CONHEÇA O AUTOR

          

         Depois de estabelecer-se na Internet desde 1999 escrevendo relatos de viagens em sites relacionados com o tema, em 2006 ter fundado o blog Fatos & Fotos de Viagens - um dos pioneiros da blogosfera de viagens - foi convidado a colaborar com matérias na Revista Viagem & Turismo (Editora Abril). Agora, Arnaldo prepara o lançamento de seu primeiro livro - "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" - ingressando na literatura com um livro encantador que, segundo o autor, é o primeiro de uma série.

Assim o autor define esta sua nova fase:

             "Livro é coisa séria. O que o leitor encontrará em "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" é diferente do que lê aqui neste blog. Da narrativa ao estilo. Em vez de uma conversa baseada na informalidade, o livro mistura traços de coloquialidade e informalidade com uma escrita literária. Sobretudo com profundo respeito à arte de escrever. Passo a ser um escritor, mas é apenas uma outra maneira de me expressar sobre viagens, transmitir sem fantasias o mundo que vejo, isto é, como ele é, não como o imagino. A leitura revelará, todavia, aqui e ali, discrepâncias entre minhas expectativas e a realidade confirmada no destino. Segundo o poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro". Então, a partir deste meu primeiro, considero ter ingressado numa nova, deliciosa fase da minha vida.

Gente que escreve e encanta, fala sobre o autor:

Haroldo Castro:

            "Arnaldo Trindade Affonso é um dos viajantes equilibrados e sensatos que se lança escritor, o que, num Brasil de pouca leitura e onde a Literatura de Viagem não chega a ocupar meia estante nas livrarias, conta histórias que servirão de grande subsídio para qualquer leitor, além de ajudar a romper os preconceitos de que a África só oferece guerras, doenças e fome. Infelizmente, a riqueza cultural e natural do continente é quase sempre tão abafadas por notícias negativas que considero este livro um raio de luz na região."

Jornalista, fotógrafo, autor de “Luzes da África”, indicado para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagens

Ronize Aline:

            "Minha opinião sobre o autor está refletida na resenha que escrevi de seu livro "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia": ele escreve com o coração e demonstra respeito por tudo o que viu. Este livro, mais do que o relato de uma viagem à Etiópia, é uma viagem rumo a uma experiência de imersão e contemplação do outro. É como olhar para o diferente sem estranhamento ou indiferença."

Escritora, tradutora, jornalista, professora universitária e crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro

Rachel Verano

             "Neste livro, Arnaldo tem o poder de nos transportar a um dos cantos mais fascinantes e ainda intocados do planeta. Mas de maneira ao mesmo tempo delicada e profunda, pessoal, criando intimidade com os personagens, deixando o leitor perceber cheiros, sabores e sentir as emoções de suas descobertas. Do peso do ar à alegria de dobrar a esquina, o autor consegue transmitir todo seu fascínio de estar diante de algo realmente novo."

 Jornalista passou pelas redações das revistas Viagem & Turismo, Veja, VejaSP, Glamour, TAM e Vamos/LATAM

Davi Carneiro

             "Há uma frase atribuída ao grande viajante do século 14, talvez o maior escritor-viajante de todos os tempos, Ibn Battuta: “Viajar, primeiro te deixa sem palavras, depois te transforma num contador de histórias.” Suspeito, caro leito, ser este o caso do Arnaldo, um autêntico viajante que vem se mostrando, cada vez mais, um talentoso contador de histórias. Conheço-o e o sigo desde 1996, através do seu blog, aquele que, na minha opinião, é um dos melhores de viagens da internet brasileira, tanto pela excelência fotográfica quanto pela qualidade dos textos. Com um currículo andarilho de respeito (mais de 60 países, entre eles Quirguistão, Miamar, Irã e Uzbesquistão), Arnaldo tem o mérito de ir na contramão da blogosfera profissional e monetizada: de maneira simples, autêntica e independente, preza, principalmente, a credibilidade e a confiança de seu leitor." 

 Escritor, jornalista e colaborador de diversas revistas nacionais e estrangeiras

COMENTÁRIOS
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Havaí: Oahu - Inverno na Crista da Onda | Main | Cruzeiros marítimos: Excursões do navio. Fazer ou não? »
Sábado
Dez082007

Cruzeiros marítimos: como escolher um navio e um roteiro

O que fazer ANTES de decidir-se por um navio, destino e companhia

- CAPÍTULO 6 - Final

Cruzeiros%20BLOG%20%20Honolulu%20Pride.jpg

Pride of Aloha - da NCL -fotografado no Porto de Honolulu em Dezembro de 2006

           MINHAS pesquisas sobre omundo dos cruzeiros- fundamentais para transmitir a você leitor informações com conteúdo sério, confiável e útil - revelaram-me roteiros, companhias, destinos, temas e estilos - ora curiosos, ora desconhecidos -  que jamais pensei existirem. 

