MENSAGEM ao LEITOR
CONHEÇA QUEM ESCREVE

BEM-vindo ao Fatos & Fotos de Viagens, um blog sem jabá e não vulgar

        EXISTE no viajar e no escrever relatos de viagens um terreno fértil para demonstrações de arrogância. É algo simplesmente disseminado. Tanto no mundo virtual quanto na literatura. Mas o que o maravihoso mundo da viagens precisa é de mais viajantes humildes, não de "especialistas" caga-regras que determinam de tudo: desde como arrumar sua mala ao único tipo que você deve comprar, do lugar que você tem que ir, caso contrário sua viagem será uma merda. Nunca tão maravilhosa como a dele. As classificações dos lugares também. Tem sobrado superficialidade a egocentrismo. Autores assim não percebem que tudo é muito subjetivo e pessoal, que a experiência e o prazer de alguém não será necessariamente igual ao de outro.  Sobretudo as necessidades.

      A blogosfera "profissional e "monetizada" vulgarizou-se e tornou-se banal. Carecemos de gente que escreva para motivar e inspirar, para alargar horizontes, de viajantes que "mostrem" os lugares em vez de "ensinarem" a viajar. Moderadamente, ponderadamente, sem afetação típica de deslumbrados que viajam pela primeira vez em classe executiva e precisam espalhar para o mundo em resenhas risíveis. Ao contrário, a blogosfera

       ESTE blog, ao contrário, não fez concessões à vulgarização dos blogs depois da "profissionalização" e da monetização de alguns. Ao contrário, este é um blog singelo, simples, pequeno, inexpressivo na blogosfera, não despesperado por audiência nem seu autor se dedica mais à sua divulgação nas redes sociais do que à escrita. Tento dar graça à leitura e consolidar algo que prezo muito: confiabilidade, credibilidade.

        COMECEI a viajar tarde, você sabe. Por falta de dinheiro. Até que um dia viajei pela primeira vez ao exterior. Eu tinha 35 anos. Fui assim apresentado ao então desconhecido mas fabuloso mundo das viagens. Jamais, todavia, pensaria visitar mais de 60 países, alguns muito improváveis à época. Irã, Uzbequistão, Myanmar, Etiópia, Quirguistão entre eles. Mas foi recentemente que compreendi que as viagens ficam pra sempre, não as coisas. E que é por esse mundo ser tão diverso, por cada país ser tão diferente, que me parece tão atraente e divertido.

       NÃO sou escritor profissional. Tampouco jornalista. Mas invejo esses profissionais por dominarem o idioma, a gramática e as palavras.  Ainda assim, faço meu melhor, meu caro, estimado, raro e precioso leitor. Então, peço-lhe que considere algo: que mesmo escrevendo com sensibilidade e responsabilidade, incorro em erros. Se quiser, aponte-os. Tanto gramaticais quanto de digitação. Como tenho revisor profissional, antes de publicar dou curso a incansáveis revisões. E também submeto-os ao crivo de minha esposa. Ainda assim, alguns nos escapam.

      SOU brasileiro, empresário e casado com a Emília do blog "A Turista Acidental" e desde que a conheci (e antes mesmo de nos casarmos), tornou-se a "mais-que-perfeita" companheira de vida, de idéias, de projetos e ideais, sobretudo encantadora, adorável e inspiradora companhia de viagens e de aventuras. Com ela compreendi o que significa "prazer de viajar". Foi (e continua sendo) minha melhor fonte de inspirações e de motivações. Tanto que qualifico minhas viagens como "antes e depois" da Emília e "antes e depois" da Índia. Foi com ela que percebi o que quis dizer Érico Veríssimo com "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado certamente chegará mais longe." Somos pais de gêmeos - uma menina e um menino - nascidos em julho de 2015, e de um filho de 34 anos do meu primeiro casamento, em quem o gosto pelas viagens pareceincorporado. Não sou avô, mas as coisas estão bem encaminhadas neste sentido.

