MENSAGEM ao LEITOR
CONHEÇA QUEM ESCREVE

BEM-vindo ao Fatos & Fotos de Viagens, um blog sem jabá e não vulgar

        EXISTE no viajar e no escrever relatos de viagens um terreno fértil para demonstrações de arrogância. É algo simplesmente disseminado. Tanto no mundo virtual quanto na literatura. Mas o que o maravihoso mundo da viagens precisa é de mais viajantes humildes, não de "especialistas" caga-regras que determinam de tudo: desde como arrumar sua mala ao único tipo que você deve comprar, do lugar que você tem que ir, caso contrário sua viagem será uma merda. Nunca tão maravilhosa como a dele. As classificações dos lugares também. Tem sobrado superficialidade a egocentrismo. Autores assim não percebem que tudo é muito subjetivo e pessoal, que a experiência e o prazer de alguém não será necessariamente igual ao de outro.  Sobretudo as necessidades.

      A blogosfera "profissional e "monetizada" vulgarizou-se e tornou-se banal. Carecemos de gente que escreva para motivar e inspirar, para alargar horizontes, de viajantes que "mostrem" os lugares em vez de "ensinarem" a viajar. Moderadamente, ponderadamente, sem afetação típica de deslumbrados que viajam pela primeira vez em classe executiva e precisam espalhar para o mundo em resenhas risíveis. Ao contrário, a blogosfera

       ESTE blog, ao contrário, não fez concessões à vulgarização dos blogs depois da "profissionalização" e da monetização de alguns. Ao contrário, este é um blog singelo, simples, pequeno, inexpressivo na blogosfera, não despesperado por audiência nem seu autor se dedica mais à sua divulgação nas redes sociais do que à escrita. Tento dar graça à leitura e consolidar algo que prezo muito: confiabilidade, credibilidade.

        COMECEI a viajar tarde, você sabe. Por falta de dinheiro. Até que um dia viajei pela primeira vez ao exterior. Eu tinha 35 anos. Fui assim apresentado ao então desconhecido mas fabuloso mundo das viagens. Jamais, todavia, pensaria visitar mais de 60 países, alguns muito improváveis à época. Irã, Uzbequistão, Myanmar, Etiópia, Quirguistão entre eles. Mas foi recentemente que compreendi que as viagens ficam pra sempre, não as coisas. E que é por esse mundo ser tão diverso, por cada país ser tão diferente, que me parece tão atraente e divertido.

       NÃO sou escritor profissional. Tampouco jornalista. Mas invejo esses profissionais por dominarem o idioma, a gramática e as palavras.  Ainda assim, faço meu melhor, meu caro, estimado, raro e precioso leitor. Então, peço-lhe que considere algo: que mesmo escrevendo com sensibilidade e responsabilidade, incorro em erros. Se quiser, aponte-os. Tanto gramaticais quanto de digitação. Como tenho revisor profissional, antes de publicar dou curso a incansáveis revisões. E também submeto-os ao crivo de minha esposa. Ainda assim, alguns nos escapam.

      SOU brasileiro, empresário e casado com a Emília do blog "A Turista Acidental" e desde que a conheci (e antes mesmo de nos casarmos), tornou-se a "mais-que-perfeita" companheira de vida, de idéias, de projetos e ideais, sobretudo encantadora, adorável e inspiradora companhia de viagens e de aventuras. Com ela compreendi o que significa "prazer de viajar". Foi (e continua sendo) minha melhor fonte de inspirações e de motivações. Tanto que qualifico minhas viagens como "antes e depois" da Emília e "antes e depois" da Índia. Foi com ela que percebi o que quis dizer Érico Veríssimo com "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado certamente chegará mais longe." Somos pais de gêmeos - uma menina e um menino - nascidos em julho de 2015, e de um filho de 34 anos do meu primeiro casamento, em quem o gosto pelas viagens pareceincorporado. Não sou avô, mas as coisas estão bem encaminhadas neste sentido.

