CONHEÇA O AUTOR

          

         Depois de estabelecer-se na Internet desde 1999 escrevendo relatos de viagens em sites relacionados com o tema, em 2006 ter fundado o blog Fatos & Fotos de Viagens - um dos pioneiros da blogosfera de viagens - foi convidado a colaborar com matérias na Revista Viagem & Turismo (Editora Abril). Agora, Arnaldo prepara o lançamento de seu primeiro livro - "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" - ingressando na literatura com um livro encantador que, segundo o autor, é o primeiro de uma série.

Assim o autor define esta sua nova fase:

             "Livro é coisa séria. O que o leitor encontrará em "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" é diferente do que lê aqui neste blog. Da narrativa ao estilo. Em vez de uma conversa baseada na informalidade, o livro mistura traços de coloquialidade e informalidade com uma escrita literária. Sobretudo com profundo respeito à arte de escrever. Passo a ser um escritor, mas é apenas uma outra maneira de me expressar sobre viagens, transmitir sem fantasias o mundo que vejo, isto é, como ele é, não como o imagino. A leitura revelará, todavia, aqui e ali, discrepâncias entre minhas expectativas e a realidade confirmada no destino. Segundo o poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro". Então, a partir deste meu primeiro, considero ter ingressado numa nova, deliciosa fase da minha vida.

Gente que escreve e encanta, fala sobre o autor:

Haroldo Castro:

            "Arnaldo Trindade Affonso é um dos viajantes equilibrados e sensatos que se lança escritor, o que, num Brasil de pouca leitura e onde a Literatura de Viagem não chega a ocupar meia estante nas livrarias, conta histórias que servirão de grande subsídio para qualquer leitor, além de ajudar a romper os preconceitos de que a África só oferece guerras, doenças e fome. Infelizmente, a riqueza cultural e natural do continente é quase sempre tão abafadas por notícias negativas que considero este livro um raio de luz na região."

Jornalista, fotógrafo, autor de “Luzes da África”, indicado para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagens

Ronize Aline:

            "Minha opinião sobre o autor está refletida na resenha que escrevi de seu livro "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia": ele escreve com o coração e demonstra respeito por tudo o que viu. Este livro, mais do que o relato de uma viagem à Etiópia, é uma viagem rumo a uma experiência de imersão e contemplação do outro. É como olhar para o diferente sem estranhamento ou indiferença."

Escritora, tradutora, jornalista, professora universitária e crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro

Rachel Verano

             "Neste livro, Arnaldo tem o poder de nos transportar a um dos cantos mais fascinantes e ainda intocados do planeta. Mas de maneira ao mesmo tempo delicada e profunda, pessoal, criando intimidade com os personagens, deixando o leitor perceber cheiros, sabores e sentir as emoções de suas descobertas. Do peso do ar à alegria de dobrar a esquina, o autor consegue transmitir todo seu fascínio de estar diante de algo realmente novo."

 Jornalista passou pelas redações das revistas Viagem & Turismo, Veja, VejaSP, Glamour, TAM e Vamos/LATAM

Davi Carneiro

             "Há uma frase atribuída ao grande viajante do século 14, talvez o maior escritor-viajante de todos os tempos, Ibn Battuta: “Viajar, primeiro te deixa sem palavras, depois te transforma num contador de histórias.” Suspeito, caro leito, ser este o caso do Arnaldo, um autêntico viajante que vem se mostrando, cada vez mais, um talentoso contador de histórias. Conheço-o e o sigo desde 1996, através do seu blog, aquele que, na minha opinião, é um dos melhores de viagens da internet brasileira, tanto pela excelência fotográfica quanto pela qualidade dos textos. Com um currículo andarilho de respeito (mais de 60 países, entre eles Quirguistão, Miamar, Irã e Uzbesquistão), Arnaldo tem o mérito de ir na contramão da blogosfera profissional e monetizada: de maneira simples, autêntica e independente, preza, principalmente, a credibilidade e a confiança de seu leitor." 