       HOJE com 64 anos (boa parte deles dedicados à família e ao trabalho), foi apenas aos 35 que pude começar a viajar internacionalmente. Desde então visitei 61 países, entre os quais alguns dos mais fascinantes e com os sítios mais admiráveis do planeta. Felizmente, para alguns deles ainda a salvo do turismo de massa, cujos excessos arruinam qualquer lugar. Em março de 2006, quando iniciei este blog, o fiz como meio de comunicação com a família e amigos. Anos mais tarde eu descobri o poder de contar histórias em textos e fotografias, e logo ele tomou outro rumo, provavelmente porque os leitores gostavam dos textos e das fotos, ou então porque na época havia pouquíssimos blogs.

       FIZ cerca de 90 viagens internacionais, voei por 40 cias. aéreas diferentes (algumas extintas) em 391 vôos para fora do Brasil e dentro de outros países e em todas as classes possíveis. Segundo Haroldo Castro - jornalista-fotógrafo-escritor que já esteve em 160 países -, o maior viajante que conheço, em seu teste "Viajologia" que se pode fazer em seu site, que considera não apenas a quantidade de países visitados, mas lugares, monumentos e patrimônios, além de transportes, experiências e situações difícieis porque passam os viajantes, alcancei "Mestrado em Viajologia". Mas isso não é nada diante de gente que lá já "graduou-se" em pós-doutorado.

Escrevo este blog sob uma perspectiva lúcida e sem concessões à monetização sem critérios

        Eliminei o contador de visitas deste blog quando marcava mais de 6 milhões. Audiência hoje em blog é decadente. Viajar, escrever e publicar algo que inspire e icentive o leitor é o que mais me motiva. NUNCA como blogueiro interventor nas viagens alheias, ou caga-regras dizendo como alguém deve viajar e que tipo de mala usar e essas chatices que definem as pessoas homogeneamente.Parece ser o que traz os leitores até aqui. Ou porque gostem de fotografia, para além da leitura odepórica, como eu. E por este blog não ter captulado à ambição e vaidade que levou tantos autores de blogs à monetização sem critérios, sobretudo enganando leitores, cada dia torna-se menorzinho e menos importante. Se continuarem assim, os blogs precisarão ser reinventados. Este aqui nasceu livre e assim será até morrer. Por enquanto estou sempre por aqui. Nem que seja em pensamento. Só não sei até quando.

         Agradeço a visita e os comentários e desejo boa viagem aos leitores.

Em tempo: este blog não integra nenhuma associação disfarçada de incentivos à monetização. Mas se um dia fundarem a ABBLI (Associação Brasileira de Blogs Livres e Independentes), por favor, me convidem!

#blogsemjaba

COMENTÁRIOS
RSS - Quer subscrever?
AddThis Feed Button

Share/Bookmark

VIAJE neste blog

Fotos de viagens
PROCURA
Quer ler outras viagens?
De onde chegam os visitantes
« SÍRIA: "Krak des Chevaliers" - Os Cavaleiros sem Moinhos | Main | SÍRIA: Malula - Mosteiro de São Sérgio e São Baco »
Quinta-feira
Out222009

Quem faz um blog quer audiência 

              Chegando aos 3 milhões

              NÃO adianta negar, tampouco minimizar a importância: quem faz um blog quer audiência e comentários. Pode até não almejar ganhar dinheiro (ainda que isso seja possível) mas o “salário” do blogueiro amador é composto por audiência + comentários.  O que vale mesmo é este reconhecimento. O resto é consequência, ou secundário.

               O Fatos & Fotos de Viagens este mês foi todo récordes: 9.217 visitas de 7.509 visitantes diferentes nas últimas 24 horas. 36.607 visitas nos últimos 7 dias (média de 23.512 por semana), 136.576 nos últimos trinta. 

             E agora beira os 3.000.000 de visitas em sua curta existência,  número que não levou em conta os primeiros sete meses (de Março a Outubro de 2006):  mesmo sendo excepcional, a plataforma Squarespace e seu fantástico sistema de contagem e administração não totaliza o histórico para além de um mês.  Por este motivo a partir de outubro de 2006 inseri um contador externo (com mais dois outros "internos" que não aparecem publicados, usados para confrontá-los entre si, aferir uns aos outros e constatar eventuais discrepâncias).

