CONHEÇA O AUTOR

 

         Depois de estabelecer-se na Internet - em 1999 - escrevendo relatos de viagens em sites relacionados com o tema, e em 2006 ter fundado o blog Fatos & Fotos de Viagens - um dos pioneiros da blogosfera de viagens - Arnaldo foi convidado a colaborar com matérias na Revista Viagem & Turismo, da Editora Abril e, agora, prepara o lançamento de seu primeiro livro - "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" - ingressando, assim, na literatura de viagens com um livro encantador, segundo o autor, o primeiro de uma série de pelo menos quatro que já planeja produzir, dois deles em plena fase.

Assim o autor define esta sua nova fase:

             Livro é coisa séria. O que o leitor encontrará em "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia" é diferente do que lê aqui no blog. Da narrativa ao estilo. Em vez de apenas uma "conversa" com o leitor, baseada na informalidade, o livro mistura traços desta coloquialidade e informalidade com os de uma escrita literária. Sobretudo com profundo respeito à arte de escrever. Passo a ser um escritor, o que nada mais é do que uma outra maneira de me expressar sobre viagens e de transmitir ao leitor minhas impressões. Segundo o poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, "Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro". A partir deste meu primeiro livro escrito, considero ter ingressado numa nova, deliciosa fase em minha vida. 

             Por bom tempo - antes de me decidir por publicar um livro - meu lado esquerdo do cérebro brigou com fúria contra o direito até certificar-se de que o leitor teria nos meus livro não os textos que escrevi no blog, porque, entre outros motivos, livro é coisa séria, e ninguém (ninguém de verdade!) merece ler posts de blogs reproduzidos em livros, especialmente textos efêmeros, perecíveis, descartáveis ou preocupados em agradarem "o mercado" e a blogosfera. Felizmente, ao que parece, posts continuarão restritos aos blogs e livros a serem livros. O tema da viagem parece ainda não ter-se banalizado na literatura universal, nem ter-se rendido às formas diversas da monetização.

           Minha ascensão na escrita de viagens com este trabalho literário não é exatamente uma novidade. Ainda que recentemente eu tenha notado a mente lampejar com a ideia: tornar-me um escritor de viagens. Todavia, ela sempre me rondou. Mesmo que a alguma distância. Não foram poucos os amigos, parentes e leitores do blog que há mais de dez anos recorrem à pergunta: “Por que não escrever um livro?”

Gente que escreve e encanta, fala sobre o autor:

Haroldo Castro:

            "Arnaldo é um dos viajantes equilibrados e sensatos que se lança escritor, o que, num Brasil de pouca leitura e onde a Literatura de Viagem não chega a ocupar meia estante nas livrarias, conta histórias que servirão de grande subsídio para qualquer leitor, além de ajudar a romper os preconceitos de que a África só oferece guerras, doenças e fome. Infelizmente, a riqueza cultural e natural do continente é quase sempre tão abafadas por notícias negativas que considero este livro um raio de luz na região."

Jornalista, fotógrafo, autor de “Luzes da África”, indicado para o Prêmio Jabuti na categoria Reportagens

Ronize Aline:

             "Minha opinião sobre o autor está refletida na resenha que escrevi de seu livro "Bom dia, Addis. Adeus Etiópia": ele escreve com o coração e demonstra respeito por tudo o que viu. Este livro, mais do que o relato de uma viagem à Etiópia, é uma viagem rumo a uma experiência de imersão e contemplação do outro. É como olhar para o diferente sem estranhamento ou indiferença."

Escritora, tradutora, jornalista, professora universitária, crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro

Rachel Verano

             "Neste livro, Arnaldo tem o poder de nos transportar a um dos cantos mais fascinantes e ainda intocados do planeta. Mas de maneira ao mesmo tempo delicada e profunda, pessoal, criando intimidade com os personagens, deixando o leitor perceber cheiros, sabores e sentir as emoções de suas descobertas. Do peso do ar à alegria de dobrar a esquina, o autor consegue transmitir todo seu fascínio de estar diante de algo realmente novo."

 Jornalista das revistas Viagem & Turismo, Veja, VejaSP, Glamour, TAM e Vamos/LATAM

Davi Carneiro

             "Há uma frase atribuída ao grande viajante do século 14, talvez o maior escritor-viajante de todos os tempos, Ibn Battuta: “Viajar, primeiro te deixa sem palavras, depois te transforma num contador de histórias.” Suspeito, caro leito, ser este o caso do Arnaldo, um autêntico viajante que vem se mostrando, cada vez mais, um talentoso contador de histórias. Conheço-o e o sigo desde 1996, através do seu blog, aquele que, na minha opinião, é um dos melhores de viagens da internet brasileira, tanto pela excelência fotográfica quanto pela qualidade dos textos. Com um currículo andarilho de respeito (mais de 60 países, entre eles Quirguistão, Miamar, Irã e Uzbesquistão), Arnaldo tem o mérito de ir na contramão da blogosfera profissional e monetizada: de maneira simples, autêntica e independente, preza, principalmente, a credibilidade e a confiança de seu leitor." 

 Escritor, jornalista e colaborador de diversas revistas nacionais e estrangeiras

 


COMENTÁRIOS
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« Havaí: A Costa Leeward de Oahu | Main | Havaí: Oahu, Lanikai e Kailua Beach Park »
Sexta-feira
Jan252008

Havaí: Oahu, North Shore, a "Mecca" do Surf

                 ALÉM das maravilhosas praias e de ser a ‘Mecca’ do surf mundial,  esta área de Oahu,  conhecida como North Shore, ou Costa Norte - que vai da cidade de Laie até a cidade de Haleiwa -   também tem outras duas grandes atrações turísticas das mais visitadas na ilha: o Polynesian Cultural Center  e o Waimea Valley Adventure Park.  

