CONHEÇA O AUTOR

          

         Depois de estabelecer-se na Internet, desde 1999, escrevendo relatos de viagens em sites relacionados com o tema, e em 2006 ter fundado o blog Fatos & Fotos de Viagens - um dos pioneiros da blogosfera de viagens - Arnaldo foi convidado a colaborar com matérias na Revista Viagem & Turismo (Editora Abril). Agora, está preparando o lançamento de seu primeiro livro - "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" - ingressando na literatura com um livro encantador que, segundo o autor, é o primeiro de uma série.

Assim o autor define esta sua nova fase:

             "Livro é coisa séria. O que o leitor encontrará em "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" é diferente do que lê aqui no blog. Da narrativa ao estilo. Em vez de uma conversa baseada na informalidade, o livro mistura traços de coloquialidade e informalidade com uma escrita literária. Sobretudo com profundo respeito à arte de escrever. Passo a ser um escritor, o que nada mais é do que uma outra maneira de me expressar sobre viagens e de transmitir ao leitor minhas impressões. Segundo o poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro". A partir deste meu primeiro livro escrito, considero ter ingressado numa nova, deliciosa fase em minha vida.

Gente que escreve e encanta, fala sobre o autor:

Haroldo Castro:

            "Arnaldo é um dos viajantes equilibrados e sensatos que se lança escritor, o que, num Brasil de pouca leitura e onde a Literatura de Viagem não chega a ocupar meia estante nas livrarias, conta histórias que servirão de grande subsídio para qualquer leitor, além de ajudar a romper os preconceitos de que a África só oferece guerras, doenças e fome. Infelizmente, a riqueza cultural e natural do continente é quase sempre tão abafadas por notícias negativas que considero este livro um raio de luz na região."

Jornalista, fotógrafo, autor de “Luzes da África”, indicado para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagens

Ronize Aline:

            "Minha opinião sobre o autor está refletida na resenha que escrevi de seu livro "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia": ele escreve com o coração e demonstra respeito por tudo o que viu. Este livro, mais do que o relato de uma viagem à Etiópia, é uma viagem rumo a uma experiência de imersão e contemplação do outro. É como olhar para o diferente sem estranhamento ou indiferença."

Escritora, tradutora, jornalista, professora universitária e crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro

Rachel Verano

             "Neste livro, Arnaldo tem o poder de nos transportar a um dos cantos mais fascinantes e ainda intocados do planeta. Mas de maneira ao mesmo tempo delicada e profunda, pessoal, criando intimidade com os personagens, deixando o leitor perceber cheiros, sabores e sentir as emoções de suas descobertas. Do peso do ar à alegria de dobrar a esquina, o autor consegue transmitir todo seu fascínio de estar diante de algo realmente novo."

 Jornalista passou pelas redações das revistas Viagem & Turismo, Veja, VejaSP, Glamour, TAM e Vamos/LATAM

Davi Carneiro

             "Há uma frase atribuída ao grande viajante do século 14, talvez o maior escritor-viajante de todos os tempos, Ibn Battuta: “Viajar, primeiro te deixa sem palavras, depois te transforma num contador de histórias.” Suspeito, caro leito, ser este o caso do Arnaldo, um autêntico viajante que vem se mostrando, cada vez mais, um talentoso contador de histórias. Conheço-o e o sigo desde 1996, através do seu blog, aquele que, na minha opinião, é um dos melhores de viagens da internet brasileira, tanto pela excelência fotográfica quanto pela qualidade dos textos. Com um currículo andarilho de respeito (mais de 60 países, entre eles Quirguistão, Miamar, Irã e Uzbesquistão), Arnaldo tem o mérito de ir na contramão da blogosfera profissional e monetizada: de maneira simples, autêntica e independente, preza, principalmente, a credibilidade e a confiança de seu leitor." 

