MENSAGEM ao LEITOR
CONHEÇA QUEM ESCREVE

BEM-vindo ao Fatos & Fotos de Viagens, um blog sem jabá e não vulgar

        EXISTE no viajar e no escrever relatos de viagens um terreno fértil para demonstrações de arrogância. É algo simplesmente disseminado. Tanto no mundo virtual quanto na literatura. Mas o que o maravihoso mundo da viagens precisa é de mais viajantes humildes, não de "especialistas" caga-regras que determinam de tudo: desde como arrumar sua mala ao único tipo que você deve comprar, do lugar que você tem que ir, caso contrário sua viagem será uma merda. Nunca tão maravilhosa como a dele. As classificações dos lugares também. Tem sobrado superficialidade a egocentrismo. Autores assim não percebem que tudo é muito subjetivo e pessoal, que a experiência e o prazer de alguém não será necessariamente igual ao de outro.  Sobretudo as necessidades.

      A blogosfera "profissional e "monetizada" vulgarizou-se e tornou-se banal. Carecemos de gente que escreva para motivar e inspirar, para alargar horizontes, de viajantes que "mostrem" os lugares em vez de "ensinarem" a viajar. Moderadamente, ponderadamente, sem afetação típica de deslumbrados que viajam pela primeira vez em classe executiva e precisam espalhar para o mundo em resenhas risíveis. Ao contrário, a blogosfera

       ESTE blog, ao contrário, não fez concessões à vulgarização dos blogs depois da "profissionalização" e da monetização de alguns. Ao contrário, este é um blog singelo, simples, pequeno, inexpressivo na blogosfera, não despesperado por audiência nem seu autor se dedica mais à sua divulgação nas redes sociais do que à escrita. Tento dar graça à leitura e consolidar algo que prezo muito: confiabilidade, credibilidade.

        COMECEI a viajar tarde, você sabe. Por falta de dinheiro. Até que um dia viajei pela primeira vez ao exterior. Eu tinha 35 anos. Fui assim apresentado ao então desconhecido mas fabuloso mundo das viagens. Jamais, todavia, pensaria visitar mais de 60 países, alguns muito improváveis à época. Irã, Uzbequistão, Myanmar, Etiópia, Quirguistão entre eles. Mas foi recentemente que compreendi que as viagens ficam pra sempre, não as coisas. E que é por esse mundo ser tão diverso, por cada país ser tão diferente, que me parece tão atraente e divertido.

       NÃO sou escritor profissional. Tampouco jornalista. Mas invejo esses profissionais por dominarem o idioma, a gramática e as palavras.  Ainda assim, faço meu melhor, meu caro, estimado, raro e precioso leitor. Então, peço-lhe que considere algo: que mesmo escrevendo com sensibilidade e responsabilidade, incorro em erros. Se quiser, aponte-os. Tanto gramaticais quanto de digitação. Como tenho revisor profissional, antes de publicar dou curso a incansáveis revisões. E também submeto-os ao crivo de minha esposa. Ainda assim, alguns nos escapam.

      SOU brasileiro, empresário e casado com a Emília do blog "A Turista Acidental" e desde que a conheci (e antes mesmo de nos casarmos), tornou-se a "mais-que-perfeita" companheira de vida, de idéias, de projetos e ideais, sobretudo encantadora, adorável e inspiradora companhia de viagens e de aventuras. Com ela compreendi o que significa "prazer de viajar". Foi (e continua sendo) minha melhor fonte de inspirações e de motivações. Tanto que qualifico minhas viagens como "antes e depois" da Emília e "antes e depois" da Índia. Foi com ela que percebi o que quis dizer Érico Veríssimo com "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado certamente chegará mais longe." Somos pais de gêmeos - uma menina e um menino - nascidos em julho de 2015, e de um filho de 34 anos do meu primeiro casamento, em quem o gosto pelas viagens pareceincorporado. Não sou avô, mas as coisas estão bem encaminhadas neste sentido.

       HOJE com 64 anos (boa parte deles dedicados à família e ao trabalho), foi apenas aos 35 que pude começar a viajar internacionalmente. Desde então visitei 61 países, entre os quais alguns dos mais fascinantes e com os sítios mais admiráveis do planeta. Felizmente, para alguns deles ainda a salvo do turismo de massa, cujos excessos arruinam qualquer lugar. Em março de 2006, quando iniciei este blog, o fiz como meio de comunicação com a família e amigos. Anos mais tarde eu descobri o poder de contar histórias em textos e fotografias, e logo ele tomou outro rumo, provavelmente porque os leitores gostavam dos textos e das fotos, ou então porque na época havia pouquíssimos blogs.