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2001.jpg

Lifeguard on Duty - Um dos ícones da ilha, essas cabines mais antigas estão sendo substituídas por mais modernas

                 EM Laie fica o Polynesian Cultural Center, um parque turístico onde foram recriadas áreas que representam as sete culturas polinéias: Fiji, Marquesas, Nova Zelândia, Samoa, Tahiti, Tonga e Havaí Ali são apresentadas diversas atividades culturais e folclóricas que duram parte da manhã até a noite e terminam com um belíssimo luau show. Há diversas possibildiades de ingressos a preços diferenciados e com direito a transporte desde o hotel em que estiver em Waikiki. Todo hotel tem folhetos e fazem a venda antecipada de ingressos. Não fique surpreso se eventualmente encontrar um guia brasileiro, oficial do parque, ao fazer sua reserva e lhe perguntarem que idioma fala, pois o parque é mantido por uma universidade religiosa que abriga estudantes do mundo todo, gratuitamente, em troca de trabalharem como guias do parque.

493463-1296533-thumbnail.jpg    493463-1296535-thumbnail.jpg    493463-1296549-thumbnail.jpg

Sunset Beach em três momentos  (clique nas fotos para vê-las em tamanho original)

               SEGUINDO em direção norte pela Kamehameha Highway você poderá seguir até Waimea, onde fica o Waimea Valley Adventure Park, propriedade privada dos mesmos donos do Sea Life Park, destinado ao mergulho, ao hula e à musica havaiana, bem como um centro de atividades outdoor como paintball e mountain biking, igualmente destinada mais ao público americano e o residente na ilha.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2022.JPG

"Vou ou não vou?" (Sunset Beach)

               A North Shore - mito do surf, famosa em todo o mundo mais por causa das altíssimas ondas do que pelas estonteantes vistas e paradisíacas praias e baías – é um dos passeios must see de Oahu.  Se consultarmos as atrações de Oahu nos guias turísticos certamente um roteiro pela North shore estará classificado como “não deixe de ver”. Mesmo que haja outras atrações que classificáveis como “merece uma visita” e algumas como “veja se puder”, se tiver tempo de sobra, as praias do norte serão sempre indicadas como fundamentais.

493463-1296559-thumbnail.jpg    493463-1296565-thumbnail.jpg      493463-1296568-thumbnail.jpg

Vista aérea (de helicóptero) da North Shore, em três momentos: resort, ilha e montanha

                VOU mais além: eu recomendo separar dois dias para a Nort shore. No primeiro, faça um roteiro mais corrido, um reconhecimento. Nno outro, vá para curtir as praias ou lugares que mais lhe encantaram. E lembre-se, você está de férias. Este é o dia pra ficar - na Nort shore - e curtir. E curta, você está no Havaí!

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2028.jpg

Na Costa Norte, o vale onde foram feitas algumas cenas de Jurassic Park

                 A praia mais famosa desta costa é também a mais longa: Sunset Beach, com 3,2 km de extensão, ideal para o banho e snorkeling quando estiver calma. Durante a temporada de surf, fique na areia e observe a perfeita engenharia da natureza nas infindáveis ondas que se formam lá fora e vêm até a praia com ruidosa e espumante beleza. Neste ponto da Kamehamea Hwy. está a Ehukai Beach, mais conhecida pelos espertos como Pipeline, ou mesmo Banzai Pipeline.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2030.JPG

Em dezembro ocorre o Pipeline Masters e vários brasileiros participam do torneio

 Ehukai Beach (Banzai Pipeline)

Foto em 360 graus (alta definição, tela inteira!)

http://www.vthawaii.com/OAHU/QTVR/EhukaiBeach.htm

493463-1296588-thumbnail.jpg    493463-1296592-thumbnail.jpg    493463-1296596-thumbnail.jpg

O Brasil presente no Pipeline Master's - Artistas do Surf e seus expectadores

                SE o Hawaii é o berço do surf,  Oahu é sua capital.  A North Shore é famosa em todo o mundo for por nomes como Pipeline, Sunset Beach e Waimea Bay.  Entre Dezembro e Março surfistas de todo o mundo vão para Oahu em peregrinação.A maior competição, o Vans Triple Crown é o Super Bowl do surf, que ocorre em Oahu anualmente em Dezembro (www.triplecrownofsurfing.com). Para os iniciantes as ondinhas de Waikiki Beach, onde ´nasceu´ o surf, são ideais para prática e aprendizado. Os conhecidos Waikiki Beach Boys  darão lições ali mesmo, na areia, onde alugam pranchas long board.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2009.JPG

Ehukai Beach

               SE quiser saber o ponto exato no mapa, consulte o seguinte endereço no Google Map: Ehukai Beach Park Ke Nui Rd, Honolulu, HI.  Esta praia tem uma curiosidade: dependendo da hora de incidência do sol a água toma uma coloração avermelhada.  Sabe o que significa Ehuk em havaiano: “água colorida de vermelho”.

493463-1296617-thumbnail.jpg 493463-1296622-thumbnail.jpg 493463-1296627-thumbnail.jpg 493463-1296633-thumbnail.jpg 493463-1296644-thumbnail.jpg 493463-1296647-thumbnail.jpg 493463-1296690-thumbnail.jpg 493463-1296701-thumbnail.jpg

Pipeline em detalhes (clique nas fotos para vê-las em tamanho original)

               BANZAI Pipeline é o ponto mais famoso, além do mais perigoso entre todos os pontos famosos para a prática do alto-surf. Ali só para espertos. Todavia, nesta época de altas ondas você pode ficar na areia, um misto de areia branca e conchas trituradas. Espeta um pouco a sola do pé, mas você está com suas havaianas, as legítimas. Ali também há boa estrutura de estacionamento, banheiros públicos, lugar pra comer, para pique-niques e zona sombreada.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2013.JPG

Águas transparentes e azuis, características de toda a ilha e do Oceâno Pacífico

               LOGO depois de Sunset Beach, na na ponta do extremo norte da ilha, fica Kawela Beach. Parte dela é de areia, parte de pedras. Tranquila no mar, mas com um pouco de vento justamente por sua posição geográfica, é ideal para o snorkeling, mergulho e pesca.

