MENSAGEM ao LEITOR
CONHEÇA QUEM ESCREVE

BEM-vindo ao Fatos & Fotos de Viagens, um blog sem jabá e não vulgar

        EXISTE no viajar e no escrever relatos de viagens um terreno fértil para demonstrações de arrogância. É algo simplesmente disseminado. Tanto no mundo virtual quanto na literatura. Mas o que o maravihoso mundo da viagens precisa é de mais viajantes humildes, não de "especialistas" caga-regras que determinam de tudo: desde como arrumar sua mala ao único tipo que você deve comprar, do lugar que você tem que ir, caso contrário sua viagem será uma merda. Nunca tão maravilhosa como a dele. As classificações dos lugares também. Tem sobrado superficialidade a egocentrismo. Autores assim não percebem que tudo é muito subjetivo e pessoal, que a experiência e o prazer de alguém não será necessariamente igual ao de outro.  Sobretudo as necessidades.

      A blogosfera "profissional e "monetizada" vulgarizou-se e tornou-se banal. Carecemos de gente que escreva para motivar e inspirar, para alargar horizontes, de viajantes que "mostrem" os lugares em vez de "ensinarem" a viajar. Moderadamente, ponderadamente, sem afetação típica de deslumbrados que viajam pela primeira vez em classe executiva e precisam espalhar para o mundo em resenhas risíveis. Ao contrário, a blogosfera

       ESTE blog, ao contrário, não fez concessões à vulgarização dos blogs depois da "profissionalização" e da monetização de alguns. Ao contrário, este é um blog singelo, simples, pequeno, inexpressivo na blogosfera, não despesperado por audiência nem seu autor se dedica mais à sua divulgação nas redes sociais do que à escrita. Tento dar graça à leitura e consolidar algo que prezo muito: confiabilidade, credibilidade.

        COMECEI a viajar tarde, você sabe. Por falta de dinheiro. Até que um dia viajei pela primeira vez ao exterior. Eu tinha 35 anos. Fui assim apresentado ao então desconhecido mas fabuloso mundo das viagens. Jamais, todavia, pensaria visitar mais de 60 países, alguns muito improváveis à época. Irã, Uzbequistão, Myanmar, Etiópia, Quirguistão entre eles. Mas foi recentemente que compreendi que as viagens ficam pra sempre, não as coisas. E que é por esse mundo ser tão diverso, por cada país ser tão diferente, que me parece tão atraente e divertido.

       NÃO sou escritor profissional. Tampouco jornalista. Mas invejo esses profissionais por dominarem o idioma, a gramática e as palavras.  Ainda assim, faço meu melhor, meu caro, estimado, raro e precioso leitor. Então, peço-lhe que considere algo: que mesmo escrevendo com sensibilidade e responsabilidade, incorro em erros. Se quiser, aponte-os. Tanto gramaticais quanto de digitação. Como tenho revisor profissional, antes de publicar dou curso a incansáveis revisões. E também submeto-os ao crivo de minha esposa. Ainda assim, alguns nos escapam.

      SOU brasileiro, empresário e casado com a Emília do blog "A Turista Acidental" e desde que a conheci (e antes mesmo de nos casarmos), tornou-se a "mais-que-perfeita" companheira de vida, de idéias, de projetos e ideais, sobretudo encantadora, adorável e inspiradora companhia de viagens e de aventuras. Com ela compreendi o que significa "prazer de viajar". Foi (e continua sendo) minha melhor fonte de inspirações e de motivações. Tanto que qualifico minhas viagens como "antes e depois" da Emília e "antes e depois" da Índia. Foi com ela que percebi o que quis dizer Érico Veríssimo com "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado certamente chegará mais longe." Somos pais de gêmeos - uma menina e um menino - nascidos em julho de 2015, e de um filho de 34 anos do meu primeiro casamento, em quem o gosto pelas viagens pareceincorporado. Não sou avô, mas as coisas estão bem encaminhadas neste sentido.

