os blogs precisarão ser reinventados. Este aqui nasceu livre e assim será até morrer. Por enquanto estou sempre por aqui. Nem que seja em pensamento. Só não sei até quando.

         Agradeço a visita e os comentários e desejo boa viagem aos leitores.

Em tempo: este blog não integra nenhuma associação disfarçada de incentivos à monetização. Mas se um dia fundarem a ABBLI (Associação Brasileira de Blogs Livres e Independentes), por favor, me convidem!

#blogsemjaba

COMENTÁRIOS
RSS - Quer subscrever?
AddThis Feed Button

Share/Bookmark

VIAJE neste blog

Fotos de viagens
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Praga: Kostel Sv. Mikulase - Igreja de São Nicolau | Main | Praga: come-se bem! »
Sábado
Mai272006

Praga: vá, ao menos uma vez na vida

                Eu acho que ninguém deveria deixar de vir a Praga ao menos uma vez na vida. O único problema é que se vc fizer isso antes de conhecer outras capitais européias poderá achá-las, essas sim, apenas mais umas entre tantas outras bonitas.

a arquitetura praga 000.jpg

Quem conhece Praga certamente não se surpreenderá tanto com outra capital européia. Talvez apenas Barcelona tenham me cativado tanto. Ah, é claro que Paris é “hour-concours”, mas, mesmo assim...

a arquitetura praga 001.jpg

Alguém já escreveu que Praga é uma “Disneylândia pra adultos”. Eu não concordo com a afirmação (já pra definir Las Vegas, acho perfeito!), a não ser pelo o encantamento que proporciona, não pelo quesito “diversão”.

a arquitetura praga 002.jpg

Praga é verdadeiramente encantada, exótica, mística, misteriosa, meio lúgubre.

a arquitetura praga 003.jpg

Com igrejas fabulosas , torres góticas monumentais, templos barrocos belíssimos, pontes românticas, cúpulas douradas ou esverdeadas, torres medievais, quase tudo bem perto de um rio bonito, o Moldávia (ou Vlatav, na língua esquisita deles).

a arquitetura praga 004.jpg

Cidade dos mais variados estilos arquitetônicos – do românico ao gótico , do renascentista ao barroco , do classicista ao Art-deco , do rococó ao renacimento , do moderno ao Art-nouveau .

a arquitetura praga 005.jpg

Ao mesmo tempo, verde. Colinas, praças, jardins, ruas largas, edifícios hiper-modernosos, caramanchões, torreões, pérgolas, pavilhões, estátuas de todos os tipos, palácios, palacetes, casarões, teatros, salas de concertos, museus, galerias.... enfim, uma cidade extremamente equipada pro interesse turístico e cultural, bastante fotogênica.

a arquitetura praga 006.jpg

Aliás, um paraíso para os fotógrafos amadores e profissionais. Se Praga for a tal “ Disneylândia pra adultos”, é especial para arquitetos e fotógrafos. Acho mesmo que todos os arquitetos do mundo passaram por aqui, ou exibindo suas obras ou admirando as dos outros. É de fato impressionante a qualidade e bom-gosto da arte aplicada na arquitetura e na ornamentação.

a arquitetura praga 007.jpg

 

Guia Virtual de Praga (em português!)

http://www.czechtourism.com/index.php?lang=10&show=003013

Mapa Virtual de Praga

http://mapy.czechtourism.com/app/app_big.php?lng=pt&x=3457980&y=5550493&zoom=2&is=2&mapa=praha

Álbum de Fotos de Praga

http://www.flickr.com/photos/71281475@N00/

 

Praga, uma velha sedutora e enxuta!

Sem exagero, essa “ velha sedutora” está ainda mais enxuta, mais atraente do que há dez anos, impecável. De botox a lifting, de silicone e malhação, ela fez de tudo pra não deixar tão evidentes as marcas do tempo.

Em termos de manutenção, conservação e renovação, seguramente Praga se equipara a Paris e fica há anos-luz de Roma e Veneza.