 Escritor, jornalista e colaborador de diversas revistas nacionais e estrangeiras

COMENTÁRIOS
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Crônica de uma viagem desastrada - Capítulo 1 | Main | Portugal: Mosteiro de Alcobaça »
Sábado
Abr282007

Portugal: Óbidos

bidos Blog 2.JPG            

             Óbidos é uma das cidades do ‘Roteiro de Um Dia’ por estrada a partir de Lisboa. Ida e volta são 286 Km no percurso Lisboa – Óbidos – Alcobaça – Batalha – Fátima - Lisboa. De Lisboa a Óbidos são 85 km; de Óbidos a Alcobaça, 33 km; de Alcobaça a Batalha 21 km; de Batalha a Fátima, 19 km; de Fátima a Lisboa 128 km.

bidos Blog 1.JPG

                     Esta pequena e encantadora cidade medieval cercada por muralhas do tempo da ocupação dos Mouros já cativa e o visitante logo ao entrar pelo “Portal da Vila”, a porta de entrada da cidade.

bidos Blog 3.JPG

                     O Portal da Vila é uma obra do Século XVII e tem como elementos decorativos azulejos do séc. XVIII e uma capela-oratório, avarandada, de arquitetura singular.

bidos telhados.jpg

Sobre o portal vê-se a inscrição "A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original". O portal foi construído por ordem do Rei D. João IV como agradecimento pela proteção da Padroeira.

bidos Blog 4.JPG


                      A Rua Direita, assim conhecida desde o século XIV, é a principal da vila de Óbidos e liga o portal ao Paço. Nos séc. XVI e XVII, algumas transformações esconderam antigos portais góticos.

bidos Blog 5.JPG

                      Município do litoral português pertencente ao distrito de Leiria, Óbidos tem 9 freguesias: dos Negros, Amoreira, Gaeiras, Óbidos-Santa Maria, Óbidos-São Pedro, Olho Marinho, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau. Em termos demográficos é uma cidade pequena com cerca de 900 moradores e de e 11.000 residentes em sua área metropolitana de 141 km2. A pequena variação na densidade populacional é o que lhe proporciona o mesmo jeito pacato há centenas de anos. A economia é baseada na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentícia, comércio e turismo.

bidos Blog 6.JPG

                       Esta pequena, simpática vila foi conquistada por D. Afonso Henriques em 1148 e certamente merece uma visita de algumas horas neste roteiro de um dia a partir de Lisboa, passando por Alcobaça e Batalha. Entre suas atrações - como se não bastasse caminhar e explorar cada uma das fachadas e vielas - há um belo castelo, hoje está uma das “Pousadas de Portugal”, e de onde se tem uma bela vista aérea de vinhedos e pomares, vales, outeiros e montes, já que Óbidos fica numa elevação.

bidos Blog 7.JPG

                       A respeito do castelo sabe-se que foi D. Sancho I quem mandou reconstruir a muralha ocidental e construir a torre do facho, que tem algumas alvenarias romanas. No século XVII, este forte já se encontrava em mau estado e piorou significativamente com o terremoto de 1755, ficando parcialmente destruído. Além das funções militares o castelo serviu de Paço Real e dos Alcaides, sendo em 1950 adaptado à primeira pousada histórica do país.

bidos Blog 9.JPG

                       Em 1513 D. Manuel I e D. Catarina mandaram construir o aqueduto que traz a água de Usseira . Óbidos conserva séculos de história entre suas muralhas, sendo sua origem no século I, já tendo sido ocupada por vários povos. Já foi local escolhido pelos reis para descanso e refúgio político.

bidos Blog 8.JPG

                        A cidadezinha é conhecida pelos portugueses por “Vila das Rainhas” devido à tradição real de cada rei oferecê-la às suas rainhas como presente de casamento.

bidos Blog 10.JPG

                        Óbidos é mesmo uma vila encantadora e com igrejas e capelas repletas de obras de arte, azulejaria portuguesa, pintura, talha dourada e obras sacras de artistas Barroco Português.

bidos Blog 11.JPG

                        Cada rua ou travessa tem recantos pitorescos e silenciosos nos quais podemos ouvir nossos passos e respiração. É tudo tranquilo e acolhedor, uma atmosfera de harmonia e paz. As casas caiadas de branco com barras coloridas, enfeitadas com flores, janelinhas com cortinas bordadas e rendadas, complementam com perfeição cada sobrado.