       HOJE com 64 anos (boa parte deles dedicados à família e ao trabalho), foi apenas aos 35 que pude começar a viajar internacionalmente. Desde então visitei 61 países, entre os quais alguns dos mais fascinantes e com os sítios mais admiráveis do planeta. Felizmente, para alguns deles ainda a salvo do turismo de massa, cujos excessos arruinam qualquer lugar. Em março de 2006, quando iniciei este blog, o fiz como meio de comunicação com a família e amigos. Anos mais tarde eu descobri o poder de contar histórias em textos e fotografias, e logo ele tomou outro rumo, provavelmente porque os leitores gostavam dos textos e das fotos, ou então porque na época havia pouquíssimos blogs.

       FIZ cerca de 90 viagens internacionais, voei por 40 cias. aéreas diferentes (algumas extintas) em 391 vôos para fora do Brasil e dentro de outros países e em todas as classes possíveis. Segundo Haroldo Castro - jornalista-fotógrafo-escritor que já esteve em 160 países -, o maior viajante que conheço, em seu teste "Viajologia" que se pode fazer em seu site, que considera não apenas a quantidade de países visitados, mas lugares, monumentos e patrimônios, além de transportes, experiências e situações difícieis porque passam os viajantes, alcancei "Mestrado em Viajologia". Mas isso não é nada diante de gente que lá já "graduou-se" em pós-doutorado.

Escrevo este blog sob uma perspectiva lúcida e sem concessões à monetização sem critérios

        Eliminei o contador de visitas deste blog quando marcava mais de 6 milhões. Audiência hoje em blog é decadente. Viajar, escrever e publicar algo que inspire e icentive o leitor é o que mais me motiva. NUNCA como blogueiro interventor nas viagens alheias, ou caga-regras dizendo como alguém deve viajar e que tipo de mala usar e essas chatices que definem as pessoas homogeneamente.Parece ser o que traz os leitores até aqui. Ou porque gostem de fotografia, para além da leitura odepórica, como eu. E por este blog não ter captulado à ambição e vaidade que levou tantos autores de blogs à monetização sem critérios, sobretudo enganando leitores, cada dia torna-se menorzinho e menos importante. Se continuarem assim, os blogs precisarão ser reinventados. Este aqui nasceu livre e assim será até morrer. Por enquanto estou sempre por aqui. Nem que seja em pensamento. Só não sei até quando.

         Agradeço a visita e os comentários e desejo boa viagem aos leitores.

Em tempo: este blog não integra nenhuma associação disfarçada de incentivos à monetização. Mas se um dia fundarem a ABBLI (Associação Brasileira de Blogs Livres e Independentes), por favor, me convidem!

#blogsemjaba

COMENTÁRIOS
RSS - Quer subscrever?
AddThis Feed Button

Share/Bookmark

VIAJE neste blog

Fotos de viagens
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Fatos & Fotos na Revista Viagem e Turismo (Nov 2007) | Main | África do Sul: Kruger Park - Fatos & Fotos na "Viagem & Turismo" »
Quinta-feira
Nov012007

Parabéns pra você, leitor! (E obrigado!)

  68.070 visitas nos últimos 30 dias!

(NOVO record!, em 11/NOV/2007)

 

 900.000 visitas em um ano!

17.842 em uma semana!

 

HOJE eu dos meus parabéns a VOCÊ!  Sim, agradeço e lhe dou meus parabéns. 

Isso deve-se a VOCÊ, só a você!   Isso, a você mesmo que está aqui agora.

E NÃO importa quem seja você: 

um visitante anônimo, um leitor contumaz, um amigo de sempre,

um blogueiro viajante, um comentarista ocasional ou contumaz,

você que pede dicas e sugestões, até mesmo o

leitor que vem aqui dar boas dicas,  

complementar alguma matéria, enriquecendo com a sua experiência.

Enfim, a você, anônimo ou não, mas que neste exato momento está aqui....

MUITO obrigado!