       FIZ cerca de 90 viagens internacionais, voei por 40 cias. aéreas diferentes (algumas extintas) em 391 vôos para fora do Brasil e dentro de outros países e em todas as classes possíveis. Segundo Haroldo Castro - jornalista-fotógrafo-escritor que já esteve em 160 países -, o maior viajante que conheço, em seu teste "Viajologia" que se pode fazer em seu site, que considera não apenas a quantidade de países visitados, mas lugares, monumentos e patrimônios, além de transportes, experiências e situações difícieis porque passam os viajantes, alcancei "Mestrado em Viajologia". Mas isso não é nada diante de gente que lá já "graduou-se" em pós-doutorado.

Escrevo este blog sob uma perspectiva lúcida e sem concessões à monetização sem critérios

        Eliminei o contador de visitas deste blog quando marcava mais de 6 milhões. Audiência hoje em blog é decadente. Viajar, escrever e publicar algo que inspire e icentive o leitor é o que mais me motiva. NUNCA como blogueiro interventor nas viagens alheias, ou caga-regras dizendo como alguém deve viajar e que tipo de mala usar e essas chatices que definem as pessoas homogeneamente.Parece ser o que traz os leitores até aqui. Ou porque gostem de fotografia, para além da leitura odepórica, como eu. E por este blog não ter captulado à ambição e vaidade que levou tantos autores de blogs à monetização sem critérios, sobretudo enganando leitores, cada dia torna-se menorzinho e menos importante. Se continuarem assim, os blogs precisarão ser reinventados. Este aqui nasceu livre e assim será até morrer. Por enquanto estou sempre por aqui. Nem que seja em pensamento. Só não sei até quando.

         Agradeço a visita e os comentários e desejo boa viagem aos leitores.

Em tempo: este blog não integra nenhuma associação disfarçada de incentivos à monetização. Mas se um dia fundarem a ABBLI (Associação Brasileira de Blogs Livres e Independentes), por favor, me convidem!

#blogsemjaba

COMENTÁRIOS
RSS - Quer subscrever?
AddThis Feed Button

Share/Bookmark

VIAJE neste blog

Fotos de viagens
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Praia dos Carneiros - Pernambuco | Main | Veneza: a inverossímel »
Sexta-feira
Jul212006

Porto de Galinhas: Ame-o ou Deixe-o!

A primeira coisa a fazer ANTES de viajar para Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros é consultar o Guia Freire de Praias, indispensável quando for programar qualquer viagem ao Litoral Nordeste do Brasil.

001 a porto de galinhas passeio jangada principal blog.jpg

E não apenas por ser extremamente útil e prático (ele fez um levantamento “metro-a-metro” das praias Brasil), mas por sua objetividade capacidade de sintetização e imparcial. Portanto, É um guia imperdível que eu recomendo comprar numa livraria e ter como livro de cabeceira.

http://www.freires.com.br/

Esse é o tipo do destino “ame-o ou deixe-o” ! Não há meio termo, ou você ama ou odeia Porto de Galinhas! Por que?

001 a porto de galinhas galinhas blog.jpg Bem, Porto de Galinhas fica a 60 km de Recife e pode ser visitada em apenas um dia e é este exatamente o problema: ou as pessoas vão pra ficarem uma semana ou apenas “passarem” por Porto em um pesseio de um dia (é o mais comum que as operadoras de turismo oferecem em pacotes). Ou seja, você fica em Recife e dá um pulinho em Porto e só vê a muvuca e o que a cidade tem de pior. É o famoso turismo “bate-e-volta”.

001 a porto de galinhas passeio jangada blog.jpg

A vila de Porto de Galinhas é um dos maiores pólos turísticos do litoral sul do Estado de Pernambuco e fica situada no município de Ipojuca. Em Porto, há muitas opções de passeios para o norte e para o sul e se você souber planejar e aproveitar bem o que a região, e não apenas Porto, tem de melhor, voltará amando Porto de Galinhas! Já se optar por ficar num apousadnha na vila e não sair do centrinho, bem....eu não me responsabilizo!

001 aa porto de galinhas praa das jangadas blog.jpg

Há também quem queira ficar lá por mais tempo. Se ficar apenas no Porto também poderá detestar. Todavia, seu escolher um hotel, resort ou pousada em Muro Alto, por exemplo, já estará distante o suficiente da muvuca e próximo bastante do que Porto tem de melhor. Aí sim você faz um turismo bate-e-volta à cidade e fica bem instalado em Muro Alto, mais pertinho, ou em Cupe e Serrambi.

001 a porto de galinhas praa das jangadas blog 3.jpg

Porto tem boa variedade de restaurantes, bares e lanchonetes, por isso, estando em Muro Alto, por exemplo, gostará de comer na vila de Porto ou fazer alguma comprinha num supermercado ou nas lojinhas. Fora isso e o passei de jangada, absolutamente recomendável, nada mais!

