CONHEÇA O AUTOR

 

         Depois de estabelecer-se na Internet - em 1999 - escrevendo relatos de viagens em sites relacionados com o tema, e em 2006 ter fundado o blog Fatos & Fotos de Viagens - um dos pioneiros da blogosfera de viagens - Arnaldo foi convidado a colaborar com matérias na Revista Viagem & Turismo, da Editora Abril e, agora, prepara o lançamento de seu primeiro livro - "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" - ingressando, assim, na literatura de viagens com um livro encantador, segundo o autor, o primeiro de uma série de pelo menos quatro que já planeja produzir, dois deles em plena fase.

Assim o autor define esta sua nova fase:

             "Livro é coisa séria. O que o leitor encontrará em "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" é diferente do que lê aqui no blog. Da narrativa ao estilo. Em vez de apenas uma "conversa" com o leitor, baseada na informalidade, o livro mistura traços desta coloquialidade e informalidade com os de uma escrita literária. Sobretudo com profundo respeito à arte de escrever. Passo a ser um escritor, o que nada mais é do que uma outra maneira de me expressar sobre viagens e de transmitir ao leitor minhas impressões. Segundo o poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro". A partir deste meu primeiro livro escrito, considero ter ingressado numa nova, deliciosa fase em minha vida. 

              Minha ascensão na escrita de viagens com este trabalho literário não é exatamente uma novidade. Ainda que recentemente eu tenha notado a mente lampejar com a ideia: tornar-me um escritor de viagens. Todavia, ela sempre me rondou. Mesmo que a alguma distância. Não foram poucos os amigos, parentes e leitores do blog que há mais de dez anos recorrem à pergunta: “Por que não escrever um livro?”

Gente que escreve e encanta, fala sobre o autor:

Haroldo Castro:

            "Arnaldo é um dos viajantes equilibrados e sensatos que se lança escritor, o que, num Brasil de pouca leitura e onde a Literatura de Viagem não chega a ocupar meia estante nas livrarias, conta histórias que servirão de grande subsídio para qualquer leitor, além de ajudar a romper os preconceitos de que a África só oferece guerras, doenças e fome. Infelizmente, a riqueza cultural e natural do continente é quase sempre tão abafadas por notícias negativas que considero este livro um raio de luz na região."

Jornalista, fotógrafo, autor de “Luzes da África”, indicado para o Prêmio Jabuti na categoria Reportagens

Ronize Aline:

             "Minha opinião sobre o autor está refletida na resenha que escrevi de seu livro "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia": ele escreve com o coração e demonstra respeito por tudo o que viu. Este livro, mais do que o relato de uma viagem à Etiópia, é uma viagem rumo a uma experiência de imersão e contemplação do outro. É como olhar para o diferente sem estranhamento ou indiferença."

Escritora, tradutora, jornalista, professora universitária, crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro

Rachel Verano

             "Neste livro, Arnaldo tem o poder de nos transportar a um dos cantos mais fascinantes e ainda intocados do planeta. Mas de maneira ao mesmo tempo delicada e profunda, pessoal, criando intimidade com os personagens, deixando o leitor perceber cheiros, sabores e sentir as emoções de suas descobertas. Do peso do ar à alegria de dobrar a esquina, o autor consegue transmitir todo seu fascínio de estar diante de algo realmente novo."

 Jornalista das revistas Viagem & Turismo, Veja, VejaSP, Glamour, TAM e Vamos/LATAM

Davi Carneiro

             "Há uma frase atribuída ao grande viajante do século 14, talvez o maior escritor-viajante de todos os tempos, Ibn Battuta: “Viajar, primeiro te deixa sem palavras, depois te transforma num contador de histórias.” Suspeito, caro leito, ser este o caso do Arnaldo, um autêntico viajante que vem se mostrando, cada vez mais, um talentoso contador de histórias. Conheço-o e o sigo desde 1996, através do seu blog, aquele que, na minha opinião, é um dos melhores de viagens da internet brasileira, tanto pela excelência fotográfica quanto pela qualidade dos textos. Com um currículo andarilho de respeito (mais de 60 países, entre eles Quirguistão, Miamar, Irã e Uzbesquistão), Arnaldo tem o mérito de ir na contramão da blogosfera profissional e monetizada: de maneira simples, autêntica e independente, preza, principalmente, a credibilidade e a confiança de seu leitor." 

 Escritor, jornalista e colaborador de diversas revistas nacionais e estrangeiras

 


COMENTÁRIOS
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Turquia: Istambul - Palácio Topkapi (Terceiro Capítulo) | Main | Turquia: Istambul - Palácio Topkapi - Cap II, Segundo Pátio - DİVAN »
Quarta-feira
Out032007

Turquia: Istambul - O Four Seasons Sultanahmet - O Fabuloso!

"Pobre gosta de luxo, intelectual é que gosta de pobreza!" 

(Joãozinho Trinta)

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20Hotel%20BLOG%20001.jpg    

           "Eu mereço!"

           (Eu mesmo) 

_______________________________________________________________________

O FABULOSO Four Seasons de Istambul 

(clique no filme ali embaixo e ouça seu som enquanto lê este post)

                "PELA primeira vez na vida eu senti na carne (e no bolso!) o quanto um hotel excepcional pode melhorar muito a impressão que se tem de uma cidade. Quero dizer, Istambul não teria sido tão maravilhosa se não fosse por minha estada no Four Seasons!

493463-1069120-thumbnail.jpg 493463-1069127-thumbnail.jpg 493463-1069134-thumbnail.jpg

Acima: Três detalhes da fachada frontal do Four Seasons

Abaixo: do Terraço avistam-se os minaretes da Mesquita Azul

             ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20BLOG%2001.jpg 

               “Até aí morreu Neves”, você dirá.  Ou, então,  “É claro que qualquer destino no mundo fica melhor num hotel chique e perfeito.”, você argumentará.  Tá, eu concordo, mas... o Four Seasons de Istambul é..., bem, é... di-fe-ren-te ! Acintosamente over no que se refere a exceder a sua própria capacidade de ser ótimo.