Quase todos os seus monumentos e construções estão restaurados, bem cuidados, renovados, desde a pintura aos rococós e firulas. Tenho a impressão de que está ainda mais luxuosamente adornada por decoração arquitetônica desde as mas discretas àquelas mais evidentemente atraentes.

Das monumentais igrejas góticas e barrocas até as volutas, os rendilhados, rococós e penduricalhos art-nouveau, tudo encanta, tanto pela qualidade quanto pela beleza e elegância. São incontáveis firulas decorativas e ornamentais dignas de deixar um arquiteto ou esperto em ornamentação, de queixo caído. Lindo, tudo lindo...

A Ponte Carlos (deu no Caderno de Turismo do O Globo) vai ser totalmente reformada um julho de 2006 (mas vão conciliar as hordas de turistas com as obras).

Álbum de fotos de Praga

(abra o link em outra janela)

http://www.flickr.com/photos/arnaldointerata/sets/72157594149673380/

 

Reader Comments (77)

É realmente uma cidade fantástica que nos transporta a épocas medievais. Sem dúvida umas das mais belas cidades da Europa e porque não do mundo.
12:58 | Unregistered Commenterroadrunner
Oi!!
Eu tava procurando sobre dicas de viagem, achei seu site e simplesmente adorei!!! Muito bom mesmo!!
Eu queria saber se vc poderia me ajudar.... tô programando uma viagem pra 2010 pela Europa, sei que falta muito, mas pro tipo de viagem que quero fazer, provavelmente só terei o dinheiro todo por volta de 2010 mesmo...
Seguinte, fiz um roteiro, baseado no que, eu, minha irmã e meu namorado fazemos questão de ir, mas tenho medo de ficar tudo muito apertado e a gente acabar não vendo nada. Nossa vontade era realmente ir de mochila nas costas, dormir na maioria das noites nos trens e algumas em algum hotel ou albergue bem barato.
Pois bem, nosso roteiro é o seguinte:

Lisboa(1 dia); Porto(1 dia); Madrid(1 dia); Barcelona(1 dia); de barcelona iríamos de avião pra Berne; Berne(1 dia); Milão(1 dia); Florença(1 dia); Roma(3 dias); Veneza(1 dia); Viena(1 dia); Budapeste(1 dia); Praga(1 dia); Berlim(2 dias);Munique(1 dia); Nuremberg(1 dia); Amsterdam(1 dia) Bruxelas(1 dia); Paris(4 dias); Londres(4 dias); Glasgow(1 dia); Edimburg(1 dia); Dublin(1 dia).

Vc acha que fica muito inviável???? Pelos lugares que vc conheceu, é possível conhcer as cidades em apenas um dia????

Se souber de mais pessoas que possam me ajudar com as dúvidas agradeço....

Ahhhh amei as fotos do Pão de açúcar no seu album de fotos... é mesmo muito lindo!!!!

Obrigada!!
Fernanda, obrigado por seu comentário e vamos lá, vou tentar dar minha impressão. Acho POUQUÍSSIMO tempo você ficar apenas um dias nas cidades citadas. Acho que será uma viagem estressante e NÃO conhecerá NADA, apenas passará por elas.

Eu faria o roteiro seguinte, no mesmo prazo, mas apenas as seguintes cidades:

Lisboa, Madrid, Barcelona (Barcelona Berna) Berna, Florença, Roma, Veneza, Praga, Munique, Amsterdam, Paris, Londres.

Distribua os dias de viagem nessas cidades e conheça-as bem, em vez de se estressar e não ver nada de todas.


Me dê mais dicas e informações e explore bem meu blog porque lá vc verá muitos links e dicas onde poderá ter ferramentas úteis a ajudar você.

Dê notícias e pergunte.

Abraços!