001 a porto de galinhas praa das jangadas blog 2.jpg

Aí você estará a meio caminho de excelentes passeios de um dia para o norte – como para Recife e Olinda - e para o Sul, às Praias do Cupe, Calhetas, Serrambi, Pontal de Maracaípe, dos Carneiros, entre outras.

Há até quem diga até que o melhor de Porto de Galinhas está fora do Estado de Pernambuco: Maragogi, no litoral norte de Alagoas, na Costa dos Corais. Fica equidistante cerca de 125 Km de Maceió e do Recife, a 190 Km de Porto de Galinhas.

001 a porto de galinhas shopping blog 2.jpg

Porto de Galinhas tem fama de ser uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro graças às belezas naturais : piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, coqueirais e tantas outras. Na parte central da vila, muitos consideram a melhor parte para banho.

001 a porto de galinhas shopping blog 3.jpg

 

Há bastante exagero na propaganda “oficial” que denomina Porto de Galinhas como “um paraíso de águas cristalinas e piscinas naturais, uma das mais belas praias do Brasil”.... Sim, há belas piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, coqueirais...mas, como disse bem o Ricardo Freire, a cidade se assemelha mesmo a uma periferia típica do Brasil, ainda que esteja em processo de urbanização e melhorias.

001 a porto de galinhas shopping blog.jpg

Eu não queria escrever isso, até porque não consegui saber se é verdade ou folclore, mas, como esse blog é um “serviço de utilidade pública, aí vai: você sabe por que o lugar chama-se “Porto de Galinhas”?

O nome "Porto de Galinhas" vem do tempo dos escravos. Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Os escravos contrabandeados vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola nos navios. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas". Se é verdade eu não sei.

“Porto de Galinhas: O preço do sucesso”

Por Ricardo Freire (http://viajenaviagem.zip.net/)

http://www.freires.com.br/destino.asp?destino_id=24

http://www.freires.com.br/

"Mas você gosta mesmo de Porto de Galinhas?", de repente eu comecei a ouvir de amigos e leitores que voltaram de lá desde o lançamento do guia impresso, em 2001. É uma pena -- mas não, não dá mais para gostar de Porto de Galinhas. Você pode gostar de um resort, pode gostar da piscina natural, pode gostar de tomar banho no Pontal do Cupe ou em Serrambi, pode gostar da galera de Maracaípe. Mas o lugar como um todo sucumbiu, coitado, à especulação turística desenfreada de todos os tipos de público ao mesmo tempo: do turismo classe A dos resorts ao turistão dos pacotes ao farofeiro bate-e-volta. É triste.

Jericoacoara continua protegida pela distância; Noronha, pelo preço; Pipa, pela infra, mais confortável, de Natal; a Praia do Forte, por um planejamento exemplar antidegradação. Nenhuma dessas circunstâncias vem em socorro de Porto de Galinhas. Aqui, o excesso de exposição na mídia é amplificado pela facilidade de acesso e pelo declínio do Recife como destino de praia.”

Pois é por isso que eu recomendo: se for a Porto de Galinhas (e você deve ir!) NÃO fique no Porto, mas em Muro Alto.

Passeio de Buggy : esse é um dos melhores programas. Faça um passeio de Buggy de ponta a ponta, para conhecer os limites das praias de Ipojuca e passar por entre plantações de cana de acúcar e usinas de açucar e álcool. Depois de duas horas de “aventura”, por trechos beirando a areia (em Ipojuca a prefeitura proibiu muito acertadamente o tráfego de veículos motorizados pelas areias) você pode escolher um dos inúmeros restaurante, bares ou quiosques de praia para comer fundamentalmente frutos do mar. Acerte na Recepção de seu hotel ou pousada uma das inúmeras opções de passeios de buggy ou de carro a Recife e Olinda.

buggy

 

 

 

 

 

 

 

 

Porto de Galinhas na Internet:

http://www2.uol.com.br/portodegalinhas/

http://www.portodegalinhas.tur.br/

http://www.guiapernambuco.com.br/cidades/portodegalinhas.shtml

http://www.portogalinhas.com.br/

http://feriasbrasil.terra.com.br/scripts/cidade.cfm?Cidade=Porto+de+Galinhas

http://tvturismo.terra.com.br/porto_de_galinhas/

http://aventure-se.ig.com.br/materias/36/0701-0800/702/702_01.html

http://www.viabrturismo.com.br/portodegalinhas/portodegalinhas.shtml

http://www.folhaturismo.com.br/turismo/portodegalinhas/index.php

Como Chegar

De avião, chega-se ao novo e ótimo Aeroporto de Recife (Aeroporto Internacional dos Guararapes), pela TAM, GOL  e VARIG, principalmente.