           UM verdadeiro mundo-dentro-do-mundo-das-viagens.  Já havia, por exemplo, ouvido falar que cruzeiros no Alasca são a melhor e mais popular maneira de se conhecer aquele Estado-país americano.   Já havia também lido matérias avaliando companhias especializadas no Alasca, tais como a Princess Cruises, a Holland America, a Celebrity, a Carnival e a Royal Caribbean, as quais têm roteiros regulares pelo Golfo do Alaska com duração em torno dos sete dias, saindo de Whittier (Anchorage) e indo até Vancouver, passando por lugares fabulosos como Glacier Bay National Park, College Fjord, Prince William Sound e portos como Skagway, Juneau e Ketchikan. De fato esses são lugares fabulosos e que despertam interesses mas difíceis, complicados de serem visitados por conta própria em uma viagem tradicional.

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2001.jpg

Palacrociere (Porto de Savona)

           TODAVIA, uma companhia em especial me surpreendeu: a pouco conhecida mas extremamente interessante, curiosa e exculsiva Viking River Cruises, especializada em cruzeiros fluviais para destinos espetaculares e incomuns na Europa, Rússia e Ucrânia, e China.     A tal cia. especializou-se em roteiros que conjugam sítios históricos e belezas naturais, cidades cosmopolitas e pequenas vilas interioranas, tudo contemplando jornadas que privilegiam a cultura e o conhecimento de povos ao longo dos roteiros.

             A empresa já recebeu o prêmio World’s Best da revista inglesa Travel + Leisure’s e já foi citada pela revista Condé Nast Traveler’s diversas vezes na categoria e classificação Gold List de cias. de cruzeiros e figura como Best River Cruise Line do site especializado Cruise Critic (www.cruisecritic.com).

493463-1196460-thumbnail.jpg      493463-1196468-thumbnail.jpg

Bandeira de Savona na Popa do Costa Atlântica e a Proa do navio à noite em Alexandria, Egito

          FOI muito interessante e atraente imaginar uma empresa especializada apenas em cruzeiros fluviais navegando pelo Reno e pelo Danúbio e por roteiros como Paris a Praga, Bucarest a Nuremberg, Passau a Viena, Amsterdam a Basiléia, Basiléia a Antuérpia, Viena a Amsterdam, Amsterdam a Budapest. E que tal Beijim (Pequim) a Shangai, Shangai a Lhasa (Tibet). E de Kiev a Odessa, São Petersburgo a Moscou, Volgogrado a Moscou, em cruzeiros que vão de 8 a 15 dias?

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2003.JPG

A Cafeteria estilo veneziano do Costa Atlântica

Quer viajar como a Viking River Cruises?

http://www.vikingrivercruises.com/us/?country=Brazil

           A Oceania Cruises foi fundada em 2002 para atender ao segmento 5 estrelas do mercado de cruzeiros marítimos.  Seus navios têm uma atmosfera elegante, sem a obrigatoriedade de trajes formais e destacam-se pela cozinha mais dirigida à gastronomia, supervisionada pelo Chéf Jacques Pépin, o mesmo que serviu a três Chefes de Estado franceses, incluindo Charles de Gaulle.

           Os navios da Oceania viajam por águas da Europa (Mediterrâneo, Escandinávia e Rússia) e Caribe (lhas Virgens, Canal do Panamá, Honduras, Belize, Costa Rica e Guatemala). Os itinerários são característicos por visitarem o maior número possível de portos com um menor número de dias de navegação, proporcionando ao passageiro uma experiência mais abrangente. A Oceania Cruises dedica especial atenção aos detalhes, tais como o descanço dos passageiros, os colchões e travesseiros de alta qualidade, roupas de cama e banho do melhor algodão e produtos de quarto de boas marcas.

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2004.JPG

Detalhe decorativo do Costa Atlântica

Oceania Cruises

http://www.oceaniacruises.com/T_Home2.aspx?PageUID=64bba38e-d8cb-466d-8b9a-7dd908f1ff1c

           A Classic International Cruises (CIC) é a marca utilizada pela World Cruises Agency, agentes de Cruzeiros, especializada em navios pequenos e tradicionais, dirigidos a passageiros mais independentes e seu site é uma boa fonte de pesquisa, em português:

Classic Cruises

http://www.cic-cruises.com/hp/

Um bom lugar de pesquisa: Catálagos Interativos (em português)

http://www.efolleto.com/v2.0/ClubeCruzeiros/catalogos/g2/c2/

Um dos melhores sítios brasileiros na Internet para pesquisa de Cruzeiros

http://yahooviagens.submarino.com.br/cruzeiros/index.asp?cruzeiro=1

Cruzeiros em Portugal pelo Rio Douro

http://www.douronet.pt/

__________________________________________________________

Cruzeiros são necessariamente caros?