       HOJE com 64 anos (boa parte deles dedicados à família e ao trabalho), foi apenas aos 35 que pude começar a viajar internacionalmente. Desde então visitei 61 países, entre os quais alguns dos mais fascinantes e com os sítios mais admiráveis do planeta. Felizmente, para alguns deles ainda a salvo do turismo de massa, cujos excessos arruinam qualquer lugar. Em março de 2006, quando iniciei este blog, o fiz como meio de comunicação com a família e amigos. Anos mais tarde eu descobri o poder de contar histórias em textos e fotografias, e logo ele tomou outro rumo, provavelmente porque os leitores gostavam dos textos e das fotos, ou então porque na época havia pouquíssimos blogs.

       FIZ cerca de 90 viagens internacionais, voei por 40 cias. aéreas diferentes (algumas extintas) em 391 vôos para fora do Brasil e dentro de outros países e em todas as classes possíveis. Segundo Haroldo Castro - jornalista-fotógrafo-escritor que já esteve em 160 países -, o maior viajante que conheço, em seu teste "Viajologia" que se pode fazer em seu site, que considera não apenas a quantidade de países visitados, mas lugares, monumentos e patrimônios, além de transportes, experiências e situações difícieis porque passam os viajantes, alcancei "Mestrado em Viajologia". Mas isso não é nada diante de gente que lá já "graduou-se" em pós-doutorado.

Escrevo este blog sob uma perspectiva lúcida e sem concessões à monetização sem critérios

        Eliminei o contador de visitas deste blog quando marcava mais de 6 milhões. Audiência hoje em blog é decadente. Viajar, escrever e publicar algo que inspire e icentive o leitor é o que mais me motiva. NUNCA como blogueiro interventor nas viagens alheias, ou caga-regras dizendo como alguém deve viajar e que tipo de mala usar e essas chatices que definem as pessoas homogeneamente.Parece ser o que traz os leitores até aqui. Ou porque gostem de fotografia, para além da leitura odepórica, como eu. E por este blog não ter captulado à ambição e vaidade que levou tantos autores de blogs à monetização sem critérios, sobretudo enganando leitores, cada dia torna-se menorzinho e menos importante. Se continuarem assim, os blogs precisarão ser reinventados. Este aqui nasceu livre e assim será até morrer. Por enquanto estou sempre por aqui. Nem que seja em pensamento. Só não sei até quando.

         Agradeço a visita e os comentários e desejo boa viagem aos leitores.

Em tempo: este blog não integra nenhuma associação disfarçada de incentivos à monetização. Mas se um dia fundarem a ABBLI (Associação Brasileira de Blogs Livres e Independentes), por favor, me convidem!

#blogsemjaba

COMENTÁRIOS
RSS - Quer subscrever?
AddThis Feed Button

Share/Bookmark

VIAJE neste blog

Fotos de viagens
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Rio de Janeiro: Petrópolis, Cidade Imperial | Main | Rio de Janeiro: Jardim Botânico »
Sábado
Mai262007

Rio de Janeiro: Corcovado, o Cristo Redentor

O Cristo Redentor do Corcovado - Rio de Janeiro

Cristo%20Redentor%20Blog%2001.jpg

O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil e terceira maior da América Latina, seguramente a cidade brasileira mais conhecida no exterior. E talvez a estátua do Cristo Redentor seja seu patrimônio turístico mais conhecido,mais até do que o Pão de Açúcar, o Maracanã, o Réveillon na praia de Copacabana e o Carnaval.

Cristo%20Redentor%20Blog%2002.jpg

É impossível imaginar uma viagem ao Rio de Janeiro sem uma visita ao Cristo Redentor. Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo.

Cristo%20Redentor%20Blog%2003.jpg

Todos os anos mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país.

Cristo%20Redentor%20Blog%2004.jpg
Além de se deslumbrar ao ver pelas janelas do trem as paisagens mais bonitas da Cidade Maravilhosa, o passageiro faz um passeio através da história do Brasil. Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, o Trem do Corcovado já levou Papas, Reis, Príncipes, Presidentes da República, artistas e cientistas.

