CONHEÇA O AUTOR

          

         Depois de estabelecer-se na Internet desde 1999 escrevendo relatos de viagens em sites relacionados com o tema e, depois, em 2006, ter fundado o blog Fatos & Fotos de Viagens - um dos pioneiros da blogosfera de viagens - foi convidado a colaborar com matérias suas publicadas na Revista Viagem & Turismo (Editora Abril). Agora, Arnaldo prepara o lançamento de seu primeiro livro - "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" - ingressando na literatura com um livro encantador que, segundo o autor, é o primeiro de uma série.

Assim o autor define esta sua nova fase:

             "Livro é coisa séria. O que o leitor encontrará em "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" é diferente do que lê aqui neste blog. Da narrativa ao estilo. Em vez de uma conversa com o leitor, baseada na informalidade, no livro misturo traços desta coloquialidade e informalidade com uma escrita literária, sobretudo com profundo respeito à arte de escrever. Passo a ser um escritor, o que - de certa forma e por outro lado- é outra maneira de me expressar sobre minhas viagens, transmitindo sem fantasias o mundo que vejo - como ele é, não como o imaginava -, ainda que a leitura revele expectativas muitas vezes não confirmadas sobre o destino. Segundo o poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, ‘Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro’.  A partir deste primeiro livro, considero esta uma nova fase na minha vida."

Gente que escreve e encanta, fala sobre o autor:

Haroldo Castro:

            "Arnaldo Trindade Affonso é um dos viajantes equilibrados e sensatos que se lança escritor, o que, num Brasil de pouca leitura e onde a Literatura de Viagem não chega a ocupar meia estante nas livrarias, conta histórias que servirão de grande subsídio para qualquer leitor, além de ajudar a romper os preconceitos de que a África só oferece guerras, doenças e fome. Infelizmente, a riqueza cultural e natural do continente é quase sempre tão abafadas por notícias negativas que considero este livro um raio de luz na região."

Jornalista, fotógrafo, autor de “Luzes da África”, indicado para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagens

Ronize Aline:

            "Minha opinião sobre o autor está refletida na resenha que escrevi de seu livro "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia": ele escreve com o coração e demonstra respeito por tudo o que viu. Este livro, mais do que o relato de uma viagem à Etiópia, é uma viagem rumo a uma experiência de imersão e contemplação do outro. É como olhar para o diferente sem estranhamento ou indiferença."

Escritora, tradutora, jornalista, professora universitária e crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro

Rachel Verano

             "Neste livro, Arnaldo tem o poder de nos transportar a um dos cantos mais fascinantes e ainda intocados do planeta. Mas de maneira ao mesmo tempo delicada e profunda, pessoal, criando intimidade com os personagens, deixando o leitor perceber cheiros, sabores e sentir as emoções de suas descobertas. Do peso do ar à alegria de dobrar a esquina, o autor consegue transmitir todo seu fascínio de estar diante de algo realmente novo."

 Jornalista passou pelas redações das revistas Viagem & Turismo, Veja, VejaSP, Glamour, TAM e Vamos/LATAM

Davi Carneiro

             "Há uma frase atribuída ao grande viajante do século 14, talvez o maior escritor-viajante de todos os tempos, Ibn Battuta: “Viajar, primeiro te deixa sem palavras, depois te transforma num contador de histórias.” Suspeito, caro leito, ser este o caso do Arnaldo, um autêntico viajante que vem se mostrando, cada vez mais, um talentoso contador de histórias. Conheço-o e o sigo desde 1996, através do seu blog, aquele que, na minha opinião, é um dos melhores de viagens da internet brasileira, tanto pela excelência fotográfica quanto pela qualidade dos textos. Com um currículo andarilho de respeito (mais de 60 países, entre eles Quirguistão, Miamar, Irã e Uzbesquistão), Arnaldo tem o mérito de ir na contramão da blogosfera profissional e monetizada: de maneira simples, autêntica e independente, preza, principalmente, a credibilidade e a confiança de seu leitor." 

 Escritor, jornalista e colaborador de diversas revistas nacionais e estrangeiras

COMENTÁRIOS
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Turquia: Istambul - A Torre de Galata | Main | Parabéns pra você, leitor! (E obrigado!) »
Domingo
Nov042007

Fatos & Fotos na Revista Viagem e Turismo (Nov 2007)

Capa%20Viagem%20e%20Turismo.jpg

Sete e doze em ponto

http://viajeaqui.abril.com.br/vt/sumario/

TENHO o prazer (e uma pontinha de orgulho) de comunicar que nesta edição especial comemorativa da Revista Viagem e Turismo, saiu um condensado da minha matéria publicada na edição especial ÁFRICA do SUL de A a Z (Em "K", de Kruger Park), já nas bancas.