           EU sempre classifiquei cruzeiros marítimos como um tipo de turismo caro. Ao me aprofundar no assunto verifiquei queisso não é uma vedade absoluta.  Decididamente cruzeiros não têm de custar caro e há até mesmo os muito baratos. Esse novo segmento de cruzeiros econômicos que equivaleriam a albergues flutuantes, que têm feito o maior sucesso neste novo segmento de mercado até então inexplorado: oc cruzeiros-albergues, como comprovou o líder da companhia de tarifas reduzidas Easyjet quando criou a EasyCruise

           ATRAVÉS dela você vai ao Caribe e às Ilhas Gregas em pacotes de três a 14 noites, partindo de Atenas e fazendo escalas em Poros e Spetses, Mykonos entre outras ilhas famosas. Uma cabine simples de dez metros quadrados para duas pessoas custa em torno de € 50 por noite! Convenhamos, é baratíssimo se comparado com a média de 220,00 dos cruzeiros de grande porte não tão luxuosos. É evidente que por este preço não há refeições incluídas no preço tampouco mordomias conhecidas do mundo dos navios transatlânticos. Tudo é pago à parte. E economizando no cruzeiro sobra mais para gastar em terra. E, novidade: esta primeira low cost marítima se prepara para roteiros na Holanda e na Bélgica.

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2005.JPG

Detalhe do Casino do Costa Atlântica

           HÁ opções de roteiros que seguramente a grande maioria das pessoas desconhece. Por exemplo:

          Lisboa-Marrocos com escalas em Tânger, Casablanca e Agadir, a bordo do Princess Danae, da Classic International Cruises (www.cic-cruises.com) por € 455 por pessoa em cabina dupla interior com cinco refeições diárias a bordo;

           Cruzeiro pelo Rio Douro, por € 85, cruzando o Douro de barco e descendo de trem em apenas um dia, do Porto ao Pinhão, passando pelas barragens de Crestuma-Lever e do Carrapatelo, Régua e a Barragem de Bagaúste, com a Rota do Douro (www.rotadodouro.pt) e que inclui almoço e lanche a bordo;

          Algarve pelo Mar, numa viagem de seis noites a bordo do AlgarveCruiser, com 65 cabinas duplas, restaurante, bar panorâmico, jacuzzis e piscina, começando em Portimão, passando por Olhão, Vila Real de Santo Antônio, Alcoutim, Ayamonte e Vilamoura, pela Douro Azul, (www.douroazul.pt) por €529 por pessoa em cabina dupla com pensão completa e seguro.

493463-1196526-thumbnail.jpg  493463-1198264-thumbnail.jpg

Detalhes da Biblioteca e Internet Poin e de um dos Teatros

           POR € 1070, por exemplo, você faz um cruzeiro pela Ásia, pela Star Cruise no navio Superstar Gemini, com 400 cabines, restaurante de cozinha internacional, ginásio, jacuzzi, piscina, pista de jogging, biblioteca, salas de jogos e de espetáculos e conhece de uma forma bem confortável Cingapura, Kuala Lumpur, Penang e Langkawi na Malásia, Krabi e Phuket na Tailândia, um cruzeiro de sete noites com pensão completa.

 (http://www.starcruises.com/Fleet/Gemini/index.html)

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2013.jpg

Lanchonete de uma das piscinas do Costa Atlântica

           A Royal Caribbean, tradicional e conhecida, criou uma nova companhia de cruzeiros - a Azamara Cruises (www.azamaracruises.com) – cuja frota é composta por navios com capacidade para 710 passageiros, desenhados especialmente para viagens a destinos exóticos e lugares onde os grandes navios não conseguem navegar.

           Por € 1310 há um interessante itinerário na Europa com o navio Star Princess, da Princess Cruises, que em 10 dias visita Estocolmo (Suécia), Helsinque (Finlândia), São Petersburgo (Rússia), Tallinn (Estônia), Gdansk (Polônia) e Oslo (Noruega), começando e terminando em Copenhaguem (Dinamarca).  Outra alternativa também em águas européias é viajar num dos novos barcos da companhia – o Emerald Princess e o Royal Princess. (http://www.princess.com/index.html)

______________________________________

O mundo dos cruzeiros é do tamanho do Mundo!

           A regra mais básica, fundamental mesmo, é dedicar-se a identificar plenamente o seu perfil com o perfil do navio e mesmo o pefil da cia. de cruzeiro.  O destino, esteja certo, importa apenas depois disso.    Jamais escolha o seu cruzeiro pelo destino antes de conhecer o perfil da cia e do navio.   As tão sonhadas ilhas gregas poderão ser um espetáculo ou uma furada se para chegar a elas você teve que enfrentar dias de navegação num navio que nada tem a ver com você.

           Em geral, quanto maiores os navios, maiores as opções de entretenimento, de shows, de lazer, todavia, menores as de integração com outros passageiros. Navios pequenos, ao contrário, têm características mais pessoais e de repouso.

           Importante também é compreender que cruzeiro marítimo é um segmento turístico que pressupõe, fundamentalmente, uma  “visita de reconhecimento”  em cada porto.    Em geral as permanências em cada um deles são de um dia a um dia e meio.    Geralmente navios de cruzeiros não permanecem atracados durante a noite, período em que deslocam-se entre os portos de destino. Isso significa que você ficará pouco tempo naquela determinada cidade e terá a oportunidade de conhecê-la apenas mais superficialmente.   Todavia esse" superficialmente"  pode ser suficiente para muitas delas.  Não que isso seja ruim, ao contrário, pode ser bem útil para você querer voltar ou não àquele país ou cidade, uma introdução ao destino;

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2022.JPG

           POR exemplo, num cruzeiro pelas ilhas gregas você será apresentado a algumas das ilhas mais turisticas e reconhecidas internacionalmente, com uma boa visão panorâmica delas. Isso é bom ou ruim? De fato isso apenas você saberá, pois é uma questão puramente pessoal. Do ponto de vista de muita gente (creio que da maioria) as ilhas gregas são para ficar, não para estar.