493463-402411-thumbnail.jpg
Aeroporto de Recife

493463-402415-thumbnail.jpg
Gol, Tam e Varig
Chega-se a Porto
de Galinhas por transporte regular de ônibus, de carro ou através de veículos das agências de turismo.

De carro, a partir de Recife via BR-101 SUL / PE-060 / PE-038 / PE-09 (65 km aproximadamente). Aluguel de carro popular, diária de cerca de R$ 90,00. Recomendo alugar no hotel com uma locadora local. Sai mais barato do que alugar das locadoras grandes, como aLocaliza, por exemplo. Mas leve em conta, em função de quantos dias for ficar, que o custo de ir e vir Recife a Porto de Galinhas e retorno, pode ser que não compense alugar em Porto.

De taxi : serviços prestados por cooperativas do Aeroporto Internacional dos Guararapes até Porto de Galinhas (até quatro pessoas), aproximadamente R$ 100,00;

De ônibus: circulam das 6:30h e de hora em hora, com saídas de hora em hora, até o final da tarde, por volta das 17h. A saída dos ônibus é do terminal da Avenida Dantas Barreto, no centro do Recife, porém no trajeto os veículos passam em frente ao Aeroporto Internacional dos Guararapes. Com ar condicionado, custam cerca de R$ 6,00.

Traslados Aeroporto - Hotéis: há serviços de traslados nas agências de turismo locais, tanto para passageiros individuais quanto para grupos. Os serviços de traslado de Recife para Porto de Galinhas (para até 12 pessoas) custam cerca de R$ 150,00 (ida) / R$ 250,00 (ida e volta);

Se você comprar pacotes com a CVC ou a TAM Turismo, por exemplo, o que é recomendável, pois é mais barato do que comprar passagens, hospedagem e traslados isoladamente, pois as operadoras têm acordos para volume, os traslados já estarão incluídos, além das possibildiades de compras com a operadora local passeios a Recife e Olinda, entre outros.

Destino redescoberto pelos europeus, você verá gurpos especialmente de finlandeses, portugueses, austríacos e franceses, que chegam a Recife diretamente da Europa, por vôos fretados.

Restaurantes BEIJUPIRÁ e MUNGANGA BISTRÔ

O Beijupirá é de visita obrigatória, não apenas pela deliciosa comida, mas pela decoração e estilo. É um dos restaurantes mais concorridos em Porto de Galinhas.

001 a porto de galinhas restaurante blog.jpg

O Munganga Bistrô é, para mim, de longe, o melhor restaurante da cidade e um dos melhores de Pernambuco. Comida e serviço excelentes. É especializado em frutos do mar e tem influências interessantes, sabores e semelhanças com os sabores do mediterrâneo, frança e nordeste. O Prato principal é um filé de peixe ao chutney de ameixas vermelhas, acompanhado de arroz de castanha.

beijupira.jpg

Reader Comments (40)

Arnaldo,

En Agosto estuve en Porto de Galinhas.

En el Hotel Ponta de Ocaporá. Al principio sentí una gran decepción. La habitación necesitaba un arreglo y pintura urgentemente. Las recepcionistas no era muy amables, más bien nada.Pero, al fin, me cambiaron de habitación, después de quejarme mucho.
Los días en Porto fueron lluviosos, pero pese a todos los inconvenientes que fueron bastantes, me lo pasé muy bien y al final ya no quería irme.
Alquilamos un coche y nos movimos por la zona.

En Porto de Galinhas comí muy bien. No tanto en Beijupirà (me encantó el aire y la decoración del restaurante) pero mucho "molho" para mi gusto.

En Munganga Bistrô, en Domingos y en la Tratoria comí muy, muy bien.

Me quedó mucho por ver de la zona, pero el tiempo pasó volando.

Tus fotos son fantásticas. Creo que Porto es un lugar para hacer fotos singulares.
Las personas, los barcos, el movimiento, el mar, los buggis, los bares en la arena...muchos temas diferentes.

Ate logo.
16:27 | Unregistered CommenterCarmen
Munganga Bistrô, para mim, Carmen, é MUITÍSSIMO melhor que o Beijupirá, que não gostei muito não....

Há hotéis muito melhores e mais novos e mais baratos do que o Pontal de Ocaporã.
Arnaldo: vc fez uma bela reportagem sobre Porto de Galinhas. Só não concordo com seu ponto de vista sob os "bugs", que penso deveriam ser banidos da areia. Matam a vida que mora na areia ( pequenos mariscos) e colocam em risco a segurança dos banhistas. Fujo de praia com "bug".
10:49 | Unregistered CommenterEunice
Eunice, os bugres em Porto de Galinhas NÃO trafegam pela areia, porque é proibido por lei. Eu concordo com vc.