493463-1296656-thumbnail.jpg    493463-1296666-thumbnail.jpg    493463-1296668-thumbnail.jpg

Sunset Beach (clique nas fotos para vê-las em tamanho original)

                POUCO depois está Kawela Bay. Nela fica o famoso Turtle Bay Resort, na Turtle Bay, uma meia-lua de areia fina e clara, cujo nome vem das tartarugas que habitam a região, chamadas de honu, em havaiano, as quais usam esta praia para a desova anual. Esta praia é relativamente pouco frequentada e muito apro[riada para a pesca submarina. As temperaturas médias e a quantidade de horas de sol por dia têm variações mínimas durante o ano. O índice pluviométrico é que tem variações significativas: junho e setembro são os meses menos chuvosos; janeiro, março e dezembro, os mais.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2025.JPG

Fora da temporada de inverno, Sunset Beach torna-se uma ótima opção para o banho de mar

                 NESSA região do pacífico as temperturas não mudam tanto de uma estação para outra. De Junho a Outubro é o período mais quente, enquanto as fortes chuvas ocorrem entre Dezembro e Março. Os preços dos hotéis são mais baixos de Abril até o meio de Dezembro. Ao contrário de muitos destinos, a época de maior fluxo de turistas é justamente durante o inverno, quando eles fogem do frio dos Estados Unidos e do Japão e vão em busca do sol do Pacífico, fugindo em massa do frio inverno do hemisfério norte.

Previsão do Tempo

http://www.wunderground.com/US/HI/Honolulu.html

Hora Certa

http://www.timeanddate.com/worldclock/city.html?n=103

                   ALGUMAS ruas principais de Honolulu seguem na direção “Ewa–Diamond Head” que não são os dos pontos cardeais.  Há duas principais highways em Honolulu: a Nimitz Highway (Hawaii 92), que vai de Pearl Harbor, passando pelo Honolulu International Airport e por downtown Honolulu até Waikiki. A outra é a Interstate H-1 que corre no sentido “mauka” desde downtown. A H-1 passa ao largo de Waikiki e pode ser alcançada por algumas ruas, como você verificará no mapa.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2005.jpg

Oahu é assim: condomínios de luxo, resorts à beira mar, praias desertas, praias de surf, rural, mochileira...

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2000Z.jpg

Ora por free-ways, ora por rodovias serpenteando a costa, as paisagens serão sempre belíssimas

Por exemplo, se você quiser pegar a H-1 de Waikiki há duas rotas principais:

                    VÁ em direção mauka à Ala Wai Boulevard (a avenida do canal, atrás de Waikiki, em direção a Honolulu), siga em direção 'Ewa até a McCully Street. Siga a McCully em direção mauka por 1 milha e logo você estará na H-1, logo à frente. Você pode optar por ir para a direita ou a esquerda, dependendo do sentido que pretenda ir. Se for em direção a Haleiwa, vire à direita antes de passar por baixo da ponte (o viaduto no qual passa a H-1 por cima da McCully Street. Se for em direção a Pearl Harbor, ou ao aeroporto, por baixo da ponte pegue a Dole Street à esquerda e depois novamente à esquerda a Alexander Street, que a levará à rampa de acesso à freeway.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2000%20ROAD%20Signs.jpg

Placas de Oahu

                    EM Downtown Honolulu há duas ruas principais: a King Street e a Beretania Street. Essas duas ruas são de mão única na maior parte de suas extensões. A King Street vai na direção 'Ewa ao Diamond Head, a Beretania Street vai do Diamond Head em direção 'Ewa. Ambas passam por downtown Honolulu. A despeito de seguirem em direções leste e oeste, os endereços dessas ruas são designados como North e South, respectivamente.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2050.jpg

Quem surfa vai pra Haleiwa

___________________________________

Direção Mauka ou Makai?

                    A linha divisória entre as duas ruas é a Nuuanu Avenue, em downtown Honolulu, a qual segue a direção mauka-makai. Ala Moana Boulevard é a via principal para as direções de Waikiki a downtown Honolulu. Passando de Honolulu Harbor, a Ala Moana torna-se a Nimitz Highway e vai até depois do aeroporto. A via Kapiolani Boulevard, de três pistas, é outra avenida de grande tráfego que liga bairros de Honolulu e Waikiki.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2000%20Placa%20direo.jpg

 

Mapas interativos de ruas e estradas (Clique aqui):

Mapquest (Mapa de Ruas e Estradas de Oahu)

http://www.mapquest.com/maps/map.adp?formtype=address&country=US&popflag=0&latitude=&longitude=&name=&phone=&level=&addtohistory=&cat=&address=&city=Honolulu&state=HI&zipcode

Ask Maps

http://maps.ask.com/maps?#1

Yahoo Maps (para encontrar lojas, lugares e endereços)

http://maps.yahoo.com/beta/#mvt=m&q1=honolulu&trf=0&lon=-157.849009&lat=21.294193&mag=3

               COM este mapa você pode verificar as ruas e estradas de Oahu e, o que é mehor, tendo um endereço correto com código postal, poderá ter um roteiro completo, ponto-a-ponto. Por exemplo: do Aeroporto Internacional de Honolulu (o endereço da locadora de carros, por exemplo), até seu hotel. Ou de Waikiki (ou outro endereço qualquer) até o Templo Byodo-in. É útilíssimo.

Hava%20Byodo%20In.jpg

O Templo Byodo In é uma visita indispensável (Clique no link e veja uma belíssima foto 360 graus)

                O momento de sair de Waikiki e Honolulu para passear pelo restante da ilha sempre chega. Depois de uns dois ou três dias você vai querer conhecer Hanauma Bay e a North Shore – o que muitos turistas não fazem. É hora de alugar um carro e explorar a ilha! É claro que você pode fazer isso de ônibus, pelo sistema TheBus.

493463-1296775-thumbnail.jpg 493463-1296780-thumbnail.jpg 493463-1296830-thumbnail.jpg 

 Templo Byodo In em detalhes

               EM contraste com Honolulu e Waikiki, a região denominada Oahu's North Shore permanece rural e relativamente natural também na hospedagem. As principais e maiores cidades dessa região são Hale'iwa e Waialua, com acomodações limitadas a casas de aluguel, por serem regiões residenciais e comerciais. A leste de Hale'iwa ficam Kahuku e Turtle Bay, onde situa-se o Turtle Bay Resort, este sim, um tradicional resortão americano de luxo, mas muito dirigido a quem quer ficar no golf e no resrt, sem passear pela ilha.

Hava%20BLOG%20Byodo%20In%2002.jpg

Detalhe do Templo Byodo In

               O lado oeste de Oahu é pouco visitado, porém sua aridez e difculdades relativas de acesso preservaram as belíssimas paisagens tipicamente havaianas. Ali encontram-se alguns pequenos lodges, opções de hospedagem mais econômicas, não muito turísticas, mais descoladas. Todavia, nesta região destacam-se os ótimos JW Marriott Ihilani Resort & Spa e o Makaha Resort (dirigido aos praticantes de golfe), situado na base das Waianae Mountains.