           493463-1069172-thumbnail.jpg      493463-1069196-thumbnail.jpg

O Terraço à noite e de dia:  vista para a Mesquita Azul e a Santa Sofia            

               Para além de ser over na sua característica mais dolorosa - a de estourar sua conta bancária -  o Four Seasons é extra na sua capacidade de ser tudo de bom e sem defeitos: a localização é mais do que excepcional, é exclusiva. Não apenas por estar num antigo, famoso presídio, mas por estar tão dentro de Sultanahmet, que fica vizinho e ao lado da Santa Sofia.

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20Hotel%20BLOG%20016.jpg

               O serviço, bem o serviço é... (peraí, deixa eu ir ali no Aurélio encontrar um sinônimo para “excepcional”...), o serviço é ... brilhante!

493463-1069232-thumbnail.jpg 493463-1069237-thumbnail.jpg 493463-1069241-thumbnail.jpg

        Jardineira na janela, torre da antiga prisão e restaurante    

               As instalações são impecáveis. Tanto na limpeza quanto no irrepreensível bom-gosto. Sim, você encontrará luxo no Four Seasons de Istambul, mas um tipo de luxo não ostensivo, não aquele luxo palaciano sultanesco cheio de ouros, fru-frus e rococós. Se me fosse possível definir a decoração e as instalações do Four Seasons, eu diria que é um luxo “clássico-elegante-com-um-quê-de-rusticidade”. Pronto, deu pra entender?

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20Hotel%20325.jpg

      Terraço: vista para o Estreito de Bósforo e para os minaretes da Santa Sofia

               Ou, então, um “luxo-com-conteúdo”. Não é luxo "pra inglês ver", mas luxo autêntico, luxo bem nascido, luxo pra inglês acostumado com luxo desde o berço. O Four Seasons é feito sob medida pra gente que não se impressiona com luxo impressionista, com o luxo ostensivo, o luxo gratuito ou pretensioso.

               Sim, é claro que há mármores impecavelmente polidos e lustrosos, muitos tapetes kilins, mobiliário antigo e abajures de cristal, jardins ingleses impecavelmente cuidados, lustres venezianos de Murano, arranjos florais encantadores, detalhes aqui e ali que demonstram francamente o que é ter conteúdo.   Tudo é de extremo bom-gosto. É requintado no ponto preciso. Não aquele luxo over do Burj al Arab, de Dubai,  feito pra encantar novo-rico. É luxo pra quem gosta de luxo intimista, discreto, natural, todo ele acompanhado de um serviço irretocável e atencioso, educado e simpático.  O Four Seasons não tem um centímetro de ouro em sua deciração, ao contrário do emiresco Burj al Arab, que tem 1.500 metros quadrados de folhas de ouro apenas no revestimento de suas portentosas colunas de seu majestoso lobby!

               Não há como não impressionar-se com a qualidade, o requinte, o bom-gosto e o belíssimo visual dos brunchs de domingos do Four Seasons. Tão fabuloso que intimidou-me fotografá-lo. Ficou apenas na memória visual e do paladar.

               493463-1069328-thumbnail.jpg      493463-1069363-thumbnail.jpg

      Vista para o Bósforo e terraços dos hotéis "otoman-style" de Sultanahmet

               Os produtos de quarto Loccitane são daqueles que dão vontade de trazer pra casa em vez de “gastar” no hotel. E quase sempre dá briga: você quer usar e a mulher quer trazer! As toalhas, além de felpudíssimas - como seria de se esperar num hotel desse padrão - são abundantes.

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20Hotel%20022.jpg

               Numerosas e de todos os tamanhos, caprichosamente dobradas e enroladas e postas por todos os cantos do enorme banheiro e onde se pode pensar precisar de uma toalha: na pia, no lavabo, no chuveiro, no porta-toalhas, na hidro... pra secar o corpo, as mãos, o rosto, a pia e o etc...

493463-1069405-thumbnail.jpg

                 Ah, claro, todas num banheiro quem tem uma TV de plasma e uma banheira de hidro-massagem, um box-chuveiro separado com ducha excelente, vaso sanitário enclausurado, pia decorada no melhor estilo antigamente de ser e, pra arrematar, o tapete do piso é um Kilim!

          493463-1069419-thumbnail.jpg 

               E os roupões? Tá, você vai dizer, de novo: “Todo hotel bacana tem roupões de banho, ora...” (Até aí morreu o pobre Neves, de novo!). E eu argumentaria: “Mas tem quatro?!” “Tem quatro roupões de banho?” “Todo hotel de luxo tem dois roupões de toalha (e que toalha!) e dois de tecido de algodão para você andar no quarto com o chinelo da mesma toalha finamente bordada pra esperar o mordono trazer mais mimos?” Tem, tem?!

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20Hotel%20BLOG%20040.jpg

               Desculpem, mas os “mimos” eu não conseguiria recordar nem quantos nem descrevê-los com a mesma fidelidade com que meu paladar e minha memória os registraram. Era mais ou menos assim (mais pra mais do que pra menos): duas ou três vezes ao dia eles nos traziam ou nos deixavam “mimos-surpresa” no quarto.

493463-1069475-thumbnail.jpg 493463-1069489-thumbnail.jpg 493463-1069639-thumbnail.jpg

               Quando estáva no quarto, batiam à porta (“batiam” é força de expressão, tocavam uma delicada e charmosa campainha blín-blén-blón) e dois funcionários - um mordomo e uma arrumadeira – de pé na entrada do apartamento, em posição de sentido, lado a lado, com os braços estendidos segurando toalhas e os tais mimos, nos perguntavam: “Precisa de algo? Quer toalhas, sabonetes? Necessita que arrumemos o banheiro ou a cama...?”