Cristo%20Redentor%20Blog%2005.jpg

É também um passeio ecológico. O trem atravessa a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica que é considerado um exemplo de preservação da natureza.

Cristo%20Redentor%20Blog%2006.jpg

E quem viaja pela Estrada de Ferro do Corcovado ajuda a manter a floresta: o trem é elétrico e, por isso, não polui; além disso, parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para conservação da mata.

Cristo%20Redentor%20Blog%2007.jpg

Mais que um cartão-postal, o Cristo Redentor é um patrimônio dos cariocase só quem nasceu nessa cidade sabe o que representa o “Cristo de Braços Abertos", que em 2007 completou 76 anos lá do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado.

Cristo%20Redentor%20Blog%2008.jpg

Dos 38 metros da estátua, oito deles estão no seu pedestal. O conjunto foi inaugurado às 19:15 do dia 12 de Outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras, tendo sido a pedra fundamental da estátua lançada no dia 4 de abril de 1922, mas as somente foram iniciadas em 1926.

Cristo%20Redentor%20Blog%2009.jpg

Desde de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes, instalado janeiro de 2003. Assim, não é mais preciso enfrentar os 220 degraus que levam à imagem.

Cristo%20Redentor%20Blog%2010.jpg

Foram instalados três elevadores panorâmicos , cada um com capacidade para 14 pessoas. O acesso é feito por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado.

Cristo%20Redentor%20Blog%2011.jpg

O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, descortina a primeira vista da cidade. Para completar o acesso à estátua, foram instaladas quatro escadas rolantes - duas em cada direção. Com uma proteção lateral para evitar acidentes, as escadas contam com dispositivos especiais, como alumínio anti-derrapante nos degraus, que garantem o seu perfeito funcionamento e total segurança.

Cristo%20Redentor%20Blog%2012.jpg

Uma nova comunicação visual também tomou conta do lugar. No mirante, os turistas contam com mapas que apontam para os principais pontos turísticos da cidade, como a Lagoa Rodrigo de Freitas...

Cristo%20Redentor%20Blog%2013.jpg

... as Praias de Copacabana e Ipanema e o Estádio do Maracanã. Localizados no parapeito do mirante, eles são de grande ajuda para quem não está acompanhado de um guia turístico.

Cristo%20Redentor%20Blog%2014.jpg

A maneira que eu recomendo vivamente para ir ao Cristo Redentor é de trem da Estrada de Ferro do Corcovado, por caminhos que atravessam a floresta e proporcionam uma vista privilegiada da cidade.

Trem do Corcovado

(saídas de 30 em 30 minutos)
Endereço: Rua Cosme Velho, 513
Tel: (21) 285-2533 e (21) 2558-1329
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8 às 22h

Acesso: Estrada de Ferro Corcovado - Rua Cosme Velho, 513

Cristo%20Redentor%20Blog%2015.jpg

Reader Comments (33)

Arnaldo,

Essa série sobre o Rio está sensacional. Valia uma versão em Inglês e Espanhol. Vai ser sucesso total.

Obrigado pelo oferecimento do regulamento, mas acho que depois de 2000 ele mudou (houve aumento do número de milhas para os prêmios). Mas vou verificar,se não tiver mudado vou precisar de uma cópia sim.