bidos Blog 12.JPG

                        Logo ao entrar na cidade , passando o portal, suba na escadaria à sua esquerda, que o levará ao topo da muralha e de onde se tem uma interessantíssima vista aérea da vila, talvez o ponto mais fotografado dela.

bidos telhados 2.jpg

                       Se tiver tempo, passeie pelas muralhas - são cerca de dois quilômetros – tendo cuidado porque em certos pontos não há qualquer proteção. Mas vá até onde conseguir, porque cada ponto é um diferente ‘miradouro’ de onde se vêm telhados entremeados por torres e praças.

bidos Blog 13.JPG


                      Não deixe de provar a excepcional bebida local “ginjinha de Óbidos” um delicioso licor típico, ou ao menos entre nesta aqui, epeça ao seu dono, um simpático jovem português, para orgulhosamente mostrar-lhe – emoldurado e exposto em destaque, na parede – um bilhete de Juscelino Kubtschek especial para a casa e para a vila, quando lá esteve. Seja gentil, retribua com um sorriso e tome uma ginginha.

bidos Blog 15.JPG

                      A Vila de Óbidos é também, para os portugueses, um ponto de encontro para eventos culturais como concertos, exposições, para a Feira Medieval, o Festival Internacional do Chocolate, teatro e, especialmente, para as solenidades da Semana Santa.

bidos Blog 16.jpg

                     Principais lugares a visitar: Castelo do século XII; o Paço Real manuelino; o Pelourinho joanino; as Igrejas dos séculos XV a XVIII, de estilo românico, gótico, manuelino e barroco.

bidos Blog 14.JPG

                      Fora da vila amuralhada existe o Santuário do Senhor da Pedra e a capela-mór romano-gótica dedicada a N.ª Sr.ª do Carmo. A vila realiza interessantes festas religiosas durante a Páscoa e foi berço de importantes figuras da cultura portuguesa, como a pintora Josefa de Óbidos (1624-1684). Óbidos é também uma região vinícula e de praias.

 

  bidos Blog 17.JPG                    

No início da Rua Direita, a mais comercial, está o padrão camoniano que celebra a referência de Óbidos na obra de Camões. Continuando por esta rua dê uma olhada no interior das diversas lojas de artesanato.

bidos Blog 18.JPG

                       Seguindo reto em direção à fortaleza, há a Torre do Relógio, que serviu também de casa forte do arquivo e imposto da câmara, tendo o Rei D. João III instalado ali uma espécie de universidade dedicada à Matemática e Arquitetura.

bidos Blog 19.jpg

                         Ao lado fica a Capela de Nossa Senhora do Carmo , hoje um espaço cultural construído sobre uma mesquita. As rainhas assistiam aqui à missa numa tribuna ricamente decorada que não resistiu ao terremoto de 1755. Próxima parada: Fátima.

 

 

Reader Comments (80)

Arnaldo

Belas fotos, me lembraram a viagem que fiz em 2004, de Lisboa até Santiago de Compostela.
12:55 | Unregistered CommenterErnesto
Arnaldo,
Como sempre, sua maneira de contar sobre os lugares é fantástica.
As fotos, as melhores que eu já vi em qualquer blog.
Parabéns!
22:38 | Unregistered CommenterMô Gribel
Obrigado,Mô e Ernesto.
¡Me ha parecido una vila maravillosa!
No conozco la "Ginjinha de Óbidos" ¿é docê o seca?.
Estupendas fotos.
Parabéns
11:15 | Unregistered CommenterCarmen
Oi Arnaldo,

Tenho acompanhado seu blog há algum tempo (cheguei aqui pelo Viaje na Viagem) e quero te dizer que ele é fantástico. Vou a Portugal em novembro, e suas dicas têm sido preciosissímas em meu planejamento. Sem contar as fotos, que são lindas! Parabéns!!!
Alexandra, que bom que vc. gostou e, ainda melhor, que foi útil! Se precisar de alguma dica que estiver ao meu alcance, não deixe de perguntar, ok? Abraços e ótima e feliz viagem.