                ATUALMENTE o F&F ocupa a posição 4/10 no Google Page Rank (*), o que não é pouco para um blog amador.

 (*) O Google Page Rank atribui a cada website da Internet um número entre 1 e 10 que rerpesenta um fatos de importância relativa (sob os olhos do Google). Este número é determinado pela quantidade de elos de ligação (links) de websites reconhecidos pelo Google, ou seja, que ele pode indentificar, e que têm o F&F ligado no sítio (site) que o indicou. Quanto maior o número, maior a frequência do F&F em procuras cujos termos tenham ligações com o F&F, o que certifica-o no Google. Algumas páginas na Internet têm 0 (zero) no Google Page Rank. É exponencialmente mais difícil incrementar um número, ou seja, passar de uma posição para outra. Por exemplo, há cerca de apenas 25 sites na Internet que figuram na posição 10 no Google Page Rank.

                 E como se ganha audiência? Com bom conteúdo, é claro. Textos bem escritos e sérios, com profundidade e boa pesquisa,  compromisso com a verdade, imparcialidade, personalidade, informação, qualidade no desenho, qualidade fotográfica, empenho, dedicação, respeito ao leitor e, finalmente, o que é mais importante: capricho

                MUITA coisa mudou nesses quase quatro anos (três anos e sete meses, pra ser mais preciso). Conheci muita gente, algumas extremamente interessantes, tive o privilégio de escrever três vezes para a revista Viagem & Turismo da Editora Abril, ser reconheido por gente que de fato sabe escrever (Ricardo Freire, Raquel Verano, Adriana Setti, entre outras).

                O Fatos & Fotos de Viagens passou a figurar como recomendado em todos os principais e outros ótimos blogs relacionados com o tema viagens e turismo, igualmente está mencionado em diversos blogs não relacionados com o seu próprio tema, inspira e inspirou alguns dos bons blogs de viagens, já foi escolhido para participar de campanhas publicitárias de marcas importantes como Nokia e Visa Travel Money, foi objeto de um excepcional artigo em 2007 na revista "Discursos Fotográficos" da Universidade Estadual de Londrina sob o título "O universo blogueiro na construção criativa de destinos turísticos", de autoria da jornalista blogueira Silvia Oliveira (do Matraqueando http://www.matraqueando.blogspot.com), no qual um dos blogs analisados foi o F&F, na época considerado o melhor entre os analisados.  Passados dois anos a Silvia Oliveira escreveu que "após todo o seu trabalho, dedicação, generosidade e reflexão seu site deveria se tornar Patrimônio da Humanidade.” 

                NÃO há como não elevar-se alguns centímetros do chão depois de receber tão honroso elogio, ainda que vaidade e orgulho sejam impulsos que devemos conter, a fim de que não nos mascarem, pois ambos nos induzem a julgarnos a nós mesmos bem mais e melhor do que somos de fato. Troquemos dignidade por vaidade, é melhor. Mas, obrigado, Silvia Oliveira.

              _______________________________________________________________

                           

                 JAMAIS tive a pretensão de fazer algo que sequer chegasse a ter um décimo do prestígio do VnV, mas com o apoio e o incentivo permanentes do Riq, atingi um nível jamais sequer sonhado. Seria pretensioso e inútil imaginar que um dia eu me tornasse um “escritor” de viagens com algum reconhecimento.  Considerando que meu prazer é efetivamente escrever promovendo um destino, achei que poderia fazer algo diferente de um "diário de viagem", o que normalmente se constinui a maioria dos blogs que com igual qualidade e competência de seus autores integram a blogosfera.

                 SUPOR que o Fatos & Fotos de Viagens atingisse a marca de 3 milhões de visitas desde sua fundação há mais de três anos seria uma viagem psicodélica. Entre 3 e 6 mil visitantes por dia era algo que jamais eu poderia almejar. Pois bem, chegamos a 7 mil e isso certamente com o inegável incentivo do VnV.