Um abraço
Obrigado, Rodrigo. Pela visita e pelas gentilezas de sempre!
21:15 | Unregistered CommenterArnaldo
A paisagem urbana mais linda do mundo na minha opinião. A vista do Rio a partir do Corcovado. Não tem igual. Deve ser muito difícil se surpreender em uma viagem quando se parte do Rio de Janeiro. Maravilhoso! Estou curtindo conhecer o Rio "de verdade" aqui.
Jorge, é exatamente isso que sinto. É evidente que há lugares maravilhosos no mundo e até mesmo recentemente em Cape Town, na Table Mountain, de onde se tem uma vista semelhante a essa do Rio, MAIS uma vez percebi que é difícil se surpreender com algo mais! Obrigado por sua visita! Grande abraço a todos.
Arnaldo

Eu ja dei a sugestão do Rodrigo: vale uma série em espanhol e ingles. Sera que não tem alguem na Riotur, ou na Embratur, que pudesse fazer isto? A sua série merece, afinal o Rio "de verdade" em sua maioria está muito longe daquele que vemos na TV....
8:45 | Unregistered CommenterErnesto
Ernesto, eu poderia copiar e colar o texto do site da RIOTUR em inglês e espanhol e colar aqui. Vou dar uma olhada e seguir a sugestão. Obrigado. O Rio visto de cima é diferente daquele que vivemos embaixo. Não exatamente por causa da violência, ams porque nossa prefeitura simplesmente abandonou a cidade e dela se apoderou uma desordem urbana generalziada. Isso tem jeito, basta esperarmos a sorte de sair o Cesar Maia e entrar alguém que caminhe pelas calçadas e dirija pelas ruas da cidade e veja que ela está suja, mal cuidada, quebrada e desorganizada. Mas o "Rio de Verdade" decididamente NÃO é APENAS o "Rio de Mentira" que se mostra na TV. Felizmente!
Arnaldo, eu sou carioca e completamente louca pelo Rio, com todas as mazelas que vem no pacote de amor à cidade e só posso te agradecer por fazer poesia fotográfica à minha (nossa) musa. Como sempre, você "arrasou" nas fotos.
0:43 | Unregistered CommenterMeilin
Puxa, Meilin, que gentil comentário! Obrigado, pela visita e pelas palavras!
9:21 | Unregistered CommenterArnaldo

Olá Arnaldo,
A minha experiência com o Corcovado é mista... Era Dezembro, estava calor e a espera foi um tormento pois estava imensa gente.
Depois a subida foi linda. Convivemos com outros viajantes e entraram uns músicos a cantar, entre outras, a canção popularizada pela Simone "O que será o amanhã..." (Que começa "A cigana leu o meu destino..."), que eu tinha ouvido pela própria com emoção anos atrás, no Coliseu de Lisboa (uma sala de espectáculos famosa). Quando chegámos nova desilução - estava nevoeiro - não se via nada, nem o narizinho do Cristo quanto mais a cidade. Como estavam multidões acabámos por nos dsencontrar do guia que nos fora buscar lá acima. Quando o encontrámos, ele levou-nos a uma pista de aviões um pouco abaixo onde dava já para ver parcialmente as vistas.
Agora passa por cá uma novela chamada Páginas da Vida em que eu praticamente só me detenho nas imensas vistas da cidade, sempre a pensar que deixei tanto para ver. Mas viajar tem destas coisas. Não podemos ter a ilusão de ver imenso, a não ser que se fique umas semanas a lavar pratos no Copacabana Palace e a ir dormir à zona norte.
Mestre: to querendo comprar uma máquina fotográfica nova. Chega de surrupiar a da namorada...

Mas como sou muito mais curioso do que fotógrafo, queria alguma indicação tua nesse sentido.

O que tu me sugeririas?

Abração, Diogo.
15:25 | Unregistered CommenterDiogo
Isabel, que pena! Eu tive uma experiência em Lisboa, em 1999, semelhante. Fiquei uma semana na cidade e choveu o TEMPO INTEIRO. No diade vir embora pro Brasil, ao entregar o carro no Aeroporto Portela de Sacavém, abriu um sol maravilhoso!
Arnaldo : Ao contrário... E a Rio tour que deveria usar o seu site, ou pelo menos dar um link...Acho que seria de grande interesse para todos os visitantes. Quanto a tradução, seria justamente para os turistas estrangeiros, que tem muitas duvidas sobre o Brasil, basta ver no Forum do loney planet.

E, quanto a nossos politicos, nem se fale, Lembra daquele slogan : " só precisa de amor e respeito"... é isto que falta...