493463-1069455-thumbnail.jpg493463-1069463-thumbnail.jpg493463-1069470-thumbnail.jpg       

               O mordomo segurava uma delicadíssima bandeja de porcelana branca e design sueco com docinhos franceses. A arrumadeira, duas toalhas de banho delicadamente embrulhadas. Como classificar um serviço desses? (desculpem, eu vou ali no Aurélio de novo e volto já...) Soberbo! E caloroso, profissional, simpático e atencioso. Ah, romântico também! O Four Seasons tem o maior clima romântico.

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20D%20BLOG%2002.jpg

               Eram petits-fours que não fariam feio à patisserie française do Alain Ducasse, eram garrafas de água mineral de dois tamanhos colocadas ou na coffee-table defronte ao sofá ou nas mesinhas de cabeceira e sobre a banca de fino mármore do frigobar. As da mesa do sofá vinham num cooler, já geladinha, já que estávamos no verão turco.

493463-1069647-thumbnail.jpg493463-1069653-thumbnail.jpg493463-1069662-thumbnail.jpg  

               As da mesinha de cabeceira ficavam milimetricamente postas sobre porta-copos “four-seasons” de papel com bilhetinho de boa noite. Ah, sempre havia um prato de frutas da estação com talheres de prata, decorados com folhas verdes e pequenos pratos de louça fina e guardanapos de linho. Tudo arrumadinho com requinte e cuidado.

           493463-1070125-thumbnail.jpg    493463-1070130-thumbnail.jpg

               Quer mais? Papel de carta e envelope timbrados com seu nome e envoltos em fita verde de cetim com letras douradas!  Que tal?   CD player Bose com um Menu de CDs para você escolher o seu tipo de música? Tem!  TV de Plasma de 42 polegadas com DVD player e Menú de DVDs? Também tem. Espaço? 60 incomuns metros quadrados mesmo para padrões norte-americanos. Os quartos têm dimensões confortabilíssimas e incomuns na hotelaria. 

               TV a cabo, Internet wi-fi, jornais diários, travesseiros deliciosos, secador de cabelos (daqueles que secam, não sopram!), espelho de maquiagem (com luz e de aumento), cofre eletrônico, guarda-chuva, calçadeira de sapatos, 2 telefone de duas linhas, escrivaninha com revistas sofisticadas e livros de Istambul, cartões postais, mouse pad de couro, cabo eternet enroladinho em saquinho de pano (caso você não tenha um notebook wi-fi) sacolas com o logotipo do hotel, sacolas para sapatos, serviço de lustrar calçados...

             493463-1070146-thumbnail.jpg      493463-1070150-thumbnail.jpg

O que pode impressionar tanto quanto o Four Seasons? O Traslado do Four Seasons!

__________________________________________________________________

A chegada e o traslado seis estrelas do Four Seasons

               SE você pretende impressionar muito bem a alguém, ou mesmo a si próprio (você merece, eu sei) faça o transfer do Four Seasons! Ele custa o equivalente a uma diária num hotel mediano em Sultanahmet, mas vale tanto quanto pesa no bolso.

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20A%20BLOG%20BMW%2001.jpg

               Ao efetuar sua reserva pela Internet, diretamente na página do hotel, alguns minutos depois você receberá um e-mail com um número de confirmação.  Junto a este, o oferecimento de um serviço de transfer  'aeroporto-hotel'  operado pelo próprio Four Seasons.  Não, você não entendeu, não é um serviço 'terceirizado', é com pessoal e veículo próprios do hotel.  Não, você ainda não entendeu.  Não é um transfer comum de perua ou van.  É em BMW 750 i último tipo! Se você pensar sob o ponto de vista do preço, não o aceitará. No entanto, se o fizer, não poderá ter exercido melhor escolha. Mesmo sendo o Aeroporto de Ataturk moderno e com boa rede de transportes, vindo de Dubai tudo parece jurássico, de segunda ou acanhadinho.  Assim foi. É um bom aeroporto, mas..eu vinha de Dubai!

  493463-1070202-thumbnail.jpg 493463-1070211-thumbnail.jpg 493463-1070229-thumbnail.jpg

               À hora certa desembarcamos e depois dos procedimentos normais de imigração e alfândega, nos dirigimos ao portão de desembarque onde estaria nos esperando o tal transfer com aquelas placas com meu nome, como em qualquer lugar, certo? Errado!

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20G%20%20BLOG%2006.jpg

              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             No meio de uns 50 camaradas segurando um papel formato A4 com nomes de diversas nacionalidades em letras garafais impressas em computador, um, isso UM, nome se destacava. De quem? O MEU. Meu nome passando num display luminoso de leds vermelhos deslizando elegantemente da direita para a esquerda, iguaizinhos àqueles que você já deve ter visto por aí em algum letreiro luminoso. Segurava o tal display um homem alto impecavelmente vestido num terno que não deu pra ver, mas se não era Armani estava fazendo vestibular pra ser. 

          493463-1070295-thumbnail.jpg     493463-1070304-thumbnail.jpg

               Identifiquei-mes e apresenei. Logo um outro homem, vestido com uniforme do Four Seasons prontamente tomou o controle do carrinho de malas de minha mulher, enquanto o de terno assumia o controle do meu. Nos dirigimos ao estacionamento e num lugar de destaque nosso carro, nada mais, nada menos do que um BMW 750 estalando de novo.

         493463-1070262-thumbnail.jpg       493463-1070275-thumbnail.jpg

               Nos sentamos no interior do veículo que por si só é um “passeio turístico” e logo estávamos em direção ao hotel. O motorista então ofereceu toalhas de mão aquecidas e molhadas, enroladinhas à moda japonesa, água mineral e as explicações de como selecionar o menu musical através de um painel LCD colorido exclusivo do banco de trás.

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20G%20%20BLOG%2001.jpg

Yukata (iucatá) de algodão fininho pra andar pelo apartamento? Só no Fours Seasons

               Pouco tempo depois nos deu uma prancheta com um formulário préviamente preenchido com os dados de nossa reserva para assinarmos. Aquilo simplesmente era nosso chek-in. Sim, comprando o transfer você leva grátis um check in feito DENTRO do carro. E não pense que é conversa fiada: ao chegarmos ao hotel dois porteiros abriram ambas as portas dos passageiros, me chamou pelo nome e encaminhou para um recepcionista impecavelmente vestido que me acompanhou e às malas ao apartamento! Precisar não precisa, mas que coisa fantástica é o serviço de transfer do Four Seaons! Dê-se a esse luxo. Você merece!