Arnaldo, dê uma olhada aqui
http://omeulugar.wordpress.com/eu-se-fosse-voce-clicava-aqui/
Parabéns pela matéria. E um abraço
16:25 | Unregistered CommenterBeto
Obrigada pelas fotografias.
Passei um fim-de-samana em Óbidos há pouco tempo.
Não é preciso ser estrangeiro para se amar Óbidos, Monsaraz, Marvão...
Beijinhos
Arnaldo,
Estou planejando minha viagem à Portugal/Espanha em dezembro. Chego e fico por 5 dias em Lisboa, o que vc acha de fazer Óbidos/Sintra e Évora tipo bate-volta?
Existe transporte viável diariamente? Ou a melhor opção é alugar um carro e seguir em direção a Porto (neste caso agradeço sugestão de locadora)? Abrç
23:44 | Unregistered CommenterGisele
Gisele, há excursões regulares aos montes em Lisboa para Évora (um dia) e Óbidos (outro dia). Minha sugestão de alugar carro é apenas se você rpeferir, é puramente pessoal.
Arnaldo

Suas fotos são encantadoras e o texto extremamente agradável. Grata pela generosidade, ao oferecer seu trabalho assim, em aberto, na rede. Estarei em Óbidos na semana que vem e foi bem legal poder ter uma visão prévia do que vou conhecer. Suas ponderações a respeito do quanto viajar melhora a pretensão e o preconceito são bem concernentes. Só não entendi o título "cronica de uma viagem desastrada"...

Cristina
16:43 | Unregistered Commentercristina
CRISTINA< muito grato pela visita e pelos elogios.

Clique no título e leia a crônica de uma viagem desatrada, na qual TUDO deu errado do princípio ao fim. São dois capítulos. Leia e compreenda porquê foi um desastre!
Arnaldo

Estive em Portugal, fui a Óbidos e adorei o lugar. Na Igreja em homenagem à Nossa Senhora fiquei emocionada - o lugar tem uma energia especial. Havia um som de canto gregoriano em portugues, e mesmo tendo uma certa resistência a "armadilhas" de incentivo ao consumo de souvenirs,fiquei feliz de poder comprar o CD na lojinha da Igreja e trazer esta lembrança sonora para o Brasil. Pude confirmar a excelência da qualidade de suas fotos, que me ajudaram a visitar este lugar de origem celta, de 300 anos antes de Cristo, com ótimo aproveitamento. Ainda bem que minha câmera não caiu e que o frio e a chuva estavam bem maneirinhos... Continue dando suas dicas, são ótimas! Um abraço
Cristina
21:17 | Unregistered CommenterCristina
OBRIGADO, Cristina, pela visita, depoimento e elogios.
Arnaldo
Olá!! Adorei a forma como você relata o lugar. Irei para Portugal no final de abril e estou tentando montar um roteiro de carro. Vamos marido e eu. Será que você me daria uma noção rápida de roteiro? Gostamos muito de paisagens e locais pitorescos, além é claro de boa comida.Ficaremos 8 dias inteiros, sem contar o de chegada e saída.
Desde já fico-lhe grata.
15:46 | Unregistered CommenterSilze
Bem, vc precisa dizer que tipo de roteiro quer fazer. Sua pergunta está ampla demais. Precisa dizer se quer ficar em LISBOA e conhecer as cidades que se podem conhecer apenas num dia....se quer ir mais longe como Porto..enfim, tente me dizer qual a vontade de vocês.
fotos muito giras!!!
faz me lembrar quando fui a óbidis à Vila Natal. foi puro e simplesmente fantástico, visitem o castelo de óbidos é muito mtuito fixe e muito giro.há a ginginha de óbidos não assim muito boa quando é servida no copo de chocolate o que se aproveita é o chocolate porque de resto......Adoro óbidos talvez porque vivo ai.............lol
11:19 | Unregistered Commenteruau

Excelentes fotos e descrições... Lembro-me com saudade e alegria minha primeira viagem a Portugal, em 1999, quando conheci Óbidos. Pretendo voltar agora em agosto à Europa, visitando a Escandinávia; não deixarei de fazer uma "parada técnica" em Lisboa, por uns dois dias, e visitar Óbidos e lá tomar uma ginginha - onde também esteve JK. E para matar a saudade.