                  ____________________________________________

                 

_____________________________________

E como se chega ao F&F?

                      VOLTEMOS aos números, às estatísticas e aos fatos.

                     Tomando como base a audiência de hoje, medida há pouco, nos últimos 30 dias 18.609 visitas vieram de procura por imagens, 5.760 por procura direta em todos os principais meios de procura na Internet (citando o F&F), 5.624 por procura indireta, 4.356 apenas pelo Google.br, 294 pelo Yahoo Respostas, 289 pelo Google.pt, 262 pelo Google.com, 175 pelo www.viajenaviagem.com,  64 pelo www.conexaoparis.com.br,  55 por links uma vez enviados por e mail, 29 pelo vidadetripulantes.blogspot.com,  26 twitter.com, 22 pelo www.orkut.com.br, 18 buscador.terra.com.br, 15 pelo Google.ar, 13 pelo Altavista, 12 pelo Aquela Passagem  (www.aquelapassagem.com.br),   9 pelo UOL busca,   9 pelo malasurrada.blogspot.com, 9 pelo search.babylon.com, 8 pelo  www.google.it,  7 blogjunto.com, 7 pelo www.ajanelalaranja.com, 6 pelo www.melhoresdestinos.com.br, 5 por pelo-mundo.blogspot.com, 5 pelo  www.google.co.uk, com 4 ficam margaridanobre.blogspot.com, www.google.fr, www.google.de,  zemochileiro.blogspot.com, www.interney.net,  pt.wikipedia.org,  my.peoplebrowsr.com,   www.portalconsular.mre.gov.br,  liquidoazul.blogspot.com, drieverywhere.eplixo.net, arquivodeviagens.wordpress.com,   aturistaacidental.wordpress.com, www.lufrancesa.com, giramundo.wordpress.com,   www.idasevindas.com.br,   www.blogdeviagens.com.br,      www.trilhaseaventuras.com.br,  com 3, 2 e 1 omeulugar.wordpress.com,   www.imagemcultural.com.br, praondethamara.wordpress.com,   bocaberta.org,   matraqueando.blogspot.com,  www.magnoliastore.com.br,   blog.mundi.com.br, cafecomglorinha.blogspot.com,   tita-in-trento.blogspot.com, criativesse.blogspot.com,   majots.wordpress.com,  blogblogs.com.br.

A TODOS os que ligaram o F&F em seus blogs e sites, muitíssimo obrigado.   A você leitor, anônimo ou não, igualmente muito obrigado.      

Reader Comments (45)

Arnaldo

Parabéns pelos 3 milhões! Que você continue fazendo muitas viagens bacanas para ter inspiração para escrever! E não deixe de visitar os amigos em SP!

12:52 | Unregistered CommenterErnesto

Arnaldo,

parabéns pelo sucesso! Você sabe que admiro seu blog, apesar de não deixar comentários sempre (não consigo coordenar isso na minha vida :-)

Espero poder ler cada vez mais e mais viagens suas!

Abraço,
Lena

12:57 | Unregistered CommenterLena

Arnaldo
Parabéns pela conquista! Admiro muito seu blog. Como disse o Ernesto, não deixe de viajar e de escrever tão belos textos. :)

Parabéns mais uma vez,
Natalie

13:01 | Unregistered CommenterNatalie

Arnaldo, tantas e tantas viagens que o F&F já inspirou: inúmeras viagens reais com certeza se iniciaram aqui: algumas você deve ter tido retorno, quantas mais você nem deve imaginar que já aconteceram...
Agora viagens virtuais, sem sair da cadeira...ah, é difícil não viajar em cada visita, cada post lido. Com isso, pode ter certeza que foram 3 milhões de viagens que seus leitores fizeram com o F&F :-)
Parabéns...e mais que merecido!