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20A%20BLOG%20i%20Hotis%20sultanahmet%2005.jpg

               Hospede-se em Sultanahmet ou então....fique longe de tudo!

               O Four Seasons convive democraticamente - sem ofender nem ser ofendido - com uma dezena de hotéis 4 e 3 estrelas e até com hostels. O Orient Hostel , por exemplo, é vizinho e tem diárias de cerca de 25 dólares com direito a café da manhã no terraço com a mesma vista para Santa Sofia e para o Estreito de Bósforo. www.orienthostel.com

            493463-1070339-thumbnail.jpg        493463-1070347-thumbnail.jpg

               O Terraço do Seven Hills:  vista deslumbrante de Istambul em 3600

               Eu já sabia que ir a Istambul e não hospedar-se em Sultanahmet era uma verdadeira ‘tourist trap” ou, traduzindo, uma “fria”. E há diversas opções de hotéis econômicos ou nem tanto, para todos os orçaments, com diárias que incluem o café da manhã, boa parte deles no terraço e com vista para a Blue Mosque, a Aya Sofia, o Estreito de Bósforo e, claro, para o Four Seasons.

               Os hotéis de Sultanahmet são chamados de “ Otoman Inns” e estão instalados em edifícios antigos de madeira, do século 19, tombados pelo patrimônio histórico que preservam a identidade das fachadas e alguma coisa no interior, com mobiliário em estilo antigo mas com modernidades hoteleiras do século 21, e a maior parte deles com os terraços que os caracterizam.

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20A%20BLOG%20i%20Hotis%20sultanahmet%2009.jpg

               O mais recomendável é o Dersaadet Hotel, um hotel familiar, cujos donos estão sempre presentes (http://www.hoteldersaadet.com/about_us.htm), que fica na Kucuk Ayasofya Cad. Kapiagasi Sokak, um dos hotéis melhor colocado no Tripadvisor, com diárias em torno dos 95 dólares.

              Com boa cotação no Tripadvisor também é o Sari Konak Hotel (http://www.sarikonak.com/english/html/about.htm) na Mimar Mehmet Aga Cadesi, 42/46, com preços em torno dos 130 dólares.

               Tem também o Side Hotel & Pension , que fica no número 20 da Utangaç Sokak, (www.sidehotel.com), cujos preços estão em torno dos US$ 65, e o Ayasofya Pensiyonlari, que fica na Sogukçesme Sokagi, 513 (www.ayasofyapensions.com), que fica atrás do Ayasofya e com quartos decorados com mobiliário do século 19, com diárias desde US$ 70. O Alzer Hotel, que fica no Hipódromo (At Meydani, 72 ), é super bem cotado no Tripoadvisor e tem diárias entre 80 e 130 dólares.

               Hotel Ayasofya, Kucukayasofya Caddesi Demirci Resit Sokak, 28, Sultanahmet (www.ayasofyahotel.com) Quartos duplos a partir de 57 euros por noite com café-da-manhã. Uma pensão agradável e central.

ISTAMBUL%20-%20Four%20Seasons%20A%20BLOG%20i%20Hotis%20sultanahmet%2008.jpg

                Hotel Empress Zoe, Akbiyik Cad. Adliye Sok., 10, Sultanahmet (www.emzoe.com) Quartos duplos a partir de 85 euros por noite com café-da-manhã. É tido como um dos melhores bed&breakfast de Sultanahmet e ocupa as ruínas de um hammam (banho turco) do século XV. Todos os quartos são diferentes e alguns têm decoração e vistas surpreendentes.

               Hotel Turkoman, Asmali Cesme Sokak, 2, Sultanahmet (www.turkomanhotel.com) Quartos duplos a partir de 85 euros por noite com café-da-manhã. Moderno e confortável, em frente à Mesquita Azul.

              Galata Residence, Bankalar Caddesi Felek Sokak, 2, Galata (www.galataresidence.com)  Quartos e apartamentos (com kitchenette) a partir de 100 euros por noite. Uma alternativa para grupos familiares junto à Torre Gálata, perto da praça Taksim.

_________________________________________________

Four Seasons Hotel Istanbul

Tevkifhane Sokak, 1, Sultanahmet-Eminönü - www.fourseasons.com/istanbul

Chique, sofisticado, exótico, fabulosamente bem localizado . Com 65 quartos, atendimento personalizado, e padrão alto-luxo, o hotel fica no coração do centro histórico da cidade, onde funcionava uma prisão turca secular em estilo neo-clássico. Só tem um defeito: as diárias de casal que começam nos US$ 420,00. Tem serviços de SPA no sub-solo com o mesmo requinte de todo o hotel

493463-1070409-thumbnail.jpg 493463-1070415-thumbnail.jpg 493463-1070429-thumbnail.jpg

Reader Comments (47)

Genial, Arnaldo! Concordo com você, sou adepta da teoria do luxo da simplicidade. Detesto ostentação! A minha melhor experiência em hotel de luxo foi no Marrocos, no ano passado, a trabalho. Fiquei numa kasbah secular na entrada do deserto com direito a todos os mimos imagináveis: passeio em camelos cinematográficos, massagem ao ar livre no final da tarde, jantar surpresa (com toalha de linho e talheres de prata) no meio do deserto... Mas o melhor de tudo era poder circular sem ser notada, sem ter que me preocupar com o que vestir e sem precisar calçar nada! Nunca vou esquecer aqueles dias no Dar Ahlam, depois dá uma olhadinha lá: www.darahlam.com.
15:29 | Unregistered CommenterRachel
RACHEL VERANO, quanta honra! Muito obrigado pela visita e especialmente pela ma-ra-vi-lho-sa DICA! Tou indo lá conferir o hotel e depois volto!