Parabéns pelo blog! É feito com muito capricho e conhecimento.
Gostaria de uma sugestão de hotel em Lisboa (cheap and design), não sei qual é a região da cidade que é mais descolada, moderna... e outra sugestão para Sintra ou arredores (entre 70 e 100 euros). Chego em Lisboa no dia 14 de junho à tarde e pego o carro com destino a Coimbra, então pensei em ficar em Sintra e no dia seguinte visitar a cidade e depois viajar.Tem algum restaurante bom nessa região para indicar? Obrigada e um abraço, Jussara

18:58 | Unregistered Commenterjussara

arnaldo
gostaria de saber sua opinião sobre um roteiro que estou montando....voo sp madrid em setembro, fico 3 dias em madrid e pegamos um carro em madrid, ir a ávila, salamanca, coimbra, porto, lisboa, óbidos, sintra, cascais, évora, monsarraz, andaluzia.....devolver o carro na espanha e voar a barcelona, fechando o roteiro voltando para madrid para voar de volta para brasil. Tenho 20 dias para fazer este roteiro. Somos bem curiosos, e já fizemos outros roteiros parecidos na Europa, englobando vários países em poucos dias. Vc acha que é viável, Tem trem para estes trechos de não quisermos dirigir

17:05 | Unregistered CommenterTatiana

TATIANA, eu acho muito corrido demais, mas como vc mesma afirma que já fizeram anteriormente (esse decididamente é o tipo de roteiro que vc passa por um monte de lugares tendo apenas uma impressão superficial deles, como num cruzeiro marítimo), tudo bem, ainda que seja uma média de um dia por cidade.

Sobre trens, sim, na Espanha e em Portugal.

oi Arnaldo, vc tem razão, fui tentar colocar no papel e tem coisa demais, vc me sugeriria enxugar o que deste roteiro? (Para um turista de primeira vez nos dois países)? Temos preferencias por cidades menores e mais calmas...com paisagens e beleza histórica....

16:37 | Unregistered Commentertatiana

TATIANA:

MADRI (dois dias na cidade, mais um dia para ir a Ávila e Segóvia mais um dia para ir a Toledo);

ANDALUZIA (um dia em Córdoba, dois em Sevilha, um em Málaga, dois em Granada, mais um dia para dormir em Madri na volta e pegar um vôo pra Barcelona);

BARCELONA (três dias inteiros só na cidade e mais um se quiser fazer um bate e volta a alguma cidade próxima);

LISBOA (três dias na cidade mais um pra Batalha e Óbidos, mais um para Sintra, Queluz e Cascais, mais um para Évora);

Eu tiraria O Porto e Coimbra.

Se eu não estiver errado, isso dá 20 dias

Arnaldo

Fiquei fascinada com esse blog. Na verdade, nunca havia navegado em páginas assim antes.Aproveitando-me da sua boa vontade, gostaria de lhe fazer algumas perguntas: 1-Em setembro irei passar uma semana em lisboa e pretendo ir à Óbidos.Como não tenho coragem de dirigir, irei de ônibus. Mas quando lá estiver, como faço para conhecer tudo? Existe alguma infra-estrutura? Ou devo mesmo negociar com um taxista?
2-Também irei a Milão, após um pacote pela Sicília. Talvez vá ao lago Como, conforme você sugere. Se eu quiser passar a noite, devo reservar hotel com antecedência, ou você acha que é tranquilo conseguir um bom hotel mediano ou pousada quando chegar?
Muito obrigada mesmo. Margarida Alencar - Recife

MARGARIDA, Óbidos é pra ser conhecida a pé! Fique tranquila. Taxi será preciso apenas para levar vc da estação de ônibus à cidade murada de Óbidos. Fique tranquila e ótima viagem.

Sobre hotel em Como, acho que dependendo da época e do dia em cue chegar pode ser difícil encontrar. faça uma reserva diretamente no site do hotel escolhido de maneira a que não tenha que pagar antecipadamente, podendo pagar uma diária no caso de no show.