 

Além de contabilizar 897 MIL visitas em 12 meses (de 01/Nov/2006 a 01/Nov/2007 )

hoje o Blog bateu seu próprio record de audiência

( frequência, visitação, seja lá que termo usem para definir a quantidade de "entradas"):

 

Dá uma olhadinha aí ao lado no contador. Já deve estar

beirando os 900 mil (Ih!, já passou!).  Mas infelizmente o Squarespace não contabiliza

as visitas ao blog desde o primeiro dia, mas apenas as dos

últimos 12 meses. Assim, a marca atual é desde o dia que comecei a

incluir o contador que SOMA todas, a partir de outubro de 2006.

De março a outub ro de 2006, todavia, não tenho como verificar

a audiência, porque não a registrei.

__________________________________

Segundo o Squarespace, foram:

2.967 Visitantes nas últimas 24 houras

18.132 Visitantes na última semana

64.793 Visitantes nos últimos 30 dias

Além disso, ganhou nais UMA posição no Google PageRank:

Saiu de 3/10 para 4/10

                                                      
                                                    Nos últimos 365 dias, a audiência ficou assim:

Mês

Visitas

Visitantes

Set 07

157,043

65,522

Ago 07

133,290

54,611

Jul 07

104,564

45,038

Jun 07

99,210

43,554

Mai 07

97,185

40,526

Abr 07

43,936

16,647

Mar 07

70,545

31,460

Fev 07

39,045

16,072

Jan 07

37,680

9,586

Dez 06

31,214

7,947

 

Detalhamento do Tráfego Anual no Blog (de 01/Out/2006 a 01/Nov/2007):

 

Dados estatísticos coletados através dos registros efetuados pelo Squarespace

em todos os acessos ao FATOS & FOTOS de Viagens.

Os registros relacionados aos Search Engines Hits referem-se

ao rastreamento de acessos provenientes dos sites de procura relacionados.

 

Resumo do Tráfego no período de 01/Nov/2006 a 01/Out/2007

 

Total de Visitas no Ano: 847.757

Quantidade Média de Visitas por Mês: 70.646

Quantidade Média de Visitantes por Mês: 28.646

Média de Visitas por Visitante: 2,47

Exposição do Blog aos Search Engines

Diferentes Visitantes por Search Engines

Google: 20.515

Yahoo: 13.879

Google Feedfetcher: 5.668

MSN: 4.734

Bloglines: 2.518

Sphere: 629

Tailrank: 12

Unique Crawlers: 9

Crawler/Gigabot:7

Looksmart: 1

Total: 47.963

 

Tráfego em 06/Out/2007 - Sábado (9:00 h)

2.802 Visitantes das últimas 24 HORAS

17.332 Visitantes na última SEMANA

62.642 Visitantes no último MÊS

 

Tráfego em 06/Out/2007 - Sábado (19:00 h)

1.997 Visitantes das últimas 24 HORAS

16.749 Visitantes na última SEMANA

63.692 Visitantes no último MÊS

 

Tráfego em 26/Out/2007 - Sexta-feira (21:00 h)

3,070 Visitantes das últimas 24 HORAS

16,631 Visitantes na última SEMANA

62,926 Visitantes no último MÊS

 

Mais uma vez, OBRIGADO!

Reader Comments (13)

Arnaldo, parabéns!

Agradecemos como leitores a parte que nos toca, mas dá pra sentir o quanto vc está gratificado fazendo este blog, e com razão.

Esses números crescentes só demonstram o quanto vc é competente!

Continue por esse caminho, que já é de sucesso. Com a matéria da África então...
Eu agradeço a vc a ajuda de sempre.

Bj grande
9:18 | Unregistered CommenterLiciana
Arnaldo, sempre faço uma visita, isso desde o tempo que eu comentei a aparencia do blog, que eu não gostava muito. Melhorou tanto, que eu classifico o seu blog 5 estrelas, é requintado, mas ao mesmo tempo é simples. Você cuida muito bem desse espaço, dá gosto passar por aqui, além do universo das viagens virtuais, quase reais, de tantos detalhes. Parabéns. Show.
16:43 | Unregistered CommenterRosa
Arnaldo,

Parabéns pelo feito! Nós blogueiros sabemos o quanto é difícil atingir esses números!!!