          EU penso exatamente o oposto: Santorini é linda e atarente, mas jamais ficaria nela. Muito menos Mykonos, que é, sob o meu ponto de vista, um destino “está visto”.  Portanto, minha recomendação é a de que você verifique bem cada destino, não apenas as ilhas gregas, a fim de que encontre o seu estilo e prazer, o que de fato é o que importa.

          PARA as ilhas gregas um cruzeiro pode ser uma excelente maneira de ser apresentado a este famoso e popular destino turístico internacional que habita o inconsciente coletivo de quase toda a humanidade, pelo menos a humanidade que gosta de viajar e conhecer o mundo.

          SE você gostar, explore outras possibilidades de conhecer as ilhas gregas mais demoradamente: existem opções além dos Cruzeiros, como os tours em ferry boats e as hospedagens em hotéis e pousadas nas ilhas e visitando diversas delas. Em geral esses tours começam em Atenas e você faz tudo por sua conta. Escolha a sua ilha e permaneça nela o tempo que desejar para curtí-la como um lhabitante ocal ou mesmo como um turista;

           ANTES de tudo, pesquise, pesquise, pesquise. Busque informações gerais sobre cruzeiros marítimos e específicas sobre o seu cruzeiro e navio. O primeiro lugar onde você deve fazer isso é na página da própria empresa, onde conhecerá em detalhes o navio, as cabines, a estrutura de lazer e serviços, as excursões, os portos, o funcionamento e o estilo do cruzeiro.

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2023.jpg

           CONHECENDO o estilo você terá uma boa idéia do que vestir e levar. Grande parte dos cruzeiros têm ao menos uma noite formal, que eles chamam de Noite do Comandante, que evidentemente não é obrigatória, mas requer roupa de gala ou, no mínimo, de noite, ou seja, vestido longo ou de noite para as mulheres e um terno e gravata para os homens.

           SE você não quiser participar não encontrará nenhum problema, pois poderá comer no restaurante ou lanchonete informal ou mesmo pedir um serviço de quarto. Outro ponto a ser considerado é com relação à idade típica dos passageiros de um determinado navio ou destino. Levar em conta essa característica pode ajudá-lo a determinar se você terá afinidades com outros passageiros e, potencializar seu prazer e a satisfação com o cruzeiro.

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2027.jpg

           ELEGENDO o seu destino, o seu navio, o seu porto você terá mais chances de tirar o máximo proveito daquilo que ecolheu. Todvia, as excursões em terra são tão importanets quanto o cruzeiro e o navio, para que este suceso seja alcançado. Todas as cias. De cruzeiros têm informações bem amplas sobre as excursoes oferecidas e com essa descrição vá você mesmo fazer sua pesquisa na Internet, consultando guias, páginas de fotografias, blogs e sites específicos;

          LEVE sempre sua mala de mão para um cruzeiro marítimo, assim como a leva em um avião. Aquelas de rodinhas, cujas medidas são padronizaas para aviões, adequandm-se também aos navios. Isto porque sempre que o check in é feito no navio há um certa demora até que suas malas sejam efetivamente deixadas na porta de sua cabine. Assim, precavendo-se com uma muda de roupas e seus itens essenciais, tais como remédios e uma necessaire, serão bem úteis e lhe proporcionarão conforto.

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2011.JPG

           PROGRAME-SE para chegar um dia antes do dia efetivode embarque. E prepare-se para chegar ao porto de embarque por volta de 10 ou 11 da manhã, porque em geral os embarques se dão ao meio dia e você evita filas. Dependendo da cia., há diversos critérios e procedimentos para check-in e embarque, por isso recomendo mais uma explorar o assunto ná página da cia. Específica na Internet e também com o seu agente de viagens. A Costa Cruzeiros é exrtemamente organizada e tudo será amplamente explicado em seu voucher e na Internet. Outras cias., como a Carnival, oferecem a possibilidade de fazer um pré check-in, o que é também muito recomendável pois agiliza e antecipa o check-in efetivo e final antes do embarque. Outra vantagem é que sempre está incluído o almoço neste dia. Portanto, embarcando cedo você ainda pode almoçar no navio.

CRUZEIRO%20Costa%20Atlntica%20Blog%20Z1%2012.jpg

           NÃO há como fugir das instruções de segurança em caso de emergência. E elas são importantes e necessárias, úteis e obrigatórias. Em geral ocorrem anets do navio sair do porto para sua navegação inicial. Logo depois você pode começar a reconhecer o navio. Mas não tente conhecer tudo apenas em um dia, muito menos nesse primeiro contato. Haverá muito tempo para fazer isso e eu recomendo que você deixe um pouco para cada dia do cruzeiro, a fim de que semrpe haja algo de novo a conhecer a cada dia, evitando eventual ociosidade.