Sugiro consultar o TRIPADVISOR (http://www.tripadvisor.com/Hotels-g187835-Como_Lake_Como_Lombardy-Hotels.html). Depois de escolher um hotel, tente encontrar a página dele na Internet e veja como funciona o sistema de reserva.

Boa viagem!

Arnaldo,

Parabéns pelo seu Blog sobre suas viagens. Obrigado pelas belas descrições e fotos que apresenta.
Agradeço particularmente pelas belas descrições que faz do meu Portugal.
Cheguei até aqui, fazendos pesquisas sobre Barcelona, e acabei por descobrir o Mundo.

Continue

N.Pereira

que lindo essas fotos eu amei......

TAYANE

11:06 | Unregistered CommenterTAYANE

Impressionante conhecer um lugar assm é um verdadeiro sonho de consumo....

11:11 | Unregistered Commenterthayanni

ja ai fui mas nao me canso de ver estas paisagens lindas!!!

OLÁ ARNALDO...

ESTIVE EM ÓBIDOS EM SETEMBRO DESDTE ANO...AMEI O LUGAR!
É REALMENTE MARAVILHOSO!
AMEI A FORMA COMO VOCÊ A DESCREVEU!
PARABÉNS!

SONIA REGINA

Ola Arnaldo.
Eu e meu marido vamos para Portugal em abril,vamos ficar 08 dias.Estou tentando montar um roteiro de carro, partindo de Lisboa até Santiago de Compostela, será que você poderia dar uma sugestão.
Obrigada.

21:00 | Unregistered CommenterGislaine

GISLAINE, tente estudar essa possibilidade:

BRASIL/ LISBOA/PORTO

1 PORTO
2 PORTO
3 PORTO/ GUIMARÃES/ BRAGA/ VIANA DO CASTELO/ SANTIAGO DE COMPOSTELA
4 SANTIAGO DE COMPOSTELA/ LA CORUÑA
5 SANTIAGO DE COMPOSTELA/ OURENSE/ CHAVES
6 CHAVES/ VILA REAL/ LAMEGO/ VISEU/ COIMBRA
7 COIMBRA
8 COIMBRA/ FÁTIMA/ ALCOBAÇA/ ÓBIDOS/ LISBOA
9 LISBOA
10 LISBOA/ BRASIL

Depois tente conciliar com seu tempo e volte a escrever para que possamos melhor definir roteiros e distâncias.

Arnaldo, chegaremos dia 13/04, por volta das 15:00 horas em Lisboa, retornaremos ao Brasil no dia 21/04 as 09:00, então teremos 07 dias completos, o que voce sugere cortar no roteiro acima.Estavamos pensando em ficar dia 14 em Lisboa e iniciar o passeio no dia 15/04.
Obrigada.

17:52 | Unregistered CommenterGislaine

Acho muito corrido sete dias para tanta coisa. Eu deixaria pelo menos dois inteiros em Lisboa, um para arredores de Lisboa, dois para o Porto, dois para Compostela e daí retornar ao Porto e Lisboa.

Desculpe pedir ajuda, mas é a primeira vez que vamos viajar para Portugal. Pela sua sugestão acima, tem como sugerir o roteiro?

22:06 | Unregistered CommenterGislaine

GISLAINE< não tem problema em perdir sugestão, farei com prazer, mas vc tem que ser objetiva e definir o que é "definir o roteiro", já que pra mim, o roteiro "dois inteiros em Lisboa, um para arredores de Lisboa, dois para o Porto, dois para Compostela e daí retornar ao Porto e Lisboa", no meu entendimento, está definido.

Arnaldo, concordo com voce. Mas com esse roteiro, tenho como conhecer cidades vizinhas, ou so a propria cidade?

13:56 | Unregistered CommenterGislaine

GISLAINE, essa é uma questão mais pra pessoal, porque depoende do seu ritmo. Todavia, acho que tendo em vista o tempo escasso, eu ficaria apenas nas cidades mesmo, explorando-as mais calmamente e bem, sem se cansar tanto.

Arnaldo, obrigada pela dica.