Quando você diz:
"Quem conhece Praga certamente não se surpreenderá tanto com outra capital européia. Talvez apenas Barcelona tenham me cativado tanto. Ah, é claro que Paris é “hour-concours”, mas, mesmo assim... "
Eu concordo com você em gênero, número e grau!
Tirando Paris (será?), Praga é a cidade mais linda da Europa!

18:36 | Unregistered CommenterDaniele
Seu comentario me despertou o interesse de conhecer Praga. Talvez eu o faça em uma próxima viagem à Europa.
PARABÉNS PELO SITE! ENCONTREI POR ACASO (revendo fotos e informações sobre lugares que visitei na recente viagem) E ADOREI...
20:51 | Unregistered CommenterWalden
Eu concordo plenamente que, quem conhece Praga não se surpreende cm nenhuma outra cidade na Europa. Eu mesma quando fui a Praga pela primeira vez fui avisada por uma amiga: "Vá à Praga por último, ou todo o resto ficará absolutamente sem graça"
E olha que a adorada Paris estava no roteiro! Não deu outra. Passei 7 dias em londres, 9 na França (5 em Paris, 2 em Toulouse, 2 em Albi) e segui pra Praga com aintenção de passar duas noites. Óbvio que não consegui, né!!! Acabei ficando mais 3, voltei pra casa, e no mesmo dia já estava louca de vontade de voltar. Conclusão: Voltei à Praga no ano seguinte, no seguinte, no seguinte, no seguinte... Virou condição. Só vou à Europa se puder passar pelos menos os 3 últimos dias da viagem em Praga!!! Desbanca até Paris, sem dúvida alguma!

Se alguém quiser, tenho ótimas dicas sobre Praga, inclusive o endereço dos reataurantes brasileiros (melhores ainda do que no próprio Brasil) e um italianao maravilhoso, que serve o melhor gnochi de vegetais que eu comi na vida!! Quem quiser é só mandar um e-mail: michelenavega@yahoo.com.br

Michele
Puxa que site bacana!!
Vou alugar um carro em Milão e gostaria de ir à Berna. Qual o melhor caminho para se chegar em Berna de carro? Existe alguma dica nesse sentido? Carro é a melhor opção? Enfim, oriente-nos por favor.
Abraço!
14:06 | Unregistered CommenterHermes
Respondendo ao Hermes, que NÃo deixou seu e mail para que eu pudesse responder melhor, diretamente:

Pelo Guia Michelin, o roteiro Milão a Berna seria o seguinte:

http://www.viamichelin.com/viamichelin/gbr/dyn/controller/Driving_directions#startLocid=21430t210cNDUuNDYzNjM_cOS4xODgxMg__&destLocid=2135xt10cNDYuOTQ4MDI_cNy40NDgyMQ__&step1Locid=&step2Locid=&vh=CAR&distance=km&strVehicle=0&intItineraryType=1&devise=1.0|EUR&isAvoidFrontiers=false&isFavoriseAutoroute=false&isAvoidPeage=false&isAvoidVignette=false&isAvoidLNR=false&carTypeHidden=Citadine&caravaneHidden=false&typeCarbHidden=essence&autoConso=6.8&villeConso=6&routeConso=5.6&carbCost=1.3&dtmDeparture=24/12/2006


Distância e tempo:

Cerca de 4 horas de viagem em cerca de 354 km (cerca de 65 Euros de custo, sendo aprox. 38 de combustível e 27 de pedágios

No programa cujo link lhe mando anexo, você poderá programar pessoalmente sua viagem e personalizá-la o quanto desejar. Poderá, inclusive, colocando os endereços corretos (com códigos postais do destino e da partida) ter um roteiro porta a porta, o que lhe auxiliará bastante nas cidades.



Arnaldo, seu site é bárbaro !!!! Que fotos lindas !!

Você ajuda muito o viajante com suas indicações precisas.