           ALIÁS, é muito difícil controlar a ansiedade que todos têm assim que embarcam. Esse é o momento que queremos saber tudo de uma só vez e conhecer cada cantinho do navio. Eu recomendo que você desligue-se um pouco disso e concentre-se no essencial. O essencial estará sempre contido no folheto ou jornalzinho informativo do dia.

Cruzeiros%20BLOG%20NAVEGAR%20Veleiro%20Windstar.jpg

Um dos navios da frota da Windstar. Cruzeiros sofisticados, exclusivos

           NÃO há como não consultar os jornais informativos ou folhetos das atividades do dia no navio, com horários de navegação, horários de deembarque, previsão do tempo, excursões, etc. Em geral são deixadas diariamente em sua cabine. Todavia, na Recepção de seu navio encontrará sempre o que precisar em termos de informações.

 

           PARA quem gosta de cassinos, todo navio de cruzeiro tem o seu. Mas lembre-se que eles funcionam apenas quando em navegação. Portanto, atracados nos portos são proibidos de funcionarem. Em quase todos os navios há instrutores que ensinam como jogar cada um dos jogos de mesa.

Site de Cruzeiros marítimos e fluviais (Brasil)

http://www.airtour.com.br/?act=destinos&id=11

American Cruise Lines
Azamara Cruises
Captain Cook Cruises
Carnival Cruise Line
Celebrity Cruise Line
Clipper Cruise Line

Costa Cruises
Cruise West
Crystal Cruises
Cunard Line
Deilmann Cruises
Disney Cruise Line
easyCruise
Fred.Olsen Cruise Lines
Great Lakes Cruise Company
Hebridean Island Cruises
Holland America Line/Westours
Island Cruises
KD River Cruises of Europe
Lindblad Expeditions
Louis Cruise Lines
Majestic America Line

MSC Cruises
Moorings
Norwegian Cruise Line
Ocean Village
Oceania Cruises
Orient Lines
P & O Cruises
Princess Cruises
Quasar Nautica
Regent Seven Seas Cruises
ResidenSea

River Barge Excursions
Royal Caribbean International
Saga Cruises
Seabourn Cruise Line
SeaDream Yacht Club
Silversea Cruise Line
Small Ship Cruises
Star Clippers
Star Cruises
Thomson Cruises
Windjammer Cruises
Windstar Cruises

Próximos Capítulos: Cidades e lugares que visitei neste Cruzeiro

ITÁLIA: Nápoles (passagem) Pompéia, Messina (Sicília), Taormina; EGITO: Alexandria;

CHIPRE: Limassol, Curium, Apolo e Omodos; TURQUIA: Marmaris, Dalyan e Caunos; GRÉCIA: Santorini

Reader Comments (40)

Arnaldo, obrigada pela visita e pela mensagem lá no meu bloguinho!
Desejo uma linda viagem a vocês e um excelente final de ano...e um 2008 melhor ainda, cheio de tudo que é bom! :-D
23:22 | Unregistered CommenterEmília
Ops, me esqueci da continuação...

Na verdade, teve um cruzeiro que eu já quis muito fazer e que você lembrou muito bem aqui: o cruzeiro pelo Douro. Quando estive lá, quase dez anos atrás, fiquei sabendo dele já no final da estadia e tive que deixá-lo para uma próxima. Peso da Régua, Pinhão...nomes poéticos, não? :-)

E ainda no assunto cruzeiros, ainda me lembrei de um filme bastante surpreendente chamado 'Um filme falado', do diretor português Manoel de Oliveira. Mãe historiadora e filha num cruzeiro pelo Mediterrâneo, passando por vários lugares-chave para o desenvolvimento da civilização ocidental, bem interessante.

PS: A trilha está ótima!
23:30 | Unregistered CommenterEmília
Obrigada pela visita ao meu blog tambem! Voce esta coberto de razao. Manter um blog em cybercafes nao e facil, nao. E receber mensagens e realmente uma recompensa.
Um abraco
5:59 | Unregistered CommenterMarcella
MARCELLA, muito grato pela visita e BOM NATAL! Mas eu não mantenho meu blog em Cyber Café, seria impossível isso. Levo meu notebook pequnino e se houver uma conexão boa a cabo, administro-o!

ABRAÇO!
EMÍLIA, ótimo está seu comentário! Que baana esse depoimento. Olha, com esa matéria espero ter tirado suas dúvidas formuladas nos capítulos anteriores e que elas sejam uma ferramenta útil de consulta para quando quiserem pesquisar.

Bem, eu estarei aqui muito anets de 2008! A tempo de desejar a cada blogueiro e comentarista meus votos de ano novo bom!

Abraços e apareça!
L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

- Link Atualizado. Ok!

Você continua fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:

" CANAL 3 " => Blog = Letra S

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.lksites.com/selo

* Aproveite e insira também nossa "Janelinha".
Veja como => http://www.lksites.com/janelinha/janelinha.shtml

Seus visitantes irão adorar!!!