Abraço!
Para variar um ótimo post.

"Istambul não teria sido tão maravilhosa se não fosse por minha estada no Four Seasons!"

Arnaldo, só pelas fotos da cidade a viagem já valia!! Mas esse hotel relamente coroou sua viagem. Imagino a qualidade do hotel, já que os elogios vem de alguém com um olhar minucioso de fotógrafo.

Ainda vou a Istambul, mas o hotel vai ficar para quando eu voltar a Istambul depois de ter cumprido o lerê de turista uma vez..rsrs
19:05 | Unregistered CommenterRodrigo
Agora me deu vontade... (só agora?) rss
20:00 | Unregistered CommenterArthur
Bem,como eu disse, RODRIGO, precisar não precisa ficar no Four Seasons, mas em Sultanahmet é INDISPENSÁVEL, e há opções vizinhas maravilhosas.

ARTHUR, você merece!
Arnaldo eu faço faculdade de hotelaria, nem precisa dizer que eu achei muito maneiro!!!

Eu tenho um professor na faculdade o Jayme Drummond que é o representante da rede Four Seasons no Brasil.

No último reveillon o Jayme estava em Istambul, hospedado no Four Seasons e no dia 31 ao visitar o lado asiático na cidade ele acabou esquecendo o celular em um táxi, os funcionários do hotel foram muito solícitose e tentaram várias formas de encontrar o celular e não conseguiram, eles acabaram arrumando um novo celular para o Jayme.

Um tempo depois de retornar para o Brasil ele recebeu uma ligação do hotel dizendo que o celular havia sido encontrado e seria enviado pelo correio. Detalhe ele pegou esse táxi no meio da rua, eles não tiveram facilidade para encontrar o aparelho, mas encontram. Isso é que é serviço eficiente! Gostei muito das fotos e do luxo inteligente que o hotel transmite.

Em relação ao hotel no Marrocos citado pela Rachel Verano, esse mesmo Jayme, se hospedou lá e na volta da sua viagem nos expôs em sala de aula um trabalho feito sobre esse hotel, que nas suas palavras era sensacional!

Estou mandando o link por e-mail do seu blog para ele dar uma olhada.
MARCEL ALCANTARA, muito grato por sua visita e por seu depoimento. Bacana saber que um estudante de hotelaria encontrou afinidades com o blog. Espero que seu proifessor me dê também o prazer de sua visita e, se puder, que registre-a aqui nos comentários.

Grande abraço e volte sempre.

NOTA: eu tive um caso semelhante lá no Four Seasons, que denota a preocupação em resolver problemas dos hóspedes, só que foi ao contrário. A despeito do empenho a coisa saiu mais ou menos errada. Eu esperava um "pick-up" à noite para assitir a um show turistico e nada da van chegar para nos apanhar.

Meia hora depois o preocupado porteiro e sua equipe (sim, a portaria do Four Seaons é uma equipe de "Bell Capitans", ou Porteiros, Recepcionistas e Bagageiros) me perguntaram se eu queria que eles ligassem para a casa de shows para saber o que ocorria. Dei-lhes o voucher com a capa impressa com anúncios de OUTRAS cias. e em dez minutos chegava uma van apressada para nos pegar. Ao entarmos nela o motorista nos pediu o voucher, eu lhe entreguei, quando ele verificou que era para um show de um CONCORRENTE! Sabe qual foi o comportamento dele? Nos levou até o concorrente e ainda deu-lhes uma bronca por ter me deixado esperar e não terem ido me buscar e ainda conseguiram um "up-grade"de mesa no show!
Arnaldo, estou encantada com este hotel !!! Com certeza valeu cada centavo. Eu diria que ele é confortável com refinamento. Eu ADORO estes mimos no hotel ! E, que vista !
Se um dia eu conseguir ir à Istambul, quem sabe ganho na mega sena e me hospedo no Four Seasons ;)
Fotos lindas como sempre de câmera poderosa e fotógrafo a altura. Parabéns !!

16:05 | Unregistered CommenterMajô
Arnaldo, você sabe que eu amo suas fotos de viagens... agora eu também descobri que amo suas fotos de hotel...rsrsrs Que lindo! Como são bons esses mimos e luxos, não? Quanto bom gosto....Você merece mesmo! E decidi que quando crescer quero ser que nem vc! ;)
MAJÔ, muito grato. Olha, com toda honestidade, não tem a menor necessidade de ficar no Fours Seasons (e nem precisa ser ganhadora de megasena pra tanto!). Quanto a ir a Istambul, vá! Vá mesmo. Além de tudo é um destino barato, ou seja, equivalente aos custos do Brasil. Eu estou pensando em fazer matérias sobre dicas fotográficas aqui no blog, ensinando conceitos bem básicos para as pessoas poderem fazer fotos com m ais facilidade e domínio das suas câmeras.
Puxa Mari Campos, obrigado. Falando sério, qualquer um pode fotografar direitinho. E como eu comentei com a Majô, acima, eu pretendo desenvolver algo a respeito aqui no blog, uma área de fotografia.
"Eu mereço!" (Eu mesmo) :lol: Adorei...
Arnaldo, esse é o tipo de luxo a que podemos nos dar pelo menos uma vez na vida.
Agora, luxo mesmo é ter a Rachel Verano comentando no seu blog :-)
Posso te perguntar uma coisa? Você sabe de algum hotel no mesmo esquema: Sultanahmet, terraço com vista...que esteja numa faixa de preços entre esses que você colocou e o Four Seasons? Só se tiver alguma coisa em mente, alguma indicação, não esquente a cabeça.
23:34 | Unregistered CommenterEmília
EMÍLIA, o mínimo que posso fazer por sua simpatia de vir até aqui e deixar sempre ótimos e simpáticos comentários, é lhe responder da melhor maneira que eu puder. Aí vai:

Os hotéis de Sultanahmet são em prédios antigos e pequenos, de madeira, com terraços, tombados pelo patrimônio histórico e com habitações relativamente grandes, com a característica fundamental de serem decorados com mobiliário objetos em estilo antigo. O que acho legal é que boa parte deels é com piso de madeira e tapestes soltos, ideal para os alérgicos (se quiser, é só pedir pra tiorar os tapetes kilins soltos pelo chão).