17:12 | Unregistered CommenterGislaine

Olá Arnaldo,

Eu, meu marido e 2 filhos, um de 4 e outro de 2 anos vamos a Portugal em agosto e ficaremos 20 dias. Vc nos ajudaria a montar um roteiro? Ficaremos em Aveiro e pretendemos conhecer: Porto, Coembra, Fátima, Obidos, Lisboa Caiscais e Sintra. O que vc acha? Qunatos dias em cada lugar? Pretendemos ficar em hotéis nas cidades mais distantes.
Chegaremos em Porto e voltaremos de Lisboa.

EDILAINE, eu terei prazer em lhe ajudar e peço que me escreva de novo dentro de dez dias porque estou EM VIAGEM neste exatro momento. OK?

Em prencípio, ficaria Duas noites no Porto, uma em Coimbra, visitaria Fátima, Óbidos e Sintra em UM dia, (a partir de Lisboa, indo e voltando) e mais três para Lisboa.

ok, obrigada por enquanto.

13:32 | Unregistered CommenterEDILAINE

Arnaldo: Adorei suas dicas e gostaria de pedir uma sugestão.
Eu, meu marido e mais um casal iremos passar 8 dias em Portugal.
Chegaremos por Lisboa e lá alugaremos um carro. Peço uma sugestão de um roteiro a cidades pequenas, históricas, romanticas, com bons restaurantes, pois, apreciamos a boa culinária.Dá tempo esticar até alguma cidade da Espanha? Ou melhor explorar as cidades pequenas de Portugal?
Já conhecemos Lisboa, e como é uma cidade grande, mais urbana, gostaria mais de ir para as pequenas, então bastaria 1 dia em Lisboa.
Também gostamos de apreciar bons vinhos: tem alguma vinicola por essa região?
desde já, agradeço demais sua atenção!
Talynie Mihaliuc

TALYNIE:

Eu deixaria DOIS dias para Lisboa, que tem ótimos restaurantes e ao menos cinco atrações históricas que se podem ver em dois dias.

Espanha eu só iria se hovesse mai tempo. E se fosse entrar por baixo, no Algarve, até Sevilha e ir subindo até sair pra Lisboa lá em cima.

Eu talvez reservasse dois dias apra o Porto (que são cerca de 400 Km de Lisboa e que vc alcança de carro por excelente estrada. Partiria de Lisboa e passaria em Prado, Alcobaça, Batalha e Óbidos (esse roteiro dá pra fazer de carro tipo bate e volta desde Lisboa, um dia)

Évora é um passeio que se pode fazr num dia, ida e volta a partir de Lisboa....


Se quiser mais dicas, escreva!

14:11 | Unregistered CommenterArnaldo

Arnaldo,
Vi sua matéria sobre o Barroco brasileiro, Ouro Preto . Fiquei sua fã.
Agora estou com minha primeira viagem a Europa em fim de agosto (Lisboa/Porto, 4 noites; Madri/Barcelona; 5 noites) para dividir como quiser.
Tenho voo já comprados Brasil/Lisboa, Porto/Madri.
!-Agora estou preocupada porque não estou encontrando transporte publico de Lisboa para Porto.
Peço sua ajuda: não gostaria de dirigir.
2-De Madri a Barcelona me indicaram o trem rápido. Parece que se compra lá, facilmente. É preciso antecedência?
3- Penso ficar 3 noites em Lisboa, visitar Sintra (meio dia é suficiente? existe transporte publico?) e uma noite no Porto.
4- Penso ficar 2 noites em Madri, e 3 em Barcelona. Você acha boa essas divisões?
Vou fazer essa viagem com minha filha (24 anos), um sonho nosso, adoramos arte, queremos ver Gaudi, Picasso, Miró, Velasquez, Goya etc e lógico, as belas praças e construções ...
5- Gostaria de um restaurante não muito caro onde pudesse ouvir um fado legal(Lisboa) e fazer o mesmo em Madri ou Barcelona(seria uma dança flamenca?)
Acho que estou exagerando em perguntas, mas é a ansiedade...desculpe!
Abraço
Heloísa

0:13 | Unregistered CommenterHeloísa

HELOÍSA:

1-Agora estou preocupada porque não estou encontrando transporte publico de Lisboa para Porto.
Peço sua ajuda: não gostaria de dirigir.