Arnaldo,
Adoro reler o seu blog. Eu gosto muito.

4:43 | Unregistered CommenterCarmen

Olha, eu conheci Porto há 14 anos e fiquei triste com o que li sobre a degradaçao que se passou neste tempo (o que está escrito acima). Estou indo novamente esta semana e achei muito pertinente as colocaçoes do dono desse blog. Fico feliz quando vejo pessoas honestas e de bom senso dando conselhos para turistas. Ficarei a 2,5 km de Porto, no Sollar Best western, alguem conhece?

7:55 | Unregistered Commenterflavio

Arnaldo,
voce poderia me sugerir alguns hotéis melhores e mais novos e mais baratos do que o Pontal de Ocaporã, como vc disse?
Etou indo pra lá em janeiro e só conheco o Ocaporã onde fiquei em 1999.
obrigada

23:02 | Unregistered CommenterWaleska

WALESKA, os hotéis mais novos que conheço são mais caros que o Ocaporã.

Só posso dizer que a cada dia me apaixono mais e mais pela bela paisagem e pelas águas cristalinas de Porto de Galinhas. E você pode ficar em qualquer lugar, isso ficará sempre a seu critério. A praia continua linda e os corais cada dia mais coloridos... sempre levo turistas de todos os lugares do mundo e não precisam ficar longe de "muvuca" como disseram aí. Isso depende do gosto de cada um. Já levei pessoas que amaram essa "muvuca"! Aliás, isso é o melhor de Porto de Galinhas... esse vai e vem de pessoas lindas em busca das belezas que Porto nos trás. A cidade multi-colorida, os diversos restaurantes, cafés e pousadas que ficam além do que se imagina com toda a sua infra-estrutura.Existem pousadas maravilhosas em diversos locais. É só escolher. Geralmente, essas pessoas que falam dessa forma, tem interesses, com certeza.
Porto de Galinhas é uma praia encantadora, com águas mornas e cristalinas, oferecendo aos visitantes belas piscinas naturais.
Porto, eu te amo!!!

QUE TAL UMA VISITA EM PORTO NO MÊS DE JANEIRO? CONVIDO A TODOS PARA FAZEREM ESTE PASSEIO SENSACIONAL QUE É ESTAR NAS ÁGUAS CALMAS, MORNAS E CRISTALINAS DE PORTO DE GALINHAS? ONDE SE HOSPEDAR? ISSO VOCÊ ESCOLHE. PORÉM, NÃO PODEMOS ESQUECER DE DIZER QUE AS PISCINAS NATURAIS FICAM NO CENTRO DA CIDADE... POR ISSO, FICAR MAIS PRÓXIMO DAS PISCINAS SIGNIFICA CURTIR A NATUREZA E A BELEZA DESSE MAR AZUL SEM PRECISAR DE CARRO OU BUGRES. EXISTEM LINDAS E MARAVILHOSAS POUSADAS COMO DISSE A NILMA OLIVEIRA, E ESSA "MUVUCA" É O MAIOR BARATO. AS PESSOAS SE CRUZAM E SE CONHECEM E ISSO É MUITO GOSTOSO TAMBÉM. NÃO DEIXEM DE VISITAR A MAIS BELA PRAIA DO BRASIL: "PORTO DE GALINHAS"!!!!!!!! SIMPLESMENTE LINDA!

"VI ESTE COMENTÁRIO E NÃO RESISTI"

Porto de Galinhas – o balneário pernambucano é uma das praias mais badaladas do País. Eleita por sete anos consecutivos como a melhor praia do Brasil pelos leitores da Revista Viagem & Turismo, Porto de Galinhas se encontra a apenas 70 km da capital pernambucana e dispõe de uma excelente infra-estrutura hoteleira, com seis resorts, 13 hotéis e quase 200 pousadas. Anualmente, o balneário recebe entre 1,5 e 2 milhões de visitantes.

PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA??? É SÓ CHEGAR! VISITEM E VOLTEM SEMPRE! QUER UM CONSELHO??FIQUEM EM POUSADAS PRÓXIMAS AS PISCINAS NATURAIS. É TUDO DE BOM!

Engraçado que o juliano escreve igualzinho ao Henrique, que escreve igualzinho à Nilma...E os IPs são vizinhos!

Porto de Galinhas é um lugar desenhado por Deus quando "Ele"estava namorando!!! É onde a Luz e o Saber Divino se unem e geram, em meio a tanta simplicidade e até pobreza, um espetaculo Natural da Vida!!!

Encontrei neste Templo Divino chamado de Porto de Galinhas pessoas maravilhosas e que ali nos esperavam. Hoje, ainda que distente 3000KM de lá, são parte de nossas familias!