Um bem cotado no Tripadvisor (e que quase fiquei nele, mas não tinha vaga) é o Dersaadet Hotel, um hotel familiar, cujos donos estão sempre presentes (http://www.hoteldersaadet.com/about_us.htm). Fica na Kucuk Ayasofya Cad. Kapiagasi Sokak, um dos hotéis melhor colocado no Tripadvisor, com diárias em torno dos 95 dólares.

Eu recomendo o Seven Hills Hotel, entre 100 e 220 euros a diária casal com café, dependendo do tamanho do apartamento. Vale conferir em http://www.sevenhillshotel.com/. Visitei e achei bem legal, colado ao Four Seasons. Vale explorar mais este.

Colado ao seven Hills fica o Uyan Hotel, que pode ser conhecido melhor no Tripadvisor e em seu site: http://www.uyanhotel.com/ e tem diárias entre 95 e 140 euros.

Com boa cotação no Tripadvisor também é o Sari Konak Hotel (http://www.sarikonak.com/english/html/about.htm) na Mimar Mehmet Aga Cadesi, 42/46, com preços em torno dos 130 dólares.

Tem também o Side Hotel & Pension, que fica no número 20 da Utangaç Sokak, 517-2282 (www.sidehotel.com), cujos preços estão em torno dos US$ 65, e o Ayasofya Pensiyonlari, que fica na Sogukçesme Sokagi, 513 (www.ayasofyapensions.com), que fica atrás do Ayasofya e com quartos decorados com mobiliário do século 19, com diárias desde US$ 70.

Outro igualmente bem localizado e bem cotado é o Alzer Hotel, que fica no Hipódromo (At Meydani, 72), com diárias entre 80 e 130 dólares.

O Orient Hostel, por exemplo, é vizinho e tem diárias de cerca de 25 dólares com direito a café da manhã no terraço com a mesma vista para Santa Sofia e para o Estreito de Bósforo. www.orienthostel.com. Mas é albergue.

Hotel Ayasofya, Kucukayasofya Caddesi Demirci Resit Sokak, 28, Sultanahmet (www.ayasofyahotel.com) Quartos duplos a partir de 57 euros por noite com café-da-manhã. Uma pensão agradável e central.

Hotel Empress Zoe, Akbiyik Cad. Adliye Sok., 10, Sultanahmet (www.emzoe.com) Quartos duplos a partir de 85 euros por noite com café-da-manhã. É tido como um dos melhores bed&breakfast de Sultanahmet e ocupa as ruínas de um hammam (banho turco) do século XV. Todos os quartos são diferentes e alguns têm decoração e vistas surpreendentes.

Hotel Turkoman, Asmali Cesme Sokak, 2, Sultanahmet (www.turkomanhotel.com) Quartos duplos a partir de 85 euros por noite com café-da-manhã. Moderno e confortável, em frente à Mesquita Azul.

Galata Residence, Bankalar Caddesi Felek Sokak, 2, Galata (www.galataresidence.com) Quartos e apartamentos (com kitchenette) a partir de 100 euros por noite. Uma alternativa para grupos familiares junto à Torre Gálata, perto da praça Taksim.



EMÍLIA, não deixe de me perguntar mais e assim que escolher algo, me envie uma consulta por e-mail que terei prazer em lhe dar minha impressão sobre o escolhido.


Abraço, grato!
Arnaldo, achei um detalhe que você deve ter percebido, mas não postou sobre ele.
A placa da BMW tem as letras FSH. Isso que é detalhe, não?
CARAMBA!, como não percebi isso, Mônica! Que bacana vc ter notado e ter registrado aqui! Vou lá colocar uma NOTA embaixo da foto e mencionar que foi vc quem lembrou!


Muito grato.
Eu sou meio "doente"...rs

Coisa de quem fez matemática e fica tentando achar sentido em letras e números, quase como uma mania ou um passatempo.

Troquei de carro tem 2 semanas e novamente fiquei "preocupada" em escolher uma que fizesse sentido.

Acho que por isso que reparei...rs

Mas achei legal! Mais um mimo deles...
Arnaldo

Bela resenha... Voce precisa vir a Sao Francisco fazer um post, tai outra cidade que merece voce!!

Depois eu vou postar algumas dicas no Riq
1:39 | Unregistered CommenterErnesto
ERNESTO, antes de TUDO, boa viagem! Bem, tem uns sete anos que não vou a SF. Acho que preciso refazer alguns passeios a partir daquela cidade, talvez para o Yosemite NP, descendo até LA...
Arnaldo...sem comentários.
Obrigadíssima pelas dicas! O Dersaadet, o Seven Hills e o Sari Konak são lindos. Que tipo de hospedagem diferente...e o interessante é que todos têm, além desses terraços maravilhosos, vista nos apartamentos também. Já está tudo devidamente salvo para inspeções mais minuciosas :-)
Adoraria ficar no Four Seasons, mas está um pouco fora do orçamento, mesmo para uma viagem especial.
Se der tudo certo, devemos ir em agosto ou setembro do próximo ano e aí eu devo te atormentar pedindo mais dicas...
De novo...obrigada pela gentileza! :-)
10:20 | Unregistered CommenterEmília
Arnaldo, eu não sei o que me encantou mais, mas os papéis de carta com o seu nome impresso eu a-do-rei!!!

Tô morta de inveja aqui (da boa, né?). E a frase do Joãozinho Trinta é uma das minhas prediletas...

Adorei a matéria!

Flavia Penido
Flávia, quem não gosta de mimos é ruim da cabeça.

É delicioso chegar a um hotel e ver papéis de carta delicadamente confecionados pra vc e com seu nome e embrulhados em fita verde com a marca do hotel gravada em dourado.