13:05 | Unregistered CommenterEmília

Arnaldo, good things come to those who deserve. Super parabéns, e continue nos brindando sempre com seus textos maravilhosos. Viaje muito!

13:14 | Unregistered CommenterMarcie

Parabéns!!! Faço coro com as meninas e com o Ernesto: parabéns mais que merecido! Que nós continuemos "viajando" com o F&F outras três milhões de vezes ;-)

Arnaldo, parabéns!!!
Realmente o blog é um sucesso! Tb não poderia ser diferente, os seus textos tão caprichosos e bem escritos e as fotos espetaculares...só poderia ser esse sucesso de audiência!
Obrigada por mais esse presente (além de todo o conteúdo do blog)! Afinal esse post é uma demonstração de carinho e respeito que vc tem com seus leitores!
Parabéns!!!! :-)

13:48 | Unregistered CommenterPaula*

Meus parabéns, querido Arnaldo. Todo esse reconhecimento é mais do que merecido!

13:54 | Unregistered CommenterDri Setti

Arnaldo..

Super Parabéns!!

Como todos já falaram, você merece todo esse reconhecimento..

F&F é um blog Fenomenal, Fantástico, Fabuloso, Fundamental e todos os F's maravilhosos que existem...

Suas fotos e textos me fazem viajar junto..

Obrigada por tudo..

Beijos =)

14:13 | Unregistered CommenterMartinha

Arnaldo, o F&F vale quanto pesa. Parabéns e um grande abraço.

Arnaldo, estas marcas são fruto do que você proporciona ao compartilhar suas experiências. Com prazer, como sempre, para todas as partes.

Parabéns, e sucesso!

Fabio (e Mel)

14:36 | Unregistered CommenterFabio NG

Parabéns, Arnaldo!
Sucesso merecido!

Arnaldo,
Parabéns! Nossa eu não tenho muita noção de quantos leitores os outros blogs têm...mas esses números que mostrou...parece que o seu tem taaantos.
Bom e inspirar viagens...não preciso nem dizer...o F&F foi a grande inspiração nas minhas últimas.
Ah e amo as fotos!!!
Beijos

15:59 | Unregistered CommenterCarlaZ

Arnaldo,
Parabens pelo sucesso!!! Na verdade, nem poderia ser diferente... pois seu blog eh referencia, quase uma enciclopedia quando damos a sorte de vc ter escrito sobre nosso proximo destino.
Continue escrevendo... SEMPRE!
Abs

16:32 | Unregistered CommenterMirella

Arnaldo
Parabéns ! O F&F é bom porque você é um cara bom. Te conheço pelos textos e pelas fotos, Pela sua educação, carinho e respeito aos seus leitores. Pela sua dedicação a este trabalho voluntário que nos mostra tantos lugares bonitos, alguns que poderemos visitar algum dia, outros que ficarão nos nossos sonhos, desejados, mas pelo menos vistos atravéz de suas impressões e imagens.

18:26 | Unregistered CommenterWander

Puxa, 3 milhões de visitas não é pra qualquer um não. Parabéns, Arnaldo! Sucesso sempre!

Abs,

Zé :o)

22:21 | Unregistered Commenter

Arnaldo, imagino como vc está emocionado. Lembro quando vc começou e escrevia nos comentários do VnV para o Ricardo Freire conhecer o seu blog. Não só o Riq mas todos nós passamos a ler, indicar, aprender , admirar e viajar nas suas viagens. Parabéns, vc merece esses 3 milhões de visitas no F&F de Viagens

0:22 | Unregistered CommenterMalu

Parabéns pelo maravilhoso blog!!!

Obrigada por dividir tudo conosco!


Boa sorte sempre!

Parabéns pelo maravilhoso blog!!!

Obrigada por dividir tudo conosco!


Boa sorte sempre!

Parabéns pelos 3.000.000!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!....e um forte abraço

9:23 | Unregistered CommenterCarmen

Congrétiulêichans!

Linkei lá no Venivê! Abração!