Hava%20BLOG%20-%20Turtle%20Bay%20resort%2001.jpg Hava%20BLOG%20-%20Turtle%20Bay%20resort.jpg

Turtle Bay Resort

               OAHU, especialmente a North Shore, é a ‘Meca’ do surf mundial, além de algo assim como “destino espiritual” do povo do surf. Milhares de surfistas de todo o mundo desembarcam na temporada de ondas (novembro a março, predominando as Big Waves em dezembo e janeiro), seja para simplesmente surfarem e testarem seus limites no estilo free surf, quanto para participarem dos campeonatos.

               EXTENDENDO-SE por 20 milhas (cerca de 32 quilômetros) as praias da North Shore de Oahu têm infindáveis opções de lazer para todos os tipos e gostos, desde prainhas de águas calmas para crianças até as mais violentas, como Pipe Line.

               PARA os que realmente entendem de surf e conhecem Oahu, há dezenas de pontos na Costa Norte apropriados e radicais, os melhores picos de surf, como Avalanche, Haleiwa, Pua’ena Point, Laniakea, Jocko’s, Leftover’s, Alligator Rock, Mariuana’s, Pinballs, Impossibles, Rubber Duckies, Log Cabins, Rockpile, Off the wall, Back Door, Pupukea, Outside Pipeline, Ehukai Beach Park, Gas Chambers, Rocky Point Lefts, Kammieland, Sunset, Backyards, Stone Zone, Velzyland, entre outros preferidos dos experts.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%2000%20Alligator%20Rock.jpg

Alligator Rock

               NOS meses de Dezembro e Janeiro o mar da North Shore produz monstruosas ondas ou mesmo ondas menores, mas igualmente perigosas. Recomendo que observem atentamente os avisos e bandeiras que todas as praias colocam na areia, informando as condições do mar e os perigos específicos de cada praia. Mesmo que o verão traga águas mais tranquilas, convém tomar cuidado em certas praias. Lembrese de que quase todas as praias têm uma razoável infra-estrutura: banheiros, duchas e salva-vidas, além de estacionamento.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20%20Bellows%20Beach%20Park.jpg

Bellows Beach Park (uma das praias que mais gosto)

CLIQUE aqui e veja uma espetacular foto em 360 graus (em alta definição e tela inteira)

http://www.vthawaii.com/OAHU/QTVR/Bellows.htm

 

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20B.jpg

Entre as Montanhas Waianae e o mar do Pacífico, serpenteando o mar

_______________________________________________________

Quer conhecer a North Shore?

                O litoral da North Shore de Oahu proporciona muitas paisagens belíssimas e diferentes aspectos geográficos, todos ora margeando um mar azul turqueza, ora serpenteando as montanhas. A partir de Waikiki, siga pela Kalakaua Avenue até o Kapiolani Park e já começará a ter uma visão bem diferente da que teve até então, o outro lado de Oahu, a árida South shore. O panorama aqui é mais “lunático”, com rochas vulcânicas bem pretas e “esponjosas” num contraste lindíssimo com o verde da vegetação, o azul do céu e do mar, com alguns cactos espinhosos.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Nimitz%20Highway.jpg

As Freeways de Oahu - Nimitz Hwy (ou H1)

                  ALGUNS chamam esse trecho de South Shore, outros de Sandy’s (nome da praia mais adiante, boa para o bodyboarding, mas os locais a chamam de Ka Iwi, que significa "the bone" (osso), sem dúvidas, por causa das ondas “cachote” que arrebentam violenta e repentinamente bem perto da praia, as chamadas “quebra-ossos”. As praias aqui são relativamente compridas e largas nas faixas de areia e populares entre os corajosos.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Kapiolani%20Park.jpg

Kapionali Park (Waikiki) e o Diamond Head ao fundo

                  ESSA é a melhor área de toda Oahu para observar o mar dos inúmeros pontos de observação, os “lookout” (mirantes). Este trecho os americanos denominam “Scenic Drives”. Dependendo da época do ano também podem ser observadas baleias. Aliás, o whale-watching é bem popular, assim como o belíssimo céu de Oahu também proporciona aos astrônomos amadores o meteors-watching, a observação de cometas, estrelas, satélites e meteoros. O céu de Oahu é tão lindo quanto o mar.

                    SEGUINDO a Kalakaua Avenue começará a Poni Moi Road, onde se passará na base do Diamond Head. Se quiser, entre à esquerda na Diamond Head Road e suba até a cratera, onde fica o parque e o início da trilha que sobe até o topo do vulcão para ter acesso a vários lookout points.

Diamond Head

Diamond Head Road at 18th Ave., Waikiki, Honolulu, Oahu, HI

veja o endereço acima no Google Map:

http://www.state.hi.us/dlnr/dsp/oahu.html

Mirante do Diamond Head

(vista belíssima de Waikiki e Honolulu)

Foto em 360 graus (alta definição, tela inteira!)

http://www.vthawaii.com/OAHU/QTVR/Kualoa.htm

                    A Diamond Head Road segue descendo até o elegante bairro de Kahala com suas espetaculares mansões. Continue pela Kahala Avenue e vire à esquerda na Hunakai Street, depois à direita na Kilauea Avenue, e olhe para a placa que indica a rodovia H-1 WEST - WAIMANALO. Vire à direita na indicação, mas você não entrará na H-1 Freeway. Pegue a Kalanianaole Highway, uma estrada de 4 pistas com vários sinais luminosos a cada quarteirão, por ser uma zona residencial e com escolas, bastante trânsito. Essa área é uma espécie de cidade-dormitório de Honolulu e Waikiki, uma espécie de subúrbio.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Hanauma%20Bay%20area.jpg

Hanauma Bay (vista aérea de helicóptero)

                     CERCA de 30 a 40 minutos de passeio e você chegará a Hanauma Bay, à sua direita. Entre na estradinha até o parque e estacione o carro para explorar a área e os mirantes, que dão ótima vista aérea da praia de Hanauma Bay, um centro de preservação de vida marinha e ótimo lugar para mergulho com snorkel. Essa área é extremamente controlada e o acesso à prais é pago e limitado a um determinado número de visitantes.