Um abraço,
Dário Dutra

http://www.lksites.com/
....................................................................
Arnaldo,
Feliz Natal pra você e a sua familia!!! e Boas Festas!!!
(obrigada)
8:19 | Unregistered CommenterCarmen
Oi Arnaldo!

Desejo tudo em dobro pra vocês.

Obrigado pelo carinho durante 2007.

Grande abraço do amigo,

Bruno Vilaça - Superviagem
Arnaldo,

Esqueci de comentar em minha reposta, mas não sei que bagunça eu faço.
Ontem, havia deixado uma mensagem no seu blog, mas não sei o que eu fiz, pois hoje deu uma olhada lá e não a encontrei. É quem ao publicar o comentário, sempre há o desejo de que além de retribuirmos o seu carinho, todos saibam a pessoa atenciosa que você é.

Mais uma vez meus mais sinceros votos de boas viagens!

Super obrigada pela carinho.

Meus melhores votos de "boas viagens"!

Que a viagem seja uma djilícia e o Natal seja abençoado e o Ano Novo repleto de viagens prazerosas, em todos os sentidos!


8:49 | Unregistered CommenterLiciana
Arnaldo,
eu penso que também faço parte do time da Liciana (acima), que as vezes faço alguma bagunça aqui e meu cometário não aparece.
Ontem, por exemplo, eu deixei meus votos de Feliz Natal inicialmente aqui, mas como não apareceu eu reescrevi no outro post, pois fiquei com medo de vc viajar e não ter tempo de ler-me. Mas deu tudo certo, já vi lá que vc leu. Vc, como já bem disse a Liciana, sempre muito atencioso.
Também queria dizer que adoorei a trilha sonora. E mais uma vez boa viagem!
16:28 | Unregistered CommenterElisa
Arnaldo, excelente essa sua série sobre cruzeiros! Infelizmente, acho que cruzeiro, pra mim, não dá. Não tem remédio nesse mundo que dê jeito no meu labirinto. Fico enjoado fácil, fácil...

Gostaria de agradecer também sua visita lá no BBZ e lhe desejar um feliz Natal, com muita paz e amor, e uma ótima viagem ao Havai!

Abraço.
19:00 | Unregistered Commenter
Alguem já fez um cruzeiro fluvial na Europa longo, daqueles que termina em Praga, por exemplo. O que achou? Valeu a pena?
19:04 | Unregistered CommenterErnesto
Um excelente viagem Arnaldo !!
Aguardamos Oahu com altas expectativas .
Blogando ao vivo e a cores :)
21:54 | Unregistered CommenterSylvia
Nem me fala. Seria uma mao na roda ter um laptop. Feliz Natal pra voce tambem! E engracado essa onda de Natal. Aqui na Asia o feriado praticamente nao existe. Ate esqueco que o Natal esta chegando.
7:47 | Unregistered CommenterMarcella
Viaje o ano passado para o Hawaii, precisamente para os mesmos sitios. Se fizer uma visita ao meu blog tem um texto sobre essa viagem. bjs e parabens
12:09 | Unregistered CommenterIfrancisca
ARNALDO, meu querido, desejo a você e a sua família um ótimo natal e um ano novo com muita saúde, paz e realizações!

Um ÓTIMA viagem, aproveite muito e assim que estiver por aqui eu passo para acompanhar os posts, sempre tive vontade de ir ao Hawaii.

Um abraço.
Patsy
16:12 | Unregistered CommenterPatsy
Arnaldo, obrigado pelos votos de Feliz Natal no meu blog. Grande abraço, um Feliz Natal para você e sua família também e um 2008 bem viajante. E boa viagem ao Havaí!
11:17 | Unregistered CommenterArthur
Arnaldo,

Um super viagem!! estaremos esperando por todas as palavras sobre o Hawaii.

Um ótimo natal e feliz ano novo!!!

Abração!!

15:27 | Unregistered CommenterMarcio
Arnaldo, eu sinceramente acho que deviam contratar você para escrever um especial sobre cruzeiros!!! Tá tudo muuuuuuito completo, incrível! Mais uma vez, parabéns!
E muito obrigada pela visita e pelo carinho dos votos. Acho que a gente ainda se falará muito pela blogosfera até o Natal, mas aproveito para retribuir seu desejo de um Natal muuuuuuito feliz! E ótima viagem!!!!
Verdadeiras cidades flutuantes, os cruzeiros estão a entrar no quotidiano das massas, tal qual aconteceu com as viagens aéreas há algumas décadas (poucas) atrás. Realmente com os preços cada vez mais acessíveis fazer um cruzeiro hoje em dia já não se pode considerar um luxo. Eles existem para todas as bolsas, é só escolher.
Gostei deste capítulo, muito completo e elucidativo.
Saudações atlânticas!
Arnaldo, obrigado pela mensagem de feliz natal, também desejo um excelente natal para você e sua família e um 2008 melhor ainda. Boa Viagem!!!
12:16 | Unregistered CommenterRonaldo
Roadrunner, obrigado pela visita! Grande abraço do Brasil para Portugal! BOM NATAL!
olá, gostaria de dizer primariamente que amei suas dicas de viagem!!!

vou me casar e pensei como opcao de lua de mel um cruzeiro de 18 dias que sai de santos e termina em savona-italia. Como nunca viagei de navio gostaria de saber sua opiniao... o 'navio é o costa mediterranea mas tenho medo de ser muitos dias e enjoar (tanto no sentido literal, passar mal por causa do mar, como de me cansar de ficar la)... gostaria sinceramente de sua opiniao...

abracos!!!
21:31 | Unregistered CommenterDaniela
DANIELA, sinceramente eu acho que não é um bom programa não....é apenas uma viagem que a COSTA faz para aproveitar o retorno do fim da temporada no Brasil para a Itália.