A energia que ressalta a beira mar, daquele "Mar", é divino mesmo!

O tratamento das pessoas na Vila é realmente simples e é essa simplicidade que nos tira das realidades existentes em nossos dias de São Paulo, Rio de Janeiro e qualquer outra capital cujo foco é apenas o dinheiro!


Tomara a Deus que um novo foco turistico seja descoberto para Recife e para o mundo, pois assim Porto ficará mais conservada ainda!

Meu simpatico abraço ao Marcelão ( do cartório ) , a amiga Bil, ao Gino, ao Tuca, a dona Edite, ao Sr. Waldyr e a d.Norma.... Todos parte de uma só familia!!!

Eu e minha esposa amamos Porto de Galinhas!!!

Eu tb fiquei no Pontal de Ocaporã, porém a-mei o hotel! Não é nada das megas construções q estamos acostumados a ver nos resorts de só concreto, há muito verde, uma decoração toda rústico natural, deixando o ambiente fresco e completamente aconchegante. Meu pai tem um paladar bem requintado, diria até chato, e a-do-rou a comida do hotel tb. Mas ainda elejo como melhor comida de Porto, no restaurante Peixe na Telha, o próprio filé de peixe na telha e o Geraldo Campeão Sabor 2008. Nota 1000 pros dois pratos. Caros, porém imperdíveis! A La Creperie, quase em frente ao Banco do Brasil tb é fantástica.

10:39 | Unregistered CommenterLysandra

E de admirar que aguem em sua perfeita consciência possa não gostar de um lugar mágico como Porto de Galinhas!
Como meu amigo Juliano mencionou,"não e preciso dizer mais nada além de que Porto e o 1 lugar no Brasil", um título merecido e com toda certeza invejado!
Porto e faz parte do meu roteiro sempre que vou ao Brasil e cada ano que passa fica mais lindo cheio de vida,gente bonita e feliz,um lugar de localização perfeita perto do aeroporto,Recife, Olinda e litoral Note, não da pra escolher um lugar melhor...
Para os que não conseguem admirar a beleza de um paraíso como Porto meus sentimentos, pois não se preciso de muito trabalho para admirar Porto de galinhas, basta sentar a beira da praia e pedir um cerveja gelada e se entregar a os encantos deste lugar maravilhoso!
E o melhor e que sempre haverá gente que compartilhara dos mesmos sentimentos que eu, para esses que sabem como apreciar a beleza natural de um lugar,seus costumes e sua gente encantadora, sem fala nas delicias da culinária loca meus que sabem o que e bom na vida meus parabéns ótima escolha!
Porto de Galinha e indiscutivelmente sempre será o numero 1 do Brasil e não adianta apelar!

Vou passar 5 dias por lá. Vale mais a pena alugar um carro já em Recife ou em Porto de Galinhas mesmo?? Pretendo usar milhas pra pagar a locação do carro...

Eu acho que é melhor alugar em Porto, mas não sei se vc conseguirá usar suas milhas lá, porque nõ sei (precisa vc verificar) se as locadoras que vc teria como usar milhagem têm lojas em Porto.

De nada

15:35 | Unregistered CommenterArnaldo

acabo de voltar de porto de galinhas onde fiquei 1 semana .as praias sao lindas realmente,mas a cidade tem pouca estrutura e como sou vegetariana, quase passei fome!o jeito é reforçar no café da manhã, nas ruas não existe qualquer sinalização, e acessibilidade é palavra que lá não existe, as calçadas são minusculas (50 cm) ou nulas, muitos lugares vc tem que andar na rua mesmo.Bem no centro existe uma rotatória apelidada de "caminho das indias" ou C...DO PREFEITO"POR QUE É CAOTICA, DE RESTO A NATUREZA É LINDA MESMO! LEVE DINHEIRO, POUCOS LUGARES ACEITAM CARTOES, E RESISTA AO IMPULSO DE COMPRAR TANTAS BOBAGENS EM FORMA DE GALINHA DE ANGOLA! SE VC NÃO PRECISA ECONOMIZAR VÁ AO ENOTEL, É ESPETACULAR!

eu tenho uma casa ai em porto amo a praia e a barraca que eu fico é na barraca azul

17:04 | Unregistered Commenterfernanda

Arnaldo, Estou em Porto há dois dias e a sensação que tenho foi idêntica s que você descreveu. O Hotel Ocaporã tem instalações honestas porém não impressiona. A comida do Bejupirá realmente estava muito boa. Pernambuco deveria investir mais na infra-estrutura do local. Parabéns pelo Blog.

21:35 | Unregistered CommenterGustavo

maravilhoso!!!!!!