 Escritor, jornalista e colaborador de diversas revistas nacionais e estrangeiras

COMENTÁRIOS
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Portugal: Lisboa - Os vôos | Main | Orlando: Expedition Everest – Disney´s Animal Kingdon »
Sexta-feira
Fev092007

Portugal: Lisboa - Escapadela à cidade e arredores

Lisboa. Às margens do Tejo mas pertinho do mar....

            Talvez por estar tão perto do Atlântico e numa península que é a extremidade da Europa, Lisboa tenha sofrido menos influências do continente do que do mar. Em quase todos os aspectos, desde os culturais e gastronômicos, aos arquitetônicos e linguísticos.

           Situado no extremo sudoeste da Península Ibérica, a sua localização ao longo da costa atlântica desde cedo determinou aquela vocação marítima de Portugal. Em 1415, os portugueses lançaram-se numa epopéia de viagens que os tornaria os primeiros a percorrer os caminhos marítimos para as Índias, o Brasil, China e Japão, ao mesmo tempo que se estabeleceram nas costas ocidental e oriental da África.

            Essa é a personalidade de Lisboa, muito mais influenciada pelas colônias d´além mar do que por seu vizinhos europeus mais próximos.

            Por seu conjunto de atrações tão particulares, por sua excepcional comida, por seus preços razoáveis (ainda que com o Euro valorizadíssimo e o custo de vida subindo), por suas vielas encantadoras e românticas, pelo melancólico fado, por sua rede hoteleira extensa e boa, por sua rede de transportes públicos e por seus contrastes entre o muito antigo e o muito moderno e, finalmente, pelo idioma e similaridades culturais com o Brasil, Lisboa (assim como todo Portugal) é um destino necessário, marcante e delicioso para nós brasileiros.

E o que ver e fazer em apenas sete dias?

            Com tanto para se ver e fazer, não serão sete dias tão poucos para se conhecer Lisboa?  Sim e não (ou talvez, quem sabe?)  O que conta é o ritmo de cada um e sua disposição de caminhar e explorar a cidade. Mas Lisboa não é assim tão grande que em 4 dias de boa exploração não se possa  "conhecê-la). Com mais 3 dias para visitar os arredores, dá para se ter uma boa visão da Estremadura e Ribatejo, essa região de Portugal.

 

O Programa: Sete dias em Lisboa e arredores

Lisboa: 4 dias inteiros , inclusive o dia da chegada

Arredores: 3 dias inteiros .

Estoril, Cascais, Sintra e Queluz ( Roteiro 1 )

Óbidos, Alcobaça, Batalha e Fátima ( Roteiro 2 )

Évora ( Roteiro 3 )

 

Roteiro 1

Estoril, Cascais, Sintra e Queluz - 78 Km (total)

T otal: 2 Cidades, : Lisboa – Estoril 26 km ; Estoril – Cascais 4 km ;

Cascais – Sintra 16 km ; Sintra - Queluz 17 km; Queluz – Lisboa 15 km.

            Para quem visita Lisboa, Sintra e a Costa do Estoril são destinos obrigatórios, não apenas por sua proximidade - um roteiro round-trip de 80 quilômetros - mas por se conhecer uma região charmosa de litoral e de serra num passeio de um dia. Sintra, além de ficar numa região de serra, de matas naturais, é simpática, envolvente e histórica, além de ser Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Roteiro 2

Óbidos, Alcobaça, Batalha e Fátima - 286 Km (total)

Lisboa a Óbidos 85 km ; Óbidos a Alcobaça 33 km ; Alcobaça a Batalha 21 km

Batalha a Fátima 19 km; Fátima a Lisboa 128 km.