Hanauma Bay Nature Preserve

  7455 Kalaniana'ole Hwy., Honolulu, Oahu, HI 96825

veja o endereço acima no Google Map:

http://www.co.honolulu.hi.us/parks/facility/hanaumabay/index1.htm

Hanauma Bay

Foto em 360 graus (alta definição, tela inteira!)

http://www.vthawaii.com/OAHU/QTVR/HanaumaBay.htm

                        POR volta da “mile marker 11” você chega a Halona Blowhole. É um dos mais bonitos pontos de observação, do mar de Halona e de Sandy Beach, além do golfo de Molokai e de Lanai bem no horizonte. Sandy Beach Park é a praia mais perigosa de Oahu e a única com uma ambulância sempre presente de plantão. Bodyboarders adoram Sandy Beach!

                         NESTE ponto a costa parece mais agreste e menos bonita, mas a estrada serpenteia por antigas áreas de pesca e famosas formações rochosas conhecidas como Pele's Chair, nas proximidades da Kalanianaole Highway (Hwy. 72) em Queen's Beach. A bela estrada de asfalto impecável e passando por trechos de rochas de lava conduz ao próximo ponto de destaque, o belíssimo Makapuu Point, onde há um farol que antigamente sinalizava os vapores vindos de São Francisco e que aidna hoje funciona com um sistema automático.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Waimea%2001.JPG

                         DE cima do mirante podem-se ver a praia de Makapu'u e o Sea Life Park, um parque marinho dirigido às crianças. A praia é bonita, mas um pouco perigosa. Há uma boa estrutura de estacionamento e de banheiros com ducha de água doce e lugar para piqueniques.

                           LOGO depois de Makapu'u começa a área denominada windward side, lugar especial para a prática do windsurf por causa dos ventos mais fortes e adeaquados à vela e o mar relativamente tranquilo, ainda azul-turquesa. As ondas de Makapuu Beach Park são como as de Sandy Beach Park, ou seja, apropriadas para o bodysurfing. Aqui também as ondas arrebentam bem em cima da praia e repentinamente, em forma de tudos ou “caxotes” e a areia da beira afudna abruptamente, o que provoca sustos nos banhistas. Não é uma praia de “dar pé”.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20area.jpg

Vista aérea do final da North Shore, onde foram feitas cenas de Lost

               A seguir, a via costeira passa por uma profusão de montanhas verdes e estriadas, diferentes das monatnhas que conhecemos no Brasil, por causa da sua formação vulcânica, com picos agulhados mountains and strange peaks, emolduradas por baías de areia dourada e pelo mar azul do Pacífico. São as montanhas Koolau, com mil metros de altura que se precipitam em fendas retas em direção ao solo. Muito popular entre os pilotos de hang-glider que aproveitam as excelentes e características “térmicas”.

493463-1296957-thumbnail.jpg   493463-1296969-thumbnail.jpg   493463-1296991-thumbnail.jpg

Waimea Bay

              SERPENTEANDO pela costa, a Kalanianaole Highway (Hwy. 72) conduz à area rural denomidada Waimanalo, uma cidade “country-beach” com criação de cavalos, estábulos e bancas de venda de frutas frescas e das melhores conhcas de Oahu, da espécie triton shell.  Cerca de 4 milhas adiante chega-se a Waimanalo Beach, a maior de Oahu em extensão e a mais popular para bodysurfing. Dê um mergulho aqui e siga em direção a Kailua Beach, uma das melhores de todo o Havaí.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Halleiwa%20Town%2001.JPG

Praia de Haleiwa

              LANIKAI Beach fica à direita de Kailua Beach . Dizem as boas linguas e a revista Condé Nast que esta é uma das praias mais bonitas dos Estados Unidos. E é mesmo uma praia fantástica, situada numa zona residencial e relativamente pouco visitada porque a estrada Kalanianaole Highway (Hwy. 72) passa ao largo dela. Consulte o mapa e veja que ela vai ficando distante, porque na altura de Waimanalo a estrada vai se afastando da costa até chegar à rodovia 61, onde virando à direita você chega a Kailua Beach ou, à esquerda, volta pra Honolulu. De todo modo esta é uma linda praia com palmeiras e casas na beira da praia, areias claras e águas cristalinas, uma bela visao de paisagem tropical.

493463-1297172-thumbnail.jpg      493463-1297179-thumbnail.jpg

 

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Lanikai%20Beach%20Kailua%201.jpg

Lanikai - Kailua Beach Park  (Clique na foto e veja em 360 graus)

              KAILUA Beach. Na “esquina” de Lanikai começa Kailua Beach Park, que possui as mesmas qualidades e características que sua “irmã” e vizinha. Há, como em Lanikai, equipamentos para aluguel, tais como caiaques e canoas, ente outros. A praia tem uma milha de extensão é é muito segura para o banho de mar, para nadar, além de proporcionar uma excelente vista do horizonte. Altamente recomendável.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Halleiwa%20Town%2004.JPG

               KUALOA Regional Park . Do outro lado da rua onde se situa Kualoa Ranch está Kualoa Regional Park. Esta bonita praia tem deslumbrante vistas da costa de Oahu e uma grande área gramada com estrutira para piqueniques e banheiros. A praia é um misto cascalho de coral e areia, na qual às vezes é possível encontrarem-se conchas.

Kailua Beach Foto em 360 graus

(alta definição, tela inteira!)

http://www.vthawaii.com/OAHU/QTVR/LanikaiView.htm

                A Chinaman’s Hat,  ilha cujo verdadeiro nome é Mokolii, fica em frente à praia e é facilmente alcançada por canoa ou caiaque.  Os havaianos antigos acreditavam que Mokolii (algo como "barbatana do lagarto") era um lugar sagrado, ou puu honua, em havaiano. Se você quiser continuar em direção à North Shore siga a North Kalaheo Drive, que vira Kaneohe Bay Drive assim que chega em Kaneohe Bay e se dirige de novo à Kamehameha Highway (Hwy. 83), a qual passa por Kaneohe.

