CONHEÇA O AUTOR

          

         Depois de estabelecer-se na Internet desde 1999 escrevendo relatos de viagens em sites relacionados com o tema e, depois, em 2006, ter fundado o blog Fatos & Fotos de Viagens - um dos pioneiros da blogosfera de viagens - foi convidado a colaborar com matérias suas publicadas na Revista Viagem & Turismo (Editora Abril). Agora, Arnaldo prepara o lançamento de seu primeiro livro - "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" - ingressando na literatura com um livro encantador que, segundo o autor, é o primeiro de uma série.

Assim o autor define esta sua nova fase:

             "Livro é coisa séria. O que o leitor encontrará em "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" é diferente do que lê aqui neste blog. Da narrativa ao estilo. Em vez de uma conversa com o leitor, baseada na informalidade, no livro misturo traços desta coloquialidade e informalidade com uma escrita literária, sobretudo com profundo respeito à arte de escrever. Passo a ser um escritor, o que - de certa forma e por outro lado- é outra maneira de me expressar sobre minhas viagens, transmitindo sem fantasias o mundo que vejo - como ele é, não como o imaginava -, ainda que a leitura revele expectativas muitas vezes não confirmadas sobre o destino. Segundo o poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, ‘Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro’.  A partir deste primeiro livro, considero esta uma nova fase na minha vida."

Gente que escreve e encanta, fala sobre o autor:

Haroldo Castro:

            "Arnaldo Trindade Affonso é um dos viajantes equilibrados e sensatos que se lança escritor, o que, num Brasil de pouca leitura e onde a Literatura de Viagem não chega a ocupar meia estante nas livrarias, conta histórias que servirão de grande subsídio para qualquer leitor, além de ajudar a romper os preconceitos de que a África só oferece guerras, doenças e fome. Infelizmente, a riqueza cultural e natural do continente é quase sempre tão abafadas por notícias negativas que considero este livro um raio de luz na região."

Jornalista, fotógrafo, autor de “Luzes da África”, indicado para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagens

Ronize Aline:

            "Minha opinião sobre o autor está refletida na resenha que escrevi de seu livro "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia": ele escreve com o coração e demonstra respeito por tudo o que viu. Este livro, mais do que o relato de uma viagem à Etiópia, é uma viagem rumo a uma experiência de imersão e contemplação do outro. É como olhar para o diferente sem estranhamento ou indiferença."

Escritora, tradutora, jornalista, professora universitária e crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro

Rachel Verano

             "Neste livro, Arnaldo tem o poder de nos transportar a um dos cantos mais fascinantes e ainda intocados do planeta. Mas de maneira ao mesmo tempo delicada e profunda, pessoal, criando intimidade com os personagens, deixando o leitor perceber cheiros, sabores e sentir as emoções de suas descobertas. Do peso do ar à alegria de dobrar a esquina, o autor consegue transmitir todo seu fascínio de estar diante de algo realmente novo."

 Jornalista passou pelas redações das revistas Viagem & Turismo, Veja, VejaSP, Glamour, TAM e Vamos/LATAM

Davi Carneiro

             "Há uma frase atribuída ao grande viajante do século 14, talvez o maior escritor-viajante de todos os tempos, Ibn Battuta: “Viajar, primeiro te deixa sem palavras, depois te transforma num contador de histórias.” Suspeito, caro leito, ser este o caso do Arnaldo, um autêntico viajante que vem se mostrando, cada vez mais, um talentoso contador de histórias. Conheço-o e o sigo desde 1996, através do seu blog, aquele que, na minha opinião, é um dos melhores de viagens da internet brasileira, tanto pela excelência fotográfica quanto pela qualidade dos textos. Com um currículo andarilho de respeito (mais de 60 países, entre eles Quirguistão, Miamar, Irã e Uzbesquistão), Arnaldo tem o mérito de ir na contramão da blogosfera profissional e monetizada: de maneira simples, autêntica e independente, preza, principalmente, a credibilidade e a confiança de seu leitor." 

 Escritor, jornalista e colaborador de diversas revistas nacionais e estrangeiras

COMENTÁRIOS
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Malta: A “desconhecida” do Mediterrâneo. | Main | Malta: onde ficar na ilha? »
Segunda-feira
Ago072006

Porto de Galinhas: Praias do Norte e do Sul

Cupe, Serrambi, Calhetas, Maracaípe, Pedra do Xaréu, Enseada dos Corais ...

aa pontal de maracape 01.jpg

O litoral de Pernambuco é relativamente pequeno (cerca de 185 dos 8 000 quilômetros de extensão da costa brasileira), apenas 18,5% do do mais de 1.000 quilômetros do litoral baiano.

aa pontal de maracape 02.jpg

Todavia, tanto as águas quanto as areias e faixa de terra qua coube ao litoral pernambucano dão de dez no bahiano!

aa praia de maracape 01.jpg

Não há nada igual (talvez em Alagoas) ao litoral de Pernambuco, onde estão algumas das praias mais belas do país. Porto de Galinhas, Carneiros, Calhetas, Boa Viagem, Maria Farinha e as da Ilha de Itamaracá são apenas as mais conhecidas.

aa praia de maracape 02.jpg

Porto de Galinhas é o grande destaque, a cidade e praias com a melhor infra-estrutura...

aa pontal de maracape 04.jpg

... mas o litoral sul de Pernambuco tem outras praias imperdíveis e bem perto umas das outras.

aa praia de maracape 03.jpg

Estando em Porto de Galinhas pegue um buggy ou um carro e vá descobrir as maravilhas do litoral sul de Pernambuco.

aa praia de maracape 04.jpg

Pedra do Xaréu

É uma praia com pedras e piscinas naturais. A praia recebe esse nome devido à grande quantidade do peixe Xaréu, muito pescado nessa região. Tem alguns quiosques na orla e dista 47 km do Recife.