            Este passeio pela região Oeste nos proporciona grandes contrastes culturais de Portugal, desde Fátima , capital religiosa de Portugal (essencial para muitos, mas se no entanto a religião não for o seu forte, visite Mafra em vez de Fátima), a Óbidos , magnífica vila medieval, Nazaré , onde se tem ótima vista panorâmica do Oceano Atlântico e da própria vila de pescadores, Alcobaça , com seu famoso mosteiro do século XII, ícone arquitetônico e histórico de Portugal e, finalmente, Batalha , para admirarmos o seu belíssimo mosteiro construído entre os séculos XIV e XVI. O Mosteiro da Batalha é o maior exemplar em Portugal do estilo gótico final português, no qual encontra-se um misto do gótico com a nova arte manuelina, símbolo da expansão marítima portuguesa.

Roteiro 3

Lisboa a Évora ida e volta - 266 Km (total)

            Évora, cidade Patrimônio da Humanidade pela UNESCO fica a 133 quilômetros da Capital e, devido a esta proximidade e a excelente preservação ao longo dos séculos de seus bens históricos é um passeio também orbrigatório. Reserve um dia inteiro para conhecê-la.

Estes roteiros serão apresentados mais à frente, explorando bem cada uma das atrações principais das cidades.

 

Reader Comments (79)

Ola Arnaldo, o seu site ficou legal. Tenho a impressao que ficou ate mais rapido para abrir o site... nunca estive em Lisboa e ela esta na minha lista de lugares que gostaria de ir!
18:43 | Unregistered CommenterN Breault
Esqueci de desejar uma boa viagem, aproveite bem!
20:02 | Unregistered CommenterN Breault
Tudo novo no Fatos e Fotos de Viagem! Nessa viagem tem até roteiro! Vou ficar mal acostumado!! Já vou me preparar, pois faltam 6 dias para viajar de carona com você.

Um abraço
20:42 | Unregistered CommenterRodrigo
Rodrigo, não é excursão, mas tem roteiro sim! Nill, obrigado pela visita e pelos votos de boa viagem!
Oi, Arnaldo!
Muito bacana o novo lay-out da página...dizem que faz bem mudar as coisas de vez em quando para trazer bons fluidos :)
E não vejo a hora dos posts de Lisboa chegarem...que lugar maravilhoso. E com as suas fotos então, vou viajar mais uma vez...
Boa viagem!
8:39 | Unregistered CommenterEmília
Arnaldo, boa viagem! Vou ficar esperando as fotos e os comentários. Quero que Portugal seja meu próximo roteiro para a Europa. O Riq tem uma série chamada "Diários Portugueses" que eu adoro. E agora vou juntar a ela, o seu diário também! :-)
PS: indiquei os flats Promenade a uma amiga que tem ido ao Rio semanalmente a trabalho.
10:31 | Unregistered CommenterLena
Podem deixar que eu vou tentar caprichar ao máximo nos textos sobre Lisboa e arredores. Vocês merecem!
Arnaldo,

Estica e venha tomar uma cerveja em Amsterdam!!!

Vou esperar os posts tbm!!!

Abs!

Marcio
19:12 | Unregistered Commentermarcio
Obrigado, Marcio. Mas Amsterdam vai ficar para outubro, quando vou terminar minha viagem à Asia (Bangkok e Cingapura) exatamente na capital holandesa. Abraços, obrigado e...acompanhe!
19:56 | Unregistered CommenterArnaldo
Caro Arnaldo, registo com entusiasmo a tua vinda a Lisboa. Olhando para o teu roteiro de viagem, penso que relativamente ao tempo de estadia por cá, irás visitar o essencial e mais turístico desta zona do país, mas é claro muitas outras coisas haveria para visitar. No entanto, não posso deixar de te dar umas dicazinhas. No final da tua estadia em Lisboa, não deixes de atravessar o rio de "cacilheiro" até Cacilhas, e a pé junto à margem sul do rio, caminhares até um local chamado Ginjal e jantares num restaurante de nome "Ponto Final" com vista para a ponte 25 de Abril e com a cidade de Lisboa como cenário de fundo. Não deixes também de saborear um belo repasto, ouvindo ao mesmo tempo um belíssimo fado, como sabes a canção de Lisboa, por exemplo na casa de Fados "O Faia" ou "A Severa", no Bairro Alto. E finalmente, é essencial visitares o Museu dos Coches, o mais importante do género a nível mundial e o Museu Nacional de Arte Antiga. A travessia ferroviária da ponte 25 de Abril também proporciona vistas espectaculares de toda a cidade, Cristo-Rei e da foz do Tejo.
Abraço e votos de uma excelente e produtiva viagem.