Adoro Porto de galinhas, o auto parece que estava raivoso neste dia, as fotos estão lindas mas os comentários foram indelicados, O rio de janeiro é uma cidade maravilhosa mas também Calamitosa e todos sabemos e em nemhum o momento o auto fez comentário criticando, gosto de viajar, pensei que este fosse um blog sério, mas vi que é tudo ensaiado e mau ensaiado.

16:13 | Unregistered Commenterailton

Pessoal estou indo no final do mês para porto e ficarei hospedado no enotel resort, esse hotel realmente é bom??? gostaria de algumas sugestões de oq fazer lá????
Obrigado

Estivemos em Porto de Galinhas na semana passada. Realmente a cidade é caótica ao redor de vila e um pouco também dentro dela, principalmente devido às intermínaveis obras rodoviárias de acesso a cidade e ao caos típico das periferias brasileiras: falta de calçada, lixo jogado na rua, aparente falta de regulamentação comercial e de propaganda, etc. Porém ao se chegar nas praias tudo isto é compensado com uma exuberância de tranquilidade e beleza indescrítives. Há hotéis e pousadas para todos os bolsos, desde albergue da juventude (que nem é tão barato assim) até resorts bem estrelados. Minha dica para quem quer ficar próximo a vila e às praias e restaurantes do centro e estar afastado da muvuca é ficar numa pousada na vila mas ao mesmo tempo afastado do centrinho como a Pousada das Galinhas (um pouco exagerada na decoração mas com ótimos serviços como piscina, bar e restaurante.
Para ficar na praia do centro o melhor é ficar em alguma cadeira na praia com guara-sol. Recomendo a do Luiz que fica à direita no sentido de Maracaípe a cerca de cem metros da muvuca principal. No passeio até Maracaípe, que pode ser feito a pé pela praia há um restaurante com piscina a beira-mar e chveverão que pode ser frequentada pelos consumidores. Fica há uns 10 ou 15 minutos a pé do centro. Em Maracaípe a praia é vazia e tem piscinas naturais também. Indo para o lado esquerdo da praia chega-se a Praia do Cupe e Muro Alto, ambas imperdíveis. Dá para ir ou voltar a pé, são cerca de 9 km até Muro Alto. Não dá para ir e voltar. É melhor usar os bugues que dá para negociar um preço em torno de R$ 30 reais o casal para chegar lá. Muro Alto é impressionante. Pisinas naturais de grande extensão. É melhor ir de manhã pois a maré está baixa. No meio do dia sobe mas mesmo assim é imperdível. Pode se usar um táxi também ou mesmo ônibus. No caminho de volta dá para parar no Hotel Tabajuba e utilizar o restaurante de frente para mar.

Oi vou deixar uma dica aqui de porto de galinhas, quem quiser ler um pouco mais da nossa bonita praia de Pernambuco. Porto de Galinhas

Obrigado por visitar nossa praia.

14:15 | Unregistered CommenterMarcos

Para quem vai ficar 5 dias em porto de galinhas, quais são as principais praias, porto de galinhas, carneiros ....
se alguem puder me ajudar
Paula

Passei 10 dias em porto de galinhas e é simplesmente divino!
me hospedei no hotel Solar (best western) que alem de muito agradavel oferece otimo buffet
aqui deixo umas dicas de quem esteve em lugares diferentes todos os dias!
1-melhor peixe na praia,barraca do oscar indo pela praia em direçao a maracaipe ja é umas das ultimas
2-melhor comida regional.barcaxeira na rua principal e beijupira(esse mais carinho mas excelente!)
3-melhor comida italiana(na verdade divina!!!)Sapori D'italia numa transversal da rua principal(rua dos navegantes)gostei tanto que tive que repetir a dose
quem for la nao deixe de provar o Petit gateau que é o melhor que ja comi e tudo com otimos preços
4-passeios de jangada as piscinas narurais e o tradicional de ponta a ponta de buggy
sigam essas dicas e nao vao se arrepender!!!

Querem um conselho se visitar PORTO DE GALINHAS? Evitem os promotores do Enotel que ficam na praia tentanto te arrastar a qualquer custo para "conhecer" o resort. Vcs perderam umas três horas valiosas de sua estadia, na maior parte do tempo ouvindo um vendedor tentar te enfiar um plano de viagens de preço estratosférico no Resort deles. Aproveite as piscinas e os passeios que será melhor investimento na sua viagem a Porto de Galinhas.