493463-1297057-thumbnail.jpg  493463-1297063-thumbnail.jpg   493463-1297068-thumbnail.jpg

Haleiwa Town, no final da North Shore

              A cidade tem cara de subúrbio e nada para se afazer, a não ser abastecer o carro e comprar comida e água. Na verdade as ruas e prédios escondem as belas baías do Pacífico que ficam por trás dela e assim que você sai da cidade parece retornar ao verdadeiro Havaí. Aqui você seguirá por um bom trecho sem grandes atrações para parar, em direção à North Shore, depois de passar por La’ie, Turtle Bay Resort, Kahuku e Kuilima.

              A Sunset Beach tecnicamente é uma faixa de areia de duas milhas que vai de `Ehukai Beach a Sunset Point, mas que foi sub-dividida em pequenas praias por conta da s fortes ondas que sempre quebraram na costa desse trecho da North Shore, resultando em pequenos paraísos para surfistas, com nomes como Pupukea, Back Doors, Off-the-Wall, Log Cabins, Cloudbreak…todas consideradas “Sunset Beach”. Este é considerado o mais longo trecho de pontos com ondas perfeitas para o surf do mundo. Esta área é ótima para banho de mar quando não estiver na época das big waves.

Kualoa Beach park 

Foto em 360 garus (alta definição, tela inteira!)

http://www.vthawaii.com/OAHU/QTVR/Kualoa.htm

              A Ehukai Beach (ou Banzai Pipeline): em havaiano `ehukai significa “reddish-tinged water” (ou mar avermelhado) que na verdade refere-se à cor do pôr-do-sol quando projetado no mar. Os locais a apelidaram de “Pipeline” por causa dos poderosos “tubos” que as ondas formam, especialmente nessa área. Durante os meses de inverno não é adequada ao mergulho mesmo para os mais experientes, porque as fortíssimas ondas a tornam extremamente turbulenta, cheia de correntezas. Banzai Pipeline é um dos mais famosos pontos de surf do Havaí e do mundo e abriga alguns dos torneios mais famosos, como o Triple Crown.

 

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Halleiwa%20Town%2009.jpg

Igreja de Haleiwa

              A Waimea Beach: se você quiser observar as big waves, este é o lugar. Waimea Bay é notória por produzir ondas monstruosas no inverno. Um torneio muito popular de big-wave – o Quicksilver Eddie Aikau Invitational – acontece aqui todo ano. A costa de Waimea é considerada uma das mais perigosas do mundo no inverno. Fora da temporada de ondas gigantes Waimea se torna calma e boa para banhos de mar.

Haleiwa Town, Haleiwa

Assista a um vídeo sobre a cidade de Haleiwa

http://turnhere.com/city/Hawaii/All/films/149.aspx

           É difícil imaginar que Haleiwa já teve o primeiro resort de toda a ilha.  Basta um passeio por esta pequena e última cidade da North Shore para verificarmos que ela é uma sonolenta e pacata, quase caipira cidadezinha do interior com praia.    Há mais de 100 anos, entretanto, um pioneiro chamado Benjamin J. Dillingham abriu o primeiro hotel de luxo numa pequena faixa de areia entre o Oceano Pacífico e o Rio Anahulu, para o qual deu o nome de Victorian Hotel, antes mesmo até de Waikiki ter o seu. "Haleiwa" significa "Casa de Iwa", pássaro nativo da ilha.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Halleiwa%20Town%2007.jpg

O famoso sorvete de Haleiwa

           NEM mesmo com bola de cristal o pioneiro Dillingham poderia supor que Waikiki se desenvolvaria tanto e Haleiwa se tornaria a “Cidade do Surf” dos mochileiros.  Como Haleiwa ficava no meio do nada, Dillingham teve um plano ambicioso: construir uma ferrovia para servir ao escoamento da produção de cana de açúcar entre Honolulu e Waialua, esticando a linha até Haleiwa, exatamente onde ficava seu hotel. Seria um recanto para relaxamento, descanso e veraneio.

HAVA%20Haleiwa%20RR.jpg

Um vagão de passageiros da Ferrovia de Oahu

            A Cidade de Haleiwa é centro comercial no final da north shore com inúmeras praias para surf, a baía Waialua, um ar caipira, interiorano e tranquilo, com lojas, restaurantes populares, pusadas e tudo mais voltado aos surfistas que aqui fazem seu ponto nas altas temporadas. O Haleiwa Beach County Park tem uma boa estrutura para piqueniques e banhos de mar, porque as águas, de baía, são bem tranquilas.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Halleiwa%20Town%2012.jpg

A praia de Haleiwa

             HALEIWA continua recebendo visitantes, mas o hotel do Sr. Dillingham já não resistiu ao tempo, nem tanto pelo desenvolvimento, já que a cidade pouco mudou de lá pra cá. Em 1.984 Haleiwa foi elevada à categoria de sítio histórico - Historic, Cultural and Scenic District – mantendo sua simplicidade e ar interiorano, paraíso e residência temporária de surfistas, com algumas lojas de roupas e equipamentos esportivos, uma marina, um comércio de interior, uma igrejinha, galeria de arte, e até um pequeno museu, o North Shore Surf & Cultural Museum, inaugurado em 1.999, localizado junto ao North Shore Marketplace. Os descolados dizem que uma visita a Haleiwa não estará completa sem uma passada na Matsumoto Shave Ice, a famosa sorveteria dos surfistas.

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Halleiwa%20Town%2010.jpg

                                                                 Central Oahu: de Haleiwa a Waikiki

               O percurso pela Central Oahu desde Haleiwa, na North Shore, passa por áreas onde outrora havia plantações de cana de açúcar, a maior da América, até que a indústria açucareira extinguiu-se e a lavoura trocada por café, como se vê atualmente. Mas a que mais chama a atenção é a área de plantação de abacaxis, de propriedade de dois maiores nomes dessa área nos Estados Unidos:  a Del Monte e a Dole Corporations.  Retornando por esta região até Waikiki você poderá visitar a Dole Plantation Visitor Center e conhecer tudo acerca do plantio e do processamento de doces e conservas de abacaxis.  A estada continuar atrasvés das montanhas e por áreas militares e históricas como Schofield Barracks, considerada a base militar mais bonita do mundo. 

493463-1297125-thumbnail.jpg  493463-1297129-thumbnail.jpg 

Locomovendo-se pela ilha - As estradas

               O Hawaii é o único Estado norte-americano em que suas rodovias estaduais - as Interstate Highways - não se conectam a nenhum outro Estado, por razões óbvias.