P.S.: Gostei do novo "look" do blog. Mais airoso.
20:01 | Unregistered Commenterroadrunner
E ir ao Norte nomeadamente ao Porto que é bem mais bonito que o sul?
Parece-me incompleto esse roteiro! :P
8:07 | Unregistered CommenterNuno
Sim, Nuno, concordo que é um " roteiro incompleto" como vc. mesmo afirma. Tão incompleto quanto vir ao Brasil em apenas sete dias e querer conhecer todo o país! Bem, mas eu não quero me meter na disputa entre o Porto e Lisboa...Sem dúvidas uma próxima visita a Portugal conterá uma viagem ao norte do país, não apenas ao Porto, mas a Braga e outras preciosidades.
Arnaldo, está muito legal a carinha nova do blog! Vou procurar acompanhar a sua viagem ao vivo - e já sei que vou ficar inquieta para voltar a Lisboa, como fiquei para voltar ao Havaí... Mas, como também vou estar viajando, talvez não consiga comentar sempre...
13:01 | Unregistered CommenterCarla
Ah, já ia me esquecendo de dizer que achei super legal a idéia do menu musical!!!
13:01 | Unregistered CommenterCarla
Arnaldo,

Boa Viagem, que tudo corra bem e que você volte cheio de fotos e fatos para nós.

Um abraço

Rodrigo
23:12 | Unregistered CommenterRodrigo
Arnaldo,
mais uma viagem dos meus sonhos...
desejo nº 1 de destinos na Europa, por todas as razões que você sabiamente citou e mais algumas...
Acho que vou me derreter em lágrimas no dia que pisar os pés no velho continente, Portugal me traz uma certa melancolia, tenho saudades sem nunca ter ido. Viajo de carona com você, aqui no seu blog e no dia que lá chegar, já me sentirei em casa. Ótima viagem.
9:42 | Unregistered CommenterRosa
Desculpa Arnaldo,
Fiz alguma coisa errada, deleta o repeteco, por favor.
Esqueci de parabenizar pela casa nova, está dez.
Lembrei quando eu visitei pela 1ª vez e não gostei muito, pedi para você trocar as cores, e você brincou colocando o fundo cor de rosa. De lá pra cá, melhorou tanto, que já está no top, é um prazer visitá-lo. No quesito viagens, agora tenho dois gurus: o Ric e você.
9:58 | Unregistered CommenterRosa
Caro Ultraviagente! Seria possível dar umas dicas a um viajante mirim que vai para Las Vegas?!?

Bom, através do blog do ricardo freire, cheguei ao seu blog, conferi todas as paginas de Las Vegas, curti muito.

Mesmo assim gostaria de mais umas dicas, se for possível é claro?!

Vou ficar 4 noites (domingo a 4a) no MGM, já comprei O, Ka, Love e Blue Man (1 cada noite) para mim e minha esposa. Com isso o orçamento apertou, teremos que compensar com gastos com comida. Por isso pergunto que buffet indicaria considerando custo benefício, e é claro, se existe algum a la carte que mereça ser visitado mais não é caro.

Outra coisa os outlets em Vegas tem melhores preços que Orlando, ou é tudo um padrão (vamos comprar umas coisinhas para o enxoval do pequeno que está a caminho).