Parabéns pelo site, Arnaldo! Visito sempre, mas nunca me manifesto... Desta vez não consegui me conter! Essa série de posts sobre Istanbul está (tb preciso da ajuda do Aurélio, mas não o tenho a mão...) extraordinário!

Quando fui a Istanbul, fiquei hospedada no Ciragan Kempinski, um pouco fora de mão e absurdamente caro, mas é uma atração à parte e vale cada centavo! Impossível não me identificar totalmente com "o quanto um hotel excepcional pode melhorar muito a impressão que se tem de uma cidade".

Mais uma vez, parabéns!
17:23 | Unregistered CommenterLuisa
Bem, Luísa, então nada melhor do que vc. SEMPRE comparecer e SEMPRE registrar suas visitas! Com um comentário desses...impossível não ir ao Aurélio pra encontrar um agradecimento à altura!

Nossa, só de acompanhar, com os olhos, fiquei sem fala. Meu Deus, descobri que sou normal, posso gostar de coisas maravilhosas e sonhar que um dia desfrutarei, já que as vezes parece que isso nunca é pra gente, assim, que não é rica, nem nova rica, nem ganhou na loteria. Como diz o Riq, 03 dias em diária até 100 dólares e uns 02 no FSH.Lá em casa é tudo meio-a-meio com o marido, acho que dá. Minha lista de desejos só aumentando: TXAI, Gancho e outros. Parabéns Arnaldo, o que se leva da vida é a vida que se leva.
17:09 | Unregistered CommenterRosa
Você merece!!!

Eu também quero fazer por merecer!!!! Meu Deus, que espetáculo de hotel. Sim, ao se hospedar num lugar desse, metade da visita está ganha. Não é qualquer destino que compete com um hotel assim. Adorei!!! E é covardia falar dos outros hotéis depois desse...

Deu até disposição para trabalhar mais um pouco hehehe
Arnaldo,

Você merece é verdade, mais eu soy pobre e adoro o
lujo, também!!!
A pobreza pra intelectuales que ya tienen bastante/suficiente con tener una mente de lujo...

Agora en serio, si ya fuera a un lugar como ese debería comprarme ropa nueva!!!.

Ese hotel é um palacio para el que se aloja en él.
Tchau.
15:33 | Unregistered CommenterCarmen
Olá, Arnaldo... Que delícia ler o blog e saber que, quando chegar a Istambul, uma sensação de dejávu vai estar presente...É minha primeira vez aqui, redirecionada pelo post do Riq, sempre acompanhando, mas sem nunca ter postado...Parabéns e obrigada por COMPARTILHAR suas viagens conosco...
A respeito de hospedagem, posso te pedir uma dica?
Estamos programando uma viagem para Istambul e estou em dúvida qto à localização do Alzer Hotel: li no Tripadvisor um review e uma pessoa deu a entender que o local à noite era meio quieto (demais)... entre o Dersaadet e o Alzer, o que vc me diria? Obrigada,
Érica H.

9:30 | Unregistered CommenterErica H.
ERICA H., tanto um quanto outro são em Sultanahmet e relativamente próximos, mas o ALZER é meio retirado, numa praça. Eu optaria pelo Dersaadet, que é bem bacana.

Se precisar de algo mais de dicas, pergunte!

Obrigado e bem-vinda ao blog.
Arnaldo, obrigada pela dica... nada como falar com quem já esteve lá, não é? Vou verificar as disponibilidades... Vivo tentando ver se, por acaso, não aparece alguma promoção surpreendente no Four Seasons, mas enqto não aparece...Já anotei no TO DO LIST para a viagem de maio imprimir a série de posts sobre Istambul e acho que vai dar tempo de chegar os de Santorini...
22:47 | Unregistered CommenterErica
ERICA, pode estar certa de que até o final de março você verá aqui a matéria sobre Santorini, com minhas impressões e fotos da ilha. Vai dar tempo sim. Sobre o Four Seasons de Istambul, infelizmente não é o tipo de hotel, dado suas dimensões e especificidade, localização e o fato de ser único no lugar - que faz promoções surrpreendentes. Mas vc. estará bem no Dersaadet, que, volto a lhe dizer, é tão bem localizado quanto o Four Seasons.

O Dersaadet Hotel Istanbul continua extremamente bem colocado no Tripadvisor, inclusive com recentes comentários desta semana:

http://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g293974-d294931-Reviews-Dersaadet_Hotel_Istanbul-Istanbul.html


A página do hotel fica neste endereço a seguir. Sugiro verificar logo porque é um hotel pequeno e pode ser difícl encontrar apartamento disponível:

www.dersaadethotel.com




Arnaldo, mais uma vez, obrigada ....e, aproveitando ... vc tem alguma indicação de Hotel em Atenas????
9:48 | Unregistered CommenterÉrica
ÉRICA, preciso que vc me diga que faixa de preços pretende pagar e se é para duas pessoas no mesmo apto. e em que datas. OK?
É verdade, Arnaldo... Estava procurando algo em torno de 100 euros... Já obtive indicações do Attalos, mas estava querendo ter outras opções... São para mim e meu marido, nos dias 29 a 31 de maio... Andei olhando alguns hotéis, cheguei a ver uma opção que achei muito boa (79 euros, com café incluso, para 2 pessoas no Novotel Atenas), mas fiquei em dúvida do bairro... O que vc me diz do Omonia? Qual bairro-hotel traz boa relação custo-benefício, na sua opinião? Mil vezes obrigada !!!
18:28 | Unregistered CommenterÉrica
ÉRICA,

em, Atenas, quanto mais perto do Centro (Monaskirati) e de Plaka, melhor. Omonia é um bairro muito movimentado, com boa infra-estrutura, vias largas e com grandes hotéis. O Novotel é bem cotado e tem ótima relação custo-benefício. Fica distante do centro e da Acrópolis (cerca de 4 quilômetros) mas tem metrô bem perto do hotel e é um ótimo meio de transporte para ir para Syntagma Square. É longe dos pontos turísticos, mas quanto mais perto do centro, mais caro.