Existem trens (comboios) diretos de Lisboa para o Porto (Comboios Alfa). Sugiro consultar a Recepção de seu hotel em Lisboa assim que chegar para eles lhe informarem como comprar os bilhetes. A viagem dura cerca de 3 horas.

Consulte a página oficial de trens de Portugal:

http://www.cp.pt/cp/searchTimetable.do


2-De Madri a Barcelona me indicaram o trem rápido. Parece que se compra lá, facilmente. É preciso antecedência?

Sim, compra-se facilmente e este trrem é rapidiíssimo e muito novo. É preciso comprar com antecedência mínima, e facilmente vc conseguirá informações na Recepção de seu hotel.


3- Penso ficar 3 noites em Lisboa, visitar Sintra (meio dia é suficiente? existe transporte publico?) e uma noite no Porto. Aconselho a ver quanto custaria ir de taxi a Sintra e retornar. Pergunte a um taxista que pare defronte ao seu hotel ou consulte a Recepção.


4- Penso ficar 2 noites em Madri, e 3 em Barcelona. Você acha boa essas divisões?
Vou fazer essa viagem com minha filha (24 anos), um sonho nosso, adoramos arte, queremos ver Gaudi, Picasso, Miró, Velasquez, Goya etc e lógico, as belas praças e construções ...

Acho que noites em Madri, e 3 em Barcelona está muito bem dimensionado se vocês andarem o dia todo, saindo de manã e retornando ao fim da tarde. Em Barcelona pegue o Bus Turístico que percorre todos os principais pontos turísticos e vc pode descer em cada parada, visitar a atração e pegar o próximo ônibus

5- Gostaria de um restaurante não muito caro onde pudesse ouvir um fado legal(Lisboa) e fazer o mesmo em Madri ou Barcelona (seria uma dança flamenca?)

Eu assistiria ao Flamenco do “Corral de la Moreria” em Madri (preços com e sem jantar) e a um fado que vc conseguirá vários preços e opções perguntando na Recepção de seu hotel.

gostoso demais lembrar desse lugar tão especial! suas fotos são demais... que camêra é essa? (desculpe a indiscrição, é que amo fotos!)
beijão

17:54 | Unregistered CommenterCamilla

Arnaldo,

Parabéns pelo blog e pela generosidade das informações que nos fazem sentir mais seguros numa primeira viagem. textos ótimos práticos e com conteúdo!.
Gostaria de saber se vale a pena dormir em òbidos ou Evora, iremos em setembro. Você acha que poderemos deixar para procurar hotel lá mesmo?

MARIA LUIZA, em Évora sim, vale a pena ficar uma noite. Como a cidade é bem maior do que Óbidos, certamente serão também as possibilidades de encontrar hospedagem. Sugiro que vc. já saia do Brasil com uma lista com os nomes e endereços dos hotéis de sua preferência (comsulte o padrão dos hotéis pelo comentário dos seus hóspedes, em www.tripadvisor.com).

Óbidos é mito pequenininha para você "ter" que dormir, embora seja bem atraente e relaxante a idéia de curtir uma noite na cidade. Mas como é minúscula, creio que encontrar opções de hospedagem será bem mais difícil que em Évora. Se for para optar entre Évora e Óbdos (para dormir, claro) eu ficaria com a primeira.

Outra dica é vc ao chegar à cidade (seja qual for a que escolher para dormir), vá primeiro trtar da hospedagem, pois quanto mais cedo, melhor sua chance de encontrar reserva.

Ótima viagem e depois volte par anos contar. Sucesso!

8:45 | Unregistered CommenterArnaldo

Ola, estava navegando pela internet, e encontrei seu blog, (muito interessante por sinal) Viajarei para Portugal em outubro e ficarei 9 dias, estou perdida pois não sei como farei um roteiro de cidades.
Gostaria de conhecer Algarve, o que vc sugere???

obrigada desde já.
Paula.

18:10 | Unregistered Commenterpaula

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.