Um abraço
8:51 | Unregistered CommenterErnesto
'Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara...'
Essa paisagem é de chorar de tanta beleza...mais uma vez as fotos estão inacreditáveis, Arnaldo.
Um abraço!
9:24 | Unregistered CommenterEmília
Ainda parece que foi ontem.. "Necessita grande angular. Necessita grande angular para foto do Cristo de braços abertos ... máquina normal não pega todo o Cristo ...". Lá estava o pseudo-gringo fotógrafo, que tinha sua "base de vendas de fotos" ao lado do monumento. Bem, era 1999/2000, as digitais ainda não estavam lá para desmentir o cidadão. Conheci a cidade do Rio primeiramente à trabalho, de maneira superficial, porém depois voltei em férias , dois anos seguidos, para "dar um rolê" maior e mostrar a tão famosa cidade maravilhosa para a namorada na época e hoje esposa. Naquela época, com o carro locado, senti-me bem à vontade para os deslocamentos pela cidade e pudemos aproveitar muito, inclusive da Região dos Lagos. É uma pena que após este período parece que a situação da segurança pública piorou a passos largos, o que denigre muito a imagem da cidade, que realmente é maravilhosa.
11:46 | Unregistered CommenterSandro
Arnaldo,

Cuando miro las fotografías panorámicas de Río siempre pienso en cómo debía ser ese espacio geográfico antes de las edificaciones.

Seguro que la naturaleza era salvaje y muy inhóspita y el hombre la ha domado a su manera, pero el paisaje que ya es muy impresionante y paradisíaco con edificios, seguro que sin ellos....sería el "súmmum del súmmum"... tanto que para mí es difícil de imaginar, aunque lo intente.
16:43 | Unregistered CommenterCarmen
No hay que cagarse sobre estas maravillas, sólo de frío en invierno si uno es rioplatense. Espero que le ganen a Chile, si no qué haras con la bandera (espero ya hayas instalado el bidet).
No offense intended! Besos de Ricardo
Pena que maravilhas assim não vemos em qualquer lugar...

Isso é um colirio para os olhos ........


Abraços...

Everton,Vitória-ES

É com certeza um magnífica vista!

O Rio de Janeiro é rodeado de árvores lindas,

de todos os tipos.

O Cristo Redentor é uma glorioso símbolo do RJ,

eu vejo essa beleza como um retrato da presença

de Deus,

MUITO LINDO.
21:45 | Unregistered CommenterRobson@
es muy lindo es hermoso y alto
yono lo conosco pero es lindo
23:04 | Unregistered Commentercarlos
muito xouuuuuuuuuuuuuuuuu gostei muitaooooooooooooooooo q continuem senpre assi mostrando nosso RIO DE JANEIRO gostei muito
18:21 | Unregistered Commenterlucio
gostei muito mas nao fiquem adorando essa estatua adorem o deus vivo jesus cristo e nao a estatua vlw bijaooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
18:23 | Unregistered Commenterlucio

O Rio de janeiro continhua lindo! apesar de toda essa violência ainda podemos ver lindos lugares com o "Cristo redentor" um muito agradavél de si estar com a familia com amigos e quem você ama.
so temos pedir a Deus que toda essa Violência que esta assolâno a nossa nação acaber.
que Deus esteja comosco.

Feliz é a Nação que Deus é o Senhor!

12:05 | Unregistered CommenterAgatha

Boa tarde, Pessoal!!!

Fui por ai foi 2005, quando eu subi, fiquei tão emoção ver o céu tão AZUL, saiu lágrimas e vendo as cidades, bairros, praias, montanhas, tão longes em SP, que eu moro em SP, neste ano vou de novo, pra matar a saudade, nossa, acho lá lugar é lindo!
A Poesia é mais bonita:
"Eu queria...
Poder lutar vivê-lo de verdade...
Mas você não faz parte do meu caminho.
Hoje é parta da minha saudade".