Enseada dos Corais

A Enseada é cercada por arrecifes, que tornam o mar tranquilo e cheio de piscinas naturais. Nem os condomínios e as casas de veraneio tiram a tranquilidade do local. Fica a 47 km do Recife.

aa praia do xaru 01.jpg

Gaibu

O mar de Gaibu é calmo e tem águas verdes. É uma praia cheia de bares e restaurantes. Muito badalada durante o verão. Distante a 47 km do Recife. Acesso: BR-101 Sul, PE-60, PE-29.

aa praia do xaru 02.jpg

O trecho de praias do litoral sul que fica entre a Ponta de Serrambi, a parte mais ao sul desta praia, e Barra de Sirinhaém é um dos mais interessantes do litoral pernambucano.

aaa baa dos recifes 01.jpg

As praias de Maracaípe e do Cupe são as mais procuradas, praias de mar aberto com ondas próprias para o surf. E nessas duas é comum a prática do mergulho autônomo no mar e o snorckeling nas piscinas naturais.

aaa praia do xaru 03 bugre.jpg

Os manguezais também se podem conhecer e explorar por caiaque, jangada e pé, onde é possível conhecer além da flora própria dos manguezais, a fauna que vive nessa vegetação, como siris, caranguejos e guaiamuns.

aa pontal de maracape 02.jpg

Além disso, a região é conhecida como apropriada para a desova das tartarugas marinhas, que também acontece nas praias de Porto de Galinhas.

aa cupe 01.jpg

O Pontal de Maracaípe fica no extremo sul e é uma das praias mais bonitas da região. Depois vem a praia de Maracaípe, boa para surf, por ser de mar aberto e sem recifes e a última ao norte é Gamboa, delimitada pela foz do rio Ipojuca, mais deserta e cercada por coqueiros.

aa cupe 02.jpg

Descendo em direção sul vem Muro Alto, vizinha a Porto de Galinhas, é uma bonita praia e seu nome vem do paredão de areia com cerca de 3 metros de altura que circunda a praia e delimita a área das residências e hotéis da faixa de areia e mar.

aa cupe 03.jpg

As águas da beirada, protegidas pelos recifes, formam piscinas naturais bem bacaninhas por toda a extensão de praia, onde os peixinhos são visíveis. O comprido recife que forma em quase toda a extensão da praia, uma piscina natural com cerca de 2,5 quilômetros de extensão. O acesso à praia de Muro Alto pode ser feito de buggy. É uma praia pouco frequentada porque é quase exclusiva dos hóspedes dos resorts, hotéis e flats que surgem a cada ano, o que faz com que seja uma praia sem aqueles deetstáveis quiosques de cadeiras de plástico.

aa cupe 04 coqueiros.jpg A Praia do Cupe é tranquila e boa justamente pra quem procura praias mais distantes de grandes aglomerados e resorts. gosta de admirar uma natureza que não registra a presença de civilização. Uma de suas características é a formação natural da praia que segue em linha reta, as ondas fortes e a areia bem batida, além do coqueiral que se tornou atração turística.  Cupe, ainda que turística, é um pedaço do litoral dos mais agrestes da região de Porto de Galinhas, ainda sem aquele jeitão de farofa e rastro de latinhas de cervejas e cascas de cocos deixados nas areias pelas hordas de turistas não educados.

aa calhetas 01.jpg

A Praia de Calhetas ( Pequena Enseada, em tupi) - situada no Município de Cabo de Santo Agostinho - é mais uma das belas praias do Brasil, mas de acesso ruim e dominada por um restaurante péssimo (Bar do Artur) que a transformou numa verdadeira farofa.

aa calhetas 02.jpg

O cenário é muito bonito. O acesso é feito pela BR101 (Federal), pela PE60 (Estadual) e depois por uma estradinha de terra. A sinalização é boa e o acesso é fácil, se estiver decarro. De Buggy é um pouco cansativo. Grandes pedras que saem da área de areia entram pelo mar, dividindo-a em duas pequenas praias lindas e com boa diversidade de espécies de vida marinha, tem coqueiros e mar relativamente calmo e é limitada pelo Cabo de Santo Agostinho.

A Praia de Gaibu , na cidade do Cabo de Santo Agostinho, tem boa infra-estrutura turística e tem excelente banho nos trechos com arrecifes.

aaa gaibu 01.jpg

A Praia da Ponta de Serrambi fica a 14 km de Porto e tem águas limpas, relativamente calmas. Só se pode alcançar pelo Hotel VentaClub (Resort Intermares Village) ou pela areia. A pequena Igreja do Outeiro é do século XVII e fica no caminho para o Serrambi. Dali se tem boa vista do mar, dos coqueirais e canaviais e é um ponto legal para fotografias.

aaa muro alto 03.jpg

Reader Comments (1)

Sem dúvida é um sítio bem interessante. Mas, respeitosamente, poderia se complementar com um mapa.

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.