Depois de um certo tempo agente fica acompanhando esses números com um interesse maior. No Aquela Passagem, tenho feito o seguimento pelo contador de visitas e pelo Google Analytics que dá uma série de informações sobre os acessos. E viva o page rank 4!!!
18:05 | Unregistered CommenterRodrigo
RODRIGO, eu me baseio APENAS no próprio SQUARESPACE.
ROSA, me lembro bem que vc reclamava da cor preta! OBRIGADO!
Parabens, Arnaldo
Este blog eh uma maravilha!!!!!!!!!...Muito bem escrito e ilustrado, alem do fato que VC sempre ajuda a gente em todas as duvidas...
Valeu e se depender de mim, 1.000.000 rapidinho, rapidinho...lol
0:36 | Unregistered CommenterClaudio
Oi Arnaldo,
Parabéns pelo site, certamente você merece todo esse sucesso. Conheci o seu blog pouco antes de viajar para Europa e agora de volta resolvi também começar o meu blog inspirada por você.....tomara que eu consiga fazer algo tão especial e que ajude as outras pessoas a descobrir o prazer de viajar.
À propósito li as crônicas de uma viagem desastrada....me reconheci em alguns trechos.....posso te dizer airitalia(em minúsculas mesmo) nunca mais. Algum dia eu conto o que passei no aeroporto de Roma....só para ter idéia embarquei sem que niguém olhasse meu passaporte....mas até aí os problemas só tinham apenas começado....

Parabéns mais uma vez e sucesso!!!!
MÔNICA, obrigado por sua visita e ainda mais pelos comentários elogiosos. Faça BOM USO do "Fatos & Fotos de Viagens". Posso lhe assegurar que fico muito satisfeito de saber que o blog a motivou a fazer o seu próprio e que também lhe serviu para algo útil na programação de suas viagens.

NÃO se preocupe com o estilo dos OUTROS blogs. Faça o seu segundo sua própria personalidade e seja franca no que escreve, dando suas impresõs e sugestões, recomendações e descobertas dos lugares por onde passou. E mais (se me permite sugerir), pesquise bastante antes de escrever e dar uma informação que não viveu, mas apenas leu ou ouviu, de maneira a verificar se corresponde à realidade.

BOM BLOG e depois volte para dar o endereço.
Arnaldo, só posso falar que é um grande prazer navegar por aqui! Muitos e muitos milhares de acessos mais. É maravilhoso que você divida conosco tantas experiências e fotos lindas...
Um abraço!
22:14 | Unregistered CommenterEmília
Super merecido Arnaldo!!

Isso é o resultado de um belo trabalho, com muita qualidade!

Abração e Parabéns!!

6:56 | Unregistered CommenterMarcio
Mas quem tem de agradecer somos nós. :)
Obrigada, Arnaldo, pelo blog rico e delicioso, recheado de informações e belas imagens.
Desejo-lhe muitas e muitas viagens, cada vez mais belas, longas e interessantes.
10:42 | Unregistered CommenterPalpi
Oi Arnaldo,
Nossa, sua fotos são lindas!!!!graças a elas estou quase convencendo meu pai a viajar comigo para Istambul. http://desvendandoomundo.wordpress.com/ esse é o endereço para o meu blog,quando puder venha me visitar, afinal é por causa do Fatos e Fostos de viagem que ele existe....
Obrigada
Arnaldo

Que maravilha! Todas as fotos são fantásticas.
Na verdade você deve mudar de profissåo.
Seu nível de fotografia é profissional.

Aliás você deve explorar estás fotos comercialmente.

Um forte abraço do seu amigo
Beccari
9:58 | Unregistered CommenterBeccari

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.