12:09 | Unregistered CommenterRiq

Arnaldo,
Parabéns pelos 3 milhões!!! Nada surpreendente para quem conhece seu blog, escrito com tanto carinho, esmero e detalhes (além dos ótimos textos e das fotos de tirar o fôlego!). Muito menos supreeendente para quem já pôde conhecer "ao vivo" sua generosidade e simpatia.
Obrigada por compartilhar suas viagens e inspirar as nossas!
Rumo aos 5 mi!!! :)
bjs,

Parabens Arnaldo, numeros impressionantes. Tambem pudera, seu blog é otimo. Ontem o hotelcaliforniablog fez 1 ano de vida e eu tb curti muito.É mmuito bom ver os numeros de leitores sempre subindo e mandando comentarios tao simpaticos. Só dá mais vontade de viajar. Parabens e um beijo.

Parabéns, Arnaldo!! Muitos e muitos mais anos fazendo a blogosfera viajar com tanta informação boa e fotos maravilhosas! :)
Beijos.

Arnaldo, obrigada pela dedicação, pelos textos e pelas imagens. Você é EMOCIONANTE! Parabéns.

17:48 | Unregistered CommenterCristiana

Arnaldo,
Parabéns. Seus textos e fotos são sempre primorosos.Fico feliz por ter "descoberto" seu blog e poder usufruir de suas histórias.

Arnaldo!!

Você merece muito mais que 3 milhões!! Seu blog é um sucesso e sabe por qûe?
Pela sua eterna dedicação a ele! E claro a gente só tem a agradecer a todo esse conteúdo magnífico e completíssimo. Adoro.

Obrigada!!!

Caro Arnaldo,
Parabéns pela marca atingida. Ela é o reconhecimento pela grande qualidade de seu trabalho. Nós leitores é que devemos agradecer por você nos proporcionar relatos tão maravilhosos e inspiradores, e porque não, didáticos, para nossas futuras viagens.
Deixo meus votos que essa marca se multiplique inúmeras vezes ao longo dos próximos anos.
Renato Mechica.

Parabéns, e que venham muitos outros milhões.
Seu blog é uma referência aos blogueiros e viajantes.
Sucesso!!!

Parabéns, Arnaldo

Passar por aqui é sempre um prazer. Seus posts/imagens são apaixonantes. Já pensou em quantos leitores decidiram fazer "aquela viagem" inspirados no Fatos & Fotos?
Se é gratificante para você, é um presente pra gente.

Abraço e muito obrigado

21:55 | Unregistered CommenterAna Mendes

Arnaldo,

Parabéns!

Agora a noite deu tempo para fazer um post no AP.

Ana, Não sei quantos fizeram aquela viagem inspirada no Fatos e Fotos, Sei que o Aquela Passagem foi inspirado nele.

Um abraço

23:02 | Unregistered CommenterRodrigo

Que máximo!
Prabéns e sucesso ao F&F.
Abs.

23:50 | Unregistered CommenterLéo Luz

Arnaldo, parabéns! O F&F é com certeza uma grande inspiração, e o sucesso é absolutamente merecido! Keep up the good work! ;-)

9:42 | Unregistered CommenterCarla

Apesar de ser pouco COMENTADORA, SOU FÃ DO BLOG. DESCULPE A CAIXA ALTA... ME ENROSQUEI COM O TECLADO DE UM NETBOOOK NOVO. SOCORRO.

Parabéns! O amigo já é uma "autoridade" blogosférica em matéria de viagens! 3.000.000 já são muitos números para a minha matemática! Venham mais viagens!

Saudações do Roadrunner!

20:03 | Unregistered CommenterRoadrunner

ARNALDO!!! PARABENS!!!
Me lembro da 1ª vez que vi suas fotos e relatos la no Nomad! Lembra?
Bom, alguns anos depois vim descobrir vc por aqui!
Como blogueira sei como é difícil,trabalhoso e ao mesmo tempo prazeiroso ter um retorno de um blog que demanda tanto tempo e dedicação, como o seu!
Vc eh um exemplo!
Parabens e que venham mais 3, 4, 5, 6... milhoes de visitantes e muito sucesso p/ vc! Vc merece!
bjus

Guta

1:00 | Unregistered CommenterGuta

Olá Arnaldo.
Muito obrigada pelo trabalho e pelo tempo dedicado a pensar que pode ser útil, e fazer outros felizes, nem que seja pelo sonho.