Eu faria um cruzeiro de 7 dias a partir de Savona mesmo, saindo do Brasil pela Alitalia até Milão.

Me escreva de novo que ajudo a montar um programa de viagem adequado a vc.
Caro Arnaldo,

depois de ficar pasmo vendo os fogos em Copacabana (pela TV, moro em Fortaleza), fiquei mais pasmo ainda me imaginando vendo os fogos de um navio. Então, como sou virgem no mundo marítmo, começei a procurar informações sobre cruzeiros e acabei econtrando seu blog.
Gostaria de saber se conhece e qual sua opinião sobre empresas que fazem esse tipo de viagem para o Rio durante o reveillon, pois quero começar a me programar agora enquanto é cedo.

Obrigado!
Paulo.
21:22 | Unregistered CommenterPaulo
PAULO, todas as cias. de cruzeiros que operam no Brasil sõo estrangeiras e plenamente coniáveis do ponto de vista da seriedade e quaidade, mas tenha em mente o fato de que não são apenas a qualidade e seriedade que devem definir sua escolha, pois é fundamental conhecer o perfil do cruzeiro, a faixa etária, o próprio roteiro e o navio em si.

Quando se aproximar o mês de outubro de 2008 vc já verá anúncios oferecendo tais cruzeiros, sendo que a CVC (operadora brasileira que freta navios estrangeiros nessa época) e poderá escolher através da página das cias, na Internet o que mais o agrada.

A própria COSTA Cruzeiros teve dois grandes navios dela no Brasil, sendo que um deles é o maior da frota, fazendo temporada no país e, no Reveillon, posicionou-se na Praia de Copacabana.

Caro Arnaldo,

Não é de hoje que sempre passo para dar uma olhadinha no blog. Desta vez, como vou tirar férias em junho/08 programei um cruzeiro na Grécia pela Cia. Louis Cruies, no navio Cristal. Após seu relato "Uma viagem desastrada" fiquei meio "assim, assim". O que vc acha? conhece a cia. Louis Crusies? Conhece o navio? É bom? A época (junho) é boa? Ao final do cruzeiro vou ficar 2 noites em Santorini e depois vou para Paris.

Só completando, o cruzeiro sai de Atenas, vai a Istambul, Mykonos, Patmos, Kusadasi, Rhodes, Heaklion, Santorini (2 noites), voltando de avião para Atenas.

Obrigado por qualquer ajuda. Grande abraço. Gilberto

Desculpe o Post extenso, mas são muitas dúvidas. Grande abraço, parabéns pelo Blog e obrigado.

Gilberto
13:36 | Unregistered CommenterGilberto

Caro GILBERTO, obrigado pelas visitas e sempre que vier deixe uma mensagem, seja para sugerir, criticar, perguntar ou apenas resgitrar sua visita. Vamos lá às respostas:

1) Não se preocupe porque a MINHA viagem foi desastrada, a sua não será, tanto pela época que você vai (julho é verão, quente e o mar mais tranquilo), quanto pelo fato de que a minha viagem foi desatrada por tudo, não apenas pelo cruzeiro;

2) O roteiro parece bom, aliás, muito melhor que o meu (pois este vai a Istambul);

3) Com relação ao navio, saiba que ele está longe de ser um transatlântico como os da Costa Cruzeiros, por exemplo (que faz um roteiro bem parecido, saindo de Savona, na Itália), mas essas são as empresas mais conhecidas dos cruzeiros marítimos pelas ilhas gregas são justamente a Louis Crusies e a Sun Cruises (ambas de bandeiras gregas). São 13 ou 14 navios de cerca de 30 mil toneladas, mas me parecem melhores do que os dois da Sun Cruises.

Resumindo, acho que sua viagem será muito bacana e terminar em Paris é fechar com chave de ouro!

Salve,Arnaldo.. Desculpe a demora em agradecer sua resposta mas é que estava viajando aqui mesmo no RJ, em Cabo Frio. Bom,super-obrigado pelas informações, foram de grande ajuda. Só uma correção. minha viagem é em junho, será que o mar vai estar calminho? LOogo que volte, colocarei minhas impressões da viagem. Grande abraço e obrigado.

18:59 | Unregistered CommenterGilberto

GILBERTO, é justamente em abril que começa a temporada de cruzeiros desss cias. pequenas que fazem teas e Ilhas Gregas, exatamente por causa do tempo mais apropriado. Lembre-se de que o que ocorreu comigo em março foi um cismo no fundo do mar que provocou uma revolução na superfície.