Qualquer outra dica será muito bem vinda.

Muchos Thanks

mario guimaraes

Mario, o Buffet do Montecarlo é excelente e um dos mais baratos. Vale conferir. Com relação aos rpeços, eles regulam com os de Orlando, com um pouco de vantagem para a segunda. eu assisti ao Love e fiquei emocionado. Assisti ao " O " e não vi o Ka e o Blue Man, mas suas escolhas são ótimas. Não deixe de visitar o Hotel The Venetian (o shopping e a Recepçao do hotel) e o Paris (suba na Torre Eiffetl para uma bela vista da Strip), não perca o show de águas do Bellagio, o Shopping Forum do Ceasars e assistir aos shows em frente ao Treasure Island. Fica difícil indicar apena sum restaurante a la carte. O que sugiro é visitar todos e escolher o que mais lhe agrada. em geral ficam dentro dos cassinos. Boa viagem!
Boa viagem, Arnaldo! Coma uns pastéis de nata por mim, sim?

E dessa vez sou eu que vou viajar na carona...
Obrigado Riq! Pode deixar que comerei uns pastéis de belém e de nata por você. Ah, vou mandar umas fotos deles!
Muito aprendo ao acompanhá-lo pelas suas viagens. Como planejar o roteiro, o que ver, os melhores angulos, os restaurantes que nos dão prazer em todos os sentidos.
Uma boa viagem e fico acompanhando os seus comentários aqui nas Américas...
beijos
14:08 | Unregistered Commenterbete
Muito obrigado, Bete. espero poder dar boas sugestões e fazer com que vc. e outros leitores recebam boas e produtivas informações. Abraços.
Arnaldo


Parabens pelo que ja fez, são dicas ótimas.... Falta só a de como tentar um up grade, mas esta é melhor em pvt... Boa viagem

Ernesto
18:19 | Unregistered CommenterErnesto
Parabéns pelo site fabuloso!
Tá excelente mesmo... quem n pode ir aos lugares fica a conhecê-los um pouco melhor... quem puder ir... k vá também, né?
Abraço, boa continuação ;)
13:41 | Unregistered CommenterRita
Olá Arnaldo! Você é a pessoa certa para tirar uma dúvida. Você recomendaria a viagem de carro pela Europa? É mais econômico? Imagino que as estradas estejam em boas condições, mas não sei se há pedágios e se o preço do combustível compensa. Se puder responder eu agradeceria.
6:59 | Unregistered CommenterPatricia
Caro Arnaldo, não estou conseguindo acessar os itens 5.10, 5.11 e os cap. 6 e 7 de sua Escapadela a Lisboa.
Estaremos (minha mulher e eu) indo passar 7 dias em Lisboa e arredores e seu blog está sendo o suporte para o meu roteiro. Será que vale a pena alugar um carro para esses passeios tipo bate-e-volta ? Agradeço se puder nos ajudar, pois é nossa primeira viagem à terrinha. Um abraço do leitor assíduo.sergio
23:45 | Unregistered Commentersergio
Sergio, os itens 5.10 e 5.11 não foram publicados ainda, porque eu interrompi esta matéria com outra no meio, sobre um safari fotográfico na África do Sul. Voltei depouis a escreve sobre Óbidos, Batalha e Alcobaça, mas faltam ainda estas citadas por vc e sobre Fátima. Se me mandar uma mesagem por e mail eu mando pra vc em anexo o texo que será publicado aqui posteriormente.