Beijos

Kátia Janssen

Essas fotos estão mara!!!

16:31 | Unregistered Commenterana carol

nossa esse lugar e lindoo demais eu estive ai esse ano ..e pretendo voltar e muito bom .um dos lugares mais lindos qeue u ja vi

eu fui no cristo e vi essa blz
quando eu lenbro eu ate choro
e muito lindo mesmooo

10:27 | Unregistered Commenterraphael

Arnaldo, este seu Rio de Janeiro é campeão!! 'Segui' seu roteiro (quase que inteiramente - se tivesse mais tempo, faria mais - e foi muito 10!
Agora virei frequentadora do seu blog forever and ever....
Beijos
Pati

Fui para lá tem um mês e pude perceber através de amigos que lá realmente é a cida MARAVILHOSA.

10:44 | Unregistered CommenterCarolina

Minha esposa e eu ja viajamos o nordeste inteiro, quando estamos em férias, muitas vezes pensamos ir para o Rio de Janeiro, quando estamos animados... surge um tiroteio no Rio, pessoas morrem de bala perdida, isso frusta nossa vontade de conhecer essa cidade que chamam de maravilhosa. Um dia quem sabe?

Todos chamos que fala-se mais do Rio de Janeiro do que ele realmente é. Pois é, pensando assim, que me enganei e me surpreendi com o local. Fiquei na praia de joatinga no La Suite Hotel, um belissimo hotel que achei em uma agencia de viagens online que se chama Zarpo http://bit.ly/jzbclK (vale a pena conferir, tem preços ótimos). Mesmo sem nunca ter ido ao RJ, foi super tranquilo, pois consegui me virar muito bem. Até mesmo para ir á Lapa à noite O bondinho de Santa Teresa vale super a pena!!! vale o visual e almoçar lá em cima é bem diferente em dois dias consegui turistar bastante quem puder vá e boa viaguem!!parabens pelo blog é ótimo!!

Prezado (a),

Estou desenvolvendo uma pesquisa para meu Trabalho de Conclusão de Curso, Turismo da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro. O orientador responsável é o professor Msc. Bernardo Lazary Cheibub,dessa universidade.

Nossos objetivos gerais são (a) observar se há diferenças de olhares sobre um ponto turístico entre os turistas através da análise de fotografias tiradas por eles e (b) observar se as fotografias mantêm algum padrão de ocorrência quando são postadas nos blogs.

Esperamos encontrar respostas para solucionar os questionamentos sobre a relação entre os olhares dos turistas através da prática fotográfica durante a experiência turística na cidade do Rio de Janeiro. As fotografias analisadas fazem parte de blogs de turistas e foram encontradas por intermédio de sites de buscadores.

Para isso, precisamos de sua colaboração como sujeito informante desta pesquisa. Assim, basta responder o questionário através do link

https://qtrial.qualtrics.com/SE/?SID=SV_8CDDiHI18hxjOKw.

Ele foi diretamente confeccionado através da rede Qualtrics, especialista em desenvolver questionários on-line para pesquisas. Ao fim de cada página, clique na seta para passar à próxima pergunta. Você levará 5 minutos para responder o questionário.

Agradecemos desde já sua colaboração e participação, sem a qual esta pesquisa não poderia desenvolver-se. Para mais informações sobre os autores, acesse a página Currículo Lattes.

Não achei uma área de contatos para enviar para o seu e-mail.

Bernardo Lazary Cheibub matrícula 2529989
Currículo: http://lattes.cnpq.br/3403295501230221

Bruna Renova Varela Leite matrícula 107.47.010
Currículo: http://lattes.cnpq.br/7677522700175611

Estou indo conhecer o Rio de Janeiro eu e meu esposo... não vejo a hora de viajar e ter o imenso prazer em conhecer... fico deslumbrada com tanta beleza... tenho certeza que vou ficar muito satisfeita diante de tantas maravilhas... bj.

9:27 | Unregistered CommenterCássia

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.