Vou continuar meu tour.

beijos
23:37 | Unregistered CommenterMajô
Majô
23:37 | Unregistered CommenterMajô
Olá!
Que jóia o teu site. Moro na Europa há 7 anos e conheco muitas cidades.Mas, exatamente nesse feriado de páscoa eu e meu marido estávamos numa luta terr´vel ;-) sobre o destino da nossa viagem que era justamente ir para Veneza ou Praga..Com tantos elogios à Praga acho que já me decidí.Somos um casal jovem, mas nao queríamos badalacoes e também no momento ,nao pagar muito caro por hotéis, o que em Veneza está sendo quase impossível para a época.Acho que a Itália vai ficar para um tour descompromissado em umas férias mais longas.Aí sería penso eu, simplesmente demais!
Me aproveitando um pouquinho mais das tuas dicas, quais seriam as mais legais para essa da Itália???
Um abaraco e adorei teu Blog ;-)))
Por favor, alguém poderia me dar dicas de hoteis em Praga bons, baratos, e que fiquem muito bem localizados?

22:39 | Unregistered Commenterluciano
Olá,

Ao ler o seu blog fiquei interessado em conhecer Praga. Você foi através de uma agência (recomenda alguma?). Quantos dias você acha ideal para conhecer com calma?

Obrigado,
Ricardo
eu fui por conta própria, comprando a passagem e reservado o hotel pela Internet (pagando apenas quando fiz o check-in). Cinco dias INTEIROS em Praga são suficientes.
Olá Arnaldo,

Obrigado! Você lembra o nome do hotel que você ficou? Você indica ficar em uma determinada localização (centro, zona 1)? O mesmo se existe algum bairro que não é aconselhável ficar passeando sozinho?
Mesmo não sabendo falar tcheco, com inglês dá para se virar sozinho?

Obrigado,
Ricardo
O hotel que fiquei foi o K+K Hotel Cebtral, extremamente bem localizado, e muito bonito.

Confira os preços no site oficial

http://www.kkhotels.com/index.asp?ID=282

Confira os comentários (resehas) sobre o hotel no

http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g274707-d282045-Reviews-K_K_Hotel_Central-Prague_Bohemia.html

Confira as fotos em

http://www.flickr.com/photos/arnaldointerata/sets/72157594149673380/
Ola, lindissimo seu site. planejo ir para europa em maio 2008, ocidental. conheço parte da espanha, pouco de portugal, itália (32 dias), marrocos (5 dias).
vc pode me indicar um roteiro legal para 30 dias hospedando em albergues?
seu site já está nos favoritos.
parabéns, e com certeza quando estivermos lá farei fotos lindas tb. e me lembrarei das suas.
abraços
17:58 | Unregistered CommenterBernadete
Olá Arnaldo,

adorei o seu site. principalmente tudo o que dizia respeito a Praga. foi a viagem da minha vida. nunca pensei que pudesse ser a explendida cidade que é. realmente concordo consigo quando diz que esta deva ser uma da ultimas cidades europeias a visitar, porque a sua extrema beleza ofusca todas as outras. entrei no avião de volta para lisboa de lágrimas nos olhos e com vontade de nao partir nunca.
mas... passados uns miseros 3 meses, pretendo sair do pais mais ma vez antes do final do ano.
talvez barcelona.... fica pertinho e talvez nao seja um arrombo na carteira. vou ver as suas indicações e fotos de barcelona. talvez me convença!

cumprimentos,

anabela (Cascais/Portugal)
19:14 | Unregistered CommenterAnabela
MUITO grato, Anabela. Fico feliz por ter gostado como eu de Praga. Certamente terá boas impressões de Barcelona. Seja bem-vinda sempre aqui!
Olá!
Muito bom o Blog! Só reafirmou minha vontade de conhecer Praga
Gostaria de pedir a sua opnião: vou para Lonres agora no final do ano de 2008 fazer um curso de 7 meses...após o término do curso quero viajar por alguns países, mas não tenho certeza do transporte que devo usar.Estou pensando em comprar o Global pass da inter rail, que custa em média R$ 1800 e me dá direito de viajar por muitos países por 1 mês.
Eu sei que o preço é salgado, mas acho que a viagem de trem compensa o valor.
O que vc. acha a respeito?