O Attalos - ainda que bem colocado no Tripadvisor - está mais para albergue do que hotel. Nessa faixa de preço e para esta época, fiz uma pesquisa no próprio Tripadvisor, cujo elo você encontra abaixo, e pode explorar um pouco mais sua pesquisa e tentar encontrar eventualmente algo mais perto, ainda que mais simples:

http://www.tripadvisor.com/HACSearch?inDay=29&inMonth=05%2F2008&checkIn=5%2F29%2F2008&outDay=31&outMonth=05%2F2008&checkOut=5%2F31%2F2008&cat=1&geo=189400&zfp=1&zfk=0&zfc=0&adults=2&zfn=0&t=0

É claro que essa pesquisa carece de mais aprofundamento, mas acho que isso é algo que apenas vocês devem e podem fazer, pois eu não conheço nenhum hotel nesta faixa de preços que eu ou algum conhecido já tenha usado.

Explore e depois volte, ok?
Arnaldo... Vou pesquisar no link que vc disponibilizou e verificar o que fazer...Obrigada tb pelas dicas sobre os bairros... Vou me divertir mais um pouco na descoberta dos hotéis no Tripadvisor. Até mais...
21:00 | Unregistered CommenterÉrica
Oi, Arnaldo!!! Vim visitar e ver se tinha novidades e vi o banner informando sobre Bangkok!! Como nao sabia um lugar mais genérico para postar, resolvi postar aqui mesmo, para desejar uma ÓTIMA VIAGEM, e que o terceiro ano do Blog seja assim mesmo: cheio de muitas viagens!!! Parabéns pelos dois anos já completados!!!
19:24 | Unregistered CommenterÉrica

Oi Arnaldo,
Adoooro seu blog!
Gostaria de saber quala a melhor moeda para comprar no Grand Bazar. Dolar ou Euro? Como o dolar está em baixa aqui no Brasil, fiquei pensando se seria melhor levar dolar... Vc sabe quanto vale o dolar e o euro lá?
Muito obrigada!

13:24 | Unregistered CommenterMaiara

MAIARA, a melhor moeda não há. Tanto a Lira Turca quanto o Dólar e o Euro são convertidas como aqui no Brasil, cada uma com sua cotação.

Para saber om valor das conversões, use o endereço a seguir e escolha as moedas a serem convertidas para a Lira Turca

http://www.xe.com/ucc/

21:34 | Unregistered CommenterArnaldo

Nossa esse hotel é tão legal que estou querendo planejar a segunda viagem a Istambul sem ainda ter ido...

16:45 | Unregistered CommenterCarlaZ

Oi Arnaldo
Acho que nem preciso elogiar o blog, né ?
Acima você mencionou um "show turístico".
Alguma dica boa ?
grata
Claudia

12:42 | Unregistered Commenterclaudia

Arnaldo, parabéns seu blog é muito bom. Estou indo para Turquia e Grécia no proximo dia 18 de agosto. Não sei se há tempo hábil para sua resposta mas estou arriscando. Irei de Alitalia, SP-Istambul e na volta Atenas-SP. Para os voos internos comprei passagem da Aegean Istambul-Mykonos e Santorini-Atenas. Nos sites das agencias de viagens dizem que os voos internos só permitem uma mala por passageiro e de 15 kg, sendo que não aceitam fora disso nem se quiser pagar excesso de bagagem. Como minha viagem vai durar 21 dias e tenho que levar roupas para esse periodo que é grande, e acho que vou querer comprar algumas coisas lá, como é que resolvo isso? É verdade que só permitem 15 kg? Muito obrigado pela atenção que puder dispensar.

22:45 | Unregistered CommenterMiriam

Consultando a página da AEGENB Airlines, na seção " bagagem", não li nenhum impedimento relativo a não poder despavchar mais de uma mala. Ao contrário, menciona que se pode levar uma bagagem de até 32 k e despachar como carga outra. O vôo de Istambul a Mykonos é internacional, e jamais poderia ter uma restruição como a que vc mencionou. Com relação ao egundo, Santorini a Atenas, não creio que a restrição seja de 15 ki, mas de 20 por passageiro, podendo despachar uma segund amala.

O que EU faria: assim que chegasse ao PRIMEIRO aeroporto internacional (creio ser o de Istambul) iria ao balcão da Aegean Airlines e consultaria sobre o que vc me perguntou: 1) se é possível despachar uma mala como carga, e o limite de peso. 2) tentaria dividir 20 k em cada mala, pois eventualmente no vôo interno eles podem não permitir os 32 k do vôo internacional.

Há a venda nos free-shops um dinamômetro (balança de mão) que funciona a mão, o que permitiria a vc pesar suas malas antes de despachá-las, ainda no hotel, a fim de que distribua o peso total que vc estiver carregando, igualmente pelas duas.

Espero que tenha ajudado e lhe desejo uma ótima viagem,

Eu recomendo o Keravanseray

O post esta excelente,as fotos estao otimas gostei muito.Voce esta de parabens.

11:27 | Unregistered Commenterjavier

Oi, Arnaldo,
Cheguei ao seu blog (ótimo achado, por sinal !!!) ao dar uma busca para o hotel four season na Turquia. Estou planejando minha primeira viagem à Turquia e agora fiquei na dúvida entre o four season sultanahmet e o four season bosphorus. Você sabe quais são as principais diferencas entre eles? E PARABÉNS pelo blog, ele é inspirador !!!

20:26 | Unregistered CommenterMariane

mariane, já me hospedei em ambos. Os dois são maravilhosos, mas para quem vai pela primeira vez, Sultanahmet é O bairro pra ficar, portanto, podendo, escolha o Four Seasons ali.

Muito Obrigada pela resposta e por nos presentear com "O blog" de viagens !!! Percebe-se que você o faz com prazer.Desejo-lhe todo o Sucesso !

22:12 | Unregistered CommenterMariane

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.