Alugar um carro é fundamental para fazer os roteiros ida e volta, a partir de Lisboa. Eu recomendo os seguintes:

1- Évora
2- Alcobaça, Batalha, Óbidos e Mafra (ou Fátima, dependendo do seu gosto)
3- Estoril, Cascais e Palácio de Queluz

Pode me escrever que tiro as dúvidas que estiverem ao meu alcance. E boa viagem!
8:27 | Unregistered CommenterArnaldo
Arnaldo

Achei as suas dicas muito boas, porem fiquei triste por o roteiro de Escapadela a Lisboa nao estar completo no site...Estarei viajando para lá em outubro e gostaria muito de poder acessar o resto da matéria...Desde já obrigada por disponibilizar dicas tão valiosas...Fernanda
15:58 | Unregistered CommenterFernanda
Olá, Arnaldo!
Parabéns pelo site!!
Sou "marinheira de primeira viagem" e assim como a Fernanda, estarei indo para Portugal em Outubro e agradeceria imensamente receber o material do Capítulo 5 e 6, sobre Lisboa e arredores, que ainda não foi publicado, por e-mail.
Para quem ficará pouco tempo como eu, tuas dicas são bem preciosas!!
Sucesso pelo teu trabalho!!!
Augusta
17:48 | Unregistered CommenterAugusta
Arnaldo,
gostei do seu roteiro. Estou programando ir para Portugal em Janeiro, alguma sugestão para conhecer a Andaluzia? (já conheço Madrid e Barcelona). Tenho 2 semanas disponiveis para o passeio.
8:45 | Unregistered CommenterWalisson
Cara
Sou um português de gema, mas com laços ao Brasil, dado que sou casado com uma brasileira.
Perante o que vi, vou propor ao Ministro do Turismo que sejas condecorado pela magnifica propaganda que estás fazendo sobre Portugal.
Como português que sou, um OBRIGADO e continua
José Neves
Cara,
você iluminou minha mente com esse roteiro, heheheheh...
Vou ficar exatamente 7 dias em Portugal, com base em Lisboa.
Muito bom!
9:30 | Unregistered CommenterDiego
ola arnaldo. estou indo p lisboa agora no final do ano. irei passar 4 dias por la, depois seguindo p madrid. esse seu roteiro eu achei perfeito. como nao tenho esse tempo todo, estou "enxugando" esse roteiro. voce poderia envia-lo p mim? agradeceria muito. voce tem algum roteiro montado para madrid? se nao for pedir demais é logico. grande abraço
lucien dantas
22:49 | Unregistered Commenterlucien
Lucien, MADRI e LISBOA estão no blog, basta procurar. Mandar o roteiro não precisa, basta vc copiar e colar.
Olá, boa noite:
Vou para portugal agora em janeiro/08 e gostaria de ter acesso ao seu programa /roteiro de portugal. Será que vc pode me enviar ? Vou passar quatro dias e penso em fazer lisboa e ainda o roteiro 1 e o roteiro 2.
email:trma@digizap.com.br
Obrigado,
Trícia
20:34 | Unregistered CommenterTrícia
Primeiramente, ótimas dicas e fotos fantásticas!
Vou para Lisboa e Madrid no carnaval (6 dias de "férias").Com a ideia de ver os arredores
Gostaria de ler seu programa de Portugal.Irá ajudar bastante.Tenho apenas mais 3 dias para finalizar minha programação.
obrigada
Marilia
19:02 | Unregistered CommenterMarilia
MARÍLIA, o meu roteiro está todo nos diversos capítulos publicados sobre Lisboa e arredores.

Se os lendo ainda restar alguma dúvida, volte a escrever aqui, ok?

Obrigado!
OIi, adorei esese site, mto completo contem o q precisamos..
estou indo agora janeiro 08 p lisboa e dai gostaria q vc se possivel enviasse o roteiro d portugal, fatima, e se tiver algo sobre londres tb adorareiii...

atenciosamente
22:10 | Unregistered Commenterizabeli
IZABELI, o roteiro está nos próprios capítulos sobre Portugal e arredores. Basta ler todos. Já sobre Londres não tenho nada publicado.
Parabéns! Adorei descobrir seu site. Vc escreve muito bem e com muita didática. Vou aproveitar muito mais minhas viagens de ora em diante. Apenas para comentar, vou para o meu quarto cruzeiro e comecei como vc, com muito preconceito e, agora, acho uma alternativa boa para quem não tem muito tempo, além de ser bem confortável; claro que fica a opção de voltar para onde for mais interessante.