22:01 | Unregistered Commentervisitante

A primeira dica pra quem vista a ilha de Porto de Galinhas (Ipojuca-PE) é conferir a tábua de marés (use o Porto de Suape como referência) verificando a maŕe baixa e o horário. Para aproveitar ao máximo as piscinas que se formam em PG é preciso que a maré baixa esteja abaixo dos 0.5m. Não deixe de conhecer a Praia dos Carneiros (1 hora de táxi + 30 minutos de catamaran) e a praia de Muro Alto (30 minutos de buggy), além do passeio de ponta a ponta (praia de Porto de Galinhas). A praia do Cupe (onde fica a maioria dos hotéis) é imprestável para banho e muito perigosa. A Ponta do Cupe é bacana.

22:09 | Unregistered CommenterElis_sp

Tia Prisca viajou,
foi pra Porto de Galinhas
mas galinha não encontrou,
viu só as de mentirinha.

É que antes lá foi um porto
porto de navio negreiro...
e o negro pra não ser morto
dobrava seu corpo inteiro.

Ficavam agaichadinhos
pareciam inté galinhas,
desde então os coitadinhos,
aprendiam andar na linha.

Era um porto clandestino
e galinha virou apelido.
o negro já sem destino,
num pais desconhecido.

Perdeu sua liberdade
numa praia tão bonita,
que hoje é bela cidade,
vendo ninguém acredita.
(Andreia Ettiopi)

Iremos para porto entre 16/07 a 23/07 creio que estara lotada FÉRIASSS mas gostaria que me dessem uma dica Tabapitanga ou Hotel Armação, é muita muvuca?
eu gosto mas meu marido nem tanto então gostaria-mos de ficar no meio termo.

oieee, amigos, sera que podem me dar uma ajudinha...

vc que jah foi, quanto custa ir pra porto de galinhas... eu moro em cuiaba, sera que alguem pode me dar uma dica:

custo hotel (o mais barato da city, nao tenho luxo)
almoço ( tambem o mais barato)

PARABÉNS PELO SEU BLOG.
REALMENTE FUI A PORTO NO BATE E VOLTA, DETESTEI. MURO ALTO TBEM. ACHO QUE FOI AZAR FERIADO DE 7 DE SET. MARE ALTA.

Não havia visto um site que desse uma descrição tão clara e boa sobre um destino. Parabéns !

Eu estive em Porto de Galinhas num bate-volta desde Maceió e apesar das piscinas naturais e da água azulada, o que mais ficou na lembrança foram as nem sei quantas curvas do caminho...rs

NOSSA GENTE PORTO DE GALINHA É TÃO RUIM ASSIM?

21:13 | Unregistered CommenterADALGISA

Fomos (eu e a esposa) a Porto em agosto deste ano, ficamos encantados com tudo. Ficamos na Pousada Canto do Porto, e vou falar pra vcs, atendimento diferenciado, quartos aconchegantes, de frente para o mar, restaurante bom, café da manha fora de série! E o melhor, a 300 metros das piscinas naturais... Iamos a pé para a Vila (200mts) pela orla da praia ou por dentro da cidade, dependendo da maré... quando queriamos jantar ou almoçar tinhamos mtas opções, o preço um pouco salgado, mas nada de irreal sabendo procurar e negociar.

Uma coisa digo, realmente o lugar não é para quem procura sofisticação (exceto se for resorts), e movimento de cidade grande, é pra quem procura tranquilidade e paz, um mar para os variados gostos, com ondar boas para surfe e tb mar calmo para crianças.

Entao creio que é uma questão de gosto pessoal e do que vc procura no lugar!

Amamos e voltaremos em breve...

Vamos para Fortaleza e Jericoacara nas proximas ferias... alguem tem sugestões de atividades??

Ateh! Abraço

A primeira vez que fui foi em 1992, e de 2000 a 2011 ia de 3 a 4 vzs por ano a Porto e acompanhei a degradação até então. Passei Réveillons nos 4 últimos e 2011 foi o pior! Não há saneamento básico e de consequência o Centrinho cheirava a fossa, não há banheiros públicos e de consequência dejetos fecais nas praias, alem de outros problemas de infraestrutura e turismo descomedido já citados. Isso nesta época tb ocorre em Muro Alto e adjacências. Portanto se quer conhecer vá fora dos períodos de férias.

13:40 | Unregistered CommenterSergio

Oi, Arnaldo. Amei encontrar isso aqui, pois vou pra Porto em Lua de mel e estou com muitas dúvidas. Vamos ficar num resort em Muro Alto. Liguei pra lá e as refeições são muito caras oO. É possível sair do resort e ir comer em restaurantes próximos?? Dá pra ir andando, por exemplo?? Não tenho ideia de como será lá. Muuito obrigada!

19:41 | Unregistered CommenterCarine

Carine, eu fui há muito tempo e de fato não havia muitas opções tão perto dos resorts, mas creio que muita cosa deve ter mudado. Todavia, sugiro entrar em contato com o seu hotel, pedir à Recepção para orientar vc neste sentido.

Desejo muito boa viagem

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.