Abraço
15:05 | Unregistered CommenterRodrigo
Acho que depende do percurso. Assim, sem saber qual o roteiro, fica difícil. Vc poderia tentar cias aéreas low costa para trechos maiores e trens apenas para os menores.
Caro Arnaldo,

Falar que seu site é ótimo e muito fútil é lugar comum, portanto me aterei à minha pergunta sobre Praga. O hotel que vc recomendou em Praga sem dúvidas deve ser fantástico, mas o preço tb infelizmente é bem salgado para mim.
Pesquisei alguns hotéis bem baratos no booking.com, onde já reservei com sucesso em outras viagens hotéis (com bons reviews) pelas cidades da Europa, mas confesso que sendo a primeira vez que me aventuro pelo Leste europeu, estou meio inseguro, sem saber ao certo onde ficar em Praga, aproveitando os hotéis mais baratos (sem ser hostel) que obviamente são um pouco afastados do centro turístico...
Qq ajuda é bem-vinda...desde já agradeço.
15:43 | Unregistered CommenterLeonardo
Bem, eu recopmendaria, LEONARDO, que vc. me enviasse os nomes e endereços dos hotéis que vc seletionou para eu ver a localização e algumas eventuais resenhas sobre eles, para poder lhe dar minahs impressões, especialmente acerca da localização.
Olá, amigo! Parabens pelo site! Estou procurando dicas de hospedagem baratas em Praga. O hotel que vc citou está fora do meu orçamento... Tem alguma dica de pensão ou albergue mais em conta lá?
Outra coisa, reforço o pedido de outro post lá em cima... qual local de Praga vc recomenda que alguem se hospede, no que diz respeito à praticidade de conhecer a cidade?
Se não for abuso, poderia me mandar sua resposta, caso tenha alguma dica pra me dar, pro meu e-mail? pramjr@ig.com.br

Um beijo.
20:28 | Unregistered CommenterMichelle
adorei praga foi demais adorava la voltar!!
11:20 | Unregistered Commentermiguel
Caro Arnaldo,

Muito bom o seu site. Pretendo ir a Praga em maio de 2008 e estou pensando em fazer um roteiro de trem saindo de Paris. Me recomendaram ir a Viena também. Estou tendo alguma dificuldade em visualizar como eu montaria este roteiro de trem.

Alguma dica ?

Att,
José Ricardo
boa tarde !vou na nossa viagem de filnalistas a praga no ultimo fim de semana de feveiro,vamos ficar no ibis klim gostaria que nos desses dicas de comida, locais realmente interessantes, nivel de vida, e algum sitio lugar ou sençação a exprementar em praga!!! adorei o blog e fiquei contente pela escolha confirmada pelo teu site!!!!!
Boa tarde,

sou portuguesa e andava aqui na internet à procura de informações de Praga porque tenciono lá ir em Julho. Tenho a dizer que o site está bastante interessante.

Vi a intenção de algumas pessoas de viajar pela Europa, por isso recomendo um site para informações gerais dos diversos países (http://europa.eu/youth/travelling_europe/index_eu_pt.html) no entanto a experiência dos visitante é sempre mais fiável.

E como sou estudante sei bem o que é não ter dinheiro limitado para viajar, por isso quem quiser alojamentos baratos fica aqui um site (http://www.hihostels.com/), que espero que vos ajude.

Boas Férias e Boas viagens para todos
Oi Arnaldo,

Estou programando minha viagem pela Europa para Abril e pretendo ir a Praga e Viena. Vc poderia me dar dicas sobres hostels, meio de transporte e pontos turistico...(rsrs...praticamente tudo)...
Adorei seu site: parabens!