Tenho questões: viajo brevemente e gostaria de saber como acessar os "capítulos" de Lisboa (não foi possível abrindo o site - restringiu-se a "roteiros", provavelmente por isso é que houve perguntas recorrentes a respeito)e se vc já tem informações sobre: Palermo, Palma de Maiorca e o que ver na Tunísia (quais cidades vc conheceu e melhor forma para conhecer Cartago).
Super obrigada,
Maggie

15:28 | Unregistered Commentermaggie
DESCULPE, Maggie, eu errei na classificaçao dos capítulos e acabei gerando essa confusão toda...Lamento, mas o que publiquei é o que tenho, ainda que esteja ao seu dispôr para o que quisr perguntar e estiver ao meu alcance responder.

Sobre Palermo, Palma de Maiorca e Tunísia, serão cidades/países que visitarei num Cruzeiro em nunho próximo e creio que começarei a publicar sobre elas sóp lá pra julho/agosto.

Obrigado pela presença e volte sempre.
adorei seu blog!! estou viajando em portugal...mas me diga...tem o resto do arquivo ou nao estou conseguindo navegar direito? bjos
10:33 | Unregistered CommenterJamine

Parabéns pelo blog.o descobri recentemente,mas já figura entre os favoritos.

Estive em Lisboa e gostei bastante.Sintra,então...muito agradável!

Olá Arnaldo e demais viajantes,
Estava apreciando as infos sobre Portugal pois vou viajar para lá em Setembro/2008 quando subitamente o link passou de Belém para a Africa do Sul, Krueger Park, etc sem que seja possível ler as dicas de "De Comer e Beber", "De Fado" ,"Roteiros de 1 dia pelos arredores de Lisboa" e tudo mais que vinha após as infos e fotos do Mosteiro dos Jerônimos... Podem me ajudar a acessar ?!!???
Obrigada
Malu

12:07 | Unregistered Commentermalu

Olá! Primeiro adorei o blog!!!! e tive o mesmo problema que a Malu, não consigo acessar os demais capítulos sobre Lisboa... se puder me ajudar será ótimo, obrigada! E parabéns pelo blog!

23:41 | Unregistered CommenterElena

MALU e ELENA, eu acabei não publicando os demais capítulos porque ficaram extensos demais. O que está publicado é tudo o que escrevi e que achei útil e suficiente.

Todavia, estou às ordens se tiverem alguma dúvida e quiserem fazr alguma pergunta. Se estiver ao meu alcançe e for possível responder, será um prazer.

Obrigado pela visita.

Olá, Arnaldo. Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho. É muito difícil encontrar comentários sensíveis sobre locais que desejamos visitar. Normalmente o que vemos é a descrição pura e simples de um ponto turístico.
Estou indo a Portugal, Espanha e Marrocos no início de maio e gostaria de receber os roteiros que você propôs sobre esses três lugares aqui no site. Especialmente os de Portugal não consegui encontrar.
Caso haja possibilidade, meu e-mail é carolinapatriota@yahoo.com.br
Desde já agradeço a atenção.

Carolina

19:55 | Unregistered CommenterCarolina

CAROLINA, eu tentarei, mas estou em viagem até dia 1 de maio e não sei se conseguirei. Todavia, pode ser que vc não tenha lidos os outros capítulos de Portugal, que estão aqui publicados logo depois deste, em série. Faça o seguinte, clique no TÍTULO da matéria e acima dela aparecerá um mini menu com os próximos capitulos e os anteriores. Espero que goste e seja útil.

Boa-Noite Arnaldo,

Viajarei para Portugal e gostaria muito de receber os capítulos sobre Lisboa e arredores.
Att,
Erminda

22:29 | Unregistered CommenterErminda

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.