Arnaldo,

Sou uma das inúmeras fãs do teu blog que passam por aqui e ficam babando com os teus excelentes relatos de viagem e não se pronunciam. Porém, hoje, tinha que deixar meu primeiro relato de admiração. Teu trabalho é incrível, enriquece nossas viagens e engrandece a mente. Parabéns mesmo!!

8:48 | Unregistered CommenterLi

Arnaldo,
no dia que recebi teu link, fiquei muito feliz com seu sucesso, mas queria ler com calma esse texto. Pq seu blog é quem me acalma da ansiedade de querer conhecer tantos lugares, um desafio intelectual para ler com calma, inteligente e elegante. Conhecê-lo pessoalmente após a sua gentileza comigo em orientar uma estranha que queria conhecer Los Angeles sem carro (e conseguiu um pouco rsrs) foi uma honra. Compartilhar com vc esse presente, outro presente!!! Rumo a 5 milhões, 10, 15...Vida longa a vc e ao Fatos & Fotos!
Grande abraço,
Cristina

23:13 | Unregistered CommenterCristina

Arnaldo, o F&F é tão confiável que eu escrevi em um cantinho as três cidades mais bonitas da Europa, segundo o Arnaldo F&F: PARIS - PRAGA - BARCELONA. Em 2008, na minha 1ª viagem à Europa, além de Portugal, fiz questão de incluir no roteiro Paris e Praga. Não me arrependi. Só falta Barcelona. Diante desse mundo que você mostra aqui, pra mim já é espetacular conhecer essas três. Obrigada e sucesso!!!

15:42 | Unregistered CommenterRosa

Arnaldo, parabéns e obrigado.

Obrigado por compartilhar um "olhar" fantastico e uma a"voz" intensa. Seus textos me dão a sensação de ouvi-lo. Como já disse, voce foi minha inspiração. Até então meus relatos de viagem ficavam guardados no fundo da gaveta.(viajo desde1993, adoro relato e fotos de viagem) aqui eu realmente me sinto "viajando".

Abraços!!!

Arnaldo, super Ano Novo! Que vc continue a encher nossos espíritos de almas "viajantes"! É a única forma de perceber e realizar quão "parecidos" somos mundo afora....

Obrigado. Parabéns. Abraço.

17:26 | Unregistered CommenterAna Vera

3 milhões é muita coisa. Mas cada viajem são centenas de informações e fotos que nos fazem viajar pelos lugares mais espetaculares do mundo, sem sair de casa. Descrever com tamanhos detalhes e precisão os lugares por onde andas certamente dá um prazer enorme, mas uma obrigação constante de captar a essência, a alma, a magia e as cores de cada lugar. E isto não é para qualquer um. Parabens pelo trabalho, pelo sucesso. InacioOtto

Parabéns, o seu blog é realmente muito bom!

Olá! Conheci faz pouco tempo seu blog, mas já li todos os posts sobre Marrocos pois estou indo para lá este mês. Como comecei a escrever um blog de viagem, acabei lendo esse seu post também, entre um de Marrakesh e outro, rs, e por isso achei importante de te dizer que, assim como vc se inspirou no Viagem na Viagem do Ricardo Freire (que também leio bastante por sinal), eu me inspirei no seu.
Ah, não sabia sobre Google Page Rank, entrei no site para conhecer melhor e só para te "atualizar", o Fatos & Fotos ocupa agora a posição 5. Parabéns!
Valéria (http://foradomapa.dimambro.com.br/)

16:00 | Unregistered CommenterValéria

PostPost a New Comment

Enter your information below to add a new comment.
Author Email (optional):
Author URL (optional):
Post:
 
All HTML will be escaped. Textile formatting is allowed.