Esqueci de deixar o email para contato: krisgranja@hotmail.com

Abraços, bom fds. Cristiane
20:57 | Unregistered CommenterCris
CRIS, todas as dicas que vc pede estão nos textos das diversas matérias escritas sobre Praga, especialmente os "pontos turísticos".
Olá Arnaldo,

Disponho de uns cinco dias no meu roteiro de viagem para Praga e Viena. Será que é melhor desistir de Viena e ficar só em Praga mesmo? Ah, e Vc sabe como é o clima em Praga no final de Junho? Chuvas?

Muito bacana o site! Parabéns!

Abs,
Fernanda.
23:49 | Unregistered CommenterFernanda

Olá Arnaldo,

Descobri o seu site esta semana. E foi um grande presente. No próximo dia 05 de maio estou indo mais uma vez à Europa. Somos 3 casais e incluímos Praga em nosso roteiro. Sou um estudioso e leitor fervoroso sobre turismo, além de gostar muito de viajar.
Em 20 dias , vamos à Munique (3 dias); Budapeste (3); Viena (3); Praga (4); Berlim (4) e Amsterdã (3).
Tenho lido muito sobre Praga nos últimos meses e seu site completou a minha pesquisa.
No retorno lhe passarei as minhas impressões sobre esta cidade, que espero me surpreender e amar tanto como Paris.

Do "Xará"

Arnaldo

ARNALDO, fico MUITO feliz por meu site ter sido úil, afinal é esse exatamente o objetivo dele: um guia útil, confiável, bem ilustrado.

Espero vivamente quesua viagem seja excepcional como são as cidades que visitarão.

NÃO deixe de voltar e esrceevr sobre suas impressões.

Caro Arnaldo,

Realmente seu blog é um " achado"! estou de viagem marcada para um roteiro de 09 dias entre Praga, Viena e Budapeste a partir de 12 de Outubro/2008. Gostaria desaber como é o tempo por lá nessa época!!

Muito obrigado é um abraço

ps: meu -email é heliomarcos2002@yahoo.com.br

22:57 | Unregistered CommenterMARCOS

Ola - meu nome e Tania, sou tcheca, estudei portugues na Faculdade de Letras aqui em Praga. Em Praga, ofereco city tours de orientacao, em portugues, a pe, inclui todo o centro historico incl. Igreja de Menino Jesus, dicas, tradicoes de povo tcheco, restaurantes, bares, teatros, concertos, etc.

MARCOS, recomendo colocar em seus favoritos o endereço a seguir, onde vc pode consultar temperaturas de cidades do mundo e a temperatura média de cada mês de anos anteriores:

http://www.wunderground.com/

Olá, Arnaldo!
Estava aqui a pesquisar informações acerca de Praga e descobri esse excelente blog, parabéns! Irei a Praga no final de junho, pena que só terei dois dias para visitá-la.
Aproveito a oportunidade e peço umas ajudas. Estou em dúvida sobre a hospedagem. Com certeza o hotel que você indica é bom, mas o preço é muito elevado para uma estudante como eu! Pesquisei no booking.com e achei duas opções que parecem legais e cabem no meu orçamento. Vou te mandar os links e, se possível, manifeste as suas impressões acerca da localização, pois essa é uma dúvida cruel pra mim! Estou deixando o meu email pessoal.
http://www.booking.com/hotel/cz/orea-pyramida.html?sid=65d1e3fd1526e6506c2cdbce89d052cc;checkin=2008-06-24;checkout=2008-06-26
http://www.booking.com/hotel/cz/ostruvek.html?sid=65d1e3fd1526e6506c2cdbce89d052cc
Se puder, também dê umas dicas sobre o mais importante pra se ver em apenas dois dias!
Grata!

JULIANA, entre os dois selecionados, o Hotel Pyramida é mais bem posicionado e cotado no TRIPADVISOR do que o Hotel Ostruvek.