 "E LÁ SE VÃO SETE ANOS DESDE QUE O PRÊMIO O MELHOR DE Viagem e Turismo foi criado. Sete. Jacó teve de servir Labão por sete anos para se casar com Lia, e mais sete por Raquel. O Prêmio VT se serve dos votos de quem mais entende de turismo no Brasil – você – para chegar aos nomes que se destacaram no ano. A premiação, hoje, faz parte do calendário dos eventos de turismo no Brasil. Sete anos...

Sete do Prêmio e 12 da VT. Doze. Mantendo a liderança, combatendo o bom combate, fazendo jornalismo sem comprometer a credibilidade – a gente paga as contas para viajar, como você. Esta edição vem com a tradicional matéria sobre os campeões do Prêmio VT, editada brilhantemente por Rachel Verano. A capa é dedicada ao estado preferido dos leitores, Santa Catarina, que sobrepujou a Bahia após cinco anos seguidos em que a Boa Terra levou o troféu. O jornalista Luciano Marsiglia foi até lá e trouxe um retrato esperto e detalhado dos 12 motivos por que amamos SC.

Falando em troféu: a editora Bettina Monteiro levou o prêmio de melhor reportagem para a internet da Comissão Européia de Turismo (detalhes na coluna viajeaqui.com.br) e a Fundação Getúlio Vargas, a Embratur e o Ministério do Turismo deram ao jornalista Jomar Morais o Prêmio Ebrape-FGV pela reportagem Programa de Gringo. Jomar, nosso colaborador, concorreu com 283 outros trabalhos. Como sempre, o velho JM fez questão de reconhecer quem o ajudou (e quem não o ajudou também) e agradecer a cada um, nominalmente, numa série de e-mails que, se pudesse, eu reproduziria aqui na íntegra. Ao editor da matéria, a quem a selecionou para o concurso, à secretária da redação. O cara é uma equipe em si mesmo. Parabéns a você, leitor, destinatário desta edição de aniversário – que não seria tão sensacional sem a Carmen, o Rafa, a Gabi, a Cindy, o Paulo, o Rodrigo, a Giuliana, a Inês, o Demian, a Bia, o Gilvan, a Elaine, a Pri, a Marta..."

Já nas bancas!

Reader Comments (9)

PARABÉNS!!!!
Você se merece isso e más. (Lástima que no pueda comprar la revista, me parece que no llega a España).
Tchau
14:16 | Unregistered CommenterCarmen
Pois é ... a matéria estava tão boa que merceu bis... Parabens!!!
8:06 | Unregistered CommenterErnesto
ERNESTO, obrigado pela presença constante e elogios frequentes. Grande abraço.
CARMEN, me mande um endereço qualquer por e mail (aqui mesmo pelo blog, em CONTATO) que lhe enviarei um exemplar de ambas as edições, a especial e a mensal comemorativa.
Arnaldo, ainda não pude ver o especial, mas o texto da VT está muito inspirador e bem-escrito, não é surpresa mesmo que a revista o tenha convidado. Que venham outros convites!
22:15 | Unregistered CommenterEmília
EMÍLIA, esse texto aí de cima foi reproduzido, por isso está entra aspas, da introdução e arpesentação da revista, feita por sua editora. NÃO sei se vc se refere a esse texto ou o que está contido na matéria que eu escrevi....De todo modo, obrigado pela semrpe simpática presença e pelos comentários elogiosos. Seja SEMPRE bem-vinda. Ah, NÃO se esqueça de que se rpecisar de informações complementares de ISTAMBUL< é só pedir. Grato.
Arnaldo, o texto que eu li foi o seu mesmo, sobre a África. Uma beleza :-)
Muito obrigada pelas dicas de Istambul...se der tudo certo, vou em setembro, mas é claro que a ansiedade é demais e estamos lendo tudo que podemos agora mesmo ;-)
17:43 | Unregistered CommenterEmília
EMÍLIA, setembro é excelente para ir a Istambul. Espere um pouco mais que ainda há algumas matériazinhas de lá, ok? Venha sempre e NÃO se esqueça de perguntar o que quiser sobre Istambul. Tenho certeza de que TUDO dará certo e que vc irá!

Gostaria de informações sobre a cidade do panama e suas praias

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.