Se servi de consolo, em junho eu estarei fazendo um cruzeiro pelo mediterrâneo no avio Costa Mágica, de pouco mas de 100 mil toneladas.

Se precisar de mais dics, escreva.

Salve, Arnaldo. Em dezembro passado, passei o reveillon de 2007 neste navio, Costa Mágica. Foi um cruzeiro de 7 dias pelo Brasil (Rio, POrto Seguro, Salvador, Ilha Bela, Santos e Rio). Uma maavilha flutuante. Gostei tanto que vamos novamente este ano, também no reveillon, só que desta vez no Costa Mediterrânea. Boa viagem e forte abraço.

20:04 | Unregistered CommenterGilberto

Em tempo...Querendo alguma informação do navio é só falar. abraços

20:07 | Unregistered CommenterGilberto

GILBERTO, obrigado pela visita e comentário e pela oferta. Eu já peguei das as informações no site da COSTA, mas se me ocorrer alguma, certamente lhe escrevrei. Grato.

Caro Arnaldo,
A agência de viagens que está organizando meu cruzeiros à ilhas gregas, Turquia e paris, me informa que tenho que tomar a vacina da febre amarela, porém, em consulta ao site da World Health Organization, este informa que a França, Grécia e Turquia não exigem a vacinação da febre amarela. Já que você vai fazer um cruzeiro pelo mediterrâneo, poderia me ajudar? Grande abraço e obrigado

8:06 | Unregistered CommenterGilberto

GILBERTO, é altamente recomendável que se vacine contra febre amarela e obtenha o Certificado Internacional (amarelo, INDISPENSAVEL para entrar nos países que o exigem). A vacina é indolor, gratuita e mais, tem validade por DEZ anos!

TODAVIA, de fato vc. não precisa vacinar-se para ingressar nestes países que citou, segundo eu mesmo consultei em

http://www.who.int/ith/2008annex1.pdf

Mas mesmo assim, até por conta dos riscos que ocorreram no Brasil, eu recomendo que se vacine. E lembre-se que para ter validade precisa fazê-lo DEZ dias antes de ingressar no país que exige o certificado.


BOA VIAGEM neste belo cruzeiro!


Salve, Arnaldo. Obrigado pela confirmação sobre a vacinação nos países que irei. No entanto, vou procurar um posto aqui no RJ. Grande abraço

9:52 | Unregistered CommenterGilberto

Oi Arnaldo
Eu sou a Ana Cristina que voce deu as dicas do safari que vou fazer no proximo junho. Cada dia estou lendo um pouco do seu blog. Hoje lendo sobre cruzeiro fui recordando cada detalhe do meu cruzeiro. Em julho eu fiz o cruzeiro com "Diamond Princess" pelo Golfo do Alaska em 7 dias, saindo de Vancouver e indo ate Whittier (Anchorage) e passando por maravilhosos lugares como Glacier Bay National Park, Prince William Sound, College Fjord e as pequenas cidades de Ketchikan, Skagway e Juneau (a capital do Alaska). Eu tb sou da turma que tinha preconceito de cruzeiros, e so decidi fazer este cruzeiro porque a vontade de conhecer o Alaska era maior que o preconceito. Eu ficava pensando - eu vou adorar conhecer o Alaska vou amar as paisagens e vou estar dentro de um 5 estrela flutuante, porque nao... Duas coisas que gostei muito - o check in e o check out, que achei excelente. E a constatacao que o navio era tao grande - com aprox. 2.500 passageiros - mais voce nao via os passageiros, nao tinha fila pra nada - era tudo no maior conforto. Mais agora lendo o seu post eu descobri que gostei mais do que tinha admitido. Voce descreveu o meu cruzeiro - com pouquissimas diferencas entre os navios.
Excelente os seus comentarios.
um abraco

Olá Arnaldo!
Adorei o seu blog! Os textos são ótimos! Vou viajar em Lua de Mel em outubro de 2009 e já estou pesquisando alguns roteiros...A minha idéia é ir para a região de Florença e rodar aquelas cidades ali perto... e depois em Veneza pegar um cruzeiro para as ilhas gregas (que passa pela Turquia também). Só que não sei se outubro é uma boa época...O que vc acha? Outra coisa, ..você sabe se o cruzeiro Costa Fortuna é bom? Já fiz dois cruzeiros no Caribe pela Royal C. e não sei se seria mais ou menos parecido em relação ao conforto.... Obrigada pela ajuda!! Um abraço!!

9:03 | Unregistered CommenterGiselle

Gostaria de saber se algum dos amigos já viajou pela companhia Holland Americas, no navio Amsterdam e poderia me dar algumas dicas.
Obrigado,
Lídio.

estou penssando em fazer um cruzeiro para o alaska vc sabe me dizer como é se vale a pena se vou passar muito frio
e qual a melhor epoca pois pensou que nao vou aproveitar as piscinas do navio ja que la venta muito e faz muito frio

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.