Sugiro que você leia os comentários sobre o Hotel Pyramida e tire suas conlcusões:

http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g274707-d651104-Reviews-Hotel_Ostruvek-Prague_Bohemia.html

RECOMENDO que você consulte também a posição dos hotéis tipo B&B (econômicos) de Praga e sua cotação no mesmo TRIPADVISOR:

http://www.tripadvisor.com/Hotels-g274707-c2-Prague_Bohemia-Hotels.html

Quanto ao que ver, recomendo que concentre-se no eixo turístico de Praga, isto é nas seguintes atrações:

Igreja St. Nicholas (Chram svateho Mikulase)
Ponte Carlos(Karluv Most)
Mosteiro Strahov (Strahovsky klaster)
Prefeitura Velha e Torre do Relógio (Staromestska Radnice)
catedral de St. Vitus (Chram svateho Vita)
Castelo de Prague Prazsky hrad)
Old Town Square (Staromestske namesti)

Obrigada pelas dicas!
Seguirei todas as recomendações!

Eu estive em Praga agora em maio de 2008. Simplesmente mágica esta cidade, é um lugar de conto de fadas.
Bom contato que descobrimos em PRAGA. Trata-se de TANIA SOCHOROVÁ. Ela se encarregou de reservar hotel -
O hotel que ficamos foi Hotel Expres na Cidade Velha:
http://www.praguehotel.net/hotelport/expres.htm
Ela contratou o transfer de ida e volta e fez conosco um tour de 3 horas entre o centro e o castelo, passando (com muito empenho e paciencia) informaçoes preciosas sobre a cidade, sobre os pontos interessantes a serem visitados e sobre como nos locomovermos por lá.
o site dela: http://www.praguehotel.net/portugues/
Recomendamos expressamente!

Abs, Arlindo

Olá Arnaldo,

Retornei agora de mais uma viagem a Europa. Em Praga, utilizei também os serviços da Tania Sochorova. Fizemos um tour a pé de 3 horas e serviu de excelente orientação para os outros 3 dias que lá passamos. Voltamos para a diversos lugares para conhcer com mais detalhes, a exemplo do Castelo de Praga e arredores.
Ficamos no Hotel Ibis, praça Wenceslau. Apesar de não ser no centro histórico, gostamos muito e tinhamos vários meios de descolamentos, como metro, bonde "tram" ou o meio de transporte que mais utilizamos, os nossos pés.
Praga é divina e ficará na lembrança os 4 dias inesquecíveis que vivenciamos.
Um grande abraço,

Arnaldo Branco

olá gostaria de saber se no mês de Fevereiro o tempo em Praga está agradável para lá estar, pois neste mês é que tenho algum tempo disponivel para viajar

16:54 | Unregistered Commenterbruma

olá, em primeiro lugar gostaria de elogiar este blog, pois achei bastante interessante.
Escrevo para obter mais informações sobre Praga, pois pretendo visitá-la no período de 2 a 5 de maio de 2009 estendendo a visita de 5 a 8 em Viena e 8 a 11 em Budapeste. Gostaria também, de informações sobre o clima,e se uma visita a esses países sem o perfeito domínio da língua inglesa é recomendavel fazer a interligação entre elas por trem e se os hotéis que estou pré selecionando ficam em pontos centrais para caminhadas aos pontos turísticos: em Budapeste Hotel Sofitel, em Praga Mandarim Oriental,Hilton Prague ou Andel´s em Viena Marriot ou DO&CO. São muitas dúvidas Agradeço desde ja abs Locke

LOCKE - Rio de Janeiro

RESPONDENDO:

1)CLIMA:

Para saber o como está o tempo no dia e ter uma previsão para os próximos cinco dias, consulte:

http://www.wunderground.com/global/stations/11518.html

Médias em Maio: Max 18/Min 7. Maio começa a esquentar, é a entrada no período mais quente (Junho, Julho e Agosto). É também o mês mais chuvoso do ano.