Mapa interativo (em PDF) do trecho Aeroporto a Waikiki (Clique aqui)

Se você não tem o ADOBE Acrobat Reader, clique aqui para fazer o download

Hava%20BLOG%20-%20North%20Shore%20Halleiwa%20Town%2015.jpg

Dole Plantation (Foto Superstock) - Plantação de abacaxis

                DECIDIDAMENTE não há qualquer dificuldade de locomoção em Oahu. Além de transportes gratuitos por Honolulu e Waikiki, sem qualquer custo, e por quantas vezes desejar, através das jardineiras que circulam aos montes, há a possibilidade (eu diria "facilidade") de locação de carros de todos os tipos, até Ferraris, de motocicletas e scooters, de bicicletas, vans e microônibus.

Os Ônibus

                 EM Oahu há um razoável serviço de transporte público popular, enorme variedade de transporte público turístico, de vans a ônibus, de limousines a carros. O sistema de ônibus denominado TheBus atende a toda a ilha, através das rotas A, B e C. As tarifas são: One-Way Fare: US$ 2.00; 4-Day Pass: $20.00. Route Schedules (mapa de horário e rotas) estão disponíveis do The Bus Website . Você pode comprar tickets para o "TheBus" nas lojas ABC Stores e Waikiki & Ala Moana Center.

Os Serviços particulares de transporte:

(Para todas as necessidades de transporte privado em carros, vans, mini-ônibus e limosines) .

http://www.viptrans.com/indexhi.html

 

Rent a Car?

               NÃO há meio melhor de explorar Oahu do que de carro. Com o carro sua visita será muito mais abrangente. Alugue mesmo que seja um econômico para poder circular por tudo.Muitos dos lugares que você visitará não são servidos por transporte público. A opção para o aluguel de carro seria contratar um taxi ou carro particular com motorista ou fazer os sightseeings (excursões) locais. Evidentemente que estou me referindo àquele viajante que vai explorar a ilha, não aos que vão para o hotel e não saem da praia, da piscina, do spa, do restaurante e do bar. Alugar um carro é fácil e funciona bem, especialmente nos Estados Unidos.

 

               VOCÊ pode fazer reservas on line nas cias. americanas (eu recomendo a Dollar, que tem unidades no Aeroporto Internacional e na Kalakaua Avenue, entre Honolulu e Waikiki. Gasolina é cerca de 10% mais cara no Havaí do que nos Estados Unidos continental. Nas demais ilhas os preços são cerca de 15% maiores.

 

                 OS Scooters também são uma boa alternativa de locomoção, mas apenas para Honolulu e Waikiki e, ainda assim, com extremo cuidado e uso de capacete, ainda que não obrigatório. Custam cerca de 50 dólares por dia, caros, se comparados ao aluguel de um carro econômico. Todavia, são extremamente econômicos em comparação com os motores dos carrões americanos.

MAPA do percurso da North Shore (PDF)

http://www.spotlighthawaii.com/SpotlightPDF/WebMap/Oahu/Oahu-NorthShore-2007a.pdf

Outras locadoras (clique nos nomes) :

Alamo Avis Hertz Budget National Enterprise

Distâncias rodoviárias. De Waikiki para:

Arizona Memorial - 30 minutos
Downtown Honolulu - 15 minutos
Hanauma Bay - 30 minutos
Airport - 35 minutos
Sea Life Park - 40 minutos
Polynesian Cultural Center - 75 minutos
Waimea Falls Park - 65 minutos

5 coisas que você pode e deve fazer em Oahu:

5. Suba ao topo do Diamond Head (Leahi) Crater .
4. Tenha uma aula de surf em Waikiki.
3. Visite o USS Arizona e o USS Missouri memorials em Pearl Harbor.
2. Dirija de Waikiki a Haleiwa pela North Shore.
1. Veja um luau e assista a um tradicional hula.

Clique no LINK para ver MAPAS de Oahu:

http://www.driveguidemagazines.com/oahu_maps.html

Se quiser fazer um roteiro por estradas em Oahu:

http://maps.live.com/default.aspx?v=2&cp=21.355745~-157.818075&lvl=10&style=a&ss=#JnJ0cD0lN2UmcnRvcD0wJTdlMA==

Mapas do Havaí:

Ótima coleção de mapas rodoviários

http://www.driveguidemagazines.com/oahu_maps.html

Links Úteis de Oahu

Páginas com atividades e atrações de Oahu

http://www.driveguidemagazines.com/oahu_links.html

_____________________________________

Operadora turística brasileira especializada no Havaí:

http://www.realizacao.com.br/h_pacote.htm

MAIS Havaí aqui no Fatos & Fotos de Viagens:

http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2006/12/9/hawaii-oahu-introduco.html

Condições Oficiais de Segurança de cada praia

http://oceansafety.soest.hawaii.edu/images/current/oahu.jpg

Página Oficial das Praias de Oahu

http://oceansafety.soest.hawaii.edu/weather/

Reader Comments (17)

Arnaldo : continuamos acompanhando com muito prazer esta sua bela viagem!
7:50 | Unregistered CommenterErnesto
ERNESTO, obrigado mais uma vez pela presença e por registrar seu comentário. Seja sempre bem-vindo.
Arnaldo,
Creo, muito sinceramente, que os seus posts merecen ser publicados como uma guía indispensable pra conocer o melhor de Hawaii. É um trabalho elaborado e muito interessante sobre Hawaii. Indispensável pra saber muitas coisas da ilha. Parabéns.
Me he emocionado mucho. Gracias.
As suas fotografías são puro espectáculo!!!.

(não me extraña que en na Costa Norte se rodaran escenas de la película Jurassic Park. As montanhas são salvagem, indomables e inhóspitas. Natureza selvática)
18:19 | Unregistered CommenterCarmen
CARMEN, muitíssimo grato por sua visita e seus comentários. É muito bom ter o reconhecimento, orque realmente dá MUITO trabalho escrever, pesqisar, formatar, definir design e arquitetura do blog, das matérias, o alinhamento do texto, as fontes, o processamento das fotos, sua inclusão e alinhamento, inserir os elos de ligação com as páginas da Internet, a diagramação....