Em Maio de 2008, nos dias 2 a 5, as médias das temperaturas foram 18/7 graus C, e choveu pouco nesses dias, alternando-se o céu entre Sol, Pouco nublado e Muito nublado;

2) TREM: eu não tive a experiência de viajar entre Praga, Viena e Budapeste de trem, mas de avião. Não posso lhe assegurar que terá dificuldades, mas certamente em Praga a dificuldade será maior em termos de comunicação, mas nada com o eu tenha que se preocupar demais.

O inglês é razoavelmente entendido em Praga e esta é uma cidade bem turística. Não é algo com que tenha que se preocupar nas três capitais citadas.

.... e se os hotéis que estou pré selecionando ficam em pontos

3) HOTÉIS:

Budapest: Hotel Sofitel: a localização é ótima, com distância a pé do Danúbio e de comércio e restaurantes;

Praga: Mandarim Oriental: o hotel é muito bom e bem conceituado, localizado num lugar tranquilo, longe, todavia do centrão turístico, mas alcançável a pé, numa caminhada de dez minutos passando pela Ponte Carlos. Eu ficaria ficar nele por sua tranquilidade e localização, no bairro Mala Strana. É um cinco estrelas muito conceituado que está ao mesmo tempo perto, sme estar dentro da área tumultuada do centro histórico.

Praga: Hilton: NÃO, sua localização não é das melhores;

Praga: Andel’s: NÃO. A pior de todas as opções. O hotel é bom, mas muito inferior ao Mandarim Oriental. É um hotel exetutivo com a pior localização de todos. O lugar é até meio ruim de ficar, dá uma sensação de insegurança à noite e fica meio deserto.

AINDA em Praga, se não conseguir o Mandarim Oriental, eu recomendaria ficar num hotel 4 estrelas, o K & K Central Hotel, muito bem localizado e moderno, instalado num edifício histórico e bem perto da Praça Venceslau.

Viena: Marriot: Um grande hotel com excelente localização, no centro e perto de tudo, de transporte a comida. É muito bem conceituado.

Viena: DO&CO: Hotel moderno e classudo, bem localizado, no centro do centro.

Grande ajuda
com suas dicas já estou me sentindo local. rsss!!
obrigado LOCKE

Olá ! Seu blog é muito bom !
Tenho uma viagem programada para Paris entre março e abril de 2009, e gostaria de conhecer Praga... qual a forma mais econômica de meio de transporte para eu ir a Praga de Paris?
Obrigada !
Marcia

9:37 | Unregistered Commentermarcia

Olá estou a pensar ir a praga no mês de Fevereiro e gostaria de saber algumas recpmendações em relação a hoteis, restaurante e locais de visita obrigatória.

18:48 | Unregistered CommenterLita

Olá,
Pretendo ir a Paris, Viena, Budapeste e Praga entre 24 de março e 8 de abril de 2009. Gostaria de fazer essa viagem de trem. Vc teria sugestão sobre melhor roteiro e hoteis?
Obrigada, Maria Hilda

MARIA HILDA:

Hotéis eu escolheria os K+K (pronuncia-se 'K plus K').

Já fiquei nos de Viena (K+K Hotel Maria Theresia), de Praga (K+K Hotel Central) e de Budapest (K+K Hotel Opera).

Verifique no site, que tem opção em português e reserva on line:

http://www.kkhotels.com/pt/home/

Sobre trens, eu sugiro consultar o "Viaje na Viagem", do Ricardo Freire, porque eu não fiz esse trecho de trem, mas de avião.

Lá tem uma completíssima matéria do Ricardo freire com opiniões e sugestões dos leitores sobre viagens de trem pela Europa:

http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/138741_comentarios.shtml?
1311328

Boa tarde, primeiramente seu site é demais .. parabéns ... em agosto vamos fazer uma viagem com amigos .. e nao estava muito animada para conhecer praga .. mas depois de ver seus comentarios .. realmente me animou ..
Uma duvida... posso comprar tudo com euro la .. ou tenho que trocar o dineiro??

Obrigada,

12:42 | Unregistered CommenterKatia

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.