Há uma outra parte da ilha, pouco conhecida pelos turísticas e muito selvagem ainda, a costa leste, que liga-se com a costa norte pelas montanhas e por um vale muito interessante e com natureza muito boinita e ainda conservada quase inóspita.
Arnaldo, que espetáculo!!!

Nossa, sabe como fica a vontade de conhecer o Havaii, né?!?! hehehe

Amei a foto das havaianas vermelhas e também aquela placa pedindo para não empilhar pedras! :D

A última parte com todos esses mapas daria um ótimo "post diretório" da sua viagem para aqueles querendo seguir seus passos!!! Que tal deixar lá no título que tem um guia tão completinho nos esperando no fim?

Abraços,
Carla
CARLA CASTRO, as havaianas (as legítimas) são da minha mulher, fotografadas em Sunset Beach!

Eu pretendo organizar de acordo com sua sugestão. Meu blog é ISSO mesmo, um guia de viagem e utilidades.

Obrigado pela visita.
No encontro de blogueiros em BH falamos muito sobre suas fotos e seu blog.
Estava achando ótimo te conhecer também, pena que você não veio.
Uma outra vez, aqui ou lá (Paris)?
19:48 | Unregistered CommenterMaria Lina
Fotinho na frente dessa placa de Haleiwa é um clássico né?

Beautiful pics, as usual!

Brasss
1:20 | Unregistered CommenterDiogo
MARIA LIMA, foi mesmo uma pena. Mas não faltarão oportunidades.

DIOGO, essa placa é muito visível é uma das coisas mais fotografadas de Oahu, mas não é fácil, porque fica nunm acostamento onde os carros começam a trafegar [para entrarem à direita ali na frente, justamente para irem a Haleiwa. Não dá pra parar e saltar do carro, é meio perigoso e pode provocar um acidente. Assim, a gente pára mesmo no acostamento por um segundo, coloca a câmera pela janela do carro ou ônibus e saca a foto. Saia como sair.
Arnaldo, faz tempo que nao pinto aqui. Como na India nao tem carnaval, ca estou na frente do computador bisbilhotando blogs alheios.

Me arrependo ate a morte de nao ter ido pro Havai quando morava na California.

Beijos da Asia

irada as fotos

16:08 | Unregistered Commenterdu

Estou de boca aberta, agora dia 26 de fevereiro estou embarcando para Honolulu, e somente vou ficar 5 dias. Estou muito triste por nao poder ficar mais, mas tenho certeza que pelo menos alguma dessas maravilhosas praias irei conhecer!
Parabens!
Barbara

7:01 | Unregistered CommenterBarbara

Olá,
Estou programando uma volta em Honolulu .. marido e filhos adolecentes
suas dicas abriram espaço para programação .. valeu!
Parabéns, continue assim com esse modelo .. esta perfeito, super útil, claro, as fotos maravilhosas ..
Digno. Tudo o máximo.
GB

Parabés pelo Blog, estou em viagem pelo Hawaii no momento , esta é minha 4 visita a Oahu e desta vez vou ficar por um mês, fiquei impressionado com suas excelentes dicas e informaçãoes !!!

Arnaldo, descobri sua página através de uma busca no google, pois vamos ao Hawai/Costa Oeste e Vegas em novembro e procurava por dicas. Acontece que é tudo tão bem feito, fotos tão lindas que me apaixonei e a 2 semanas não consigo parar de ler sobre tudo!! Só que além de me viciar pelos belos lugares e aumentar meu desejo de conhece-los estou fascinada por fotografias. Quando li seu post sobre cameras decidi que comprarei uma camera profissional nesta viagem pois quero começar a registrar tudo, mas acima de registrar quero fotos para emoldurar. Óbvio que estes futuros "quadros" não conseguirei nesta viagem, será necessário muito treino e estou pensando até em um curso para aprender a usar todos os recursos da minha futura camera. Pois bem, chegamos ao ponto, a camera.
Quero pedir sua ajuda na escolha de uma camera bem como um kit para iniciar. Porém não gostaria de neste momento iniciar em uma semi-profissional, gostaria de comprar uma profissional que me permita em um futuro proximo tirar a foto perfeita, qual você me aconselha? E qual lente/lentes é aconselhavel que eu compre para iniciar? Penso em uma lente que me favoreça em fotos externas (paisagens) e uma para a noite. Agradeço muito sua ajuda e tenha certeza que ficará sabendo da minha evolução.
Obrigada por me encantar!
Abraços!!

Pergunta: "...gostaria de comprar uma profissional que me permita em um futuro proximo tirar a foto perfeita. Qual você me aconselha? E qual lente/lentes é aconselhavel que eu compre para iniciar? Penso em uma lente que me favoreça em fotos externas (paisagens) e uma para a noite."

Resposta:

1) Nikon D 800 36 MP
Preços: http://www.bhphotovideo.com/c/product/842926-REG/Nikon_D800_D_800_SLR_Digital_Camera.html
Review: http://www.dpreview.com/products/Nikon/slrs/nikon_d800
Lentes: você pode comprar apenas o corpo e escolher suas lentes em
http://www.bhphotovideo.com/c/product/842926-REG/Nikon_D800_D_800_SLR_Digital_Camera.html
Site oficial:
2) Canon EOS 5D Mark III DSLR Camera Kit with Canon 24-105mm f/4L IS USM AF Lens - full-frame 22.3MP DSLR
Preços: http://www.bhphotovideo.com/c/product/847546-REG/Canon_5260B009_EOS_5D_Mark_III.html
Review: http://www.dpreview.com/news/2012/03/02/Canon-EOS-5D-Mark-III-preview
Site oficial: http://www.usa.canon.com/cusa/professional/products/professional_cameras/digital_slr_cameras/eos_5d_mark_iii
Lentes: o kit vem com uma lente zoom grande angular, extremamente adequada para uso geral, ideal para viagens. Se quiser investir e mais lentes e outros acessórios, escolha o que lhe agrada em:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/847546-REG/Canon_5260B009_EOS_5D_Mark_III.html

Eu estou pretendendo comprar um loft no centro de Honolulu - $ 49.000,00 USD. Gostaria de saber se é uma boa e se está perto de tudo, das praias famosas etc. Obrigado desde já ... Edson

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.